ESS (DCETS) - (TD) Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem
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- A contribuição do teatro pedagógico para o desenvolvimento da comunicação e da criatividade do aluno: uma investigação com educadores e pais do Ensino Fundamental em uma escola na cidade de Barueri, São Paulo, BrasilPublication . Lavezzo, Elaine; Silva, IsabelEsta tese investiga o impacto do teatro pedagógico para potencializar o desenvolvimento de habilidades e competências consideradas muito importantes para a formação do cidadão do século XXI, tais como a criatividade e a comunicação, entre outras. O objetivo geral da investigação é apresentar a contribuição do teatro pedagógico como ferramenta educacional inovadora, que pode ser utilizada em diferentes cenários educacionais. Para contracenar com o objetivo geral, esta tese está dividida em quatro artigos, articulados em dois estudos teóricos e dois estudos empíricos. O primeiro artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura para dialogar com o objetivo específico que é: identificar a contribuição do teatro pedagógico para potencializar a comunicação e a criatividade. A primeira revisão sistemática da literatura mostra a abrangência do teatro como importante instrumento pedagógico para potencializar a criatividade e a comunicação de crianças e jovens no mundo. O segundo artigo também utiliza como metodologia a revisão sistemática da literatura para atender ao segundo objetivo específico que é: identificar a contribuição do teatro pedagógico para o desenvolvimento da linguagem. Os estudos que integram o segundo artigo atestam que a intervenção baseada no teatro pode promover a comunicação tanto por meio da interação social, como por meio do uso de técnicas de leitura dramática. O terceiro artigo mostra como se estrutura a metodologia do Teatro do Método Pedagógico Holístico na prática escolar e, por meio de um estudo empírico realizado em uma escola particular da cidade de Barueri, busca atender ao terceiro objetivo específico que é: apresentar o Teatro do Método Pedagógico Holístico e sua contribuição para o desenvolvimento de habilidades comunicacionais, criativas, colaborativas e socioemocionais. O quarto artigo apresenta o estudo empírico realizado com os familiares dos alunos busca atender ao quarto objetivo específico que é: verificar a percepção dos educadores e familiares a respeito da proposta do Teatro do Modelo Pedagógico Holístico para o desenvolvimento de habilidades de comunicação, a criatividade, o engajamento, a flexibilidade, o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e o respeito às diferenças. No 3º e 4º capítulos, os estudos exploratórios, de carácter transversal e com adoção de métodos mistos, qualitativos e quantitativos, concluem que o Teatro Pedagógico do Método Holístico é considerado uma ferramenta eficaz para a melhora da comunicação e criatividade dos alunos, além de promover o trabalho colaborativo, o pensamento crítico, o engajamento e as competências socioemocionais.
- Educação especial e inclusiva: percepção da equipe de educação sobre os serviços de colaboração na educação básica no município de São João de Pirabas-PAPublication . Santos, Renato Mendes dos; Costa, AnaEsta investigação tem a intencionalidade em conhecer a percepção da equipe de profissionais que atuam no atendimento inclusivo a pessoas com necessidades educativas especiais com intuito em compreender o grau dos serviços colaborativos na Educação Básica em relação à Educação Especial e Inclusiva, no que tange a oferta dos serviços especializados nas salas de recursos multifuncionais (SRMF), no centro de atendimento educacional especializados (CAEE) e as práticas pedagógicas do Ensino Regular da rede municipal de São João de Pirabas, região nordeste do Estado do Pará. E assim, fez-se seguinte indagação: qual a percepção dos docentes, dos mediadores e dos técnicos especializados em relação à Educação Especial e Inclusiva no Município de São João de Pirabas-PA quanto aos serviços colaborativos de intervenção que promovam a adequação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos Necessidades Educativas Especiais (NEEs) e às suas necessidades, no sentido de otimizar as suas potencialidades? A partir deste questionamento, aplicou-se o método de investigações empíricas, levantamentos bibliográficos, a pesquisa caracterizou-se no formato quantitativa e qualitativa com natureza explicativa e descritiva, e na coleta aplicou-se questionários abertos e entrevistas semiestruturadas. Participaram nesta investigação os docentes do Ensino Regular do meio urbano, os técnicos do CAEE, os especialistas das SRMF e os mediadores em turmas regulares. Acredita-se que um dos maiores