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Estudo de impacto de aplicação de programa fonolinguístico e gestual de intervenção em leitura e ortografia em crianças com dislexia

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Abstract(s)

Nas sociedades modernas, o papel da leitura é fundamental. Assim, qualquer défice na capacidade de ler pode afetar significativamente as aspirações de uma pessoa. Tendo como base o funcionamento cerebral dos normoleitores, a neuroimagem identificou diferenças funcionais e estruturais relacionadas com dificuldades específicas de leitura. Há ampla evidência de que a intervenção especializada é eficaz na melhoria da proficiência em leitura e escrita de crianças com dislexia, mas em Portugal escasseiam programas de reeducação desta área, elaborados à luz das neurociências. Com esta investigação pretendemos atingir três grandes objetivos que deram origem a dois estudos. O primeiro visou identificar crianças com dislexia de dois agrupamentos de escolas do 1º ciclo, para criar uma amostra e, secundariamente, comparar a prevalência da dislexia nesses agrupamentos com a de estudos até então levados a cabo. Realizaram-se estatísticas descritivas e fez-se a análise de simetria da distribuição das frequências, através da utilização dos coeficientes de assimetria/curtose. O segundo estudo contemplou a elaboração de um programa de reeducação da dislexia e disortografia, intensivo, sistemático, com ensino explícito e assente num método fónico e gestual e a avaliação do seu impacto. O design da investigação envolveu um grupo experimental (GE) e um de controlo (GC) e a realização de pré e pós-teste. Para avaliar a sua eficácia, utilizaram-se testes t para amostras independentes e t para amostras emparelhadas. O pressuposto da homogeneidade de variâncias foi avaliado através do teste de Levene. Participaram na triagem inicial 577 crianças do 2º e 3º ano, de dois agrupamentos de escolas do concelho da Maia. Identificamos 30 crianças com dislexia (N=30) e os resultados indicam uma prevalência da dislexia de 5,19%, valor muito próximo do de outras publicações para o português europeu. Os resultados do segundo estudo apontam para a eficácia do programa de reeducação, registando-se valores mais elevados em todas as provas do pós-teste, no GE. Nas variáveis: consciência fonémica, precisão leitora e de escrita, a diferença de resultados entre os dois grupos é expressiva; ao nível da velocidade leitora a progressão do GE foi menos visível. Os resultados são discutidos e sugeridos novos estudos.
In modern society, reading is essential. Any deficit in the capacity of reading can significantly affect one person’s life aspirations. Having as a baseline the cerebral activity of normal-readers, neuroimaging has identified functional and structural differences related to specific difficulties of reading. There is vast evidence that a specialized intervention is effective in the improvement of reading and writing proficiency of children with dyslexia, but in Portugal there is a lack of re-education programs in this area that are shaped around the neurosciences. With this investigation, we set out to achieve three principal goals that originated two studies. The first study aimed to identify children with dyslexia from two groups of primary schools in order to create a sample base, and then compare the occurrence of dyslexia in those schools with the results of previous researches. Descriptive statistics took place, and an analysis of the symmetry of the frequency distribution was completed based on the coefficients of skewness and kurtosis. The second study planned the creation of a re-education programme of dyslexia and dysortography, intensive and systematic with explicit teaching based on phonetic and sign methods, and the evaluation of its impact. The investigation involved an experimental group (GE) and a control group (GC) and the completion of a pre and post-test. In order to evaluate its effectiveness, t tests for independent samples and t testes for mixed samples were used. The assumption of variances homogeneity was appraised using the Levene test. 577 children from 2nd and 3rd year from two groups of schools in Maia participated in the initial sorting. 30 children with dyslexia (N=30) were identified and the results suggest a prevalence of dyslexia of 5.19%, a result very close to the ones of other publications for the European Portuguese. The results of the second study propose the effectiveness of the re-education programme, showing more elevated values in all the tests of the post-test GE. Whilst in the variables of phonemic conscience and precision of reading and writing, the difference in the results between the two groups is significant; in the speed of reading variable, the progression of GE was less prominent. The results are discussed in detail, and new studies are proposed.
Dans les sociétés modernes, le rôle de la lecture est fondamental. Ainsi, tout déficit dans la capacité de lire peut affecter de manière significative les aspirations d'une personne. Sur la base du fonctionnement cérébrale des normoléitres, la neuroimagerie a identifié des différences fonctionnelles et structurelles liées à des difficultés de lecture spécifiques. Il existe de nombreuses preuves qu'une intervention spécialisée est efficace pour améliorer la maîtrise de la lecture et de l'écriture chez les enfants dyslexiques, mais, au Portugal, il existe peu de programmes de rééducation dans ce domaine, élaborés à la lumière des neurosciences. Avec cette recherche scientifique, nous avons l'intention d’atteindre trois grands objectifs qui ont donné lieu à deux études. Le premier visait à identifier les enfants dyslexiques de deux groupes d'écoles élémentaires, à créer un échantillon et, secondairement, à comparer la prévalence de la dyslexie dans ces groupes avec celle des études menées jusque-là. Des statistiques descriptives ont été réalisées et l'analyse de symétrie de la distribution de fréquence a été effectuée, en utilisant les coefficients d'asymétrie et de kurtosis. Le deuxième étude comprenait l'élaboration d'un programme de rééducation intensive et systématique de la dyslexie et de la dysorthographie, avec un enseignement explicite et basé sur une méthode phonique et gestuelle et l'évaluation de son impact. La conception de recherche scientifique a impliqué un groupe expérimental (GE) et un groupe contrôle (GC) et la performance des pré et post-tests. Pour évaluer son efficacité, des tests t pour des échantillons indépendants et t pour des échantillons appariés ont été utilisés. L'hypothèse d'homogénéité des variances a été évaluée à l'aide du test de Levene. 577 enfants de la 2e et de la 3e année ont participé au dépistage initial, dans deux groupes d'écoles de la commune de Maia. Nous avons identifié 30 enfants dyslexiques (N = 30) et les résultats indiquent une prévalence de la dyslexie de 5,19%, une valeur très proche de celle d'autres publications pour le portugais européen. Les résultats de la deuxième étude indiquent l'efficacité du programme de rééducation, des valeurs plus élevées étant enregistrées dans tous les tests post-test au GE. Dans les variables: conscience phonémique, précision de lecture et d'écriture, la différence de résultats entre les deux groupes est significative; en termes de vitesse de lecture, la progression du GE a été moins visible. Les résultats sont discutés et d'autres études sont suggérées.

Description

Para aceder ao áudio "Rimas Rimadas", por favor contactar a Biblioteca Fernando Pessoa, através do seguinte endereço eletrónico: bibfp@fundacaofernandopessoa.pt

Keywords

Dislexia Avaliação e intervenção Construção de programas de reeducação Avaliação de impacto Dyslexia Evaluation and intervention Creation of re-education programs Impact assessment Dyslexie Évaluation et intervention Construction de programmes de rééducation Évaluation de l'impact

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