Browsing by Issue Date, starting with "2023-05-03"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Gestão da Informação e as práticas associadas no contexto digitalPublication . Gouveia, Luis BorgesVivemos tempos de eleição. A importância do digital e a sua quase omnipresença em virtualmente todas as áreas da atividade humana é já algo não muito questionável. Tal ocorre até pelos custos envolvidos, pelo uso generalizado em comunidade, pelo conforto proporcionado e pelo valor aportado por via da transformação de processos e pela alteração das nossas tradicionais noções de tempo e espaço. Neste contexto, o remoto e o assíncrono, separados ou em conjunto, vieram impactar a forma como realizamos as nossas atividades e, em contexto, como geramos informação. Esta realidade de um ecossistema digital onde dados, informação e conhecimento coexistem, muitas vezes não diferenciados e definitivamente em formatos e estruturas variadas e quase sempre não passíveis de uma integração fácil, torna os processos de gestão da informação complexos e, pelo menos, no caso dos tradicionais, a exigir esforços de inovação ou adaptação (diria, urgente).
- Utilização de facilitadores comunicativos no atendimento de emergência pré-hospitalar pediátricaPublication . Tomás, Stefanie Azeredo; Maia, Fátima; Manso, M. ConceiçãoA comunicação na prestação de cuidados de saúde é crucial para o caminho da melhoria da qualidade dos atendimentos hospitalares. Os objetivos desta investigação são compreender em profundidade as necessidades que os profissionais do INEM sentem nos atendimentos de emergência pré-hospitalar pediátrica, nomeadamente compreender e caracterizar como ocorre o processo comunicativo no atendimento de emergência pediátrica e que materiais são utilizados e necessários; construir material apelativo e facilitador da comunicação/intervenção para este contexto específico de prestação de serviços pediátricos. O estudo desenvolveu-se em três fases: a primeira de caráter descritivo, transversal e quantitativo, avaliando a perceção dos profissionais do INEM em relação à comunicação num atendimento de emergência, através da aplicação de um questionário. A segunda fase englobou a caracterização do contexto e do processo comunicativo, através de entrevistas em profundidade e da observação no terreno (estágio de observação), no âmbito da prestação de serviços de atendimento de emergência pediátrica pré-hospitalar, bem como a identificação do material existente. A terceira fase contemplou a criação de material facilitador da comunicação especificamente para este contexto, nomeadamente uma Prancha de Comunicação e um Cartão de Identificação Pediátrico. Os participantes foram profissionais do INEM que pudessem estar em contato direto com as vítimas pediátricas, tais como psicólogos, enfermeiros e técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH), a desempenharem funções em diferentes meios de assistência. As questões éticas foram asseguradas, assim como garantida a salvaguarda do anonimato dos participantes e a confidencialidade dos dados. Como principais resultados na primeira fase destaca-se a necessidade de formação na área da comunicação pediátrica e suas especificidades, assim como a implementação de materiais facilitadores do processo de comunicação. Na segunda fase desta investigação destaca-se a inexistência de facilitadores comunicativos pediátricos e novamente formação específica na área da comunicação pediátrica carente. Destaca-se assim, a necessidade de desenvolver materiais facilitadores da comunicação específicos para este contexto (como por exemplo, Pranchas Comunicativas e o Cartão de Identificação Pediátrico), e de formação específica na área da comunicação pediátrica e suas especificidades aos profissionais do INEM (principalmente casos excecionais como crianças com NE).
- Governance in the implementation of the UN sustainable development goals in higher education: global trendsPublication . Leal Filho, Walter; Abubakar, Ismaila Rimi; mifsud, Mark; Henrique, João Paulino Pires Eustachio; Albrecht, Clarissa Ferreira; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Borsari, Bruno; Sharifi, Ayyoob; Levesque, Vanessa; Ribeiro, Priscilla Cristina Cabral; LeVasseur, Todd J.; Pace, Paul; Trevisan, Laís; Dibbern, Thais AparecidaGovernance is a key component for implementing sustainable development (SD) initiatives in university teaching, research, and projects. This line of thinking also applies to implementing the United Nations (UN) sustainable development goals (SDGs). Despite the role of governance in guiding processes related to the SDGs, few studies have examined these relations in an integrative manner in higher education. To bridge this knowledge gap, this study assesses the connections between governance and implementing the SDGs at higher education institutions (HEIs). Specifically, it relies on two main methods. The first is a bibliometric analysis, where the literature on the topic has been analyzed. The second method uses case studies from a sample of universities. The combined dual approach has identified the extent to which governance issues influence how these organizations perceive and handle the SDGs. The study provides valuable recommendations that may assist HEIs in implementing the SDGs with a due emphasis on governance.