desafios da sociedade contemporânea dentro das ações de cada esfera é conduzir a educação especial na perspectiva da inclusão com civilidade, cidadania e humanismo, e ao mesmo tempo, contribuir para a civilização, de acordo com a perspectiva evolucionista, uma vez que a sociedade encontra-se no estágio avançado da cientificidade, das capacidades intelectivas do pensar humano, das curiosidades e das descobertas, o que não deve perder de vista a importância do ser humano, protagonizador e possuidor de direitos. Nesse sentido, a Educação Especial brasileira, na perspectiva da Educação Inclusiva no século XXI, configura-se tanto pela reformulação do sistema educacional no que tange à adequação política, pedagógica e estrutural, quanto pela mudança dos paradigmas que permeiam as ações de tais políticas. Contudo, este estudo tem o objetivo de analisar a percepção dos docentes, mediadores e técnicos especializados em relação à Educação Especial e Inclusiva no município de São João de Pirabas-Pa. Os resultados apresentados demonstram que o apoio pedagógico ofertado pelo CAEE, SRMF não são suficientes, os recursos pedagógicos inclusivos são insuficientes, o apoio familiar não é efetivado totalmente, diante de inúmeros problemas expostos no que tange a abrangência do quantitativo de alunos especiais regularmente na rede municipal. Há experiências exitosas, quanto ao apoio pedagógico que se configura insuficiente, contudo os resultados expostos nesta pesquisa, não se configura com exatidão as reais causas da não efetivação do processo inclusivo, uma vez que a rede municipal demanda de locais especializados, equipe profissional especializada, acesso ao ensino regular a todas as pessoas com deficiências. E por essas razões, a pesquisa apresentará indicações sugestivas de práticas exitosas quanto às intervenções colaborativas na educação dos alunos com necessidades educativas especiais com intuito de colaborar com as ações inclusivas na educação básica do referido município.
- Educação escolar indígena no estado de Roraima: perturbação da linguagem, o repensar as funções executivas, linguagem oral e escritaPublication . Santos, Judith Alves dos; Alves, Ana Paula AntunesConsiderando a diversidade cultural e linguística que existe no Brasil, a presente investigação visa compreender como se processa a diferenciação pedagógica junto a turmas frequentadas, majoritariamente, por estudantes pertencentes ao Estado de Roraima (Amazônia). Pretende-se compreender como se promovem atividades inclusivas junto a estudantes de culturas diferentes e como os docentes interpretam as questões relacionadas com o desenvolvimento das funções executivas na linguagem oral e na escrita das crianças. A presente investigação, intitulada “Educação Escolar Indígena no Estado de Roraima”, busca compreender a diferenciação pedagógica, refletir e esclarecer como as estratégias pedagógicas podem facilitar a aprendizagem da linguagem oral e escrita, por meio de dinâmicas relacionadas com as funções executivas. Esta investigação tem como objetivo geral: analisar e entender como as crianças indígenas se apropriam da linguagem oral e escrita por meio de estratégias relacionadas com as funções executivas. O presente estudo trata-se de uma pesquisa exploratória/descritiva, articulando metodologias qualitativas e quantitativas. Considerou-se uma abordagem mista, considerando que esta proporciona resultados significativos e concede uma melhor compreensão do fenômeno em estudo. Este tipo de abordagem permite ao pesquisador uma visão mais ampla do cotidiano escolar e, por meio da narrativa produzida, apoiar estudos futuros sobre essa realidade. A pesquisa foi desenvolvida com 20 professores que estavam a lecionar junto da população indígena, do município de Boa Vista, Roraima, no qual houve a observação do território, o registro e a entrevista aos participantes. Desta investigação, conclui-se que a diferenciação pedagógica é fundamental para respeitar a diversidade de culturas e etnias existentes nas escolas brasileiras. Estas ações contribuem para diminuir as diferenças e construir mecanismos pedagógicos que possibilitem um diálogo intercultural. Quanto às funções executivas, estas indicam que essas habilidades cognitivas são essenciais para o sucesso acadêmico das crianças indígenas. As funções executivas incluem processos como atenção seletiva, memória de trabalho, planejamento, tomada de decisão, inibição de respostas automáticas, resolução de problemas e auto-monitoramento. A sua promoção pode potencializar a capacidade deles em gerenciar suas próprias aprendizagens, desenvolver habilidades de leitura e escrita de maneira mais eficaz e integrar conhecimentos de suas culturas nativas com os conteúdos curriculares.
