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- Perturbações do comportamento alimentar e saúde oral: revisão integrativaPublication . Dahan, Mikaël Jeremy Charles; Campelo, ÁlvaroAs perturbações do comportamento alimentar são consideradas doenças psiquiátricas que se caracterizam por excessos ou carências na ingestão alimentar, acompanhadas de distorções cognitivas e percetivas por parte dos indivíduos afetados. Diferentemente da obesidade, a anorexia nervosa e a bulimia nervosa são frequentemente ocultadas pelos próprios pacientes, o que torna o diagnóstico mais desafiador. Por isso, o papel dos profissionais de medicina dentária é crucial, uma vez que a cavidade oral é um dos principais órgãos impactados pelas alterações nos hábitos alimentares, bem como pelos métodos utilizados para alcançar o ideal de magreza. Com esta revisão Integrativa pretende-se analisar as manifestações orais e implicações clínicas das perturbações de comportamento alimentar. A pesquisa foi realizada nas bases de dados online de artigos científicos PubMed, ScienceDirect e Scopus, sendo considerados artigos publicados desde 2014 até 2024. A estratégia de pesquisa nas várias plataformas passou pela utilização da combinação das seguintes palavras-chave: (“eating disorder” OR “anorexia” OR “bulimia” OR “binge eating”) AND (“oral health” OR “oral manifestation” OR “oral cavity” OR “oral status”). Os estudos incluidos nesta revisão corresponderam aos critérios PECO predefinidos. Os critérios de inclusão foram: estudos de caso-controle, coorte e transversais, publicados em inglês e português nos últimos 10 anos (2014-2024). Foram excluídos artigos que relatem outras doenças como o refluxo gastrointestinal, revisões de literatura e relatos de casos, opinião de especialistas e cartas de editor. Foram incluídos 16 estudos que relatavam várias manifestações orais, sendo que a maioria foi realizada com uma população feminina. A análise dos vários estudos demonstrou que certas manifestações orais apresentam uma associação com perturbações do comportamento alimentar, como é o caso da erosão dentária, fluxo salivar reduzido e alterações específicas da mucosa oral. No entanto, a cárie dentária, variações do valor do pH e saúde periodontal, apresentam um quadro mais complexo e, portanto, justificam uma investigação mais aprofundada. Desta forma, os resultados desta revisão destacam a natureza multifacetada do impacto das perturbações do comportamento alimentar na saúde oral e ressaltam a necessidade de pesquisas contínuas para entender completamente essas associações e informar práticas clínicas mais eficazes.
- Bem-estar psicológico e integração académica em estudantes do ensino superior, de ambos os sexosPublication . Carvalho, Micaela Romão de; Costa, AnaA presente dissertação aborda a relação entre bem-estar psicológico e integração académica em estudantes do ensino superior de ambos os sexos. O estudo explora como esses fatores interagem, influenciando a experiência universitária e o sucesso académico, considerando diferenças de género. Trata-se de um estudo transversal, com uma abordagem metodológica quantitativa. A amostra é constituída por 218 estudantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 36 anos (M= 20,49, Dp= 2,615), de ambos os sexos, que frequentam o Ensino Superior, em Faculdades do Grande Porto. Foram utilizados instrumentos validados para a população portuguesa para avaliar o bem-estar e a integração, como o Questionário Sociodemográfico, a Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico e o Questionário de Integração Social no Ensino Superior. Os resultados indicam que o bem-estar psicológico dos estudantes universitários está positivamente associado ao equilíbrio emocional e às relações interpessoais, especialmente com colegas e amigos. Variáveis sociodemográficas como idade, sexo, ano de estudo e condição de deslocação influenciam significativamente a perceção do bem-estar e da integração social. Destaca-se que estudantes que vivem com amigos apresentam níveis superiores de bem-estar em comparação com os que vivem sozinhos ou com outras pessoas. Estes achados evidenciam a importância de estratégias que promovam a integração social e o apoio emocional no contexto universitário. Os resultados deste estudo contribuem para o desenvolvimento de intervenções e políticas que promovam um ambiente universitário mais inclusivo e propício ao crescimento pessoal e académico.
