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O programa de intervenção “Era uma vez…” na promoção de competências de compreensão leitora e no desenvolvimento de capacidades ortográficas em crianças do 4.º ano de escolaridade

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Pesquisas recentes têm demonstrado que o método Cloze poderá ser um instrumento promitente no desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora. Porém, ao direcionar-se para a compreensão leitora, este método apresenta-se também como um recurso promissor para aprimorar as competências ortográficas já que, a leitura e a escrita são duas significações interdependentes, logo, influenciando-se mutuamente. Neste âmbito, o presente estudo procurou avaliar a eficácia do método Cloze na promoção de competências de compreensão leitora e desenvolvimento de habilidades ortográficas em crianças do 1º Ciclo do ensino básico da Região Autónoma da Madeira. Participaram 66 crianças do 4º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos, sem retenções e sem Necessidades Educativas Especiais. Estas crianças foram divididas em dois grupos (experimental e de controlo) e avaliadas em dois momentos distintos (pré e pós-teste) com o Teste de Idade de Leitura (TIL) e a PALPA-P44. Entre estes dois momentos de avaliação, apenas o grupo experimental foi alvo de um programa de intervenção de 8 sessões. Este programa consistiu na implementação de histórias construídas especificamente para o efeito, estruturadas com base em diferentes modalidades do Cloze e organizadas em níveis de complexidade crescente. Em todas as histórias omitiu-se de forma sistemática o décimo vocábulo, tendo cada uma delas um total de 25 lacunas. Em cada sessão, as crianças começavam por preencher as lacunas do texto sem ajuda. Seguidamente, era realizada a correção em voz alta e explicada a opção correta. Após este feedback, as crianças completavam novamente o texto e confrontavam este segundo desempenho com o anterior. Os resultados evidenciaram um efeito significativo do programa de intervenção: por um lado, os dois grupos, homogéneos no pré-teste, passaram a exibir diferenças significativas entre si no pós-teste, com vantagem para o grupo experimental; por outro lado, apenas o grupo experimental aumentou significativamente o número de acertos no TIL e no PALPA-P44 do pré para o pós-teste. Tais resultados são promissores quanto às potencialidades deste método para a promoção da compreensão leitora e desenvolvimento de habilidades ortográficas.
Recent researches have shown that the Cloze method may be a promising tool in the development of reading comprehension skills. However, because it addresses reading comprehension, this method is also a promising resource for improving orthographic skills since reading and writing are two interdependent processes, thus influencing each other. In this context, the present study aimed to evaluate the effectiveness of the Cloze method in the promotion of reading comprehension skills, and development of orthographic skills in children of the 1st cycle of primary education from the Autonomous Region of Madeira. Sixty-six children of the fourth year of schooling, aged between 9 and 10 years, without retention or special educational needs participated in the study. These children were divided into two groups (experimental and control groups) and evaluated at two different moments (pre and post test) with the Teste de Idade de Leitura (TIL) and PALPA-P44. Between these two moments, only the experimental group was submitted to an intervention program of 8 sessions. This program consisted of stories built specifically for this study, structured on different Cloze modalities and organized at levels of increasing complexity. In all stories the tenth word was systematically omitted, with a total of 25 gaps per story. At each session, children began by filling in the gaps without any help. Then the correction was performed and the correct option was explained. After this feedback, the children completed the text again and compared this second performance with the previous one. The results showed a significant effect of the intervention program: on the one hand, the two groups, homogeneous in the pre-test, showed significant differences among themselves in the post-test, with advantage for the experimental group; on the other hand, only the experimental group significantly increased the number of correct responses in the TIL and PALPA-P44 from pre to post-test. Such results are promising in terms of the potential of this method to promote reading comprehension and development of orthographic skills.
Des recherches récentes ont montré que la méthode de Cloze peut être un outil prometteur dans le développement des compétences de compréhension en lecture. Cependant, lorsqu'elle est orientée vers la compréhension en lecture, cette méthode est également une ressource prometteuse pour améliorer les compétences orthographiques puisque la lecture et l'écriture sont deux significations interdépendantes qui s'influencent mutuellement. Dans ce contexte, la présente étude a cherché à évaluer l'efficacité de la méthode Cloze dans la promotion des compétences de compréhension de lecture et le développement des compétences orthographiques chez les enfants du 1er cycle de l'enseignement primaire dans la région autonome de Madère. Soixante-six enfants de la quatrième année de scolarité, âgés entre 9 et 10 ans, ont participé à l'étude sans rétention et sans besoin éducatif spécial. Ces enfants ont été divisés en deux groupes (expérimental et contrôle) et évalués à deux moments différents (pré et post-test) avec le Teste de Idade e de Leitura (TIL) et PALPA-P44. Entre ces deux moments d'évaluation, seul le groupe expérimental a fait l'objet d'un programme d'intervention de 8 séances. Ce programme consistait en la mise en place d'histoires construites spécialement autour de différents modes de Cloze et organisées à des niveaux de complexité croissante. Dans toutes les histoires, le dixième mot a été systématiquement omis, chacun ayant un total de 25 failles. À chaque session, les enfants ont commencé par combler les lacunes du texte sans aide. Ensuite, la correction a été effectuée à haute voix et a expliqué l'option correcte. Après ce retour d'information, les enfants ont de nouveau complété le texte et comparé cette deuxième performance avec la précédente. Les résultats ont montré un effet significatif du programme d'intervention: d'une part, les deux groupes, homogènes dans le pré-test, ont commencé à montrer des différences significatives entre eux dans le post-test, avec un avantage pour le groupe expérimental; d'autre part, seul le groupe expérimental a significativement augmenté le nombre de réponses correctes dans le TIL et dans le PALPA-P44 de pré à post-test. Ces résultats sont prometteurs quant au potentiel de cette méthode pour la promotion de la compréhension en lecture et le développement des compétences orthographiques.

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Keywords

Compreensão da leitura Ortografia Método Cloze Programa de intervenção Reading comprehension Orthography Cloze method Intervention program Compréhension de lecture Orthographe Méthode Cloze Programme d'intervention

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