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O teste Cloze e a compreensão leitora: abrir as salas de aula à leitura literária deleite

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Abstract(s)

O desenvolvimento da compreensão leitora constitui-se requisito inerente para o sucesso escolar. Tratando-se de um processo complexo, à detectação precoce nas crianças de possíveis dificuldades na aquisição das habilidades de leitura pelo alfabetizador é fundamental para intervenções pontuais e eficazes. A literatura especializada tem evidenciado que o Teste Cloze constitui um instrumento válido para o diagnóstico destas habilidades. O presente trabalho buscou, no primeiro momento, avaliar o nível de compreensão leitora de 140 crianças do 3.º ano do ensino fundamental da Rede Pública de Macapá, Amapá, Brasil, bem como adaptar textos literários acervo do MEC (“À noite, a caminho de casa” e “O lobo não morde”) no formato do Teste Cloze. Para além desses dois textos, foram ainda utilizados os textos de Santos (2005) “A princesa e o fantasma” e “Uma vingança infeliz”. Os resultados evidenciaram correlações positivas e significativas entre os quatro textos, sugerindo que os dois textos literários adaptados no formato Cloze constituem dois instrumentos válidos para avaliar a compreensão leitora. Ademais, as crianças apresentaram um baixo desempenho encontrando-se maioritariamente no nível de frustração de Bormuth (1968). Atrelado a esse resultado foi conduzido um segundo estudo com objetivo de avaliar a eficácia de uma Oficina de Leitura Literária Deleite na promoção das habilidades de compreensão leitora. Este estudo contou com uma amostra de 61 crianças, divididas em dois grupos: o Grupo de Intervenção (GI), com 27 crianças e o Grupo de Controlo (GC), com 34 crianças. Ambos os grupos foram avaliados no Pré e Pós-teste com respectivamente os textos literários “À noite, a caminho de casa” e “O macaco e o camelo” adaptados no formato do Teste Cloze. Entre as duas avaliações o GI frequentou a oficina de leitura durante quatro sessões. Os resultados evidenciaram efeito significativo da oficina, tendo as crianças do GI melhorado do nível de frustração no Pré-teste para o nível intermediário no Pós-teste, enquanto as do GC não sofreram ganhos da primeira para a segunda avaliação. Tais resultados mostram-se promissores quanto as potencialidades desta oficina no desenvolvimento das habilidades de compreensão leitora.
The development of reading comprehension is an inherent requirement for academic success. As it a complex process, early detection in children of possible difficulties in acquiring reading skills by the literacy teacher is essencial for timely and effective interventions. The specialized literature has show that the Cloze Test is a valid instrument for the diagnosis of these skills. The present work sought, at first, to evaluate the level of reaing comprehension of 140 children from the 3rd year of elementar school in the Public Network of Macapá, Amapá, Brazil, as well as to adapt literary texts from the MEC collection (“In the evening, a way home” and “The wolf doesn’t bite”), in the format of the Cloze Test. In addition to these two texts, the texts by Santos (2005) “The pricess and the ghost” and “And unhappy revenge” were also used. The results shouwed positive and significant correlations between the four texts, suggesting that the two literary texts adapted in Cloze format constitute two valid instruments to assess reading comprehension. Furthermore, the children presented a low performance, being mostly in the level of frustation Bormuth (1968). Linked to this result, a second study was conducted with the objective of evaluating the effectiveness of a Delight Literary Reading Workshop in the promotion of reading comprehension skills. This study had a sample of 61 children, divided into two groups: the Intervention Group (GI), with 27 children and the Control Group (CG), with 34 children. Both groups were evaluated in the Pre and Pos-test with respectively the literary texts “At night, on the way home” and “The monkey and the camel” adapted in the format of the Cloze Test. Betwenn the two assessments, the IG attended the reading workshop for four sessions. The results showed a significant effect of the workshop, with the children in the IG improving from the level of frustration in the Pre-test to the intermediate level in the Pos-test, while those in the CG did not experience gains from the first to the second evalution. Such results are promising in terms of the potential of this workshop in the development of reading comprehension skills.
Le développent de la compréhension en lecture est une exigence inhérent à la réussite scolaire. Comme il s'agit d'un processus complexe, la détection précoce chez les enfants d'éventuelles difficultés à acquérir des compétences en lecture par l'alphabétiseur est essentielle pour des interventions rapides et efficaces. La littérature spécialisée a montré que le Cloze Test un instrument valable pour le diagnostic de ces compétences. Le présent travail visait, dans un premier temps, à évaluer le niveau de compréhension en lecture de 140 enfants de la 3e année de l'école élémentaire du Réseu Public de Macapá, Amapá, Brésil, ainsi qu'á adapter des textes littéraires de la collection MEC (“La nuit, sur le chemin du retour” et “Le loup ne mord pas”) au format Cloze Test. En plus de ces deux testes, les textes de Santos (2005) “La princesse et le fantôme” et “Une vengeance malheureuse” ont également été utilisés. Les résultats ont montré des corrélations positives et significatives entre les quatre textes, suggérant que les deux textes littéraires adaptés au format Cloze constituent deux instruments valables pour évaluer la compréhension en lecture. De plus, les enfants présentaient une faible performance, se situant majoritairement dans le niveau de frustration de Bormuth (1968). En lien avec ce résultat, une seconde étude a été menée dans le but d'évaluer l'efficacité d'un Atelier de Lecture Littéraire dans la promotion des compréhension en lecture. Cette étude portait sur un échantillon de 61 enfants, répartis en deux groupes: le groupe d'intervention (IG), avec 27 enfants et le groupe témoin (CG), avec 34 enfants. Les deux groupes on été évalués en Pré et Post-test avec respectivament les textes littéraires “La nuit, sur le chemin du retour” et “Le singe et le chameau” adaptés au format du Cloze Test. Entre les deux évaluations, le GI a participé à l'atelier de lecture pendant quatre séances. Les résultats ont montré un effet significatif de l'atelier, les enfants de l'IG passant du niveau de frustration du Pré-test au niveau intermédiaire du Pos-test, tandis que ceux du CG n'ont pas connu de gains du premier au la deuxième évaluation. De tels résultats sont prometteurs quant au potential de cet atelier dans le développement des habiletés de compréhension en lecture.

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Leitura literária deleite Teste Cloze Compreensão leitora Oficina de leitura Literary reading delight Cloze test Reading comprehension Reading workshop Plaisir de la lecture littéraire Cloze test Compréhension écrite Atelier de lecture

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