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- An assessment of requirements in investments, new technologies, and infrastructures to achieve the SDGsPublication . Filho, Walter Leal; Vidal, Diogo Guedes; Chen, Chen; Petrova, Maria; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Yang, Peter; Rogers, Steven; Álvarez-Castañón, Lorena; Djekic, Ilija; Sharifi, Ayyoob; Neiva, SamaraBackground The implementation of the Sustainable Development Goals (SDGs) requires much planning and the provision of resources, especially regarding the necessary investments, technologies and infrastructures needed. Yet, it is presently unclear how available these elements are, what gaps exist, what changes have taken place in terms of their availability since the adoption of the SDGs and what their requirements will be in the future. The knowledge gap has become even more concerning because of the impact of the COVID-19 pandemic. Using a bibliometric analysis, an assessment of the global progress of SDG implementation and requirements, identifying challenges through the development of a matrix, and a set of 11 case studies to triangulate the holistic analysis, an assessment of the global progress of the SDGs implementation and the impact of the COVID-19 pandemic on this process was carried out. Results The findings suggest that the scope and width of resources limitation are currently undermining the implementation of the SDGs. Apart from the fact that the pace of progress has been insufficient, the potential of the SDGs in pursuing sustainability and improving life quality is not fully realised. This trend suggests that a substantial acceleration of the efforts is needed, especially for the five SDGs whose progress since 2015 has not been optimal, namely SDG2, SDG11, SDG13, SDG15, and SDG16, while SDG3, SDG7, SDG9, SDG14, and SDG17 show signs of progress. The case studies showed that different industries have dissimilar effects on achieving the SDGs, with the food sector correlating with 15 SDGs, as opposed to the energy sector correlating with 6 SDGs. Accordingly, the priority level assessment in terms of achieving the SDGs, points to the need to further advance the above-mentioned five SDGs, i.e., 2, 11, 13, 15 and 16. Conclusions This study fills in a knowledge gap in respect of the current need for and availability of investments, new technologies, and infrastructures to allow countries to pursue the SDGs. It is suggested that this availability is rather limited in specific contexts. In respect of the needs to be addressed, these include resource-related constraints, limited technologies and infrastructures, affecting SDG2, SDG11, SDG13, SDG15, and SDG16, whose progress needs to be enhanced. Since the global progress in the process of implementation of the SDGs depends directly and indirectly on addressing the resource gaps, it is suggested that this topic be further investigated, so that the present imbalances in the three dimensions of sustainable development: the economic, social and environmental, be adequately addressed.
- Alfabetização e letramento da criança com deficiência visual: um estudo crítico e colaborativo junto às professoras da classe comum e do atendimento especializadoPublication . Rodrigues, Rosinete dos Santos; Costa, AnaEste trabalho teve como teve como pergunta de partida em que medida a formação conjunta com professores da classe comum e do atendimento especializado possibilita uma melhor compreensão do processo de alfabetização e letramento da criança com deficiência visual? Assim sendo o objetivo geral foi o de analisar se a formação conjunta com professores da classe comum e do atendimento especializado possibilita uma melhor compreensão do processo de alfabetização e letramento da criança com deficiência visual. Teve embasamento na teoria Sócio Histórica de Vygotsky, por possibilitar a partir de seus conceitos uma melhor compreensão, por parte das professoras, sobre o processo de inclusão e construção do conhecimento pela criança com deficiência visual. O método de abordagem foi a pesquisa-ação, as informações foram obtidas através do grupo de formação, os encontros ocorreram de forma presencial, em uma escola do município e de forma remota, através de disponibilização de vídeos e grupo de whatsapp, além de entrevistas semi-estruturadas, equestionário, que foram gravadas em MP4. Participaram da pesquisa 09 professoras, sendo 03 da classe comum e 06 do atendimento especializado, que possuíam alunos com deficiência visual em suas salas de aula. Os resultados foram organizados em quatro categorias, as análises se deram à luz da teoria Sócio Histórica de Vygotsky. Na primeira, “Interlocuções do grupo”, as professoras disseram sobre sua formação, e o papel que lhes está sendo delegado nesse processo de escolarização da criança com def. visual; na segunda, “Construção da escola inclusiva” analiso as concepções das professoras sobre a escola inclusiva e as mudanças necessárias para a sua construção; na terceira, “Alfabetização e Letramento” a análise se faz sobre a reação das professoras ao saberem que terão crianças com deficiência visual em suas classes e as concepções e práticas docentes no ensino da escrita e leitura dessas crianças; a quarta categoria, “Apoio colaborativo no processo de inclusão” foi jogado luz sobre os relatos que abordaram as possibilidades e impossibilidades para uma ação pedagógica colaborativa.Com base na análise dos dados, os resultados apontaram que os desafios para a alfabetização e letramento da criança com deficiência visual, demandam grandes mudanças que perpassam desde: construção e melhorias no espaço físico da escola, adequação das salas de aula e disponibilização de recursos didáticos pedagógicos, até a oferta de cursos de formação inicial e formação continuada, com subsídios teóricos e práticos que lhes possibilitem compreender e intervir no processo de ensino das crianças com deficiência visual. Mudar esse cenário é uma premissa imperativa para que, na esteira dessas mudanças, possamos continuar abrindo espaços de formação e diálogo sobre métodos e estratégias de ensino.
