ESS (DCETS) - Teses de Doutoramento
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- A competência no reconhecimento da expressão facial da emoção: estudo empírico com crianças e jovens com Perturbação do Espetro do AutismoPublication . Correia, Ana Sofia Guimarães; Freitas-Magalhães, A.O reconhecimento emocional através da expressão facial constitui uma importante competência social que potencia o indivíduo a responder de forma adequada ao meio, sendo um dispositivo de comunicação no relacionamento com o mundo e com os outros. Os indivíduos com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) revelam défices a este nível, evidenciando dificuldades na cognição social com implicações negativas no funcionamento interpessoal e social. Nas últimas décadas, o recurso mais utilizado para avaliar objetivamente o reconhecimento de expressões faciais da emoção, tem sido a fotografia. Contudo, o progresso da tecnologia tem permitido a utilização de imagens criadas em laboratório na investigação e promoção desta competência. No sentido de percebermos a vantagem da utilização de imagens tridimensionais na avaliação e no desenvolvimento de programas específicos de promoção de competências relacionadas com o reconhecimento da expressão facial da emoção junto da população com PEA, desenvolveu-se o presente estudo. O principal objetivo deste trabalho consiste em comparar a eficácia do reconhecimento de emoções através de expressões faciais laboratoriais e expressões faciais reais. Participaram no estudo 38 crianças e jovens com Síndrome de Asperger (SA) e Autismo de Elevado Funcionamento (AEF), aos quais foram aplicadas três tarefas com imagens e vídeos fornecidos pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), para avaliação do reconhecimento emocional, e as Provas de Avaliação da Linguagem e da Afasia em Português (PALPA-P), para avaliação das competências linguísticas. Os resultados sugerem que os indivíduos são mais eficazes no reconhecimento de estímulos tridimensionais e dinâmicos e de expressões faciais femininas. As emoções mais facilmente identificadas são a cólera e a surpresa. Verifica-se uma correlação positiva entre o reconhecimento emocional e a idade e a capacidade linguística dos participantes. A acrescentar que, variáveis como o diagnóstico clínico e a escolaridade interferem no reconhecimento de emoções. Os dados obtidos poderão ser úteis na preparação de métodos terapêuticos adequados à população com PEA. Programas de intervenção desenvolvidos com recurso ao computador e às novas tecnologias poderão constituir uma mais-valia na promoção de competências ao nível do reconhecimento da expressão facial da emoção nestes indivíduos, proporcionando a execução de tarefas mais aproximadas à experiência real.
- Representações sociais do trabalho do intérprete de língua gestual portuguesa em contexto educativo: estudo com professores e intérpretesPublication . Sousa, Susana Barbosa de; Gomes, InêsAo intérprete de língua gestual portuguesa é atribuído um papel de caráter primordial na mediação da comunicação entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte. Este papel de mediador da comunicação assume particular relevo no contexto escolar. Não obstante, a atuação do intérprete de língua gestual não se reduz apenas ao espaço dentro da sala de aula, mas a todos os contextos relacionados com os alunos surdos (Mendes, 2012). A presente investigação visa colaborar para uma melhor compreensão das representações sociais de professores e de intérpretes de língua gestual portuguesa sobre o trabalho destes últimos profissionais em contexto educativo. De forma sucinta, objetiva-se determinar as representações que estes dois atores escolares detêm sobre a relevância da atuação do intérprete de língua gestual portuguesa no processo de ensinoaprendizagem de alunos surdos, sobre as funções que lhe compete exercer, os principais constrangimentos com que se depara no exercício da sua profissão, bem como sobre estratégias para aumentar a visibilidade do seu trabalho. Do ponto de vista metodológico, esta investigação foi baseada em grupos focais, com uma amostra de 53 profissionais (27 intérpretes de língua gestual portuguesa e 26 professores), que trabalham em escolas de referência para a educação bilingue de alunos surdos, com vista a permitir estabelecer pontos de convergência e de divergência entre professores e intérpretes, na senda de melhorar a qualidade de alunos surdos. Os resultados confirmam parcialmente o modelo conceptual que serviu de ponto de partida ao estudo; intérpretes de língua gestual portuguesa e professores apresentam pontos de análise que divergem, mas de forma geral conclui-se que o trabalho do intérprete de língua gestual é de elevada importância com os alunos surdos. Revelam exercer funções várias (traduzir, interpretar, orientar o professor, educar, desenvolver projetos e material, entre outros), apesar de ser referido que são profissionais precários, não integrados nas equipas educativas, com falta de autonomia ou desvalorizados profissionalmente. Assim, as principais estratégias para aumentar a visibilidade do seu trabalho centram-se na sua participação ativa, na clarificação do papel, na formação dos professores e numa mudança de atitude. The Portuguese sign language interpreter is assigned with a primordial role in the process of mediating the communication between the deaf and the hearing community. This communication mediating role is particularly important in the school context. Nonetheless, the performance of the sign language interpreter is not only limited to the space within the classroom, since it is expanded to all of the contexts related to deaf students (Mendes, 2012). The present research aims to contribute to a better understanding of the social representations of teachers and Portuguese sign language interpreters regarding the work of the latter in the educational context. The main goal is to determine which are the representations that these two school actors have about the relevance of the work of the Portuguese sign language interpreter in the process of teaching-learning of deaf students and his main functions, the central constraints that are faced during his performance, as well as his strategies to increase the visibility of his own work. From a methodological point of view, this research was based on focus groups with a sample of 53 professionals (27 Portuguese sign language interpreters and 26 teachers), working in reference schools of bilingual education of deaf students, which allows us to conclude that there are certain points of convergence and divergence in teachers and interpreters’ statements regarding the improvement of the education quality of deaf students. The results partially confirm the conceptual model that served as a starting point to this study; Portuguese sign language interpreters and teachers present some analysis points that differ, but in general it is concluded that the work of sign language interpreter is quite important to deaf students. Despite the fact that they reveal several of their working functions (such as translating, interpreting, guiding the teacher, educating, developing projects and equipment, etc.), it is stated that these professionals are quite precarious, since they are not integrated in the educational teams, having no autonomy or being professionally diminished. Thus the main strategies to increase the visibility of their work focus on their active participation in the clarification of the role, in teacher training and in a change of attitudes. L’interprète de langue des signes a un rôle primordial dans la médiation de la communication entre la communauté sourde et la communauté entendant. Ce rôle de médiateur de la communication a une particulière importance dans le contexte scolaire. Néanmoins, le rôle de l’interprète de langue des signes ne se limite pas qu’à la salle de classe, mais à tous les contextes liés à tous les élèves sourds (Mendes, 2012). Cette investigation a comme objectif celui de collaborer à une meilleure compréhension des représentations sociales des professeurs et des interprètes de langue gestuelle portugaise à propos du travail de ces derniers en contexte éducatif. En bref, on prétend déterminer les représentations que ces deux acteurs éducatifs possèdent en ce qui concerne la pertinence du rôle de l’interprète de langue des signes portugaise dans l’enseignement et l’apprentissage d’élèves sourds, les fonctions qu’il doit exercer, les principales contraintes auxquelles il fait face dans l’exercice de sa profession, ainsi que les stratégies qui augmentent la visibilité de son travail. Du point de vue méthodologique, cette recherche est fondée sur des groupes de réflexion, avec un échantillon de 53 professionnels (27 interprètes de langue des signes portugaise et 26 professeurs), qui travaillent dans des écoles de référence pour l’enseignement bilingue d’élèves sourds, dans le but de pouvoir établir des points de convergence et de divergence entre professeurs et interprètes, pour améliorer la qualité des élèves sourds. Les résultats obtenus confirment partiellement le modèle conceptuel qui a servi de point de départ à cette étude; les interprètes de langue des signes portugaise et les professeurs présentent des points d’analyse qui diverge, mais de façon générale on conclue que le travail de l’interprète de langue des signes est d’une grande importance pour les élèves sourds. Ils démontrent qu’ils exercent plusieurs fonctions (traduire, interpréter, orienter le professeur, éduquer, développer des projets et des matériaux, entre autres), bien que l’on signale que ce sont des professionnels précaires, qui ne sont pas intégrer dans les équipes pédagogiques, en manque d’autonomie ou sous-valorisés professionnellement. Ainsi les principales stratégies qui visent à augmenter la visibilité de leur travail reposent sur leur participation active, la clarification de leur rôle, la formation des professeurs et le changement d’attitude.
