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- A proficiência em leitura na educação básica no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa com base nos resultados do Programa Internacional de Avaliação de EstudantesPublication . Figueiredo, Nara Cláudia Alvoredo da Cruz; Costa, Ana; Colares, Maria Lilia Imbiriba SousaDisserta este estudo a visibilização comparativa do desempenho dos estudantes brasileiros e portugueses no letramento em leitura nas avaliações do PISA. Os dois países operam os resultados como instrumentos de aferição da qualidade educacional. Entre 2009 a 2018 consideramos o recorte de tempo nesta investigação. A pesquisa teve por objetivo analisar a relação entre os resultados do PISA no letramento da leitura do Brasil e Portugal, com os processos de melhorias educacionais relativos à leitura, nos referidos países. A coleta de dados, no Brasil, percorreu consultas disponíveis nos portais públicos, do Inep (relatórios oficiais do PISA), do QEdu Redes(Brasil), no site do Censo Escolar, da Constituição Federal de 1988, do IBGE, da LDB/96, do PNE/2014 e em Portugal, no Ministério da Educação e Ciência, no IAVE (relatórios oficiais do PISA), na OCDE e outros. É uma pesquisa exploratória (Gil, 2002), com metodologia bibliográfica. Teoricamente, para refletir sobre a leitura e suas diferentes concepções, amparamos-nos em Koch (2009), Elias (2009), Marcuschi (2008), Pelandré (2005), Carvalho (2011), Ferreiro (2010), Solé (1998), Kleiman (2000; 2003), Geraldi (1997; 2006), Freire (2003), Soares (2008; 2009) e outros. Justifica-se a opção pelo método comparado em razão de a educação comparada promover uma natureza avaliativa e prospecta, favorecendo a identificação mais eficiente em comparação de objetos (Ferreira, 2008). Constatamos que tanto o Brasil quanto Portugal avançaram na pontuação das notas de leitura em 2009 e 2018. Evidenciamos que os resultados do último PISA, no Brasil, metade dos estudantes avaliados ainda não atingiram o básico para a compreensão leitora, cerca de 50% estão no nível 2 da matriz de referência e em Portugal, os estudantes alcançam 80%, pelo menos, o nível 2 e com evidentes avanços para o nível 3. A nota do Brasil em leitura neste ciclo chegou a 413 pontos, permanecendo abaixo da nota dos alunos da OCDE com 487, apresentando uma diferença de 74 pontos. Portugal obteve 492 pontos, ultrapassando em 5 pontos a nota dos alunos da OCDE. Concluiu-se que as políticas públicas brasileiras e os resultados do PISA apresentam relação fragilizada para a melhoria da Educação; Políticas públicas em Portugal têm contribuído para a qualificação educacional. Sugere-se mais estudos de análises comparadas entre países participantes do PISA sobre o desempenho dos alunos no domínio da leitura.
- Utilização de probióticos tópicos no controlo da dermatite atópicaPublication . Beleza, Liliana Patrícia Pereira de Noronha; Coelho, Maria JoãoA pele é o maior órgão do corpo e está constantemente exposta a desafios físicos, químicos e biológicos. A microbiota da pele representa um ecossistema composto por inúmeras espécies microbianas interagindo entre si e com células epiteliais e imunes do hospedeiro. A microbiota proporciona benefícios à saúde, apoiando funções essenciais da pele e inibindo a colonização por microrganismos patógenos. No entanto, a perturbação do equilíbrio microbiano pode resultar em disbiose e promover doenças de pele, como a dermatite atópica. Trata-se de uma doença inflamatória crónica da pele com forte tendência familiar apesar de não se conhecerem padrões específicos de hereditariedade. Representa uma carga significativa nos recursos de saúde e na qualidade de vida dos pacientes onde apresenta um complexo diagnóstico, de amplo espectro de apresentações clínicas e combinações de sintomas que pode afetar todas as faixas etárias. Os probióticos são úteis para distúrbios específicos e têm demonstrado direta ou indiretamente efeitos relevantes no aparelho cutâneo o que aumentou a quantidade de produtos formulados com probióticos de uso tópico. A bacterioterapia probiótica pode ter um grande potencial na prevenção de manifestações clínicas e tratamento de doenças da pele, incluindo a dermatite atópica. Estudos preliminares são otimistas relativamente ao seu uso, mas são necessários estudos adicionais para determinar o efeito completo que os probióticos têm sobre a pele.
- Efeito do exercício terapêutico resistido em membros inferiores associado ao exercício aeróbico, no controlo da hipertensão arterial de idososPublication . Miranda, Anna Fabiani Gomes; Cervaens, MarianaO objetivo do presente estudo foi realizar um estudo randomizado, sobre o efeito do exercício físico resistido em membros inferiores (MMII) associado ao aeróbico em indivíduos idosos portadores de hipertensão arterial no município de Araruama. Um total de 43 indivíduos selecionados para o estudo, com uma média de idades 68,44 ± 3,94 anos, sendo 17 indivíduos do género masculino (39,5%) e 26 do género feminino (60,5%), foram randomizados e alocados de forma aleatória, e divididos em dois grupos (Grupo controlo 21) e (Grupo experimental 22) com os quais foram executados dois programas de atividades física: o grupo de controlo caminhada e o grupo experimental caminhada e exercício de força nos MMII, durante 12 semanas, três sessões por semana com duração de 60 minutos, Todos os indivíduos passaram previamente por tomada dos dados sociodemográficos e de aferição da pressão arterial e realização do teste de caminhada 6 minutos e de uma repetição máxima. Antes de cada sessão de exercícios e após 5 minutos de repouso era verificada a pressão arterial e no final das 12 semanas de intervenção foi realizada uma média dessas pressões utilizando a fórmula de pressão média (PAM). O exercício terapêutico aeróbico realizado foi a caminhada numa passadeira ergométrica com duração de até 30 minutos, a 40%-60% da Frequência Cardíaca de Reserva. Para acompanhar a intensidade de treino aeróbico, utilizamos a escala de Borg e a frequência cardíaca. O grupo de exercícios aeróbico e resistido realizou a caminhada numa passadeira ergométrica com duração de até 30 minutos como já descrito, e exercício resistido com duração de 15 minutos no total. Os exercícios foram executados no formato circuito sendo realizados em três séries de 8 a 12 repetições de 60 a 70% de uma repetição máxima. Foi verificado melhorias em todas as variáveis nos dois grupos analisados. Com relação a PAM observamos um efeito hipotensor em todos os idosos dos dois grupos, independente do treino realizado.