- Comunicação com o doente em consulta remota: construção de instrumento de avaliaçãoPublication . Abreu, Thais Titonel; Silva, Isabel; Aguiar, Carolina Villa NovaNos últimos anos, o campo da saúde tem passado por uma transformação significativa devido aos avanços tecnológicos, especialmente no que se refere às consultas remotas. Assim, a comunicação entre profissionais de saúde e pacientes ocorre além das paredes dos consultórios, permitindo interações virtuais que visam fornecer cuidados de saúde eficazes e acessíveis. Essa mudança apresenta desafios únicos que precisam ser cuidadosamente avaliados, a fim de promover uma boa prática na área da saúde, a exemplo da qualidade da comunicação dos estudantes e profissionais de saúde com o paciente. Esta tese tem como objetivo construir e determinar a qualidade de um instrumento educacional de avaliação da comunicação entre estudantes/profissionais de saúde e pacientes durante consultas remotas síncronas, realizadas por vídeo interação. O referido estudo é composto por uma introdução, três artigos complementares e uma conclusão geral. Na introdução, ocorre uma revisão narrativa sobre a natureza e os processos da comunicação. Em seguida, o primeiro artigo analisou instrumentos de avaliação da comunicação do estudante/ profissional de saúde com o paciente, elaborados e/ ou validados para o Brasil e concluiu, mediante estudo de 9 artigos, que o pais carece de tais instrumentos com boas propriedades. O segundo estudo verificou 15 investigações e pontuou que o processo de ensino- aprendizagem da competência comunicativa é facilitado por recursos variados de ensino, empregados por profissional capacitado, e com realização de feedback estruturado verbal baseado em um instrumento validado e fornecido por paciente simulado. O último artigo representa o objetivo da tese e constatou que o questionário elaborado, composto por 3 dimensões e 11 itens, possui validade, confiabilidade, sensibilidade e praticidade. A conclusão geral da tese aborda brevemente desde os achados da introdução até os do último artigo, além de contextualizar o período de elaboração de todo trabalho desenvolvido.
- Utilização de facilitadores comunicativos no atendimento de emergência pré-hospitalar pediátricaPublication . Tomás, Stefanie Azeredo; Maia, Fátima; Manso, M. ConceiçãoA comunicação na prestação de cuidados de saúde é crucial para o caminho da melhoria da qualidade dos atendimentos hospitalares. Os objetivos desta investigação são compreender em profundidade as necessidades que os profissionais do INEM sentem nos atendimentos de emergência pré-hospitalar pediátrica, nomeadamente compreender e caracterizar como ocorre o processo comunicativo no atendimento de emergência pediátrica e que materiais são utilizados e necessários; construir material apelativo e facilitador da comunicação/intervenção para este contexto específico de prestação de serviços pediátricos. O estudo desenvolveu-se em três fases: a primeira de caráter descritivo, transversal e quantitativo, avaliando a perceção dos profissionais do INEM em relação à comunicação num atendimento de emergência, através da aplicação de um questionário. A segunda fase englobou a caracterização do contexto e do processo comunicativo, através de entrevistas em profundidade e da observação no terreno (estágio de observação), no âmbito da prestação de serviços de atendimento de emergência pediátrica pré-hospitalar, bem como a identificação do material existente. A terceira fase contemplou a criação de material facilitador da comunicação especificamente para este contexto, nomeadamente uma Prancha de Comunicação e um Cartão de Identificação Pediátrico. Os participantes foram profissionais do INEM que pudessem estar em contato direto com as vítimas pediátricas, tais como psicólogos, enfermeiros e técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH), a desempenharem funções em diferentes meios de assistência. As questões éticas foram asseguradas, assim como garantida a salvaguarda do anonimato dos participantes e a confidencialidade dos dados. Como principais resultados na primeira fase destaca-se a necessidade de formação na área da comunicação pediátrica e suas especificidades, assim como a implementação de materiais facilitadores do processo de comunicação. Na segunda fase desta investigação destaca-se a inexistência de facilitadores comunicativos pediátricos e novamente formação específica na área da comunicação pediátrica carente. Destaca-se assim, a necessidade de desenvolver materiais facilitadores da comunicação específicos para este contexto (como por exemplo, Pranchas Comunicativas e o Cartão de Identificação Pediátrico), e de formação específica na área da comunicação pediátrica e suas especificidades aos profissionais do INEM (principalmente casos excecionais como crianças com NE).