- O programa de intervenção “Era uma vez…” na promoção de competências de compreensão leitora e no desenvolvimento de capacidades ortográficas em crianças do 4.º ano de escolaridadePublication . Sereno, Dina Paula Oliveira; Gomes, InêsPesquisas recentes têm demonstrado que o método Cloze poderá ser um instrumento promitente no desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora. Porém, ao direcionar-se para a compreensão leitora, este método apresenta-se também como um recurso promissor para aprimorar as competências ortográficas já que, a leitura e a escrita são duas significações interdependentes, logo, influenciando-se mutuamente. Neste âmbito, o presente estudo procurou avaliar a eficácia do método Cloze na promoção de competências de compreensão leitora e desenvolvimento de habilidades ortográficas em crianças do 1º Ciclo do ensino básico da Região Autónoma da Madeira. Participaram 66 crianças do 4º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos, sem retenções e sem Necessidades Educativas Especiais. Estas crianças foram divididas em dois grupos (experimental e de controlo) e avaliadas em dois momentos distintos (pré e pós-teste) com o Teste de Idade de Leitura (TIL) e a PALPA-P44. Entre estes dois momentos de avaliação, apenas o grupo experimental foi alvo de um programa de intervenção de 8 sessões. Este programa consistiu na implementação de histórias construídas especificamente para o efeito, estruturadas com base em diferentes modalidades do Cloze e organizadas em níveis de complexidade crescente. Em todas as histórias omitiu-se de forma sistemática o décimo vocábulo, tendo cada uma delas um total de 25 lacunas. Em cada sessão, as crianças começavam por preencher as lacunas do texto sem ajuda. Seguidamente, era realizada a correção em voz alta e explicada a opção correta. Após este feedback, as crianças completavam novamente o texto e confrontavam este segundo desempenho com o anterior. Os resultados evidenciaram um efeito significativo do programa de intervenção: por um lado, os dois grupos, homogéneos no pré-teste, passaram a exibir diferenças significativas entre si no pós-teste, com vantagem para o grupo experimental; por outro lado, apenas o grupo experimental aumentou significativamente o número de acertos no TIL e no PALPA-P44 do pré para o pós-teste. Tais resultados são promissores quanto às potencialidades deste método para a promoção da compreensão leitora e desenvolvimento de habilidades ortográficas.
- Fado and its voices: contribution to the prevention of occupational voice disordersPublication . Malheiro, João Pedro de Melo Pestana Mouga; Freitas, Susana Vaz; Manso, M. ConceiçãoSinging is an activity practiced by many people, both from a professional or recreational standpoint. When a person sings, his/her vocal tract behaves in a way different to speech. Occupational voice disorders in singers are known for their hugely negative impact on their career. Fado is a Portuguese urban folk song having deep roots in the popular culture. An increased risk of voice disorders among these professionals. Some risk examples are to sing without formal training, to perform frequently with no amplification system, to sing in venues with unsuitable characteristics, etc. As an expected outcome, this thesis intends to diminish the gap between professional practices and scientific research in this field. Research on the singing voice was mapped to trace research patterns, to compare the amount of published research and its journals, to analyze trend topics. Descriptive statistics, text mining, and clustering were used. The amount of published papers per annum has been continuously increasing since the first indexed study, in 1949. The major topics highlighted by this study were: voice quality, occupational demands, acoustic analysis, training effects, musical perception and electroglottography. The prevalence of self-reported dysphonia in singers was calculated through a systematic review and a meta-analysis. Eleven studies met the established criteria and grouped according styles and roles. The overall prevalence of self-reported dysphonia was 46.09% (95%CI: 38.16-54.12) – singing teachers showed the highest prevalence (55.15%), followed by non-classical singers (46.96%), classical singers (40.53%) and singing students (21.76%). These results suggest that singers are more prone to report dysphonia comparing to the general population. Fado singers were explored from an epidemiological perspective. First, a population size calculation was done to make this possible. No regulatory institution to handle the professionalization of singers was found in Portugal. A database was created with subjects who met the following criteria: to sing Fado de Lisboa; to be alive; to have recorded, at least, one phonogram. Four hundred and eleven were identified, even though the panel of recruited experts believes that there are much more. A comprehensive self-administered questionnaire was built to find the prevalence and impact of voice disorders in singers, as well as to identify risk or protective factors. It was applied to 111 singers with a convenience and snowball sampling. The overall prevalence of self-reported voice disorders was 39.6%, significantly higher in females. Vocal fold nodules were the most common diagnosis; vocal fatigue and hoarseness were the most common reported symptoms. Nearly half of the singers had to cancel shows due to voice disorders. Significant risk factors were found through univariate and multivariate logistic regression analysis: nose related disorders, decongestants or antihistamines usage (OR=5.5; 95%CI: 1.6-20.8); oral contraceptive or hormone replacement therapy (OR=4.9; 95%CI: 1.2-20.3); previous smoking habits (OR=4.0; 95%CI: 1.5-10.5); and vocal fatigue after performances (OR=2.9; 95%CI: 1.2-7.1). The use of corticosteroids was found to be near the significance, as a protective factor. To sing Fado was found to increase the risk of developing voice disorders – further research is required to compare this population with other singing styles. The last study aimed to conduct the cross-cultural adaptation and validation of the instrument “Evaluation of the Ability to Sing Easily” (EASE) into the European Portuguese version “Avaliação da Capacidade para Cantar com Facilidade” (EASE-PT). One hundred and twenty-two Fado and Choir singers were recruited through convenience and snowball sampling to fill the final version of the instrument. High internal consistency was found to prove its reliability (alpha of Cronbach=0.900 and 0.905 for Fado and Choir singers, respectively).
