Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Potencial antimicrobiano dos canabinóidesPublication . Araújo, Maria Duarte Andrade Barbosa de; Coelho, Maria JoãoNo cenário de combate à resistência bacteriana aos antibióticos, muitas substâncias têm sido investigadas quanto à sua potencial atividade antibacteriana, incluindo substâncias provenientes de produtos naturais. Os canabinóides têm sido associados a múltiplas e potenciais atividades biológicas, com destaque para as suas propriedades ansiolíticas e antipsicóticas, anti-inflamatórias, analgésicas, antioxidantes e neuroprotetoras. Estes compostos poderão ser utilizados no tratamento de infeções microbianas, potenciando o efeito dos fármacos normalmente utilizados. A investigação relativamente ao potencial antimicrobiano dos canabinóides forneceu conhecimentos importantes sobre a sua eficácia contra microrganismos resistentes a medicamentos, embora o seu uso seja controverso. No entanto, ainda é necessário realizar mais pesquisas e estudos clínicos para fundamentar a sua aplicação terapêutica. Desta forma, neste trabalho, foi possível verificar que os canabinóides apresentam potencial antimicrobiano contra alguns microrganismos e também que o uso de canabinóides conjugados com tratamentos convencionais pode conduzir a um efeito sinérgico.
- A contribuição do teatro pedagógico para o desenvolvimento da comunicação e da criatividade do aluno: uma investigação com educadores e pais do Ensino Fundamental em uma escola na cidade de Barueri, São Paulo, BrasilPublication . Lavezzo, Elaine; Silva, IsabelEsta tese investiga o impacto do teatro pedagógico para potencializar o desenvolvimento de habilidades e competências consideradas muito importantes para a formação do cidadão do século XXI, tais como a criatividade e a comunicação, entre outras. O objetivo geral da investigação é apresentar a contribuição do teatro pedagógico como ferramenta educacional inovadora, que pode ser utilizada em diferentes cenários educacionais. Para contracenar com o objetivo geral, esta tese está dividida em quatro artigos, articulados em dois estudos teóricos e dois estudos empíricos. O primeiro artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura para dialogar com o objetivo específico que é: identificar a contribuição do teatro pedagógico para potencializar a comunicação e a criatividade. A primeira revisão sistemática da literatura mostra a abrangência do teatro como importante instrumento pedagógico para potencializar a criatividade e a comunicação de crianças e jovens no mundo. O segundo artigo também utiliza como metodologia a revisão sistemática da literatura para atender ao segundo objetivo específico que é: identificar a contribuição do teatro pedagógico para o desenvolvimento da linguagem. Os estudos que integram o segundo artigo atestam que a intervenção baseada no teatro pode promover a comunicação tanto por meio da interação social, como por meio do uso de técnicas de leitura dramática. O terceiro artigo mostra como se estrutura a metodologia do Teatro do Método Pedagógico Holístico na prática escolar e, por meio de um estudo empírico realizado em uma escola particular da cidade de Barueri, busca atender ao terceiro objetivo específico que é: apresentar o Teatro do Método Pedagógico Holístico e sua contribuição para o desenvolvimento de habilidades comunicacionais, criativas, colaborativas e socioemocionais. O quarto artigo apresenta o estudo empírico realizado com os familiares dos alunos busca atender ao quarto objetivo específico que é: verificar a percepção dos educadores e familiares a respeito da proposta do Teatro do Modelo Pedagógico Holístico para o desenvolvimento de habilidades de comunicação, a criatividade, o engajamento, a flexibilidade, o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e o respeito às diferenças. No 3º e 4º capítulos, os estudos exploratórios, de carácter transversal e com adoção de métodos mistos, qualitativos e quantitativos, concluem que o Teatro Pedagógico do Método Holístico é considerado uma ferramenta eficaz para a melhora da comunicação e criatividade dos alunos, além de promover o trabalho colaborativo, o pensamento crítico, o engajamento e as competências socioemocionais.
- Respiração oral e suas implicações na má oclusão dentária: revisão sistemáticaPublication . Pierson, Virgile Edouard Etienne; Macho, VivianaEsta revisão sistemática teve com objetivo avaliar se as crianças com respiração oral apresentam maior prevalência de anomalias de oclusão. Pretendeu-se responder à seguinte questão: A respiração oral está relacionada com alterações na oclusão na cavidade oral? A metodologia foi realizada através de uma pesquisa nas bases de dados PubMed, Cochrane Library e Scielo e no diretório B-on. Na pesquisa foram aplicados os seguintes filtros: limite temporal últimos 10 anos (2013-2023), "free full text" e o idioma em português, inglês e francês. Foram incluídas crianças de idade inferior a 18 anos com respiração oral e artigos de investigação observacionais. Foram excluídos artigos de revisão sistemática, artigos meta-analíticos, estudos caso-controlo, artigos de revisão, estudos realizados em adultos e estudos em crianças sem respiração oral. No levantamento bibliográfico preliminar nas bases de dados eletrônicas obtiveram-se 112 artigos. Após a remoção de 10 artigos duplicados, foram excluídos após leitura dos títulos 69 artigos e 15 após leitura do resumo, tendo sido eliminados 94 artigos. Dos 18 artigos selecionados para a leitura completa foram aplicados os critérios de elegibilidade apurando um total de 6 artigos. Dois autores independentes realizaram a extração dos dados e avaliaram o risco de viés e a qualidade dos estudos. Foi necessário incluir um terceiro avaliador para desempate em situações de inconcordância entre os outros dois avaliadores. Após avaliação crítica metodológica verificou-se que os 6 artigos cumpriam os requisitos necessários para serem incluídos nesta revisão sistemática. As anomalias oclusais encontradas na criança com respiração oral foram: classe II de Angle, mordida aberta anterior, mordida cruzada posterior, overjet aumentado, palato estreito e discrepância maxilomandibular. O reconhecimento imediato e o tratamento precoce da respiração oral são essenciais para reduzir as suas consequências prejudiciais a longo prazo. A intervenção precoce é fundamental para prevenir ou corrigir as anomalias oclusais em crianças com tendência à respiração oral. A conscientização sobre este problema e o acesso adequado a cuidados especializados permitem melhorar significativamente a qualidade de vida das crianças, promovendo um crescimento facial harmonioso e garantindo uma saúde oral ótima.