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FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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  • O impacto do bullying nos praticantes de futebol: dos 10 aos 15 anos
    Publication . Coimbra, Mariana Filipa Guedes; Costa, Ana
    Ao longo dos anos, têm surgido cada vez mais estudos sobre o tema do bullying (Almeida et al, 2008; Olweus, 2010; OPP, 2022). Os contextos onde ocorre interação social entre indivíduos são propícios para a manifestação de incidentes de bullying e além do ambiente escolar, o contexto desportivo representa outro cenário no qual muitas crianças e adolescentes dedicam uma quantidade significativa do seu tempo (Vaz et al, 2022). O bullying no ambiente desportivo tem-se tornado um tema de preocupação crescente entre os pesquisadores pois o bem-estar emocional e autoestima dos jovens atletas está diretamente ligado com o seu desempenho (Marracho et al, 2021). O presente estudo tem como principal objetivo verificar a incidência do bullying no contexto desportivo, tendo como base uma pergunta de partida: qual será o impacto do bullying no contexto desportivo nos diferentes escalões? Participaram deste estudo 67 atletas do sexo masculino com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos (M=12,16; DP=1,620), abrangendo 4 escalões de competição e turmas de futebol de uma escola do grande Porto. O instrumento utilizado foi um questionário (Costa & Calobra, s/d) constituído por 28 perguntas, com o intuito de recolher informações sobre e frequência e duração dos comportamentos do bullying, os intervenientes envolvidos, o tipo de agressão mais frequente, assim como os locais e contextos onde estes ocorrem. Verificou-se uma incidência do bullying no contexto desportivo sendo que a maioria dos atletas que afirmaram conhecer alguém que já foi vítima de bullying são do escalão de Sub 13, que compreende idades entre os 11 e os 13 anos e que existiu abandono desportivo devido ao bullying. O local mais frequente para ocorre episódios de bullying é no campo durante dos treinos sendo o tipo de bullying mais comum o verbal. Os agressores maioritariamente são atletas mais velhos e da mesma equipa que as vítimas.
  • Estratégias de comunicação para o fomento da liderança feminina
    Publication . Peruffo, Beatriz Maria Luchese; Toldy, Teresa Martinho
    A pesquisa aborda a participação das integrantes e convidadas da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Sul – OABRS durante a gestão 2016/2018, com foco nas estratégias de comunicação adotadas para fomentar a liderança feminina. Reconhecendo a comunicação como um elemento-chave para o fortalecimento feminino, o estudo analisa a importância dessas estratégias na ampliação da presença de mulheres em cargos de poder na OABRS, em outras instituições, empresas e na política, promovendo a igualdade entre homens e mulheres. O principal objetivo consiste em analisar o fomento da participação, representação política, fortalecimento feminino e possíveis transformações nas relações de gênero através de estratégias de comunicação utilizadas, e, se foram divulgadas no site da OABRS visando aumentar o número de mulheres nos cargos de poder. A metodologia consistiu em uma pesquisa quantitativa por meio de questionário online, aplicado às integrantes e convidadas da Comissão da Mulher Advogada da OABRS, complementada com informações fornecidas pela própria instituição. Os resultados evidenciam a importância das estratégias de comunicação na promoção da liderança feminina, destacando seu papel na conscientização sobre desigualdades de gênero e no fortalecimento da presença de mulheres em posições de poder. A pesquisa conclui que a comunicação inclusiva e direcionada é um instrumento essencial para a transformação social, pois contribui para romper barreiras estruturais e abrir caminhos para a igualdade de gênero em diferentes esferas da sociedade.