- Voice, posture and autonomic nervous system: relations and treatmentPublication . Cardoso, Ricardo Manuel Tavares; Meneses, Rute; Lumini-Oliveira, JoséVoice is the tool of excellence for verbal communication. For teachers, voice is their main instrument of work, since it allows them to transmit knowledge, thus being of great importance in the teaching-learning process. When used improperly, voice quality can suffer great damages and it can lead to serious health consequences. The theoretical framework of this PhD thesis is comprised of three systematic review articles covering the associations between posture, voice and dysphonia (paper 1), the associations between autonomic nervous system function, voice and dysphonia (paper 2), and the effectiveness of physiotherapy and complementary therapies on voice disorders (paper 3). The thesis also integrates three experimental articles. The first aimed to verify if there were differences in posture, muscle tension and voice between teachers with (n=13) and without (n=11) voice complaints (assessed by photogrammetry, muscle tension through palpation, algometry, aerodynamic assessment of voice, acoustic and auditory-perceptual analysis of voice - paper 4). The second analyzed if there were differences in autonomic nervous system function and voice between teachers with (n=13) and without (n=11) voice complaints (assessed by heart rate variability, The Questionnaire of Autonomic Dysfunction, aerodynamic assessment of voice, acoustic and auditory-perceptual analysis of voice - paper 5). Finally, a randomized controlled trial that was undertaken to verify the effects of myofascial release in teachers’ posture, muscle tension and voice (n=12), compared to a control group (n=12), is presented (assessed by photogrammetry, muscle tension through palpation, algometry, aerodynamic assessment of voice, acoustic and auditory-perceptual analysis of voice - paper 6). With this investigation it was found that in teachers and/or in other samples there is a close relationship between body posture, muscle tension, laryngeal musculature, voice production, voice complaints and dysphonia, as well as autonomic dysfunctions related to voice and dysphonia, where participants with dysphonia tend to present more symptoms of autonomic dysfunction concomitant with activation of the laryngeal musculature (papers 1, 2, 4, 5). It has also been found that myofascial release in teachers, as well as massage, transcutaneous electrical nerve stimulation and acupuncture in other samples, appear to be effective treatments to reduce muscle tension, voice complaints and improve voice quality, supporting the inclusion of these therapies in the treatment of patients with voice disorders, promoting a transdisciplinary action that can optimize assessment and treatment in order to provide benefits to patients with voice problems (papers 3, 6).