- O impacto da amamentação no desenvolvimento de habilidades da linguagem infantil: um estudo populacionalPublication . Fraga, Deborah Fick Böhm; Freitas, Susana Vaz; França, Márcio PezziniO adequado desenvolvimento da linguagem oral na infância é fundamental e um dos marcos mais importantes para que a criança desenvolva outras capacidades cognitivas e sócioemocionais. Recentemente, estudos de forte impacto a nível global sugeriram que a amamentação poderia influenciar o desenvolvimento cognitivo. Evidenciaram a sua importância enquanto atividade motora da linguagem, e o seu reflexo em aspetos cognitivos (O presente estudo visou contribuir nesse sentido, evidenciando um dos marcos cruciais do desenvolvimento infantil: a linguagem e que comportamentos neonatais ajudam a protegê-la. Teve por objetivo compreender o impacto do aleitamento materno no desenvolvimento de diferentes aspetos da linguagem infantil e verificar se existe relação entre o tempo ou exclusividade da amamentação e os resultados do protocolo de avaliação da linguagem. Na presente investigação define-se como população os estudantes de 24 a 36 meses (de idade, da rede pública de escolas de educação infantil da cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil. 193 crianças passaram pelo processo completo de avaliação (questionário preenchido pelos pais ou responsáveis e avaliação presencial, gravada em vídeo, para análise através do protocolo de observação comportamental, PROC). Os resultados obtidos nas diferentes provas foram submetidos à análise estatística com descrição dos valores da média, mediana, percentis 25 e 75 e desvio padrão. Foi considerado significante o valor de p < 0,05. No presente estudo foi possível observar a ação do tempo e da exclusividade da amamentação no desenvolvimento de todas as capacidades da linguagem infantil avaliadas pelo PROC. Demonstra-se que não somente as capacidades verbais (que justificadamente poderiam melhorar os scores pela ação da amamentação na musculatura facial), mas também as de aquisição e desenvolvimento da linguagem (como a compreensão verbal, a manipulação do objeto, o desenvolvimento do simbolismo, a organização do brinquedo, e os aspetos do desenvolvimento cognitivo) sofreram um impacto positivo na correlação “quanto maior o período de aleitamento materno exclusivo, maior a pontuação."
- As competências de comunicação dos fisioterapeutas na intervenção com idosos com afasiaPublication . Queirós, Sílvia Cristina Monteiro; Meneses, Rute; Couto, GermanoIntrodução: Os indivíduos idosos (e não só) com afasia apresentam menor acessibilidade comunicativa, sendo essencial a preparação dos profissionais de saúde que os acompanham, onde se incluem os fisioterapeutas, para um apoio adicional e de suporte neste contexto específico. Os objetivos da presente dissertação são perceber quais as competências de comunicação importantes a desenvolver nos fisioterapeutas, no contexto da afasia e de seguida desenvolver, implementar e avaliar a eficácia de um programa online de treino de competências de comunicação para fisioterapeutas na intervenção com idosos com afasia (PhysioComm Training Program). Método: O projeto foi desenvolvido em três fases: a primeira de fundamentação teórica, com a realização de quatro estudos de revisão teórica, a segunda de apoio e análise de conteúdo, onde se inclui um Estudo Delphi e um Estudo de Análise Comparativa Documental, e a terceira fase, onde se desenvolveu um Estudo do tipo Proof of Concept, para implementar e avaliar a eficácia do programa PhysioComm Training Program. Resultados: As fases de revisão teórica e de análise de conteúdo permitiram identificar como competências importantes a desenvolver a empatia e os cuidados centrados no paciente. O estudo Proof of Concept foi implementado em fisioterapeutas, distribuídos aleatoriamente e de forma sequencial em dois grupos, intervenção (n=7) e comparação (n=5), sendo avaliadas as competências de empatia, através do Índice de Reatividade Interpessoal e os cuidados centrados no paciente, utilizando a Patient Practitioner Orientation Scale, em três momentos de avaliação (pré-intervenção, pós-intervenção e um mês de follow-up), associado ainda à avaliação da satisfação dos participantes com a intervenção. O treino foi desenvolvido em formato e-learning (síncrono e assíncrono) de caráter teórico- prático, com a carga horária total de 12 horas. O programa melhorou as competências de empatia e cuidados centrados ao doente, no domínio do sharing, dos fisioterapeutas. Conclusão: O projeto demonstrou ser eficaz para o desenvolvimento e implementação de um programa de treino específico para melhorar as competências de comunicação dos fisioterapeutas, no contexto da intervenção com idosos com afasia. O PhysioComm Training Program revelou-se eficaz para a melhoria das competências de empatia e para o domínio do Sharing.