- Influência dos estilos de liderança no burnout dos enfermeiros: uma scoping reviewPublication . Loureiro, Rita; Lima, Andreia Maria Novo; Ferreira, Maria Margarida; Moreira, Teresa; Guerra, Maria Manuela; Santos, José Manuel dosObjetivo: identificar quais os estilos de liderança utilizados por enfermeiros gestores e compreender a sua influência no burnout dos enfermeiros no contexto de trabalho. Método: scoping review, realizada em abril de 2021, conduzida de acordo com a metodologia de Joanna Briggs Institute. Dois revisores independentes avaliaram a relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados. Resultados: foram identificados 3.532 estudos na pesquisa bibliográfica, dos quais sete estudos apresentaram as características de elegibilidade para a inclusão na revisão. Os estilos de liderança identificados na literatura foram a liderança transformacional e liderança autêntica que revelam um impacto positivo na redução do burnout; a liderança laissez-faire que, pelo contrário, promove um ambiente facilitador do desenvolvimento da síndrome em estudo; a liderança transacional, por sua vez, não demonstrou resultados significativos na diminuição e prevenção de burnout, assim como, a liderança autocrática, carismática e situacional cujos resultados não se demonstraram quantificáveis para a sua prevenção. Conclusão: o estilo de liderança transformacional foi aquele que maior relevância demonstrou tanto na prevenção como diminuição do desenvolvimento de burnout nos enfermeiros.
- Ferramentas de avaliação para avaliar a independência: uma scoping reviewPublication . Lima, Andreia Maria Novo; Martins, Maria Manuela Ferreira da Silva; Ferreira, Maria Salomé Martins; Fernandes, Carla; Schoeller, Soraia Dornelles; Parola, Vítor Sérgio OliveiraIntrodução: A independência é uma área privilegiada de intervenção do enfermeiro. A maioria das situações que motivam os internamentos, levam a uma considerável diminuição da independência da pessoa. Existem muitas escalas que mensuram a independência, pelo que é importante conhecê-las e aplicá-las adequadamente. Metodologia: Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Realizou-se uma pesquisa nas bases de dados: Scopus (excluindo MEDLINE), CINAHL complete (via EBSCO, Excluindo MEDLINE) e MEDLINE (via PubMed). Resultados: Após a análise segundo os critérios de inclusão estabelecidos, foram selecionados 26 artigos, os quais fazem alusão a seis instrumentos diferentes que avaliam a independência, a saber: Functional Independence Measurement, Instrumental Activity of Daily Living Scale, Barthel Index, Katz Index of Independence in Activities of Daily Living, a Assessment of Living Skills and Resources e a Utrecht Scale for Evaluation of Rehabilitation. Discussão: Os títulos dos instrumentos por vezes não traduzem se mensuram apenas e/ou só a independência. Quando combinada a aplicação dos diferentes instrumentos, poderá no seu conjunto dar resposta ao conceito de independência. Conclusão: Na prática clínica é importante conhecer todos os instrumentos ao dispor para a sua aplicação, conhecendo também as suas caraterísticas e aplicabilidade. Reconhece-se que os resultados da aplicação destas ferramentas, permite caraterizar as necessidades das pessoas e responder de uma forma atempada a essas necessidades.