- Estudo de impacto de aplicação de programa fonolinguístico e gestual de intervenção em leitura e ortografia em crianças com dislexiaPublication . Vieira, Maria Celeste; Ramalho, JoaquimNas sociedades modernas, o papel da leitura é fundamental. Assim, qualquer défice na capacidade de ler pode afetar significativamente as aspirações de uma pessoa. Tendo como base o funcionamento cerebral dos normoleitores, a neuroimagem identificou diferenças funcionais e estruturais relacionadas com dificuldades específicas de leitura. Há ampla evidência de que a intervenção especializada é eficaz na melhoria da proficiência em leitura e escrita de crianças com dislexia, mas em Portugal escasseiam programas de reeducação desta área, elaborados à luz das neurociências. Com esta investigação pretendemos atingir três grandes objetivos que deram origem a dois estudos. O primeiro visou identificar crianças com dislexia de dois agrupamentos de escolas do 1º ciclo, para criar uma amostra e, secundariamente, comparar a prevalência da dislexia nesses agrupamentos com a de estudos até então levados a cabo. Realizaram-se estatísticas descritivas e fez-se a análise de simetria da distribuição das frequências, através da utilização dos coeficientes de assimetria/curtose. O segundo estudo contemplou a elaboração de um programa de reeducação da dislexia e disortografia, intensivo, sistemático, com ensino explícito e assente num método fónico e gestual e a avaliação do seu impacto. O design da investigação envolveu um grupo experimental (GE) e um de controlo (GC) e a realização de pré e pós-teste. Para avaliar a sua eficácia, utilizaram-se testes t para amostras independentes e t para amostras emparelhadas. O pressuposto da homogeneidade de variâncias foi avaliado através do teste de Levene. Participaram na triagem inicial 577 crianças do 2º e 3º ano, de dois agrupamentos de escolas do concelho da Maia. Identificamos 30 crianças com dislexia (N=30) e os resultados indicam uma prevalência da dislexia de 5,19%, valor muito próximo do de outras publicações para o português europeu. Os resultados do segundo estudo apontam para a eficácia do programa de reeducação, registando-se valores mais elevados em todas as provas do pós-teste, no GE. Nas variáveis: consciência fonémica, precisão leitora e de escrita, a diferença de resultados entre os dois grupos é expressiva; ao nível da velocidade leitora a progressão do GE foi menos visível. Os resultados são discutidos e sugeridos novos estudos.
- Voice rehabilitation in an aquatic settingPublication . Alegria, Rita Feio da Gama; Maia, Fátima; Manso, M. ConceiçãoVoice disorders are any anatomical or functional issue that affects the vocal fords. Two of the more common voice disorders include bilateral vocal nodules (non-cancerous calluses) and vocal ford paralysis. The former related with voice abuse and misuse and the latter most often associated with surgery to the thyroid or thorax. In both pathologies, voice therapy has an important role in the treatment plan. The characteristics of the aquatic environment through the properties of buoyancy/floating, hydrostatic pressure, viscosity (resistance) and thermodynamics may give a valuable setting for a therapeutic intervention at the level of the voice. The purpose of this thesis is to provide a greater understanding of the assessment and voice therapy intervention in these two voice disorders, exploring the potential of its implementation in an aquatic environment. A systematic review and a meta-analysis of visual-perceptual outcomes measures was performed and aimed to estimate with a high precision the efficacy of voice treatment on the vocal fold motility in adult patients with unilateral vocal folds paralysis. A total of 10 studies containing morphofunctional evaluation results were included in the analysis. The pooled data analysis of the visual-perceptual measures revealed that vocal fold motility improved in 72% (95% CI:64.0-80.0) of all patients after the therapeutic interventions. A narrative review with a systematic search of the current literature about the effectiveness of voice therapy interventions in adults with vocal fold nodules was performed. The level of evidence based on the National Health and Medical Research Council guidelines, assessment, and critical appraisal were included. Regardless of receiving direct or indirect or a combination of both voice therapy contents, nearly all voice quality parameters were found to improve after treatment. Improved evidence is required to suggest that short period treatments are as beneficial as traditional therapy programs. Moreover, another literature review was performed by searching studies in adults, with bilateral vocal fold nodules who received voice therapy, and where voice quality was evaluated quantitatively using acoustic analysis, before and after treatment. Meta-analysis was performed using random-effects model. A total of four studies were selected with 147 participants for the meta-analysis. The pooled results showed significative positive effect of voice therapy on: 1) increased f0 [mean difference post-therapy was 33.00Hz (95%CI:20.26-45.74, p<0.001)]; 2) decreased jitter [mean difference post-therapy was 0.59% (95%CI:0.23%-0.94%, p=0.0012)] and 3) a non-significant decreased shimmer [mean difference post-therapy was 2.98% (95%CI:-0.03-6.00, p=0.052)]. A retrospective analysis was performed in 132 patients, mostly after thyroid surgery, who underwent voice therapy. Side and position of cord paralysis varied, 57.6% affecting the left vocal fold and 66.6% at the paramedian position. A significant improvement in voice and self-perceived quality of life after voice therapy was achieved. A retrospective analysis of multidimensional voice outcomes was performed in 17 patients with bilateral vocal fold nodules, who presented dysphonia and received voice therapy in a water-based setting. Vocal fold lesions disappeared in 82.3% of the patients after voice therapy. Compared pre- and post-therapy audio-perceptual and aerodynamic parameters were significantly improved up to normal range values in all parameters. There is a need for more studies in aquatic environment to ensure that voice therapy delivered in this setting, in patients with vocal fold problems, can be effective and efficient. The last study is a case report that looks at a voice therapy programme - delivered in a water-based setting - for a patient with unilateral vocal fold paralysis (UVFP) following surgery. Direct water-based exercises aimed to reduce vocal fold gap, reduce supra-glottic structures hyperfunction and improve voice quality. There was a positive change in the voice outcome measures after completion of treatment (visual perceptual, audio-perceptual, acoustic and self-perception). Further studies with larger samples are needed to draw any realistic conclusions on the efficacy of water-based voice therapy in patients with UVFP.