- Competências de comunicação do fisioterapeuta: do ensino à prática clínicaPublication . Santos, Leonor Duarte Almeida; Meneses, Rute; Couto, GermanoO processo terapêutico requer do fisioterapeuta competências para além das do domínio técnico, especificamente as competências de comunicação clínica/em saúde. Na presença de uma perturbação da linguagem o sucesso comunicativo fica particularmente dependente da capacidade do fisioterapeuta se adaptar e adotar a melhor estratégia a utilizar. Sabendo-se que estão em contínuo desenvolvimento desde a fase inicial de formação, é premente a introdução do seu ensino na aprendizagem pré-graduada. Os objetivos desta tese de doutoramento são, identificar que competências de comunicação devem ser ensinadas/treinadas nos estudantes de fisioterapia, perceber se os programas/planos de estudo do curso de fisioterapia das IES português focam o ensino/treino destas competências e avaliar e comparar CCC/S, pré e pós implementação de um programa de formação em alunos de fisioterapia. O projeto foi desenvolvido em três etapas: a primeira a base da intervenção, com a realização de dois estudos de revisão da literatura; uma revisão sistemática para levantamento do estado de conhecimento sobre o ensino/treino de CCC/S, em programas dirigidos a profissionais e estudantes de saúde e uma revisão integrativa para levantamento do estado de conhecimento sobre quais as CCC/S do fisioterapeuta; na segunda etapa, para desenvolvimento da intervenção, realizaram-se dois estudos de análise de conteúdo, um Estudo e-Delphi e um Estudo de Análise Comparativa Documental, cujos resultados serviram de suporte para a elaboração do programa a implementar; na terceira etapa, com a elaboração e implementação do programa de ensino/treino em CCC/S dirigido a estudantes em pré-graduação em fisioterapia, desenvolveu-se um Estudo Quasi-experimental Longitudinal. No global verificou-se um aumento da empatia cognitiva e diminuição da empatia afetiva; um aumento em ambas as subescalas da PPOS, mas com diferenças quanto ao sexo e ao ano de formação dos alunos. O presente projeto contribuiu com a listagem das CCC/S centrais na formação base dos fisioterapeutas, validadas por consenso de um painel de peritos nacionais; construção de um plano formação em CCC/S, no ensino pré-graduado em fisioterapia, que promova a uniformização do seu ensino em Portugal; e a criação de uma formação em formato e-learning, ajustada às necessidades e desafios da transformação digital no ensino superior.
