Repositório Institucional da Fernando Pessoa
Welcome to Institutional Repository of Fernando Pessoa
Fernando Pessoa Institutional Repository stores, disseminates and preserves the scientific production of our academic community, promoting open access, reinforcing the visibility and public impact of knowledge, contributing to the dissemination and enhancement of the scientific work carried out at University Fernando Pessoa and the Higher School of Health – Fernando Pessoa.
Useful Links
Recent Submissions
Perfil das vítimas de violência no namoro numa amostra de jovens adultos
Publication . Baptista, Iara Correia; Fernandes, Ângela
A violência no namoro constitui-se como um fenómeno persistente entre jovens adultos, frequentemente sustentado por crenças socioculturais que contribuem para a sua legitimação e normalização. O presente estudo teve como principal objetivo analisar a relação entre crenças legitimadoras da violência conjugal e os comportamentos de vitimização, perpetração e a bidirecionalidade nas relações íntimas. Postulou-se como hipótese geral que jovens adultos com crenças mais legitimadoras da violência conjugal apresentam maior propensão para comportamentos de perpetração, maior frequência de vitimização, maior envolvimento em comportamentos abusivos de maior gravidade e padrões mais acentuados de bidirecionalidade nos conflitos relacionais, com diferenças significativas em função do género e fatores sociodemográficos.
A investigação foi conduzida com base numa abordagem quantitativa, de natureza transversal, descritiva e exploratória. A recolha de dados foi realizada através de um questionário online, divulgado através de várias plataformas online (e.g. redes sociais e listas de emails institucionais), utilizando uma amostragem por conveniência. A amostra foi constituída por 351 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos (M = 24.05; DP = 4.61), dos quais 268 (76.4%) se identificaram com o género feminino, 82 (23.4%) com o género masculino e 1 participante como outro.
A investigação recorreu à Escala de Crenças sobre a Violência Conjugal da autoria de Machado & colaboradores (2008), destinada a aferir o grau de concordância com crenças que legitimam a violência nas relações de intimidade, e à Escala de Táticas de Conflito Revisada (CTS-2) traduzida e validada por Bárbara Figueiredo e Carla Paiva (2006) que permitiu identificar comportamentos associados à vitimização, perpetração e bidirecionalidade da violência.
A análise estatística foi realizada com recurso ao software SPSS, versão 28.0. Procedeu- se à verificação da normalidade das variáveis por meio da inspeção da simetria e curtose, complementada com os testes de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk. Considerando a ausência de normalidade na maioria das variáveis, recorreu-se a testes estatísticos não paramétricos, nomeadamente testes de Mann-Whitney, testes de Wilcoxon e correlações de Spearman. Foram ainda conduzidas análises descritivas, incluindo frequências, médias e desvios-padrão.
Os resultados indicaram que os participantes do sexo masculino evidenciaram uma maior adesão a crenças legitimadoras da violência, bem como uma maior frequência de comportamentos de vitimização e de perpetração, sugerindo a presença de um padrão de violência bidirecional. Entre os participantes do sexo masculino e feminino, a negociação surgiu como a tática mais reportada, seguindo-se a agressão psicológica como a forma de violência mais prevalente, enquanto os comportamentos de abuso físico, quer com sequelas ligeiro quer severo, foram, de forma geral, menos frequentes. Verificaram-se ainda associações estatisticamente significativas entre a aceitação da violência e a frequência de comportamentos abusivos, confirmando a hipótese de que crenças legitimadoras estão associadas à vitimização e perpetração da violência nas relações de intimidade.
Estes resultados sublinham a importância do desenvolvimento de estratégias de prevenção e intervenção direcionadas à desconstrução de crenças que sustentam a violência nas relações afetivas, promovendo relações mais saudáveis e igualitárias entre os jovens adultos.
Perceções de psicólogos sobre os conflitos com pais e crianças com a perturbação do espectro autista
Publication . Rodrigues, Cátia Sofia Preda; Cunha, Pedro
A prática profissional da psicologia no acompanhamento de crianças com PEA e seus respetivos pais pode ser bastante desafiadora devido às características inerentes da perturbação, o que pode comprometer a saúde mental e física dos profissionais. Desta forma, este estudo apresenta como principal objetivo através da perceção de psicólogos, perceber quais são os desafios mais comuns ao longo das suas práticas profissionais, explorando também quais são as estratégias de gestão dos conflitos e autocuidado adotadas. A investigação seguiu o método qualitativo com recurso à técnica da entrevista semiestruturada, com base num guião de entrevista composto por questões abertas organizadas em quatro unidades de análise, concebido para a recolha de dados. Participaram nesta investigação oito psicólogas, sendo uma do contexto escolar e sete do contexto clínico, com idades compreendidas entre os 25 e os 42 anos e experiências profissionais entre 1 e 17 anos. A análise dos dados foi realizada de acordo com o modelo de análise temática proposto por Braun e Clarke (2006). Os resultados comprovaram a complexidade da intervenção com estas crianças em que são enfrentados desafios no âmbito comportamental e emocional das mesmas, que se repercutem negativamente na saúde mental e física das profissionais. Para além das dificuldades evidenciadas em lidar com estas crianças, foi identificada também uma falta de envolvimento entre os contextos de escola e casa, que determinada outra dificuldade significativa no processo de intervenção. No relacionamento com os pais, foram igualmente encontrados desafios, onde se destacaram resistências à aceitação do diagnóstico, expectativas e perceções inadequadas sobre a intervenção e dificuldades de continuidade do trabalho em casa. No entanto, as participantes revelam ter estratégias eficazes de gestão de conflitos no acompanhamento da criança e com os pais, bem como estratégias de autocuidado, demonstrando a importância que atribuem ao bem-estar pessoal para assegurar uma prática profissional de qualidade.