  • A perceção do profiling criminal na investigação e solução de crimes: uma análise criminológica multifacetada
    Publication . Cruz, Vera Mónica Neves; Trindade, Jorge
    Os comportamentos desviantes ao longo da história da humanidade sempre despertaram um misterioso interesse. O conhecimento científico sobre a criminalidade tem-se expandido, adicionando fatores de análise em várias áreas. O objetivo é detetar as causas desses comportamentos e, se possível, preveni-los, considerando a segurança das sociedades como uma preocupação. Para fortalecer a identidade profissional do criminólogo em Portugal e a sua conexão com as forças policiais, uma investigação foi conduzida para fornecer uma visão abrangente do Profiling Criminal, uma técnica auxiliar na investigação criminal. O estudo abrangeu uma explicação detalhada dessa técnica, o seu contexto histórico, autores relevantes, metodologias e enquadramento legal. No entanto, a revisão da literatura revelou uma falta de estudos de casos cientificamente validados na área do Profiling Criminal. Portanto, é essencial fortalecer o conhecimento científico para elevar a técnica acima do ceticismo. O Profiling Criminal é uma técnica utilizada por investigadores para analisar padrões comportamentais e psicológicos de criminosos com base em evidências encontradas em cenas de crime. Essa abordagem visa ajudar a identificar características específicas do autor do crime, como motivações, traços de personalidade e possíveis perfis demográficos. Nesta dissertação, explora-se a perceção do Profiling Criminal em diferentes contextos: • Identificação de Suspeitos: Investigadores usam o Profiling para criar perfis de suspeitos com base nas características comportamentais, modus operandi e outros fatores. Avaliam se esses perfis ajudam a identificar rapidamente possíveis autores de crimes. • Limitações e Críticas: Abordagem das limitações do Profiling Criminal, incluindo vieses, falta de validação empírica e a necessidade de considerar outras evidências além do perfil. • Perspetivas Multifacetadas: Considera-se abordagens multidisciplinares, como a integração de dados forenses, psicologia, sociologia e análise estatística. Essa análise multifacetada permite uma visão mais completa da eficácia do Profiling. Em conclusão, o Profiling Criminal é uma ferramenta poderosa, mas não infalível, na investigação e solução de crimes. A sua aplicação eficaz requer uma abordagem holística e crítica, considerando suas vantagens e desvantagens.
  • Crime organizado e liderança: as mulheres no submundo do tráfico de droga
    Publication . Oliveira, Beatriz de Sousa; Ferreira, José; Pinto, António Paulo Vieira
    Atualmente, podemos considerar que o tema do papel das mulheres no tráfico de droga é pertinente de ser estudado. Apesar de, por todo o mundo, uma grande parte das condenações se dever a crimes relacionados com o tráfico de droga, o certo é que relativamente à mulher enquanto parte integrante do mesmo, ainda pouco se sabe. Do que temos conhecimento, ainda temos muito presente a ideia de que as mulheres são condenadas por este crime por serem consumidoras, vendedoras e correio de droga, todavia as mulheres desempenham outras funções nas redes de tráfico. As mulheres podem ser e são líderes de organizações criminosas. Iniciamos este estudo com o intuito de aprofundar conhecimentos sobre o papel das mulheres no crime organizado, nomeadamente em redes de tráfico de droga. A investigação foi dividida em duas partes. Primeiro, procedemos à revisão de literatura e tentamos perceber que fatores influenciam as mulheres envolvidas no tráfico de estupefacientes. Encontramos referência a grandes nomes na história do tráfico de droga mundial como Griselda Blanco e Lola la Chata, como também exemplos de mulheres portuguesas - Maria da Natividade e Maria do Céu. Na segunda parte do estudo, recolhemos e analisamos dados estatísticos disponibilizados pelos órgãos de polícia criminal e outras entidades oficiais, efetuando uma análise crítica dos mesmos, seguida da sua interpretação, no sentido de tentar demonstrar a existência de um eventual perfil. Analisado o perfil sociodemográfico destas mulheres, constatamos que provêm de um contexto socioeconómico desfavorecido e o tráfico surge como forma de subsistência financeira.
