Percorrer por data de Publicação, começado por "2021-01-29"
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
- Burning Mouth Syndrome in patients with fibromyalgia - a narrative reviewPublication . Yousaf, Muhammad Shoaib; Trancoso, PedroIntrodução: A síndrome da boca ardente (SBA) é uma condição de dor surda e contínua que envolve as membranas mucosas do sistema oral. A fibromialgia é uma dor intensa e prolongada. Os pacientes com fibromialgia sentem-se exaustos a ponto de serem adversamente afetados pelas atividades regulares do dia a dia. Objetivo central: Identificar que a Síndrome da Ardência Bucal é comum em pacientes com fibromialgia. Métodos: os artigos e a indexação da minha dissertação podem ser encontrados no portal de pesquisa, BioMed Central, Google Scholar, Semantic Scholar, Emerald insight e Science Direct. Conclusão: Os SBA com distúrbios neuropáticos ou idiopáticos são identificados como incomuns. É difícil encontrar uma causa. Mas a BMS secundária é comum em pacientes com fibromialgia com sintomas orais, como sensação de queimação, perturbação do sono, cócegas, sensação de queimação na boca, etc.
- Estudo de impacto de aplicação de programa fonolinguístico e gestual de intervenção em leitura e ortografia em crianças com dislexiaPublication . Vieira, Maria Celeste; Ramalho, JoaquimNas sociedades modernas, o papel da leitura é fundamental. Assim, qualquer défice na capacidade de ler pode afetar significativamente as aspirações de uma pessoa. Tendo como base o funcionamento cerebral dos normoleitores, a neuroimagem identificou diferenças funcionais e estruturais relacionadas com dificuldades específicas de leitura. Há ampla evidência de que a intervenção especializada é eficaz na melhoria da proficiência em leitura e escrita de crianças com dislexia, mas em Portugal escasseiam programas de reeducação desta área, elaborados à luz das neurociências. Com esta investigação pretendemos atingir três grandes objetivos que deram origem a dois estudos. O primeiro visou identificar crianças com dislexia de dois agrupamentos de escolas do 1º ciclo, para criar uma amostra e, secundariamente, comparar a prevalência da dislexia nesses agrupamentos com a de estudos até então levados a cabo. Realizaram-se estatísticas descritivas e fez-se a análise de simetria da distribuição das frequências, através da utilização dos coeficientes de assimetria/curtose. O segundo estudo contemplou a elaboração de um programa de reeducação da dislexia e disortografia, intensivo, sistemático, com ensino explícito e assente num método fónico e gestual e a avaliação do seu impacto. O design da investigação envolveu um grupo experimental (GE) e um de controlo (GC) e a realização de pré e pós-teste. Para avaliar a sua eficácia, utilizaram-se testes t para amostras independentes e t para amostras emparelhadas. O pressuposto da homogeneidade de variâncias foi avaliado através do teste de Levene. Participaram na triagem inicial 577 crianças do 2º e 3º ano, de dois agrupamentos de escolas do concelho da Maia. Identificamos 30 crianças com dislexia (N=30) e os resultados indicam uma prevalência da dislexia de 5,19%, valor muito próximo do de outras publicações para o português europeu. Os resultados do segundo estudo apontam para a eficácia do programa de reeducação, registando-se valores mais elevados em todas as provas do pós-teste, no GE. Nas variáveis: consciência fonémica, precisão leitora e de escrita, a diferença de resultados entre os dois grupos é expressiva; ao nível da velocidade leitora a progressão do GE foi menos visível. Os resultados são discutidos e sugeridos novos estudos.
- Ocorrência de flare-up no tratamento endodôntico não-cirúrgico: revisão narrativaPublication . Gomes, Juliana Machado; Vasconcelos, NatáliaO Flare-up pode ser definido como a ocorrência de dor severa e/ou inflamação dentro de algumas horas ou dias após o Tratamento Endodôntico. Com o presente trabalho, propomo-nos a analisar o que a literatura científica atual tem vindo a relatar, relativamente ao Flare-up endodôntico. A revisão bibliográfica foi realizada em vários sites de pesquisa, tais como a biblioteca on-line da Universidade Fernando Pessoa, e os seguintes motores de busca: PubMed, b-On, Scielo e Scienc Direct. Os critérios de inclusão limitaram o uso de artigos compreendidos entre o ano 2000 e 2019, dando maior relevância aos artigos mais recentes, nos idiomas de inglês. Os critérios de exclusão foram artigos dos quais o teor não teria relevância para a concretização do trabalho e artigos fora dos limites temporais estabelecidos previamente. Da pesquisa resultaram de 170 artigos e foram utilizados 79 artigos, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão definidos. A incidência do Flare-up é bastante variável, podendo maioritariamente variar entre 1,4 a 16% e em alguns estudos chegar aos 50%, ocorrendo predominantemente em molares mandibulares. Surge mais frequentemente entre os 50-59 anos, em pacientes do sexo feminino. Existe uma maior predisposição em pacientes com alergias e imuno compremetidos. Os fatores causais podem ser microbiológicos, mecânicos e químicos. Sendo que os principais fatores de risco são demográficos, saúde geral do individuo, condição pulpar e periapical, sintomatologia pré-operatória, tipo de dente a ser tratado, número de sessões. Conclui-se que existe ainda alguma informação contraditória relativamente à análise realizada dos diversos fatores de risco e causas associadas aos Flare-ups.
