FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado
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Recent Submissions
- O impacto da autopesquisa biográfica e autoconsciência em relação à história de vida, no desenvolvimento do sentido de coerência e promoção da saúdePublication . Ignácio, Sílvio José Pereira; Teixeira, Zélia; Costa, Elaine Marasca Garcia daA contemporaneidade reflete um momento de grande diversidade de experiências, de múltiplas exigências face a um mundo em constante mudança. No qual a interação humana enfrenta ameaças vindas de múltiplas frentes: da falta de oportunidade para viver consigo próprio e com os outros significativos; das exigências externas que normatizam uma existência centrada em objetivos futuros; em aquisições almejadas, e que remetem às vozes internas e às histórias de vida que as formatam para espaços ruidosos e voláteis. O presente estudo centra-se precisamente na dimensão narrativa da existência humana, e sustenta-se na análise da história biográfica como ferramenta de conhecimento pessoal, de mudanças conscientes potencialmente promotoras de saúde (física e mental). Para tal, recorreu-se a um estudo de caso sustentado na análise autobiográfica de uma participante, com base na visão arquetípica de biografia humana, presente na obra de Rudolf Steiner, idealizador da Antroposofia. Também expandida por trabalhos de outros autores antroposóficos, como Bernard Lievegoed e Gudrun Burkhard. Para além desta análise, foi usada a escala Continuum de Saúde Mental – versão reduzida (adultos) (MHC-SF) (no início e no final do processo) para avaliação do impacto na saúde mental, e recorreu-se a uma entrevista semiestruturada para dar voz à participante invocando a experiência em que participou, considerando seus efeitos em sua dinâmica existencial. Os resultados recolhidos, após articulação das várias fontes e da análise do discurso da participante, expressam como o processo de análise autobiográfica se reflete em diversas dimensões da sua vida. O sentido de coerência, tal como definido por Aaron Antonovsky, emerge nas suas três componentes: Compreensibilidade, Manejabilidade e Significância quando o autor analisa em profundidade o impacto do processo de pesquisa autobiográfica. Finalmente, e à luz da abordagem da Salutogênese tal como preconizada por Aaron Antonovsky, fica explícito como a criação de ambientes que potenciem as capacidades individuais e coletivas para enfrentar desafios e encontrar significado nas experiências da vida, podem potencialmente promover um estado geral de bem-estar, confirmando os efeitos do processo na saúde física e mental da participante.
- A percepção dos professores quanto ao comportamento dos alunos com TDAH que frequentam as aulas de educação socioemocional em uma escola privada do Rio de JaneiroPublication . Gugel, Cristiane; Costa, AnaEmbora haja uma vasta literatura sobre as habilidades sociais de crianças com TDAH e um interesse progressivo em relação às competências socioemocionais no campo da educação, pouco se sabe sobre o desenvolvimento dessas competências em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade nas aulas de Educação Socioemocional. Logo, o presente estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos professores de Educação Socioemocional e do ensino regular quanto às mudanças comportamentais em alunos diagnosticados com TDAH, que frequentam as aulas de Educação Socioemocional, considerando as competências socioemocionais propostas pela BNCC. A metodologia adotada para esta pesquisa teve uma abordagem descritiva e qualitativa e buscou uma compreensão aprofundada das experiências dos participantes em relação ao fenômeno estudado. Foram entrevistados oito (8) professores, sendo três (3) professores de Educação Socioemocional e cinco (5) professores do Ensino Regular que lecionam disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Geografia, Música, Educação Física, Ensino Religioso, Arte, Informática e Inglês e que têm em sua sala de aula um ou mais alunos com TDAH. Todos os professores atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental (Fundamental I – 1º ao 5º ano) e fazem parte de uma escola privada localizada no município do Rio de Janeiro. Neste estudo, os participantes têm o mesmo sexo e faixas etárias variadas. Nesta investigação, foram selecionados participantes com formação em magistério, pedagogia ou licenciatura em uma área específica. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semi-estruturada, que permitiu a esses profissionais expressarem suas percepções em relação ao objetivo que se quis alcançar. Através da análise dos dados obtidos foi possível verificar se as aulas de Educação Socioemocional propiciaram a melhoria dos comportamentos dos alunos diagnosticados com TDAH. A partir dessas informações, foi sugerido adequações necessárias às aulas, visando promover o desenvolvimento das competências socioemocionais desses alunos.