  • Associação entre inteligência emocional e gestão de conflitos na relação de casais do mesmo sexo
    Publication . Pereira, Mariana Cristina Costa; Cunha, Pedro
    A Inteligência Emocional tem sido um foco de crescente interesse científico. A presente investigação está dedicada ao seu estudo na vida conjugal em casais do mesmo sexo, sendo perspetivada em distintas dimensões como a perceção e compreensão dos casais sobre as suas emoções e as emoções da pessoa com quem partilham uma vida, a capacitação para expressarem corretamente as emoções e para saberem decifrar diariamente as expressões, a aplicação dessas perceções e expressões para lidarem com as emoções, alcançando o objetivo de gerir situações complexas que surgem continuamente no contexto conjugal. De forma mais específica, na pesquisa empírica pretendeu-se analisar a possível relação entre diferentes estratégias de gestão de conflitos e a inteligência emocional em pessoas envolvidas numa relação de casal do mesmo sexo, tema ainda portador de alguma originalidade e pertinência na realidade portuguesa. Numa amostra de 21 participantes portugueses, na qual foi seguido o método quantitativo, foram aplicados um questionário sociodemográfico, o Questionário de Competências Emocionais (QCE) e o Rahim Organizational Conflict Inventory-II (ROCI-II) a pessoas homossexuais que se encontravam (ou não) envolvidas numa relação íntima aquando da realização da pesquisa. Na realidade, o estudo sobre a IE e as estratégias de gestão de conflito em casais gays em Portugal é ainda praticamente inexistente, pretendemos com os resultados da presente investigação ajudar e compreendê-los um pouco melhor, nos diferentes contextos de intervenção psicológica.
  • Crime mediático e perceção da criminalidade: conflitos e impactos
    Publication . Ferreira, Sofia Alexandra dos Santos; Cunha, Pedro
    Os meios de comunicação e o fenómeno criminal estão interligados uma vez que representam um mecanismo para a sociedade se manter informada e saber o que está a acontecer, não só no nosso país, mas ainda no resto do mundo. Isso exige que se questione os impactos e conflitos que estes mesmos meios têm em relação à influência causada aos cidadãos. Este estudo procura ser um contributo para a área da criminologia analisando a influência da criminologia mediática na perceção dos sentimentos de insegurança e de medo na atual sociedade portuguesa. A pesquisa utiliza uma metodologia quantitativa, através do recurso à técnica do questionário on-line, em que o instrumento aplicado à amostra selecionada de 221 participantes foi criado especificamente para a investigação empírica realizada. Os resultados apontaram que as mulheres, pessoas mais idosas e pessoas com menor escolaridade parecem ser mais suscetíveis à influência mediática, exibindo maior medo e sensação de insegurança. A televisão continua a ser o meio mais influente, com uma forte ligação entre a frequência de exposição a notícias criminais e o aumento do medo. No entanto, o meio de comunicação mais utilizado pelos inquiridos foram as redes sociais. Além disso, observamos que o ambiente urbano parece intensificar o sentimento de insegurança, enquanto as áreas rurais apresentam perceções mais moderadas sobre a criminalidade. Com o presente estudo, espera-se contribuir para que se implemente uma regulamentação mais equilibrada e ética sobre como os meios de comunicação devem divulgar conteúdos relacionados com o crime para evitar a criação de climas de pânico moral, medo ao crime ou sentimentos de insegurança, sem reforçar estereótipos que contribuem para um aumento desses mesmos sentimentos. Portanto, a implementação de práticas mais responsáveis por parte dos média, contribuirá para uma sociedade objetivamente mais informada e menos influenciada, impulsionada, muitas vezes, por uma cobertura excessiva e/ou sensacionalista.
  • Consensualismo como forma de resolver controvérsias e prevenir conflitos relacionados a órgãos de controle, gestores públicos e particulares: a “destcelização” dos processos na administração pública brasileira?
