Browsing by Issue Date, starting with "2018-04-06"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O programa de intervenção “Era uma vez…” na promoção de competências de compreensão leitora e no desenvolvimento de capacidades ortográficas em crianças do 4.º ano de escolaridadePublication . Sereno, Dina Paula Oliveira; Gomes, InêsPesquisas recentes têm demonstrado que o método Cloze poderá ser um instrumento promitente no desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora. Porém, ao direcionar-se para a compreensão leitora, este método apresenta-se também como um recurso promissor para aprimorar as competências ortográficas já que, a leitura e a escrita são duas significações interdependentes, logo, influenciando-se mutuamente. Neste âmbito, o presente estudo procurou avaliar a eficácia do método Cloze na promoção de competências de compreensão leitora e desenvolvimento de habilidades ortográficas em crianças do 1º Ciclo do ensino básico da Região Autónoma da Madeira. Participaram 66 crianças do 4º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos, sem retenções e sem Necessidades Educativas Especiais. Estas crianças foram divididas em dois grupos (experimental e de controlo) e avaliadas em dois momentos distintos (pré e pós-teste) com o Teste de Idade de Leitura (TIL) e a PALPA-P44. Entre estes dois momentos de avaliação, apenas o grupo experimental foi alvo de um programa de intervenção de 8 sessões. Este programa consistiu na implementação de histórias construídas especificamente para o efeito, estruturadas com base em diferentes modalidades do Cloze e organizadas em níveis de complexidade crescente. Em todas as histórias omitiu-se de forma sistemática o décimo vocábulo, tendo cada uma delas um total de 25 lacunas. Em cada sessão, as crianças começavam por preencher as lacunas do texto sem ajuda. Seguidamente, era realizada a correção em voz alta e explicada a opção correta. Após este feedback, as crianças completavam novamente o texto e confrontavam este segundo desempenho com o anterior. Os resultados evidenciaram um efeito significativo do programa de intervenção: por um lado, os dois grupos, homogéneos no pré-teste, passaram a exibir diferenças significativas entre si no pós-teste, com vantagem para o grupo experimental; por outro lado, apenas o grupo experimental aumentou significativamente o número de acertos no TIL e no PALPA-P44 do pré para o pós-teste. Tais resultados são promissores quanto às potencialidades deste método para a promoção da compreensão leitora e desenvolvimento de habilidades ortográficas.
- Avaliação e Intervenção nas dificuldades de aprendizagem – dislexia – na idade escolarPublication . Ferreira, Diana Vilar; Ramalho, JoaquimA dislexia caracteriza-se por habilidades alteradas dos processos (fluência, compreensão e leitura correta de palavras). Além destas pode envolver ainda dificuldades no reconhecimento de palavras escritas, na descodificação, na adequação e habilidades ortográficas, podendo ainda manifestar-se no raciocínio matemático (APA, 2013, citado por Asorey & Fernández, 2013). Por sua vez, segundo vários autores a falta de interesse, de motivação e de curiosidade para o estudo constituem características da criança disléxica (Torres & Fernández, 2001; Pinto, 2012. A intervenção com estas crianças exige o uso de várias estratégias, reforços e formas de as motivar, bem como correções imediatas para que não mantenham erros (Coelho, 2012; Ribeiro & Baptista, 2006). O presente projeto partiu da problemática relacionada com as dificuldades de aprendizagem ao nível da leitura e da escrita, em que se enquadra a dislexia. Como investigadora, julgo importante refletir e investigar sobre estas áreas, bem como as dificuldades que lhes estão implícitas. Através da reflexão e investigação, pretendo descobrir fundamentos, causas, perspetivas e estratégias a desenvolver com a finalidade de proporcionar o sucesso educativo no aluno em questão, bem como a promoção da sua autoestima. Assim, este projeto surge com o objetivo de avaliar a eficácia de um programa de intervenção/reeducação de um aluno do ensino básico, abordando a consciência fonológica, a compreensão, o vocabulário, a leitura e a escrita. O projeto pretende constituir uma abordagem específica ao tema da dislexia, no que diz respeito às estratégias de compreensão, tendo em vista a superação das dificuldades de aprendizagem. Este projeto é um estudo de caso único, tendo como foco a ação pedagógica do Psicopedagogo no sentido de promover a aprendizagem do sujeito. Numa avaliação pedagógica, a criança apresenta algumas “dificuldades” nas áreas da leitura e da escrita: lê ainda com pouco ritmo e entoação, tem alguma dificuldade em escrever de forma correta, quer em ditado, quer por iniciativa própria. Esta criança necessita da implementação de estratégias na área da Língua Portuguesa para atingir com mais segurança e sucesso os seus objetivos futuramente. Dessa forma, o projeto tem como pressuposto a aplicação de uma avaliação inicial para compreensão das dificuldades do sujeito, realizando em seguida, uma intervenção adequada e, por fim, a realização de uma avaliação final, com o intuito de comparar dados: o momento 1 (avaliação inicial), como o momento 2 (avaliação final) – Pré e pós-teste. Após o processo de intervenção foram avaliados os resultados e estes mostraram que houve uma evolução no número de competências adquiridas, especificamente na leitura, na diminuição do número de erros, na escrita, nos fatores psicomotores (lateralidade, estruturação espácio-temporal, motricidade fina e global) e na motivação para a leitura e escrita. Estes resultados sugerem que se houver um diagnóstico atempado e uma intervenção precoce através de um amplo conjunto de estratégias e recursos, maior serão as possibilidades de atenuar tais problemas.