- Magic mushrooms, friend or foe: deciphering the singular subjective experience with psilocybin in portuguese populationPublication . Hurevich, Maryia; Alves, Sónia; Ribeiro, Ana Marta BotelhoThis study aimed to investigate the subjective psychological effects of psilocybin use in a Portuguese population, with a secondary focus on gender differences in these experiences. A retrospective mixed-methods approach was used, drawing on data from the "Epidemiology of Psychedelic Drug Consumption in Portugal" project conducted at Fernando Pessoa University. The sample comprised 120 participants (60 men, 60 women), aged 18-67, who reported using psilocybin in the past year. Data were collected through an online questionnaire from February 2022 to February 2023, which assessed experience intensity, clarity, personal significance, and impact using a 5-point scale. Thematic analysis was performed on responses to an open-ended question regarding the experience. Results indicated that personal transformation was the most prominent theme, encompassing healing, existential insights, and self-reflection. Emotional and psychological experiences ranged from joy and wonder to fear and anxiety, with positive emotions being more frequently reported. Physical sensations included both discomfort (e.g., nausea, pain) and pleasurable experiences. Connection and unity frequently involved a sense of interconnectedness with nature, other people, or mystical/spiritual experiences. Cognitive and perceptual changes encompassed altered sensory perception, time, and space, with some participants struggling to articulate these experiences. Quantitatively, participants rated their experiences highly across all dimensions: intensity (mean = 4.33), clarity (mean = 4.32), personal significance (mean = 4.45), and impact (mean = 4.25), indicating that these experiences were deeply meaningful and transformative. Gender differences were explored as a secondary objective, revealing that women reported more positive emotional experiences and physical discomfort, while men noted more spiritual or mystical connections. This study underscores the importance of considering individual variability in psilocybin experiences, which could inform personalized therapeutic approaches.
- O uso de tecnologias pedagógicas aplicadas aos alunos com NEE nas salas de aula da Escola Municipal Moura BrasilPublication . Cordeiro, Joelma Freire; Alves, Francisco José PiresA educação inclusiva está cada vez mais presente nos ambientes escolares, refletindo um avanço significativo na integração de alunos com deficiência nos ambientes regulares de ensino. Com a pandemia do CIVID-19, percebemos que a escola e as aulas tradicionais assumiram um novo papel. O celular e o computador viraram ferramentas de estudo e se tornaram metodologias de ensino. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo geral compreender como ocorre a utilização de tecnologias pedagógicas para serem usadas com os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) na sala de aula comum. Os participantes da pesquisa foram os professores da Escola Municipal Moura Brasil, na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Para critério de escolha, utilizamos a amostra de conveniência, tendo em vista que a pesquisadora trabalha na instituição, o que permitiu economizar tempo e recursos. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário elaborado pela própria autora a partir dos objetivos específicos do trabalho. A recolha dos dados foi realizada por meio do Google Forms. Os resultados sugerem que, para uma educação inclusiva de qualidade, é fundamental uma mudança mais profunda nas políticas educacionais, priorizando a formação de professores e a dotação de recursos materiais.
- Building a rights-conscious future: educating children on their rights to prevent violations, in modern PortugalPublication . Pereira, Catarina Lima; Cardoso, João CasqueiraThis Final Work Project has the objective of exploring the importance of human rights, more specifically, children's rights. Now more than ever, this theme should be more and more discussed and implemented in the local communities, not only because we see an increase of radical, nationalist, populist movements throughout the world which impose a risk to the very existence of human rights but also because of the more recent armed conflicts against Palestine where not only violate human rights but also children rights. This study consists of two main parts: a theoretical part and a practical part. The theoretical part consists of presenting the concepts of human rights and children's rights on the international stage and the existing instruments that protect them. It also aims to understand the challenges that social issues may impose on the prevention of these rights. On the other hand, the practical part is an analysis of how teaching human rights to children will have a positive impact on the community and reduce the crimes that cause children's rights and human rights. Despite the intention of international organizations that defend these same rights, the only way to implement this is through political intervention in the national curriculum, making it mandatory for all children to learn about this theme.
- Implementação de práticas mindfulness: impactos na atenção e no comportamento em alunos com necessidades específicasPublication . Pereira, Gilberta Diana; Coelho, FátimaO presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto da implementação do Programa de Mindfulness nas dimensões atenção e comportamentos inadequados em crianças com necessidades educativas específicas. Participaram oito alunos do sexo masculino, com idades entre os 10 e os 12 anos, que frequentavam o 1.º ciclo do ensino básico com adaptações curriculares. Foi aplicado um programa de intervenção com vinte sessões estruturadas focadas no foco atencional e no comportamento em alunos com necessidades específicas. A frequência das dificuldades de atenção e dos comportamentos inadequados foi avaliada antes e após a implementação do programa. Concluiu-se que 88% dos participantes apresentaram uma redução das dificuldades de atenção, com a média da frequência a diminuir de 2,70 para 2,09. Relativamente aos comportamentos inadequados, 100% dos participantes registaram uma redução expressiva, com a média da frequência a passar de 2,04 para 1,07. Os resultados parecem indicar que o Programa de Mindfulness é uma intervenção eficaz na promoção de melhorias ao nível do foco atencional e na redução de comportamentos inadequados em crianças com necessidades específicas. A prática regular de Mindfulness demonstrou ter um impacto positivo na autorregulação emocional e no comportamento adaptativo dos alunos, proporcionando um ambiente escolar mais equilibrado e favorável à aprendizagem.
- Práticas pedagógicas na educação infantil inclusiva na verbalização dos educadores em um centro municipal de educação infantil da cidade de Santarém (Pará)Publication . Almeida, Ana Silia Silva de; Fragata, OrlandoA inclusão na Educação Infantil é um processo essencial para construir uma sociedade mais justa, equitativa e acolhedora, visto que é mais que o simples acesso à escola, pois promove a valorização das diferenças e o respeito à singularidade de cada criança. O estudo tem por objetivo geral, analisar a verbalização dos educadores sobre a inclusão na educação infantil em uma Unidade Municipal de Educação Infantil – UMEI da cidade de Santarém – Pará. A metodologia utilizada, com enfoque empírico-analítico, foi a pesquisa bibliográfica e de campo, com aplicação de questionários aos profissionais de educação que atuam na UMEI no bairro Santarenzinho. O perfil destes profissionais é de professores e pedagogos que atuam na Educação Infantil, na faixa etária de acima de 36 anos, do gênero feminino, com mais de 4 anos de formação em magistério, atuando há mais de 16 anos em estabelecimentos escolares, com especialização na área de atendimento infantil. Em análise da verbalização destes profissionais da educação sobre a inclusão na Educação Infantil, verificou-se que a maioria concorda que esta inclusão já exista em Santarém, assim, como sua formação foi baseada nos princípios da inclusão escolar. Mas além da formação inicial, os profissionais de educação devem também receber formação continuada, habilitando-os para atender às crianças com deficiência, viabilizando seu processo educacional, possibilitando que os professores possam trabalhar suas práticas pedagógicas de forma mais eficaz com a variedade de alunos em suas salas de aula, inclusive aqueles com necessidades especiais, e com diferentes estilos de aprendizagem, envolvendo o ensino personalizado, aprendizado colaborativo, através de projetos e tecnologias digitais, promovendo, então, a inclusão na Educação Infantil. Destacou-se nas falas dos profissionais da educação, os desafios e potencialidades da inclusão na Educação Infantil, enfatizando que o o espaço adequado e profissionais qualificados, afirmando que estes dois itens são essenciais para que uma inclusão de qualidade. Entretanto, para que se alcance essa qualidade, é necessário mudanças significativas na UMEI, como oferta de formação continuada aos professores, adaptação do currículo atual, além de modificação do espaço escolar, para que se possa atender de forma igualitária aos alunos, com deficiência ou não. Concluiu-se que a inclusão é essencial para que se construir uma sociedade mais igualitária, especialmente quando se inicia esse processo desde a Educação Infantil, pois desta forma a criança com deficiência e as crianças sem deficiência podem fomentar suas capacidades, sem distinção de qualquer natureza no seu desenvolvimento educacional.
- Fatores que influenciam a evasão de alunos com transtorno do espectro autista na educação de jovens e adultos: desafios e estratégias inclusivas no contexto maranhensePublication . Montele, Maria Vanda de Souza; Coelho, FátimaA inclusão educacional tem se consolidado como um dos pilares das políticas públicas no Brasil, mas ainda enfrenta desafios significativos, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este trabalho investiga os fatores que influenciam a evasão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na EJA, com foco no estado do Maranhão. A pesquisa tem como objetivo geral compreender os fatores que contribuem para a evasão escolar de alunos com transtorno do espectro do autismo matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Maranhão e listar quais as estratégias e práticas pedagógicas que poderão ser utilizadas pelos professores para diminuir esta evasão. A metodologia utilizada foi de quantitativa, por meio da aplicação de questionários a 32 educadores e gestores da EJA no Maranhão. Os principais resultados revelaram que a evasão é influenciada por fatores como a falta de recursos adaptados, práticas pedagógicas inadequadas, barreiras sociais e estigmas, além de condições socioeconômicas desfavoráveis. A pesquisa também destacou a importância do envolvimento ativo das famílias e da formação docente contínua para atender às especificidades dos alunos com TEA. Acredita-se que as reflexões e recomendações apresentadas possam contribuir para o avanço das práticas pedagógicas e o fortalecimento da inclusão educacional no Brasil.
- A atividade de docência e transtorno do espectro do autismo em ensino regular: percepção dos desafios e possibilidadesPublication . Baulies, Margareth Camanho Bastos; Alves, Ana Paula AntunesEste trabalho teve como premissa a discussão do papel do docente aplicado à disseminação do conhecimento em turmas onde haja alunos com necessidades especiais, dando ênfase ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi tida em consideração a intensidade de apresentação, bem como os possíveis comprometimentos de linguagem ou do comportamento que porventura sejam apresentados. A condição patológica que pressupõe comprometimento do sistema psicomotor e comportamental indica, em tese, haver um problema no cérebro humano. A percepção de sinais e sentidos deverá ser objeto de constante estudo, visando compor bases sólidas para definição das habilidades cerebrais, suas possíveis limitações e a importância de compor uma atmosfera favorável, que venha conferir autoconfiança, contribuindo para que fortaleça a discussão de assuntos apresentados em sala de aula, respeitando o tempo de resposta a cada estímulo, entendendo que desafios propostos virão gerar subsídios para superar as dificuldades do cotidiano, sendo de fundamental importância para tornar-se um adulto preparado as grandes questões que se impuserem. A formação de um corpo docente conhecedor para lidar com cenários desta natureza, passa, necessariamente, por um processo de formação, onde bases sólidas possam ser apresentadas, enfatizando a importância de estabelecer relação professor-aluno de forma solidária, participativa, questionadora, estimulando o compromisso cognitivo e inserção no contexto, processo de fundamental importância tanto para a socialização quanto para discussão e esclarecimento dos assuntos abordados, propriamente ditos, favorecendo a obtenção do conhecimento. Este trabalho constitui-se tema de interesse no estabelecimento de conceitos e propostas para aplicação em instituição de ensino, especificamente para alunos do ensino fundamental apresentando quadro de autismo, considerando situações específicas relativas aos cuidados dispensados, com a presença ou não de mediadores, visando fortalecer os processos envolvidos no trabalho de disseminação do conhecimento; ênfase às dificuldades geradas e possíveis soluções aplicadas para casos específicos. Ressalta-se a importância de um ambiente colaborativo e atuação conjunta de profissionais multidisciplinares, viabilizando uma condição natural favorável à obtenção do conhecimento, estabelecendo canais para contribuir para fixação de conceitos e melhora no processo de socialização. É apresentado estudo de caso para discussão sobre a inclusão de aluno do ensino regular diagnosticado com Transtorno do Espectro do Autista (TEA), com questionamento direcionado ao docente para melhor compreensão do quadro educacional.
- A conciliação entre a vida profissional das mães e a dedicação a seus filhos com incapacidade intelectualPublication . Reimão, Andréa Fraga; Saavedra, LuísaQuando nasce uma criança com deficiência, é necessária a (re)idealização do filho para que os pais possam lidar com as suas limitações e atender às suas dúvidas, resultando em uma adaptação parental adequada ao filho real. Ao longo dos séculos, as mulheres foram estimuladas e ensinadas a cuidar de um bebê e da família. Durante muito tempo o papel feminino era ser a base da família em relação à parte da funcionalidade da casa e na educação dos filhos. Este estudo tem como principal objetivo: compreender os processos e desafios enfrentados pelas mães de crianças com incapacidade intelectual que necessitam de cuidados especiais, e como conciliam as suas atuações profissionais com a dedicação aos seus filhos. Pretendemos também perceber a importância da aceitação e inclusão das mães e dos seus filhos com necessidades especiais perante a sociedade. O motivo para a escolha desse tema é a compreensão de como as mães se envolvem no processo de reabilitação dos seus filhos, como enfrentam as fragilidades apresentadas durante as suas vivências, como desenvolvem as suas lutas diárias e como fazem o desenvolvimento de práticas que possibilitem uma melhor qualidade nas relações. Para tanto, realizar-se-á uma pesquisa qualitativa descritiva com a utilização de entrevistas semiestruturadas. Participarão deste estudo 6 mães de filhos com incapacidade intelectual que possuem vida profissional ativa. Os dados coletados serão analisados e discutidos com base na literatura atual da área pertinente ao assunto abordado. Pretende-se, assim, trazer à luz as vivências e desafios enfrentados e a possibilidade de despertar um olhar mais atento da sociedade e das políticas públicas sobre esta problemática.