    Publication . Matias, Mauro Rogério Oliveira; Ramalho, Joaquim
    A partir da Constituição Federal de 1988, instituidora do Estado Democrático de Direito da República Federativa do Brasil, garantista dos direitos fundamentais, e de uma Administração Pública pautada nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência; normas do direito processual, administrativo e controle “consensualista” foram, paulatinamente, incorporadas ao ordenamento jurídico nacional, especialmente as leis 13.129/2015 (arbitragem), 13.140/2015 (mediação e autocomposição de conflitos), 13.655/2018 (alterações na Introdução às Normas do Direito Brasileiro - Lindb), 14.133/2021 (licitações e contratos), a Instrução Normativa TCU 91/2022 (solicitação de solução consensual de conflitos) e a IN TCU 98/2024 (termo de solução consensual em TCE). Além disso, os princípios da juridicidade e da boa administração embasaram mudanças na processualística administrativa-sancionadora para um viés dialógico e colaborativo de acordos extrajudiciais para prevenir e solucionar conflitos, com avanços para eficiência, segurança jurídica, economicidade e celeridade no atendimento ao interesse público. Nesse contexto, o presente estudo visa realçar o processo administrativo de tomada de contas especial (TCE), que, embora legitimamente de exceção, ainda não confere ênfase ao exaurimento da fase saneadora e/ou conciliatória das irregularidades. É moroso, de elevada litigiosidade na administração e nos órgãos de controle, focado apenas em responsabilização, ressarcimento ao erário e sanção ao gestor, dissociado da recuperação do objeto da política pública fracassada. Em suma, uma “tcelização”. Entretanto, há ambiente e possibilidades para estimular uma “destcelização” dos processos na Administração Pública, de modo que as TCEs somente sejam instauradas após esgotadas as possíveis medidas saneadoras e/ou conciliatórias das irregularidades, com estímulo às repactuações de empreendimentos públicos paralisados ou inacabados, sem prejuízo da persecução da responsabilização e da reparação do dano ao erário, no que for necessário.
  • Bullying e gestão de conflitos: percepção de educadores do distrito federal (Brasil)
    Publication . Matias, Leila Aparecida de Almeida; Cunha, Pedro
    Esta investigação intitulada "Bullying e Gestão de Conflitos: Percepção de Educadores do Distrito Federal – Brasil", tem como objetivo geral verificar a utilização dos métodos complementares de resolução de conflitos nos casos de violência de bullying em algumas escolas públicas do Distrito Federal - Brasil. Esse é um dos maiores desafios das instituições de ensino, por envolver um fluxo de identificação, intervenção, encaminhamento, monitoramento e processos educativos objeto da gestão de conflitos nas escolas. Quanto aos objetivos específicos da pesquisa foram divididos em quatro partes: a primeira visa investigar o contexto social e da violência e do conflito na realidade escolar em análise; a segunda analisar o bullying como fenómeno global e uma realidade no Brasil; a terceira indagar sobre os possíveis impactos negativos no processo de ensino-aprendizagem e na saúde dos alunos e profissionais da educação e as iniciativas globais para mitação e superação desse cenário; e a quarta averiguar como os métodos complementares de resolução de conflitos e de práticas restaurativas podem contribuir para a prevenção e gestão de conflitos no contexto escolar, nomeadamente no Distrito Federal (Brasil). A metodologia adotada foi a quantitativa, com algum cariz exploratório e utilização da técnica do inquérito por questionário, o qual foi aplicado via link do google forms, endereçado a 200 profissionais da educação que atuam nas escolas públicas do Distrito Federal. De acordo com os resultados obtidos, espera-se que essa investigação possa contribuir com um diagnóstico referente às ocorrências do bullying escolar e sobre a eficácia dos métodos complementares de gestão de conflitos nesses ambientes.
