Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-15"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Conhecimento da importância da dieta nos primeiros 1000 dias de vida em França: estudo transversalPublication . Rios, Margaux Marie; Rodrigues, RitaObjetivo: Identificar o conhecimento sobre a importância da dieta nos primeiros 1000 dias de vida, em França, por parte das grávidas/mães, assim como, as orientações dadas sobre esta temática pelos profissionais de saúde. Métodos: Estudo transversal, por aplicação de questionários online às grávidas/mães e aos profissionais de saúde. Resultados: A amostra foi constituída por 36 grávidas/mães e por 37 profissionais de saúde. 31,4% das mulheres afirmaram saber sobre o tema, 45,4% receberam aconselhamento nutricional pelo seu profissional de saúde. Relativamente à amamentação, 50% disseram fazê-la e 86,7% tiveram aconselhamento. Os profissionais de saúde (73%) afirmaram fazer aconselhamento nutricional, 94,1% recomendaram a amamentação e 50% dos profissionais falaram dos benefícios da amamentação na cavidade oral. Conclusão: O tema começa a ganhar notoriedade. A maioria das mulheres são aconselhadas pelos profissionais de saúde relativamente à dieta durante este período de tempo, mas não é ainda uma generalidade.
- Human immunodeficiency virus and repercussions in dental medicine: narrative reviewPublication . Assila, Zakaria; Cardoso, Inês LopesNos anos que se seguiram ao início da infeção por VIH, o foco foi a investigação terapêutica. Desde a introdução da terapia anti-retroviral em 1996, a mortalidade e morbilidade relacionadas com o VIH caíram drasticamente. Contudo, a epidemia permanece muito ativa, o que demonstra a necessidade de uma mudança de paradigma em termos de testes e prevenção. Os cuidados de saúde orais estão entre as mais importantes necessidades não satisfeitas das pessoas que vivem com VIH/SIDA, podendo dever-se às barreiras que enfrentam no acesso aos cuidados de saúde, tais como o estigma e o medo de discriminação. As pessoas que vivem com o VIH têm de facto relatado experiências negativas em consultórios dentários e com pessoal dentário. No entanto, há uma falta de estudos recentes e aprofundados que captem as perspectivas atuais das pessoas que vivem com VIH no que diz respeito ao acesso aos serviços dentários. Apesar dos avanços em quase todas as áreas de investigação do VIH e da SIDA, a doença é ainda mal compreendida. As lesões orais são comuns e variadas nas pessoas infectadas por VIH e estão entre os primeiros sintomas da infeção. Além disso, candidíase, leucoplasia pilosa oral, sarcoma de Kaposi afetam fortemente o prognóstico da progressão da infeção.
- A etiologia e a prevalência da halitose num grupo de crianças: estudo transversalPublication . Martins, Natacha Patrícia Gonçalves; Rodrigues, RitaObjetivo: Identificar, num grupo de crianças, os fatores etiológicos de halitose, assim como determinar a sua prevalência e averiguar os métodos de diagnóstico e de tratamento utilizados na prática clínica. Métodos: Estudo transversal, através de recolha de informação por aplicação de dois questionários online, um a responsáveis de crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 12 anos de idade e outro a médicos dentistas que consultem crianças. Resultados: Neste estudo participaram 138 crianças, das quais 43,5 %, segundo os responsáveis apresentavam halitose. No que diz respeito, à higienização da língua, das 60 crianças com halitose apenas 31,7 % fazia a sua higienização diária. Por outro lado, 65 % das crianças com halitose dormiam com a boca aberta e 20 % dessas crianças apresentavam um problema respiratório. No que concerne à associação entre a respiração oral e a altura do dia na qual as crianças apresentavam halitose, verificou-se que aproximadamente 45 % apresentava halitose só de manhã. Dos 31 médicos dentistas, 71 % utilizava como método de determinação da halitose, os métodos organoléticos e 66,7 % considera as instruções de higiene oral como tratamento principal para a halitose. Conclusão: A prevalência de halitose foi alta e comprovou-se a sua associação com a ausência de higienização da língua. No que concerne à sua etiologia respiratória verificou-se uma consistente associação com a halitose. Relativamente, à sua etiologia gástrica são necessários mais estudos.
- As goteiras oclusais: materiais e técnicas de confeção – revisão narrativaPublication . Achilli, Arnaud; Soares, TâniaAs goteiras oclusais podem ser usadas como meio terapêutico para diminuir as consequências do bruxismo. Nestes últimos anos, as técnicas para a sua confeção evoluíram consideravelmente com os avanços tecnológicos e o desenvolvimento das tecnologias CAD/CAM na área da medicina dentaria. A digitalização permite hoje em dia confecionar objetos de maneira subtrativa ou aditiva com recurso a máquinas especializadas. Esta revisão narrativa da literatura teve como objetivo explicar e descrever quais são as diferentes técnicas de confeção de goteiras oclusais disponíveis hoje em dia, e realizar uma comparação entre cada uma delas Nos estudos analisados, verificou-se que as goteiras oclusais fabricadas com recurso as técnicas aditivas e subtrativas apresentam boas propriedades em comparação as goteiras fabricadas de maneira convencional, consideradas até ao momento como o gold standard. Mais estudos in vivo são necessários para confirmar esses resultados promissores.