- Metabolitos secundários das macroalgas castanhas de elevado potencial para a indústria farmacêuticaPublication . Silva, Joana Margarida Agarez Monteiro Cerca da; Catarino, Rita; Souto, RenataNos últimos anos, a procura por novos compostos para utilização pela indústria farmacêutica conduziu a um aumento dos estudos com espécies marinhas, uma vez que a sua aplicabilidade para fins terapêuticos é conhecida por parte de comunidades costeiras desde tempos remotos. O ambiente marinho tem evidenciado uma grande biodiversidade de espécies que demonstraram possuir a capacidade de sintetizar vários compostos com elevado potencial farmacológico. Assim, a indústria farmacêutica tem investido na extração, identificação e estudos de várias moléculas que constituem metabolitos de espécies marinhas, algumas das quais não podem ser encontradas em plantas terrestres As macroalgas foram, entre outras espécies, alvo desses estudos e provaram a sua importância como fonte de compostos bioativos. Dentro das macroalgas as Phaeophyceae, macroalgas castanhas, têm vindo a demonstrar ter metabolitos como por exemplo os polissacarídeos, os florotaninos, os carotenoides e os esteróis com grande interesse para a indústria farmacêutica. Os metabolitos das macroalgas castanhas possuem várias atividades farmacológicas, tais como atividade antioxidante, anti-tumoral, antifúngica, antivírica ou antibacteriana entre outras, o que pode constituir uma mais valia no desenvolvimento de novos fármacos. Atualmente, existem no mercado produtos, principalmente suplementos e produtos cosméticos, contendo extratos de macroalgas castanhas, mas é necessária mais pesquisa para se compreender na totalidade as propriedades e aplicabilidades de todos os compostos obtidos destes organismos marinhos.
- Monitorização de separadores de gordura industriais recorrendo a uma arquitetura Fog ComputingPublication . Rodrigues, Rafael; Moreira, Rui Silva; Soares, ChristopheExiste atualmente uma consciencialização social generalizada para a proteção do ambiente. Neste trabalho procura-se materializar uma solução tecnológica de monitorização IoT para automatizar separadores/coletores industriais de gordura. Estes separadores industriais de gordura possuem um papel significativo no que diz respeito ao tratamento dos esgotos urbanos, uma vez que evitam que a indústria da restauração aumente a fatia poluente deste sistema. Os separadores de gordura são, portanto, dispositivos que facilitam a separação de parte das gorduras e óleos presentes nos detritos alimentares, que de outra forma seriam lançados nos sistemas de esgotos dos restaurantes. O processo de separação utilizado nos coletores de gordura baseia-se na flutuação natural das gorduras em meio aquoso, de forma a reduzir a concentração dos resíduos que atingem as redes coletoras ou mesmo os sistemas de tratamento individual, quando não há ligação com o sistema público de esgoto. Neste trabalho propõe-se uma arquitetura IoT baseada em Fog computing para monitorizar remotamente os níveis de gordura em vários separadores industriais instalados numa rede de restaurantes a nível nacional. A solução distribuída proposta permite a medição remota da quantidade de gordura em todos os separadores instalados. Desta forma, possibilita automatizar e gerir de forma escalável todo o processo de limpeza e manutenção dos separadores de gordura. Esta separação e recolha permite a reciclagem e também evitar extravasamentos que inevitavelmente iriam aumentar a poluição dos esgotos urbanos. De uma forma mais precisa, a empresa Hardlevel é responsável, a nível nacional, pela recolha de óleo alimentar usado de 5000 restaurantes, tendo até ao momento 50 separadores de gordura instalados. Esta é uma área de negócio na qual pretende apostar e expandir de forma economicamente rentável. Na solução proposta foi necessário identificar e selecionar os sensores mais adequados para medir os níveis de enchimento nos separados de gordura existentes. Os fatores de seleção incluíram não só a efetiva possibilidade de medição dos níveis de gordura, como também o custo associado uma vez que a rede de separadores de gordura é extensa e cada restaurante pode possuir várias unidades industriais instaladas. Para além dos sensores foi ainda necessário integrá-los numa arquitetura Fog computing, recorrendo a módulos de aquisição e comunicação de dados, que permite automatizar a monitorização dos níveis de gordura em cada separador, e enviar as notificações necessárias sobre as necessidades de limpeza e de manutenção. Esta solução está a ser aplicada a nível nacional e tem-se mostrado adequada e escalável às necessidades existentes. A arquitetura Fog Computing utilizada organiza-se em camadas capazes de processar e agregar os dados recebidos pelos dispositivos IoT conectados entre si. Os sensores utilizados foram: i) o sensor de condutividade, que permite detetar a quantidade de água existente nos separadores de gordura; ii) o sensor de turbidez, que permite detetar a quantidade de restos alimentares e a qualidade da água. Em resumo, a principal contribuição deste trabalho consiste na solução IoT proposta, baseada numa arquitetura Fog Computing, que recorre aos sensores de condutividade e turbidez. O primeiro, foi desenvolvido no âmbito desta tese e permite detectar o nível de água/gordura e o segundo, foi selecionado entre outros, porque se adequa à detecção da quantidade de FOG nos separadores de gordura. Desta forma, a solução permite evitar extravasamentos e entupimentos dos esgotos, contribuindo assim para a reciclagem e protecção do ambiente.