  • O impacto da autopesquisa biográfica e autoconsciência em relação à história de vida, no desenvolvimento do sentido de coerência e promoção da saúde
    Publication . Ignácio, Sílvio José Pereira; Teixeira, Zélia; Costa, Elaine Marasca Garcia da
    A contemporaneidade reflete um momento de grande diversidade de experiências, de múltiplas exigências face a um mundo em constante mudança. No qual a interação humana enfrenta ameaças vindas de múltiplas frentes: da falta de oportunidade para viver consigo próprio e com os outros significativos; das exigências externas que normatizam uma existência centrada em objetivos futuros; em aquisições almejadas, e que remetem às vozes internas e às histórias de vida que as formatam para espaços ruidosos e voláteis. O presente estudo centra-se precisamente na dimensão narrativa da existência humana, e sustenta-se na análise da história biográfica como ferramenta de conhecimento pessoal, de mudanças conscientes potencialmente promotoras de saúde (física e mental). Para tal, recorreu-se a um estudo de caso sustentado na análise autobiográfica de uma participante, com base na visão arquetípica de biografia humana, presente na obra de Rudolf Steiner, idealizador da Antroposofia. Também expandida por trabalhos de outros autores antroposóficos, como Bernard Lievegoed e Gudrun Burkhard. Para além desta análise, foi usada a escala Continuum de Saúde Mental – versão reduzida (adultos) (MHC-SF) (no início e no final do processo) para avaliação do impacto na saúde mental, e recorreu-se a uma entrevista semiestruturada para dar voz à participante invocando a experiência em que participou, considerando seus efeitos em sua dinâmica existencial. Os resultados recolhidos, após articulação das várias fontes e da análise do discurso da participante, expressam como o processo de análise autobiográfica se reflete em diversas dimensões da sua vida. O sentido de coerência, tal como definido por Aaron Antonovsky, emerge nas suas três componentes: Compreensibilidade, Manejabilidade e Significância quando o autor analisa em profundidade o impacto do processo de pesquisa autobiográfica. Finalmente, e à luz da abordagem da Salutogênese tal como preconizada por Aaron Antonovsky, fica explícito como a criação de ambientes que potenciem as capacidades individuais e coletivas para enfrentar desafios e encontrar significado nas experiências da vida, podem potencialmente promover um estado geral de bem-estar, confirmando os efeitos do processo na saúde física e mental da participante.
  • A percepção dos professores quanto ao comportamento dos alunos com TDAH que frequentam as aulas de educação socioemocional em uma escola privada do Rio de Janeiro
    Publication . Gugel, Cristiane; Costa, Ana
    Embora haja uma vasta literatura sobre as habilidades sociais de crianças com TDAH e um interesse progressivo em relação às competências socioemocionais no campo da educação, pouco se sabe sobre o desenvolvimento dessas competências em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade nas aulas de Educação Socioemocional. Logo, o presente estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos professores de Educação Socioemocional e do ensino regular quanto às mudanças comportamentais em alunos diagnosticados com TDAH, que frequentam as aulas de Educação Socioemocional, considerando as competências socioemocionais propostas pela BNCC. A metodologia adotada para esta pesquisa teve uma abordagem descritiva e qualitativa e buscou uma compreensão aprofundada das experiências dos participantes em relação ao fenômeno estudado. Foram entrevistados oito (8) professores, sendo três (3) professores de Educação Socioemocional e cinco (5) professores do Ensino Regular que lecionam disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Geografia, Música, Educação Física, Ensino Religioso, Arte, Informática e Inglês e que têm em sua sala de aula um ou mais alunos com TDAH. Todos os professores atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental (Fundamental I – 1º ao 5º ano) e fazem parte de uma escola privada localizada no município do Rio de Janeiro. Neste estudo, os participantes têm o mesmo sexo e faixas etárias variadas. Nesta investigação, foram selecionados participantes com formação em magistério, pedagogia ou licenciatura em uma área específica. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semi-estruturada, que permitiu a esses profissionais expressarem suas percepções em relação ao objetivo que se quis alcançar. Através da análise dos dados obtidos foi possível verificar se as aulas de Educação Socioemocional propiciaram a melhoria dos comportamentos dos alunos diagnosticados com TDAH. A partir dessas informações, foi sugerido adequações necessárias às aulas, visando promover o desenvolvimento das competências socioemocionais desses alunos.