Percorrer por data de Publicação, começado por "2022-07-08"
A mostrar 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de ordenação
- Avaliação dos principais métodos de desinfeção de cones de guta-percha: revisão narrativaPublication . Vieira, Carla Patricia Faria; Vasconcelos, NatáliaA endodontia é um procedimento que preconiza a substituição da polpa dentária por um material obturador. Tem como um dos objetivos principais deixar o máximo possível o dente livre de microrganismos, para posteriormente ser obturado com um bom selamento através de cones de guta-percha. O objetivo desta revisão narrativa foi analisar e avaliar a eficácia da desinfeção dos cones de guta-percha através de diferentes métodos. A fim de identificar os estudos relevantes, foi realizada uma pesquisa através do motor de busca pubmed. A seleção dos estudos respeitou os critérios de inclusão e exclusão pré-definidos. Após a análise dos artigos, pode-se concluir que é necessário o uso de substâncias químicas para desinfeção dos cones, favorecendo a integridade do tratamento endodôntico e impedir a quebra da cadeia asséptica do tratamento.
- Tratamento sistémico da infeção pelo vírus herpes simples tipo 1: revisão sistemáticaPublication . Rodrigues, Mickaël Pinho Sousa; Lopes, Otília; Guimarães, Maria InêsObjetivo: Avaliar criticamente estudos individuais sobre a terapêutica antiviral sistémica para o tratamento da infeção pelo Vírus Herpes Simples tipo 1 (HSV), no sentido de estabelecer uma recomendação que oriente o médico dentista na decisão clínica e contribuir para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Os parâmetros comparados incluem o tipo de antivírico, posologia, o tempo de recorrência da lesão, a evolução da dor e o tempo de cicatrização. Metodologia: Pesquisa bibliográfica de artigos científicos publicados em diversas bases de dados eletrónicas B-on, PubMed, ScienceDirect. este trabalho foi realizado seguindo o método PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), critérios de inclusão e exclusão foi introduzidos e devidamente identificados, tendeu-se abranger estudos de maior evidência científica de acordo com a literatura bibliográfica disponível. Resultados: Foram encontrados 2161 artigos potencialmente elegíveis. Após aplicação dos critérios de exclusão e inclusão, 7 artigos de estudos de ensaios clínicos randomizados duplamente cegos comparativos foram considerados elegíveis. Os estudos analisados demostraram que os antivíricos sistémicos contendo valaciclovir, famciclovir e o aciclovir são benéficos e seguros para o tratamento da infeção do HSV, a sua eficácia é maior quando introduzida durante o período prodrómico. Conclusão: Recomenda-se a introdução da terapêutica sistémica por via oral na fase prodrómica da infeção pelo HSV-1 (primeiras 12 horas). A seleção de um determinado antivírico sistémico em detrimento de outro não é clara, contudo, o valaciclovir revela-se mais eficaz no que respeita ao tempo de recorrência da lesão, ou seja, a recorrência da lesão aparece numa fase mais tardia. Doses elevadas de curta duração apresentam-se mais eficazes, melhoram a adesão do doente à terapêutica e aumentam o intervalo de tempo entre os episódios de recorrência, estando associadas a poucos efeitos adversos.
- O teste Cloze e a compreensão leitora: abrir as salas de aula à leitura literária deleitePublication . Pinheiro, Eliana Gonçalves de Almeida; Gomes, Inês; Barros-Mendes, AdelmaO desenvolvimento da compreensão leitora constitui-se requisito inerente para o sucesso escolar. Tratando-se de um processo complexo, à detectação precoce nas crianças de possíveis dificuldades na aquisição das habilidades de leitura pelo alfabetizador é fundamental para intervenções pontuais e eficazes. A literatura especializada tem evidenciado que o Teste Cloze constitui um instrumento válido para o diagnóstico destas habilidades. O presente trabalho buscou, no primeiro momento, avaliar o nível de compreensão leitora de 140 crianças do 3.º ano do ensino fundamental da Rede Pública de Macapá, Amapá, Brasil, bem como adaptar textos literários acervo do MEC (“À noite, a caminho de casa” e “O lobo não morde”) no formato do Teste Cloze. Para além desses dois textos, foram ainda utilizados os textos de Santos (2005) “A princesa e o fantasma” e “Uma vingança infeliz”. Os resultados evidenciaram correlações positivas e significativas entre os quatro textos, sugerindo que os dois textos literários adaptados no formato Cloze constituem dois instrumentos válidos para avaliar a compreensão leitora. Ademais, as crianças apresentaram um baixo desempenho encontrando-se maioritariamente no nível de frustração de Bormuth (1968). Atrelado a esse resultado foi conduzido um segundo estudo com objetivo de avaliar a eficácia de uma Oficina de Leitura Literária Deleite na promoção das habilidades de compreensão leitora. Este estudo contou com uma amostra de 61 crianças, divididas em dois grupos: o Grupo de Intervenção (GI), com 27 crianças e o Grupo de Controlo (GC), com 34 crianças. Ambos os grupos foram avaliados no Pré e Pós-teste com respectivamente os textos literários “À noite, a caminho de casa” e “O macaco e o camelo” adaptados no formato do Teste Cloze. Entre as duas avaliações o GI frequentou a oficina de leitura durante quatro sessões. Os resultados evidenciaram efeito significativo da oficina, tendo as crianças do GI melhorado do nível de frustração no Pré-teste para o nível intermediário no Pós-teste, enquanto as do GC não sofreram ganhos da primeira para a segunda avaliação. Tais resultados mostram-se promissores quanto as potencialidades desta oficina no desenvolvimento das habilidades de compreensão leitora.
- Comparação de modelos usados no treino pré-clinico de endodontia: revisão narrativaPublication . Paludetto, Aline; Vasconcelos, NatáliaObjectivo: Comparar os modelos actuais usados no treino pré-clinico de Endodontia relativamente às suas características físicas que influenciam a percepção e desempenho dos alunos. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica até março de 2022 nas bases de dados electrónicas da Pubmed, Google académico e B-on, tendo sido selecionados 25 dos artigos encontrados, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão definidos. Desenvolvimento: Desde sempre o ensino e treino pré-clinico na aréa da medicina dentária foi indispensável para a formação dos alunos. Treinar sobre os modelos o mais fiáveis e facilmente acessíveis pode tornar-se um desafio para ter a melhor aprendizagem possível e posterior pratica clinica de qualidade. Conclusão: O treino pré-clinico em endodontia é essencial para os alunos pois permite ganhar confiança nos futuros tratamento realizados em pacientes. Para este treino podem ser utilizados dentes naturais ou artificiais. De entre os modelos artificiais disponíveis a escolha deve ser realizada de forma criteriosa atendendo às características de cada modelo.