- Alfabetização e letramento da criança com deficiência visual: um estudo crítico e colaborativo junto às professoras da classe comum e do atendimento especializadoPublication . Rodrigues, Rosinete dos Santos; Costa, AnaEste trabalho teve como teve como pergunta de partida em que medida a formação conjunta com professores da classe comum e do atendimento especializado possibilita uma melhor compreensão do processo de alfabetização e letramento da criança com deficiência visual? Assim sendo o objetivo geral foi o de analisar se a formação conjunta com professores da classe comum e do atendimento especializado possibilita uma melhor compreensão do processo de alfabetização e letramento da criança com deficiência visual. Teve embasamento na teoria Sócio Histórica de Vygotsky, por possibilitar a partir de seus conceitos uma melhor compreensão, por parte das professoras, sobre o processo de inclusão e construção do conhecimento pela criança com deficiência visual. O método de abordagem foi a pesquisa-ação, as informações foram obtidas através do grupo de formação, os encontros ocorreram de forma presencial, em uma escola do município e de forma remota, através de disponibilização de vídeos e grupo de whatsapp, além de entrevistas semi-estruturadas, equestionário, que foram gravadas em MP4. Participaram da pesquisa 09 professoras, sendo 03 da classe comum e 06 do atendimento especializado, que possuíam alunos com deficiência visual em suas salas de aula. Os resultados foram organizados em quatro categorias, as análises se deram à luz da teoria Sócio Histórica de Vygotsky. Na primeira, “Interlocuções do grupo”, as professoras disseram sobre sua formação, e o papel que lhes está sendo delegado nesse processo de escolarização da criança com def. visual; na segunda, “Construção da escola inclusiva” analiso as concepções das professoras sobre a escola inclusiva e as mudanças necessárias para a sua construção; na terceira, “Alfabetização e Letramento” a análise se faz sobre a reação das professoras ao saberem que terão crianças com deficiência visual em suas classes e as concepções e práticas docentes no ensino da escrita e leitura dessas crianças; a quarta categoria, “Apoio colaborativo no processo de inclusão” foi jogado luz sobre os relatos que abordaram as possibilidades e impossibilidades para uma ação pedagógica colaborativa.Com base na análise dos dados, os resultados apontaram que os desafios para a alfabetização e letramento da criança com deficiência visual, demandam grandes mudanças que perpassam desde: construção e melhorias no espaço físico da escola, adequação das salas de aula e disponibilização de recursos didáticos pedagógicos, até a oferta de cursos de formação inicial e formação continuada, com subsídios teóricos e práticos que lhes possibilitem compreender e intervir no processo de ensino das crianças com deficiência visual. Mudar esse cenário é uma premissa imperativa para que, na esteira dessas mudanças, possamos continuar abrindo espaços de formação e diálogo sobre métodos e estratégias de ensino.