Impacto dos jogos digitais na memória de curto prazo dos estudantes universitários
Publication . Oliveira, Lara Pinto; Barata, Nuno
O presente estudo tem como objetivo perceber o impacto dos jogos digitais na memória de curto prazo dos estudantes universitários. Com o aumento da presença dos jogos digitais no quotidiano dos jovens adultos, tornou-se pertinente perceber de que forma é que essa exposição influência as capacidades cognitivas, como a memória. Além disso, tentou-se compreender se existem diferenças desse impacto entre os géneros masculino e feminino. Este estudo foi devidamente aprovado pela Comissão de Ética da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, assegurando a conformidade com as normas éticas e científicas da investigação académica. O estudo foi realizado no âmbito de um projeto de investigação mais alargado, coordenado pelo Professor Doutor Nuno Cravo Barata na Universidade Fernando Pessoa. Todas estas fases de pesquisa foram conduzidas num ambiente laboratorial controlado, garantindo a validade e fiabilidade dos resultados recolhidos. Os participantes foram distribuídos por dois grupos, um composto pelo género masculino e o outro pelo género feminino, consoante o grau do uso dos jogos digitais, e avaliados pelas tarefas de memória de curto prazo baseadas nos subtestes de Span de Dígitos Direto, Span de Dígitos Indireto e Span Verbal. Posteriormente, os resultados obtidos serão comparados e relacionados estatisticamente entre ambos os grupos (género masculino e feminino) relativamente à memória de curto prazo. A amostra é composta por 80 estudantes universitários, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos (M= 20,50; DP= 2.01), dos quais 48.8% (N= 39) são do género masculino e 51.2% (N= 41) do género feminino. Os dados recolhidos dos questionários foram organizados e analisados através do IBM© SPSS® Statistics vs. 29.0 (IBM Corp. released 2022, Armonk, NY, USA: IBM Corp.). Os resultados deste estudo demonstram que as estudantes de género feminino apresentaram, de forma geral, um desempenho cognitivo maior do que o género masculino, mais concretamente no estímulo de Span de Dígitos Direto, na qual a diferença foi estatisticamente significativa (p =0,001). Verificou-se também que os participantes que respondiam mais rápido obtinham bons resultados nos testes de memória. No futuro, este estudo contribui para um melhor entendimento do impacto dos jogos digitais nas funções cognitivas, nomeadamente a memória de curto prazo, sublinhando ao mesmo tempo a complexidade desta relação e a necessidade de abordagens multidimensionais na investigação científica contemporânea.
Reabilitação sustentável da parte opaca das fachadas de edifícios habitacionais
Publication . Soares, Luís Filipe Oliveira; Ferreira, Miguel
A reabilitação de edifícios é um tema muito vasto no ramo da Construção civil, isto é, o ato de reabilitar como tema central implica na sua aplicação prática que este seja subdividido em vários subtemas.
Estes temas podem ser por exemplo reabilitação a nível estrutural, reabilitação de interiores, reabilitação de fachadas, etc.
O trabalho irá falar sobre o tema da reabilitação sustentável da parte opaca das fachadas de edifícios habitacionais sendo este uma peça muito importante como elemento de proteção, delimitação e aspeto visual.
O património encontra-se com um grande número de habitações degradadas e as cidades com necessidades cada vez mais de habitação para as suas populações. No entanto em alguns casos a demolição e nova construção não é possível por força de vários condicionantes quer seja pela preservação do valor patrimonial das construções existentes, quer seja pela impossibilidade ao nível monetário e também pelas questões de sustentabilidade e de ecologia.
Os objetivos definidos pelas várias EPBD (Diretiva Europeia sobre o Desempenho Energético de Edifícios) têm imposto ao longo dos anos várias obrigações que definem que as novas construções e renovações devem ser cada vez mais ecológicas e os edifícios mais eficientes. Por esse motivo os materiais e as formas construtivas têm vindo a mudar e a ser adaptadas ao longo dos tempos.
Ir-se-á então explorar a “Reabilitação sustentável da parte opaca das fachadas de edifícios habitacionais”. Numa primeira fase explorar-se-á o estado do edificado em Portugal do ponto de vista da sua degradação.
Depois falar-se-á das normas que existem e regulamentam cada vez mais a construção e apontam metas que devem ser cumpridas para que se pense na forma mais correta de obter edifícios mais eficientes, e com materiais mais sustentáveis para reduzir o impacto para com o meio ambiente durante o seu ciclo de vida e aumentar o grau de conforto para os seus utilizadores.
De seguida ir-se-á abordar métodos e materiais tradicionais de reabilitação das fachadas e métodos e materiais mais ecológicos e eficientes.
Na fase final serão comparados os vários métodos tendo em conta o seu custo de aplicação utilizando a ferramenta incorporada no programa de orçamentação Arquimedes da Cype.
Cooperação internacional e o papel dos serviços de informação na segurança internacional: o caso de Portugal
Publication . Bessa, Guilherme Lobo de Ávila; Leite, Isabel Costa
O presente estudo tem como objetivo analisar o papel dos serviços de informação na cooperação internacional e na segurança internacional (desde a sua criação), com ênfase para alguns casos mediáticos a nível internacional e com vista à análise da discussão da eficiência dos serviços de informação. A investigação procura compreender de que forma os serviços de informação contribuem para moldar as decisões políticas a nível mundial como também servem de escudo para a proteção da integridade territorial e da segurança internacional.
Tendo primeiramente como foco uma análise dos conceitos de cooperação internacional, segurança internacional e serviços de informação, segue-se uma análise do papel dos serviços de informação na segurança internacional com recurso a alguns exemplos. Por fim, será abordado o caso dos serviços de informação em Portugal, nomeadamente o contexto histórico e o seu papel.