Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-04"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Gestão de um paciente arrítmico em cirurgia oral: uma revisão narrativaPublication . Lellouche, Chloé; Macedo, José PauloA arritmia cardíaca é uma das doenças cardiovasculares mais comuns e cuja etiologia é multifatorial. Muitos dentistas encontrarão pelo menos um paciente arrítmico durante a sua carreira. Esta doença pode ter um impacto no êxito dos tratamentos dentários, nomeadamente no tratamento cirúrgico. O objetivo desta revisão narrativa da literatura é descobrir como otimizar a gestão destes pacientes arrítmicos durante a cirurgia oral. Veremos, que a identificação do paciente arrítmico é essencial para adaptar a gestão que pode ser específica. É acompanhado por um bom conhecimento e compreensão da doença e dos seus tratamentos por parte do médico dentista, de modo a poder adaptar o plano de tratamento, gerir potenciais emergências e a ansiedade a elas associada. Os tratamentos para as arritmias cardíacas podem ser uma barreira à cirurgia oral. De facto, existem questões potenciais sobre o efeito da anestesia, por exemplo. Alem disso, há questões relacionadas com as interações medicamentosas e potenciais riscos de hemorragia em doentes hipocoagulados, bem como, a possibilidade da existência de um dispositivo cardíaco implantável, o que levanta o problema da interferência elétrica que pode ser exercida por alguns equipamentos dentários.
- Práticas pedagógicas comunicacionais e inclusão de crianças com transtorno do espectro autista, nas escolas municipais de Maceió-ALPublication . Moreira, Maria de Lourdes da Silva; Costa, AnaO objetivo desta pesquisa é conhecer as práticas pedagógicas comunicacionais que usufruem as crianças com transtorno do espectro autista (TEA) matriculadas na educação fundamental das escolas municipais de Maceió e elaborar propostas de formação e/ou intervenção que envolvam a comunidade escolar para a promoção da inclusão destas crianças na sociedade. A pesquisa foi submetida à Plataforma Brasil obtendo a aprovação de número 4.527.080/21 em fevereiro de 2021 e aplicada junto aos professores que trabalham em salas de aula. Essa pesquisa foi respondida por 36 professores, utilizando o questionário elaborado por Moreira & Rodrigues da Costa (2019), composto por questões abertas e objetivas de múltipla escolha e respostas únicas. As questões foram elaboradas a partir da escala Childhood Autism Rating Scale — CARS traduzida para o português brasileiro (Barros, 2016; Pereira 2007), da percepção sobre a comunicação (Marinho, 2007; ML, 2014a; Pereira & de Paula Nunes, 2018), comportamentos rituais e características sensoriais e motoras dos alunos com TEA (Dunn, 1994, 1997, 2001). As questões referentes ao ambiente escolar incluem a percepção sobre inclusão, material disponibilizado, metodologia utilizada e relações com a família do aluno (Avancini & Ippolito, 2016; Ribeiro et al., 2017). As questões objetivas de resposta única foram analisadas pela modelagem de equações estruturais, o que permitiu encontrar correlação forte entre as respostas da escala CARS e as demais respostas objetivas. Os principais resultados indicam que o aluno com TEA assistido pela escola, apresenta resistência à mudança da rotina, não age segundo a idade e circunstâncias, porém, comunica-se com os professores, apesar da reduzida interação social. A escola não adotou nenhuma metodologia ou práticas pedagógicas comunicacionais específicas, ofertando poucos treinamentos específicos aos professores. Para suprir essa necessidade, foi ofertada uma formação de curta duração para todos os professores com o tema “Um olhar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, descrevendo os modelos de intervenção TEACCH, ABA, Denver, PECS, DIR-Floor-Time, os programas Son-Rise, Treino de Competências Sociais, percepções sensoriais e estratégias para o desenvolvimento do aluno no ambiente escolar.
- Uso de materiais retro-obturadores na microcirurgia endodôntica: revisão narrativaPublication . Smadja, Yoel Isaac Haï; Esteves, RicardoO objetivo desta revisão é explicar o que é a microcirurgia endodôntica e apresentar os diferentes materiais retro-obturadores, a fim de identificar as suas propriedades necessárias para um tratamento bem-sucedido. Num primeiro passo, foi explicado quais as propriedades ideais para um material retro-obturador. De seguida, foi explicado quais os materiais que foram utilizados cronologicamente no passado e o porquê de terem sido substituídos. Foi claramente demonstrado que os biocerâmicos são os materiais que têm mais em comum com o material ideal. O Biodentine é o biocerâmico com os aspetos mais positivos e é, portanto, a melhor escolha para os Médicos Dentistas. Mas a escolha de eleição é sempre o Agregado de trióxido mineral.
- Dental phobia and its impact on quality of life: a systematic reviewPublication . Lin, Li-Ting; Meneses, RuteEmbora a fobia odontológica seja um cenário muitas vezes é negligenciada pelos pacientes e até mesmo pelo dentista. Nesta revisão, discute-se a definição de fobia dental e de qualidade de vida. Em seguida, a literatura sobre fobia dental odontológica e qualidade de vida é revista e discutem-se as possíveis causas e efeitos na rotina normal, nas relações profissionais e sociais de um indivíduo e como isso pode afetar a capacidade das pessoas de comer, beber e falar. Também é fornecida uma variedade de questionários para ajudar os dentistas a determinar a extensão da ansiedade de seus pacientes. O objetivo deste artigo é ajudar o leitor a tornar-se mais consciente sobre como reconhecer pacientes que têm fobia dental do dentista e como usar questionários para determinar a gravidade do seu medo do dentista para que os dentistas possam fornecer cuidados adequados. Além disso, é oferecida uma variedade de intervenções que se mostraram eficazes na clínica. Como resultado, os leitores podem usá-los para ajudar o paciente a superar o seu medo odontológico, melhorando indiretamente a relação entre o dentista e o paciente e melhorando a qualidade de vida do paciente.