- Práticas pedagógicas comunicacionais e inclusão de crianças com transtorno do espectro autista, nas escolas municipais de Maceió-ALPublication . Moreira, Maria de Lourdes da Silva; Costa, AnaO objetivo desta pesquisa é conhecer as práticas pedagógicas comunicacionais que usufruem as crianças com transtorno do espectro autista (TEA) matriculadas na educação fundamental das escolas municipais de Maceió e elaborar propostas de formação e/ou intervenção que envolvam a comunidade escolar para a promoção da inclusão destas crianças na sociedade. A pesquisa foi submetida à Plataforma Brasil obtendo a aprovação de número 4.527.080/21 em fevereiro de 2021 e aplicada junto aos professores que trabalham em salas de aula. Essa pesquisa foi respondida por 36 professores, utilizando o questionário elaborado por Moreira & Rodrigues da Costa (2019), composto por questões abertas e objetivas de múltipla escolha e respostas únicas. As questões foram elaboradas a partir da escala Childhood Autism Rating Scale — CARS traduzida para o português brasileiro (Barros, 2016; Pereira 2007), da percepção sobre a comunicação (Marinho, 2007; ML, 2014a; Pereira & de Paula Nunes, 2018), comportamentos rituais e características sensoriais e motoras dos alunos com TEA (Dunn, 1994, 1997, 2001). As questões referentes ao ambiente escolar incluem a percepção sobre inclusão, material disponibilizado, metodologia utilizada e relações com a família do aluno (Avancini & Ippolito, 2016; Ribeiro et al., 2017). As questões objetivas de resposta única foram analisadas pela modelagem de equações estruturais, o que permitiu encontrar correlação forte entre as respostas da escala CARS e as demais respostas objetivas. Os principais resultados indicam que o aluno com TEA assistido pela escola, apresenta resistência à mudança da rotina, não age segundo a idade e circunstâncias, porém, comunica-se com os professores, apesar da reduzida interação social. A escola não adotou nenhuma metodologia ou práticas pedagógicas comunicacionais específicas, ofertando poucos treinamentos específicos aos professores. Para suprir essa necessidade, foi ofertada uma formação de curta duração para todos os professores com o tema “Um olhar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, descrevendo os modelos de intervenção TEACCH, ABA, Denver, PECS, DIR-Floor-Time, os programas Son-Rise, Treino de Competências Sociais, percepções sensoriais e estratégias para o desenvolvimento do aluno no ambiente escolar.
- O teste Cloze e a compreensão leitora: abrir as salas de aula à leitura literária deleitePublication . Pinheiro, Eliana Gonçalves de Almeida; Gomes, Inês; Barros-Mendes, AdelmaO desenvolvimento da compreensão leitora constitui-se requisito inerente para o sucesso escolar. Tratando-se de um processo complexo, à detectação precoce nas crianças de possíveis dificuldades na aquisição das habilidades de leitura pelo alfabetizador é fundamental para intervenções pontuais e eficazes. A literatura especializada tem evidenciado que o Teste Cloze constitui um instrumento válido para o diagnóstico destas habilidades. O presente trabalho buscou, no primeiro momento, avaliar o nível de compreensão leitora de 140 crianças do 3.º ano do ensino fundamental da Rede Pública de Macapá, Amapá, Brasil, bem como adaptar textos literários acervo do MEC (“À noite, a caminho de casa” e “O lobo não morde”) no formato do Teste Cloze. Para além desses dois textos, foram ainda utilizados os textos de Santos (2005) “A princesa e o fantasma” e “Uma vingança infeliz”. Os resultados evidenciaram correlações positivas e significativas entre os quatro textos, sugerindo que os dois textos literários adaptados no formato Cloze constituem dois instrumentos válidos para avaliar a compreensão leitora. Ademais, as crianças apresentaram um baixo desempenho encontrando-se maioritariamente no nível de frustração de Bormuth (1968). Atrelado a esse resultado foi conduzido um segundo estudo com objetivo de avaliar a eficácia de uma Oficina de Leitura Literária Deleite na promoção das habilidades de compreensão leitora. Este estudo contou com uma amostra de 61 crianças, divididas em dois grupos: o Grupo de Intervenção (GI), com 27 crianças e o Grupo de Controlo (GC), com 34 crianças. Ambos os grupos foram avaliados no Pré e Pós-teste com respectivamente os textos literários “À noite, a caminho de casa” e “O macaco e o camelo” adaptados no formato do Teste Cloze. Entre as duas avaliações o GI frequentou a oficina de leitura durante quatro sessões. Os resultados evidenciaram efeito significativo da oficina, tendo as crianças do GI melhorado do nível de frustração no Pré-teste para o nível intermediário no Pós-teste, enquanto as do GC não sofreram ganhos da primeira para a segunda avaliação. Tais resultados mostram-se promissores quanto as potencialidades desta oficina no desenvolvimento das habilidades de compreensão leitora.
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