- Linguagem, sono e infância em perspectiva bakhtiniana: um estudo na fase escolar dos 8 aos 11 anosPublication . Fernandes, Sulamita da Silva e Souza; Ramalho, JoaquimO diálogo do pensamento bakhtiniano, estudos do Círculo de Bakhtin - intelectuais multidisciplinares que se dedicaram a temas referentes à linguagem norteiam a pesquisa. Ressalta-se a importância da obra de Bakhtin no embasamento teórico sobre a aquisição da linguagem e a importância do sono da criança para esse desenvolvimento, bem como possíveis perturbações que possam ocorrer nesse processo. A privação e os distúrbios relacionados ao sono são peculiares aos problemas relacionados à escrita e a leitura em estudantes de uma escola de ensino fundamental. O sono é uma necessidade vital que gera energia física, psíquica e intelectual. Atualmente, devido aos hábitos sociais e culturais contemporâneos, estudantes têm dormido menos. Neste trabalho foram estudados 89 alunos, com idades compreendidas entre 8 a 11 anos, frequentadores de uma escola de Ensino Fundamental pública. Para levar a cabo esse estudo, aplicou-se o Questionário do sono de Reimão e Lefevre (QRL) que aborda diversos distúrbios do sono na infância. Uma má qualidade do sono pode acarretar dificuldades de concentração e atenção, cansaço, depressão e ansiedade, desencadeando assim dificuldades no desenvolvimento da linguagem, esse dado pode ser confirmado na pesquisa. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou levantar dados sobre a privação e distúrbios do sono que podem prejudicar o desenvolvimento global , dialogando sobre a importância da obra de Bakhtin e do Círculo quanto a Linguagem. Buscou-se compreender esse processo sob a perspectiva dialógica, alertando a comunidade escolar sobre a importância do sono para o desenvolvimento da linguagem. O presente estudo constatou a necessidade do conhecimento e da conscientização dos professores e responsáveis da importância da higiene do sono para a qualidade de vida e melhor desenvolvimento pedagógico dos estudantes, minimizando dificuldades relacionadas à leitura e à escrita. Um Programa de intervenção em relação à higiene do sono foi implantado, voltado aos estudantes da escola pesquisada, concluindo com relatos de mudanças positivas e da conscientização das famílias na continuidade da higiene do sono, atestando o impacto da intervenção.
- Relação entre extração dos terceiros molares e patologias articulares: revisão narrativaPublication . Conti, Carola Orlando; Sardinha, JoanaO termo Disfunção Temporomandibular (DTM) é um termo que abrange uma série de problemas que envolvem os músculos da mastigação, a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas. Considera-se que a etiologia é multifactorial podendo estar envolvidos vários fatores, nomeadamente o trauma. A exodontia do terceiro molar é um ato clínico muito frequente no dia-a-dia do médico dentista. A exigência de uma abertura sustentada da boca, por vezes por extensos períodos de tempo, e a aplicação de forças excessivas sobre a mandíbula, consequentemente transmitidas na região articular leva a considerar este ato cirúrgico, segundo alguns autores, como fator quer desencadeante quer perpetuante na DTM articular. A avaliação articular pré-operatória deve ser aconselhada para um melhor planeamento da técnica cirúrgica, previsão do tempo cirúrgico e ajuste às necessidades do paciente de modo a prevenir possíveis complicações na ATM. Objectivo: Realizar uma revisão bibliográfica narrativa da literatura existente, de modo a perceber a possível relação entre a exodontia dos terceiros molares e as desordens temporomandibulares articulares.
- Violência doméstica e exercício das responsabilidades parentais: uma análise das decisões judiciaisPublication . Ferreira, Ana Rita Barros Vale; Sani, Ana IsabelContrariamente às recomendações da Convenção de Istambul, a literatura sugere que os Tribunais de Família e Menores (TFM) continuam a decidir por regimes de partilha das Responsabilidades Parentais (RP), em casos onde ocorre ou é alegada Violência Doméstica (VD) entre progenitores, colocando a segurança das vítimas, especialmente mulheres e crianças, em risco. Com o objetivo de analisar de que modo as decisões judiciais proferidas em processos de Regulação das Responsabilidades Parentais (RRP), onde foi alegada VD, cumprem com as diretivas da Convenção de Istambul e de conhecer os fatores que estão na base dessas decisões, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a seis magistradas/os de TFM. Da análise qualitativa dos dados emergiram três temas principais que se reportam às características dos processos (quanto à prevalência das alegações e à articulação entre as áreas crime e cível), aos fatores na base das decisões judiciais (avaliação de risco, acordo entre as partes, alegações falsas, opinião das crianças e Convenção de Istambul) e aos impactos da partilha das RP entre a vítima e a pessoa ofensora (escalada da violência e instrumentalização das crianças). Os resultados suportam a literatura sobre o tema e permitem refletir acerca da importância de formar estas/es profissionais acerca das dinâmicas da VD, para que as suas decisões não favoreçam a perpetuação da violência.