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O impacto da amamentação no desenvolvimento de habilidades da linguagem infantil: um estudo populacional

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Abstract(s)

O adequado desenvolvimento da linguagem oral na infância é fundamental e um dos marcos mais importantes para que a criança desenvolva outras capacidades cognitivas e sócioemocionais. Recentemente, estudos de forte impacto a nível global sugeriram que a amamentação poderia influenciar o desenvolvimento cognitivo. Evidenciaram a sua importância enquanto atividade motora da linguagem, e o seu reflexo em aspetos cognitivos (O presente estudo visou contribuir nesse sentido, evidenciando um dos marcos cruciais do desenvolvimento infantil: a linguagem e que comportamentos neonatais ajudam a protegê-la. Teve por objetivo compreender o impacto do aleitamento materno no desenvolvimento de diferentes aspetos da linguagem infantil e verificar se existe relação entre o tempo ou exclusividade da amamentação e os resultados do protocolo de avaliação da linguagem. Na presente investigação define-se como população os estudantes de 24 a 36 meses (de idade, da rede pública de escolas de educação infantil da cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil. 193 crianças passaram pelo processo completo de avaliação (questionário preenchido pelos pais ou responsáveis e avaliação presencial, gravada em vídeo, para análise através do protocolo de observação comportamental, PROC). Os resultados obtidos nas diferentes provas foram submetidos à análise estatística com descrição dos valores da média, mediana, percentis 25 e 75 e desvio padrão. Foi considerado significante o valor de p < 0,05. No presente estudo foi possível observar a ação do tempo e da exclusividade da amamentação no desenvolvimento de todas as capacidades da linguagem infantil avaliadas pelo PROC. Demonstra-se que não somente as capacidades verbais (que justificadamente poderiam melhorar os scores pela ação da amamentação na musculatura facial), mas também as de aquisição e desenvolvimento da linguagem (como a compreensão verbal, a manipulação do objeto, o desenvolvimento do simbolismo, a organização do brinquedo, e os aspetos do desenvolvimento cognitivo) sofreram um impacto positivo na correlação “quanto maior o período de aleitamento materno exclusivo, maior a pontuação."
The adequate development of oral language in infancy and childhood is fundamental and one of the most important factors in the progression of other skills, as well as in the process of socialization. However, recent global studies strongly suggest that breastfeeding could influence cognitive development. These studies evidenced the importance of breastfeeding in the motor activity of language (and its reflection in cognitive aspects. This study aimed to contribute in this sense, highlighting one of the crucial milestones of child development: language, and which neonatal behaviors help protect it. Along these lines, this research sought to understand the impact of breastfeeding on the different aspects of child language development and to verify the existence of a connection between the time or exclusivity of breastfeeding and the specific results of language evaluation protocols. The subjects in this investigation were students between 24-36 months of age in preschools of the public school system in the city of Canoas, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. One hundred ninety-three children were evaluated using a questionnaire completed by parents or guardians, as well as in-person evaluation recorded by video for analysis using a protocol for observational behavior. The results obtained from the different tests were submitted for statistical analysis consisting of mean, median, 25th and 75th percentiles, and standard deviation. A value of p < 0.05 was considered significant. In this study, it was possible to observe the effects of the time of exclusive breastfeeding in the development of every capacity of child language learning evaluated by the PROC.* The research showed that not only verbal capacities (an improvement which could be justified by the effects of breastfeeding on the facial muscles), but also the acquisition and development of language (such as verbal comprehension, object manipulation, use of symbolism, organization of toys, and aspects of cognitive development) were impacted positively in the correlation “the longer the period of exclusive breastfeeding, the better the results.”
Le développement adéquat du langage oral lors de l'enfance est fondamental et l'un des moments les plus marquants pour que l'enfant développe d'autres habilités et puisse socialiser. Cependant, des récentes études à fort impact à niveau global ont suggéré que l'allaitement maternel pourrait influencer le développement cognitif de l'enfant. Ils ont souligné son importance notamment quant à l'activité motrice de langage (et son reflet sur l'aspect cognitif. La présente étude a visé contribuer dans ce sens, soulignant l'un des moments cruciaux du développement enfantin : le langage et les comportements néonatals aident à la protéger. De cette manière, cette étude a eu pour objectif de comprendre l'impact de l'allaitement maternel sur le développement des différents aspects du langage de l'enfant et de vérifier s'il existe une relation entre le temps ou l'exclusivité de l'allaitement ainsi que les résultats spécifiques du protocole d'évaluation du langage. Lors de cette investigation, l'échantillon de population étudié est composé d'étudiants de 24 à 36 mois (non complétés) d'âge, dans des établissements publics dans les villes de Canoas, Rio Grande do Sul, Brésil. 193 enfants sont passés par le processus complet d'évaluation (questionnaire complété par les parents ou représentants légaux et une évaluation présidentielle enregistrée en vidéo pour analyse selon le protocole d'observation comportementale). Les résultats obtenus lors des différentes épreuves ont été soumis pour analyse statistique avec descriptions des valeurs de moyenne, médiane, pourcentage 25, 75 e déviation de la norme. La valeur de p<0,05 a été considéré important. Dans la présente étude, il a été possible d'observer l'action du temps d'exclusivité dans le développement de toutes les capacités de langage de l'enfant évaluées par le PROC. A été démontré que non seulement les capacités verbales (que notamment pourraient améliorer les résultats par l'action de l'allaitement maternel dans la musculature faciale), mais aussi de l'acquisition et développement du langage (comme la compréhension verbale, la manipulation de l'objet, le développement de la symbolisme, l'organisation du jouet, et les aspects de développement cognitif ont eu un impact positif dans la corrélation «plus grande la période de l'allaitement exclusif, plus grand sera le résultat ».

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Linguagem Cognição Desenvolvimento infantil Amamentação Aleitamento materno Language Cognition Child development Breast feeding Langage Cognition Développement de l’enfant Allaitement naturel

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