- Linguagem, sono e infância em perspectiva bakhtiniana: um estudo na fase escolar dos 8 aos 11 anosPublication . Fernandes, Sulamita da Silva e Souza; Ramalho, JoaquimO diálogo do pensamento bakhtiniano, estudos do Círculo de Bakhtin - intelectuais multidisciplinares que se dedicaram a temas referentes à linguagem norteiam a pesquisa. Ressalta-se a importância da obra de Bakhtin no embasamento teórico sobre a aquisição da linguagem e a importância do sono da criança para esse desenvolvimento, bem como possíveis perturbações que possam ocorrer nesse processo. A privação e os distúrbios relacionados ao sono são peculiares aos problemas relacionados à escrita e a leitura em estudantes de uma escola de ensino fundamental. O sono é uma necessidade vital que gera energia física, psíquica e intelectual. Atualmente, devido aos hábitos sociais e culturais contemporâneos, estudantes têm dormido menos. Neste trabalho foram estudados 89 alunos, com idades compreendidas entre 8 a 11 anos, frequentadores de uma escola de Ensino Fundamental pública. Para levar a cabo esse estudo, aplicou-se o Questionário do sono de Reimão e Lefevre (QRL) que aborda diversos distúrbios do sono na infância. Uma má qualidade do sono pode acarretar dificuldades de concentração e atenção, cansaço, depressão e ansiedade, desencadeando assim dificuldades no desenvolvimento da linguagem, esse dado pode ser confirmado na pesquisa. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou levantar dados sobre a privação e distúrbios do sono que podem prejudicar o desenvolvimento global , dialogando sobre a importância da obra de Bakhtin e do Círculo quanto a Linguagem. Buscou-se compreender esse processo sob a perspectiva dialógica, alertando a comunidade escolar sobre a importância do sono para o desenvolvimento da linguagem. O presente estudo constatou a necessidade do conhecimento e da conscientização dos professores e responsáveis da importância da higiene do sono para a qualidade de vida e melhor desenvolvimento pedagógico dos estudantes, minimizando dificuldades relacionadas à leitura e à escrita. Um Programa de intervenção em relação à higiene do sono foi implantado, voltado aos estudantes da escola pesquisada, concluindo com relatos de mudanças positivas e da conscientização das famílias na continuidade da higiene do sono, atestando o impacto da intervenção.
- A proficiência em leitura na educação básica no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa com base nos resultados do Programa Internacional de Avaliação de EstudantesPublication . Figueiredo, Nara Cláudia Alvoredo da Cruz; Costa, Ana; Colares, Maria Lilia Imbiriba SousaDisserta este estudo a visibilização comparativa do desempenho dos estudantes brasileiros e portugueses no letramento em leitura nas avaliações do PISA. Os dois países operam os resultados como instrumentos de aferição da qualidade educacional. Entre 2009 a 2018 consideramos o recorte de tempo nesta investigação. A pesquisa teve por objetivo analisar a relação entre os resultados do PISA no letramento da leitura do Brasil e Portugal, com os processos de melhorias educacionais relativos à leitura, nos referidos países. A coleta de dados, no Brasil, percorreu consultas disponíveis nos portais públicos, do Inep (relatórios oficiais do PISA), do QEdu Redes(Brasil), no site do Censo Escolar, da Constituição Federal de 1988, do IBGE, da LDB/96, do PNE/2014 e em Portugal, no Ministério da Educação e Ciência, no IAVE (relatórios oficiais do PISA), na OCDE e outros. É uma pesquisa exploratória (Gil, 2002), com metodologia bibliográfica. Teoricamente, para refletir sobre a leitura e suas diferentes concepções, amparamos-nos em Koch (2009), Elias (2009), Marcuschi (2008), Pelandré (2005), Carvalho (2011), Ferreiro (2010), Solé (1998), Kleiman (2000; 2003), Geraldi (1997; 2006), Freire (2003), Soares (2008; 2009) e outros. Justifica-se a opção pelo método comparado em razão de a educação comparada promover uma natureza avaliativa e prospecta, favorecendo a identificação mais eficiente em comparação de objetos (Ferreira, 2008). Constatamos que tanto o Brasil quanto Portugal avançaram na pontuação das notas de leitura em 2009 e 2018. Evidenciamos que os resultados do último PISA, no Brasil, metade dos estudantes avaliados ainda não atingiram o básico para a compreensão leitora, cerca de 50% estão no nível 2 da matriz de referência e em Portugal, os estudantes alcançam 80%, pelo menos, o nível 2 e com evidentes avanços para o nível 3. A nota do Brasil em leitura neste ciclo chegou a 413 pontos, permanecendo abaixo da nota dos alunos da OCDE com 487, apresentando uma diferença de 74 pontos. Portugal obteve 492 pontos, ultrapassando em 5 pontos a nota dos alunos da OCDE. Concluiu-se que as políticas públicas brasileiras e os resultados do PISA apresentam relação fragilizada para a melhoria da Educação; Políticas públicas em Portugal têm contribuído para a qualificação educacional. Sugere-se mais estudos de análises comparadas entre países participantes do PISA sobre o desempenho dos alunos no domínio da leitura.
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