Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A contribuição do teatro pedagógico para o desenvolvimento da comunicação e da criatividade do aluno: uma investigação com educadores e pais do Ensino Fundamental em uma escola na cidade de Barueri, São Paulo, Brasil

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TD_37910.pdfTese_de_doutoramento_379102.09 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta tese investiga o impacto do teatro pedagógico para potencializar o desenvolvimento de habilidades e competências consideradas muito importantes para a formação do cidadão do século XXI, tais como a criatividade e a comunicação, entre outras. O objetivo geral da investigação é apresentar a contribuição do teatro pedagógico como ferramenta educacional inovadora, que pode ser utilizada em diferentes cenários educacionais. Para contracenar com o objetivo geral, esta tese está dividida em quatro artigos, articulados em dois estudos teóricos e dois estudos empíricos. O primeiro artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura para dialogar com o objetivo específico que é: identificar a contribuição do teatro pedagógico para potencializar a comunicação e a criatividade. A primeira revisão sistemática da literatura mostra a abrangência do teatro como importante instrumento pedagógico para potencializar a criatividade e a comunicação de crianças e jovens no mundo. O segundo artigo também utiliza como metodologia a revisão sistemática da literatura para atender ao segundo objetivo específico que é: identificar a contribuição do teatro pedagógico para o desenvolvimento da linguagem. Os estudos que integram o segundo artigo atestam que a intervenção baseada no teatro pode promover a comunicação tanto por meio da interação social, como por meio do uso de técnicas de leitura dramática. O terceiro artigo mostra como se estrutura a metodologia do Teatro do Método Pedagógico Holístico na prática escolar e, por meio de um estudo empírico realizado em uma escola particular da cidade de Barueri, busca atender ao terceiro objetivo específico que é: apresentar o Teatro do Método Pedagógico Holístico e sua contribuição para o desenvolvimento de habilidades comunicacionais, criativas, colaborativas e socioemocionais. O quarto artigo apresenta o estudo empírico realizado com os familiares dos alunos busca atender ao quarto objetivo específico que é: verificar a percepção dos educadores e familiares a respeito da proposta do Teatro do Modelo Pedagógico Holístico para o desenvolvimento de habilidades de comunicação, a criatividade, o engajamento, a flexibilidade, o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e o respeito às diferenças. No 3º e 4º capítulos, os estudos exploratórios, de carácter transversal e com adoção de métodos mistos, qualitativos e quantitativos, concluem que o Teatro Pedagógico do Método Holístico é considerado uma ferramenta eficaz para a melhora da comunicação e criatividade dos alunos, além de promover o trabalho colaborativo, o pensamento crítico, o engajamento e as competências socioemocionais.
This thesis investigates the impact of pedagogical theater in enhancing the development of skills and competencies considered very important for the formation of 21st century citizens, such as creativity and communication, among others. The general objective of the research is to present the contribution of pedagogical theater as an innovative educational tool that can be used in different educational settings. In order to counteract the general objective, this thesis is divided into four articles, articulated in two theoretical studies and two empirical studies. The first article presents a systematic review of the literature to dialogue with the specific objective, which is: to identify the contribution of pedagogical theater in enhancing communication and creativity. The first systematic review of the literature shows the scope of theater as an important pedagogical instrument in enhancing creativity and communication in children and young people around the world. The second article also uses the systematic review of the literature as a methodology to meet the second specific objective, which is: to identify the contribution of pedagogical theater to the development of language. The studies included in the second article attest that theater-based intervention can promote communication both through social interaction and through the use of dramatic reading techniques. The third article shows how the methodology of the Theater of the Holistic Pedagogical Method is structured in school practice and, through an empirical study carried out in a private school in the city of Barueri, seeks to meet the third specific objective, which is: to present the Theater of the Holistic Pedagogical Method and its contribution to the development of communication, creative, collaborative and socio-emotional skills. The fourth article presents the empirical study carried out with the students' families, seeking to meet the fourth specific objective, which is: to verify the perception of educators and families regarding the proposal of the Theater of the Holistic Pedagogical Model for the development of communication skills, creativity, engagement, flexibility, critical thinking, collaborative work and respect for differences. In the 3rd and 4th chapters, exploratory studies, of a cross-sectional nature and with the adoption of mixed, qualitative and quantitative methods, conclude that the Pedagogical Theater of the Holistic Method is considered an effective tool for improving students' communication and creativity, in addition to promoting collaborative work, critical thinking, engagement and socio-emotional skills.
Cette thèse étudie l'impact du théâtre pédagogique pour améliorer le développement d'aptitudes et de compétences considérées comme très importantes pour la formation des citoyens du 21e siècle, comme la créativité et la communication, entre autres. L'objectif général de l'enquête est de présenter l'apport du théâtre pédagogique en tant qu'outil pédagogique innovant, pouvant être utilisé dans différents scénarios pédagogiques. Pour soutenir l'objectif général, cette thèse est divisée en quatre articles, répartis en deux études théoriques et deux études empiriques. Le premier article présente une revue systématique de la littérature pour discuter de l'objectif spécifique, qui est: identifier la contribution du théâtre pédagogique à l'amélioration de la communication et de la créativité. La première revue systématique de la littérature montre la portée du théâtre en tant qu'instrument pédagogique important pour améliorer la créativité et la communication des enfants et des jeunes du monde entier. Le deuxième article utilise également une revue systématique de la littérature comme méthodologie pour répondre au deuxième objectif spécifique, qui est: identifier la contribution du théâtre pédagogique au développement du langage. Les études qui composent le deuxième article attestent que l'intervention théâtrale peut favoriser la communication à la fois par l'interaction sociale et par l'utilisation de techniques de lecture dramatique. Le troisième article montre comment la méthodologie du Théâtre de Méthode Pédagogique Holistique est structurée dans la pratique scolaire et, à travers une étude empirique réalisée dans une école privée de la ville de Barueri, cherche à répondre au troisième objectif spécifique, qui est: présenter la Méthode Théâtre. Pédagogique holistique et sa contribution au développement des compétences de communication, créatives, collaboratives et socio-émotionnelles. Le quatrième article présente l'étude empirique réalisée auprès des familles des étudiants, cherchant à répondre au quatrième objectif spécifique, qui est: vérifier la perception des éducateurs et des membres des familles concernant la proposition du Théâtre Modèle Pédagogique Holistique pour le développement des compétences de communication, créativité, engagement, flexibilité, pensée critique, travail collaboratif et respect des différences. Dans les 3ème et 4ème chapitres, des études exploratoires, de nature transversale et avec l'adoption de méthodes mixtes, qualitatives et quantitatives, concluent que la Méthode Holistique Théâtre Pédagogique est considérée comme un outil efficace pour améliorer la communication et la créativité des élèves, en plus de promouvoir travail collaboratif, pensée critique, engagement et compétences socio-émotionnelles.

Description

Keywords

Criatividade Comunicação Teatro do método pedagógico holístico Creativity Communication Theater of the holistic pedagogical method Créativité Communication Théâtre de la méthode pédagogique holistique

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue