FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado by Title
Now showing 1 - 10 of 1211
Results Per Page
Sort Options
- Abandono e absentismo escolar no concelho de Ponta DelgadaPublication . Vasconcelos, Maria de Deus Medeiros Costa; Pinto, Isabel Pereira; Saavedra, LuísaA recomendação da União Europeia, de janeiro de 2011, aos estados europeus para que adotem políticas de prevenção do abandono escolar, que apesar de ter vindo a diminuir, ainda apresentam, em alguns países como Portugal e Malta, valores muito elevados é, de uma forma genérica, o ponto de partida do nosso estudo. Os sucessivos governos têm vindo a promover programas nacionais de combate ao abandono escolar mas, segundo Grilo (2010), estes programas deveriam ser elaborados mais ao nível local e em função das exigências da comunidade educativa envolvente. De acordo com as estatísticas disponíveis, os alunos têm vindo a permanecer mais tempo na escola, com ofertas educativas que vão ao encontro das suas expetativas e experiências vivenciadas. O abandono e absentismo escolares tornaram-se prioridades do atual sistema de ensino. O presente estudo visa caracterizar a dimensão do abandono escolar e absentismo no concelho de Ponta Delgada, no período compreendido entre 2010 e 2011. A taxa de abandono escolar precoce nos Açores tem diminuído, mas é superior à taxa nacional, que, por sua vez, apesar de também estar a diminuir, é ainda muito superior à taxa europeia. A explicação para as elevadas taxas de absentismo e abandono escolar não se encontra apenas no interior do sistema educativo. Os adolescentes e jovens dificilmente permanecerão mais tempo na escola se a sociedade em geral não valorizar uma escolaridade alargada no tempo e inclusiva. A este propósito, o pouco entusiasmo com que alguns setores da sociedade portuguesa parecem ter acolhido o recente alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos é sugestivo. Mas isto não dispensa o próprio sistema educativo de desenvolver, no seu interior, esforços para diminuir o abandono precoce da escola por parte dos estudantes, agindo preventivamente desde os primeiros anos de escolaridade. Neste projeto de investigação pretende-se verificar se existe uma relação entre absentismo e abandono escolar e a situação socioeconómica e cultural dos seus progenitores. The recommendation of the European Union, from January 2011, to the European states for them to adopt political prevention of school dropout, has been decreasing. Yet, in some countries such as Portugal and Malta, they present very high values, which are our starting point in this project. The latest governors have been promoting drop out awareness national programs but, according to Grilo (2010), these programs should have been elaborated towards the local and in demand of the evolving community. As stated by the available statistics, students have been staying longer at school during labour hour because of the class offer, which suit them individually. The drop out and the skipping classes became priority number one to the educational system. This study will characterise the dimension of the dropouts and missing classes in Ponta Delgada County, in between 2010 and 2011. The early drop out rate, which, in turn, while also decreasing, is still well above the European rate. The explanation for those high dropouts rates does not only remain within the educational system. Adolescents and young adults hardly stay longer at school because society does not grant the appropriate importance to broad and inclusive education. Regarding this aspect, some sectors of Portuguese society have received the recent extension of compulsory schooling to 12 years with little enthusiasm, which is suggestive. But this does not relieve to education system to develop, within it, efforts to reduce school dropout, acting preventively starting from early years of schooling. In this research we seek to determine whether or not exists a link between school dropouts and economic status of their families. The relevant question is if school dropout is directly related to families with very low social, cultural an economic resources.
- Abuso sexual cometido por mulheres: um estudo de casoPublication . Costa, Cátia Filipa Pereira da; Sacau, AnaAs situações de abuso sexual de crianças nas quais o perpetrador pertence ao sexo feminino obtiveram ao longo dos últimos anos um acrescido reconhecimento por parte da comunidade científica, evidenciado pelo significativo incremento das investigações no âmbito desta temática consistindo na sua maioria estudos de caso. Um conjunto de particularidades encontra-se demonstrado nas ofensas sexuais perpetradas por mulheres, algumas delas diferenciando-as das situações em que os abusadores são indivíduos do sexo masculino. Deste modo, é possível a criação de determinadas tipologias que reúnem características de distintos grupos de abusadoras sexuais de crianças numa tentativa de que a sua avaliação e intervenção seja realizada de forma mais adequada. Considerando a pertinência da problemática em questão e a escassez de evidências empíricas relativamente a esta população quer a nível nacional quer internacional, pretendeu-se com a presente dissertação elucidar alguns conceitos relacionados com o abuso sexual de crianças assim como fornecer uma melhor compreensão da sua etiologia através das abordagens teóricas multi-factoriais mais apropriadas à explicação do comportamento sexual ofensivo. Termina com a ilustração e análise de um caso representativo de uma situação real de uma jovem acusada pelos crimes de abuso sexual de crianças e pornografia de menores. Tendo em consideração a avaliação psicológica realizada à arguida evidenciam-se no seu processo desenvolvimental a existência de um conjunto de factores de risco que terão potenciado um conjunto de fragilidades. Tais fragilidades, associadas a determinadas características pessoais da arguida, aumentaram a sua vulnerabilidade para o cometimento de abuso sexual a crianças. Neste sentido, é também proposta uma intervenção com a arguida em algumas dimensões consideradas relevantes para a sua reintegração e construção de um projecto de vida futuro. Não obstante a existência de limitações inerentes ao estudo empírico realizado, as considerações contempladas no mesmo permitem despoletar a realização de outras investigações no âmbito desta temática, o que se revela pertinente dada a escassez dos mesmos. The child sexual abuse in which the perpetrator belongs to females obtained over the past year a plus recognition by the scientific community, as evidenced by the significant increase in research under this theme consisting mostly case studies. A set of special features is demonstrated in the sexual offenses committed by women, some of the differing situations in which abusers are males. Thus, it is possible to create certain types that combine characteristics of different groups of child sex abusers in a trial to its assessment and intervention is carried out more appropriately. Considering the relevance of the issue in question and the lack of empirical evidence for this population both nationally and internationally, we sought to elucidate this thesis with some concepts related to the sexual abuse of children as well as provide a better understanding of etiology by the most appropriate multi-factor theories for the explanation of offensive sexual behavior. It ends with the illustration and analysis of a representative case of a real situation of a young woman accused of crimes of sexual abuse of children and child pornography. Taking into account the psychological evaluation performed on the defendant showed up in her developmental process the existence of a set of risk factors will have an enhanced set of weaknesses. Such weaknesses, associated with certain personal characteristics of the defendant, have increased her vulnerability to commit sexual abuse of children. In this sense, it is also proposed an intervention with the defendant in some dimensions considered relevant for her reintegration and building a future plan of life. Despite the existence of inherent limitations of empirical study, the same considerations addressed in the permit trigger for undertaking further investigations into this subject, which reveals pertinent given the shortages. Las situaciones de abuso sexual infantil en las cuales el abusador es una mujer tuvieron en los últimos años un especial reconocimiento por parte de la comunidad científica, como lo demuestra el aumento significativo de la investigación sobre este tema. En la mayoría de los casos la metodología utilizada fue el estudio de caso. Los delitos sexuales cometidos por mujeres presentan un conjunto de características especiales, algunas de ellas distintas de las situaciones en que los abusadores son hombres. Por ello, es posible crear tipologías que combinan características de los diferentes grupos de abusadores sexuales de niños en un intento de realizar de la forma más adecuada posible su evaluación y la posterior intervención. Teniendo en cuenta la relevancia del tema en cuestión y la falta de evidencia empírica sobre esta población tanto a nivel nacional como internacional, intentamos, con este trabajo, desarrollar algunos conceptos relacionados con el abuso sexual infantil, así como proporcionar una mejor comprensión de la etiología de este abuso a través de distintas explicaciones teóricas sobre la conducta sexual ofensiva. Este trabajo termina con la ilustración y el análisis de un caso representativo de una situación real de una joven acusada de delitos de abuso sexual de menores y pornografía infantil. Teniendo en cuenta la evaluación psicológica realizada a la parte demandada, esta joven ofensora muestra, en su proceso de desarrollo, la existencia de un conjunto de factores de riesgo que probablemente hayan potenciado, a su vez, un conjunto de fragilidades. Esas debilidades, asociadas a determinadas características personales de la acusada, han aumentado la vulnerabilidad de la joven ofensora para cometer los abusos. En este sentido, también se propone una intervención con la acusada en algunos aspectos considerados relevantes para su reintegración y la creación de un plan de vida futuro. A pesar de la existencia de ciertas limitaciones inherentes a este tipo de estudio empírico, el análisis y las consideraciones aquí recogidas pueden servir de estímulo para futuras investigaciones sobre este tema, lo que se revela pertinente habida cuenta de la escasez de estudios ya mencionada.
- O Abuso Sexual de Crianças e a Criança no Papel de Testemunha: Crenças e Mitos inerentes à Perceção dos Profissionais de Saúde MentalPublication . Sousa, Oriana Sofia Pereira Leandro de; Sani, Ana Isabel; Soeiro, CristinaO presente estudo pretende explorar a perceção dos profissionais de saúde mental acerca do crime de abuso sexual de crianças e as competências da criança no papel de testemunha, centrando-se para tal, na identificação das crenças e mitos existentes entre os participantes, no âmbito dessa problemática. Esta investigação pretende assim alargar o conhecimento relativamente a esta temática, enfatizando o facto de que qualquer profissional pode ratificar mitos de abuso sexual e que isso pode interferir nas suas atitudes perante a atribuição de credibilidade à criança. Os dados foram obtidos através da técnica da entrevista, como recurso a uma entrevista semi-estruturada e um questionário sócio-demográfico. Foram analisadas 11 entrevistas de uma amostra constituída por 9 psicólogos, 1 psiquiatria e 1 pedopsiquiatria, sendo 8 participantes dos sexo feminino e 3 do sexo masculino. Da análise realizada observou-se que os participantes detêm crenças adequadas quanto à situação abusiva; aos motivos para a criança não revelar a situação abusiva ou revelar apenas tardiamente; e quais os fatores que estão implicados/ afetam as competências da criança, enquanto testemunha credível. Por sua vez, os mitos observados surgiram relativamente ao agressor, acreditando que os abusadores apresentam caraterísticas distintas das outras pessoas e/ou doença mental e que abusam de crianças e/ou adolescentes motivados por um gosto padrão; relativamente às vítimas, acreditando que os rapazes adolescentes podem defender-se do abuso e que os adolescentes são abusados por terem caraterísticas semelhantes aos adultos; e sobre as caraterísticas do testemunho realizado pela criança, acreditando que as crianças não mentem sobre situações de abuso sexual e que não podem recordar/reportar de forma fidedigna eventos que aconteceram há muito tempo.
- O abuso sexual de menores em Luanda: perceções e conceções do sistema acerca da proteção social e do ordenamento sociojurídicoPublication . Alves, Marilene de Sousa Barbosa; Sani, Ana IsabelO presente estudo centra-se na problemática do abuso sexual de menores em Luanda, pretendendo dar respostas relativamente a questões e particularidades deste tema, visto que o objetivo geral deste relato é compreender a temática do abuso de menores em Luanda. Para o efeito, foi desenvolvido um estudo qualitativo com um desenho exploratório, descritivo, transversal, observacional, baseado no autorrelato cujo objetivo passa por compreender a temática do abuso sexual de menores, esmiuçando particularidades próprias e/ou relacionadas desta problemática sob o prisma cultural no contexto do trabalho desenvolvido pelos protagonistas da sala do Julgado de Menores do Tribunal Provincial de Luanda. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram um questionário desenvolvido por Ana Costa e Ana Isabel Sani (2012) sobre a criança vítima de crimes sexuais e a sua relação com a justiça. A amostra constituiu-se de 14 indivíduos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre 27 e 53 anos. Os resultados permitem concluir que as situações expostas pelos inquiridos se associam a situações de abuso de menores. Os resultados obtidos e as conclusões extraídas apresentam-se como um meio de confirmar a necessidade de desenvolver mais estudos neste âmbito de forma a promover intervenções cada vez mais eficazes e direcionadas.
- Ação humanitária e missões de paz no terreno: o caso do Sudão do SulPublication . Araújo, Andrea Monique da Silva; Ramos, Cláudia TorizNa presente dissertação são abordados os principais problemas associados à escolta militar a voluntários/profissionais humanitários das ONG, OING ou OIG. A problemática associada é o cumprimento, por parte da comunidade humanitária, dos princípios humanitários fundamentais da independência, neutralidade e imparcialidade. Ou seja, o estudo centra-se na relação entre humanitário e militar e nas consequências que podem advir daí, como por exemplo: desconfiança da população em relação às ONG, OING ou OIG, queda dos donativos, ataques, entre outros. As questões centrais são as seguintes: Do ponto de vista dos humanitários, será melhor não correr risco de vida, ou corrê-lo ao respeitar os princípios fundamentais humanitários integralmente? Será que é possível encontrar uma alternativa à escolta militar para assegurar a segurança e proteção dos humanitários? Serão as agências militares privadas uma alternativa? São também exploradas as diversas opções que possam garantir a segurança dos humanitários no terreno, sem colocar em causa os princípios fundamentais humanitários. Por exemplo, são analisadas potenciais colaborações e atuais colaborações com as operações de paz de peacekeeping, peacebuilding e peace enforcement, as missões integradas e ainda será explorada a opção da contratação das agências militares privadas. A dissertação assenta também num estudo de caso sobre o Sudão do Sul, onde é avaliada esta relação militar-humanitário, no terreno. Conclui-se que, no Sudão do Sul, é necessária uma maior cooperação entre humanitários e militares no terreno, de forma a que seja garantida a proteção e segurança aos humanitários e, por conseguinte, se permita que as organizações humanitárias consigam realizar o seu trabalho, que é fundamental para a pacificação do território. Como será possível verificar, as duas soluções que parecem mais seguras são as missões integradas e escolta concedida no âmbito de missões sob a responsabilidade de proteger.
- Accompagnement en somato-psychopédagogie et renouvellement du rapport à soiPublication . Bertrand, Isabelle; Bois, DanisCette dissertation de mestrado porte sur l’accompagnement en somato-psychopédagogie et le renouvellement du rapport à soi et tente de répondre à la question de recherche : « en quoi et comment l’accompagnement en somato-psychopédagogie participe-t-il au renouvellement du rapport à soi ? ». J’ai tout d’abord présenté le champ théorique des pratiques d’accompagnement, puis j’ai développé l’accompagnement en somatopsychopédagogie. La posture épistémologique déployée est celle de praticien-chercheur qui adopte une démarche heuristique. Au niveau de la méthodologie, j’ai interviewé trois patients en m’appuyant sur un guide d’entretien. La méthode d’analyse d’inspiration phénoménologique utilise une approche catégorielle, comme point de départ d’un récit phénoménologique et herméneutique cas par cas. Sur cette base de données, j’ai effectué une démarche herméneutique transversale qui m’a permis de mieux comprendre la nature, les conditions, le processus et les impacts de l’accompagnement en somato-psychopédagogie et d’en tirer des conclusions significatives pour ma recherche. Esta dissertação de mestrado é sobre o acompanhamento em somato-psicopedagogia e a renovação da relação a si e tenta responder à questão de investigação: “em quê e como o acompanhamento em somato-psicopedagogia perticipa à renovação da relação a si ? " Primeiramente abordei o quadro teórico das práticas de acompanhamento, depois desenvolvi o acompanhamento em somato em somato-psicopedagogia. A postura epistemológica desenvolvida é a do praticante-investigador que adopta uma metodologia heuristica de investigação. Ao nível da metodologia entrevistei três pacientes apoiando-me sobre um guia de entrevista. o método de análise de inspiração fenomenológico utiliza uma abordagem categorial como ponto de partida de um relato fenomenológico e hermenêutico caso a caso. Sobre esta base de dados, efectuei um processo hermenêutico transversal que me permitiu melhor compreender a natureza, as condições, o processo e os impactos do acompanhamento em somato-psicopedagogia e de extrair conclusões significativas para a minha investigação.
- O acesso dos alunos com transtorno do desenvolvimento intelectual ou físico ao ensino superiorPublication . Lobo, Edson Valdo Ferreira; Coelho, FátimaNo Brasil, a inclusão dos alunos com transtornos do desenvolvimento intelectual ou físico está prevista desde a educação básica ao ensino superior, buscando todos os segmentos garantir a educação para todos. O presente trabalho de investigação tem como objetivo geral compreender quais são as condições de acesso dos alunos com necessidades educativas especiais, provenientes de transtornos do desenvolvimento intelectual ou físico, sejam pedagógicas ou físicas, nas instituições de ensino superior. Trata-se de um Estudo de Caso, cuja pesquisa ocorreu em um Instituto de Ensino Superior do Estado do Maranhão/Brasil. Participaram desta pesquisa, vinte e quatro professores de um Instituto de Ensino Superior e vinte e dois alunos com transtorno do desenvolvimento intelectual ou físico que estudam nesta instituição de ensino superior. Utilizou-se como instrumento de recolha de dados duas entrevistas estruturadas. Conclui-se que a maioria dos professores do ensino superior possuem pouca ou nenhuma experiência no processo de inclusão e também não possuem formação que contemple o aprofundamento de temáticas relacionadas com a área. Concluiu-se ainda que o processo de acesso dos alunos com transtornos do desenvolvimento intelectual ou físico ao Ensino Superior, depende das adaptações da estrutura física da instituição e o planejamento pedagógico das disciplinas, pois é segundo os professores uma oportunidade de garantir, a efetivação da inclusão. Também foi referida como dificuldade, a seleção dos alunos ao ingresso ao curso superior. Para os participantes é importante organizar uma estrutura para selecionar e receber os alunos, isso incluí também os testes, as provas adaptadas e a estrutura física.
- As Actividades Ocupacionais, o Isolamento e a DepressãoPublication . Ferreira, Fernando António Gomes de Sá; Madeira, MiltonEsta dissertação teve como objectivo verificar e analisar a relação entre a participação em Actividades Ocupacionais e a Depressão evidenciada em idosos institucionalizados, bem como a relação entre o seu Isolamento Social e/ou Familiar e essa mesma Depressão. Secundariamente, analisou-se a Depressão entre os mesmos idosos agrupados por género, por valência que frequentam na instituição e por idade. A amostra foi constituída por 31 idosos de ambos os géneros, utentes da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim no ano de 2010, tendo sido utilizados os seguintes instrumentos: a Escala GDS – Geriatric Depression Scale (Yesavage et al., 1983), composta por 30 itens e que avalia a depressão de idosos; a Ficha de Actividades Ocupacionais para a recolha de informação relacionada com o nível de participação dos idosos em actividades ocupacionais na Santa Casa; a Ficha de Isolamento Social e/ou Familiar para a recolha de informações relacionadas com o nível de isolamento dos idosos. Estas duas fichas foram elaboradas para o efeito da investigação, e contaram com a participação dos Serviços de Acção Social e de Terapia Ocupacional da instituição. Os resultados obtidos não permitiram estabelecer relações biunívocas sólidas entre aquelas duas variáveis principais e a Depressão nem demonstraram existir diferenças na Depressão evidenciada pelos idosos quando agrupados por Género, Valência ou por Idade. Sugeriu-se aprofundar os estudos amostrais não só na Instituição em causa, mas alargar a amostra para outras instituições portuguesas similares. This dissertation aimed to identify and analyze the relationship between participation in Occupational Activities and Depression evidenced in institutionalized elderly, as well as the relationship between Social and/or Family Isolation and the same Depression. Secondarily, we analyzed the Depression among the same elderly grouped by gender, by attending valence and by age. The sample consisted of 31 old subjects of both genders, residents in the Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim in 2010, having been used the following instruments: the scale GDS - Geriatric Depression Scale (Yesavage et al, 1983) comprised 30 items that assess depression of the elderly; the Social and/or Family Isolation Form to collect information related to the level of isolation; the Occupational Activities Form to collect information related to the level of participation in occupational activities at the Santa Casa. These two forms were designed for this research, with the participation of the Social Services and the Occupational Therapy Services of the institution. The final results were not able to establish a solid bi-reciprocal relationship between the two main variables and the Depression, nor demonstrated that there were differences in Depression proved by the subjects when grouped by gender, attending valence or age. It was suggested further studies not only in this institution, but also extending the sample to other similar institutions in Portugal.
- Adaptação à lesão medular: saúde mental, suporte social, sintomas psicopatológicos e coping resilientePublication . Taio, Sofia Isabel Lopes; Silva, IsabelO presente estudo empírico teve como objetivo analisar se existe uma associação entre o suporte social percebido e a adaptação do doente à lesão medular, sintomas de depressão e ansiedade, coping resiliente, bem-estar e flourishing. Contou com a participação de 19 indivíduos (63,2% do sexo masculino e 36,8% do sexo feminino) com o diagnóstico de lesão medular com idades compreendidas entre os 22 e os 53 anos (M=39,89; DP= 8,66). Os participantes responderam anonimamente, através da plataforma digital Google Forms, a um conjunto de questionários: (1) Questionário Sociodemográfico e Clínico, (2) Escala de Satisfação do Suporte Social (ESSS), (3) Escala Breve de Coping Resiliente, (4) Escala de Ansiedade e Depressão Clínica (HADS), (5) Escala de Bem-Estar Mental de Warwick-Edinburgh (WEMWBS) – Versão Portuguesa, (6) Escala Continuum de Saúde Mental – versão reduzida e (7) Flourishing Measure – Medida de Florescimento – Versão Portuguesa. Os resultados revelam que quase metade da amostra se encontra num estado de saúde mental positiva flourishing (50%), com bons índices de bem-estar psicológico, social e emocional e níveis baixos de psicopatologia. Constata-se, ainda, a associação negativa forte entre o suporte social e os sintomas de depressão e ansiedade. Os resultados confirmam a teoria do efeito protetor do suporte social no que respeita à depressão e ansiedade na população com LVM. Ainda assim, os dados sublinham a necessidade de associar outras medidas de avaliação de saúde mental positiva (bem-estar psicológico, coping resiliente, flourishing, aspetos da personalidade do indivíduo, sexualidade/auto-estima e valorização do próprio) para predizer uma melhor adaptação à doença e de desenvolver estudos longitudinais com amostras mais alargadas.
- Adaptação académica e autoeficácia em estudantes universitários do 1º Ciclo de EstudosPublication . Fernandes, Verónica Maria Pontes; Silva, IsabelO fenómeno de massificação que se tem instalado no ensino superior nos últimos anos tem colocado em evidência o tema da adaptação dos estudantes ao novo contexto universitário. A entrada no ensino superior é perspectivada, pela maioria dos estudantes, como uma nova etapa repleta de múltiplos desafios a diversos níveis, associada à possibilidade de construção de uma nova identidade, de novas relações e a acréscimo de responsabilidades e de oportunidades de exploração, experimentação e compromisso em diversas dimensões. Para a compreensão do processo de transição para o ensino superior é importante perceber-se a relação existente entre a adaptação ao ensino superior e a percepção de auto-eficácia sendo igualmente relevante ter-se em conta a existência de algumas variáveis fundamentais para avaliar os efeitos de tal relação. A investigação realizada procura analisar as relações existentes entre os padrões de adaptação académica e a percepção de auto-eficácia dos estudantes do 1º ciclo de estudos da Universidade Fernando Pessoa, com recurso à administração de dois instrumentos adaptados à população portuguesa (a versão reduzida do Questionário de Vivências Académicas e a Escala de Auto-eficácia Geral. Foi estudada uma amostra não probabilística de 264 estudantes, a frequentar, na Universidade Fernando Pessoa, o 1º Ciclo de Estudos, sendo que 114 frequentam o 1º ano, 79 frequentam o 2º ano e 71 encontra-se a frequentar o 3º ano. Em termos gerais, os resultados individuais da escala QVA-r sugerem a existência de uma relação estatisticamente significativa entre as vivências académicas e a idade dos estudantes sendo que esta relação também é verificada com a saúde dos mesmos. Também se verifica a existência de diferenças estatisticamente significativas entre os dois sexo, o ano académico, a faculdade frequentada, os estudantes deslocados e os não deslocados quanto à adaptação ao ensino superior. No que se refere aos resultados da Escala de Auto-eficácia geral, em termos gerais, verifica-se a existência de diferenças entre os dois sexo, o ano académico, os estudantes deslocados e os não deslocados quanto à percepção de auto-eficácia. Ainda, se constata a existência de uma relação entre a percepção de saúde dos estudantes e a auto-eficácia. Os resultados preliminares indicam a existência uma correlação estatisticamente significativa positiva e elevada entre a auto-eficácia e a adaptação ao ensino superior. The phenomenon of mass that has been installed in higher education in recent years has put in evidence the issue of adjustment of students to new academic environment. The entry into higher education is viewed by most students as a new stage filled with multiple challenges at various levels, together with the possibility of building a new identity, new relationships and increased responsibility and opportunities for exploration, experimentation and commitment in several dimensions. To understand the process of transition to higher education, it is important to realize the relationship between adaptation to higher education and the perception of self-efficacy and it is also important to take into account the existence of some key variables to assess the effects of such a relationship. The research seeks to analyze the relationships between patterns of academic adaptation and perceived self-efficacy of students in the 1st cycle of studies at the Universidade Fernando Pessoa, using the administration of two instruments adapted to the Portuguese population (a shortened version of Questionnaire Experiences Academic and Scale of Self-efficacy. The study included a non probabilistic sample of 264 students, attending at the Universidade Fernando Pessoa, the 1st cycle of studies, with 114 attending the 1st year, 79 enrolled in 2nd and 71 is to attend the 3rd year. In general, individual scores of the scale QVA-r suggest the existence of a statistically significant relationship between age and academic experiences of students and this relationship is also checked with the health of the same. There is also the existence of statistically significant differences between the two sex, the academic year, the faculty frequented, the students moved and not displaced as the adaptation to higher education. With respect to the results of the Scale of Self-efficacy, in general terms, there is the existence of differences between the two sex, the academic year, the students moved and not displaced, as the perception of self-efficacy. Still, it appears that there is a relationship between the perception of health of students and self-efficacy. Preliminary results indicate the existence of a positive and high statistically significant correlation between self-efficacy and adjustment to higher education.