FCHS (DCEC) - (DM) Criatividade e Inovação
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- Análise dos fatores internos e externos capazes de influenciar a liderança em empreendimentos de biotecnologia portugueses: um estudo exploratórioPublication . Landuyt, Ana Carolina Menezes de Brito Xavier; Reis, Pedro; Coutinho, ManuelaEssa dissertação tem como conjuntura a análise do processo de liderança criativa enquanto capaz de influenciar o desempenho dos colaboradores, assim como de ser influenciada por diferentes aspetos e fatores. O estudo das interações entre liderança, criatividade e biotecnologia é recente. Neste sentido, o presente trabalho busca fornecer compreensão teórica, mas também prática, ao considerar a ausência de estudos e conhecimentos empíricos focalizados no contexto da biotecnologia portuguesa. Os resultados atingidos, a partir do uso de uma metodologia inovadora em três empreendimentos do setor, indicam principalmente que a criação de valores criativos, diante da identificação de prováveis pressionadores e facilitadores, assim como de fatores positivos e negativos em um ambiente mais específico de cada empresa, está a ser desfavorecida. É necessário o aprofundamento da perceção sobre a influência dos gaps da biotecnologia diante do processo de liderança. Um marcante caráter exploratório ainda permanece e pesquisas futuras são de considerar. This dissertation presents as conjecture the analysis of the creative leadership process while being capable of influencing the collaborators performance, as well as of being influenced by different aspects and factors. The study of the interactions between leadership, creativity and biotechnology is recent. Taking it into account, this work intends to provide a better theoretical and practical understanding when considering the absence of studies and empiric knowledges focused on the Portuguese biotechnology context. The results reached by the use of an innovative methodology in three different sector enterprises mainly show that the creation of creative values, considering the identification of possible conditions which press or facilitate the leadership process, as well as the presence of positive or negative factors in a specific environment of each company, is being less motivated. It's necessary to have a better perception of the relationship among the biotechnology gaps and the leadership process. A strong exploratory character still remains and future researches should be taking into consideration.
- A arte mágica potencializando a criatividade e rompendo bloqueios criativosPublication . Sattin, Marcelo Teles; Barroso, Eduardo PazEste trabalho procurou identificar como a arte mágica influencia nos modelos mentais de um ser humano, rompe seus bloqueios criativos e, consequentemente, potencializa a sua criatividade. Almejou também compreender como os modelos mentais de um indivíduo influencia na sua criatividade, investigando a força dos seus modelos mentais em suas características criativas até à sua influência no processo criativo humano. Para isso, foram pesquisadas quatorze pessoas, considerando-se sete mágicos e sete sujeitos não mágicos, com faixa-etária entre 30 e 45 anos, e que possuem a autopercepção de serem pessoas criativas. O processo de investigação foi realizado com um questionário de perguntas fechadas e respostas de múltiplas respostas. As respostas foram comparadas com as discussões realizadas sobre a teoria apresentada pelos diversos autores, objetivando alcançar o propósito desta dissertação. Os resultados indicam que todas as características criativas do ser humano são intensamente influenciadas pelos seus modelos mentais, que impactam significantemente na sua forma de perceber os eventos externos dos quais ele tem contato. Já a mágica não demonstrou significativa influência para a criatividade devido ao seu baixo impacto nos modelos mentais dos sujeitos pesquisados e também pela falibilidade em seus processos de auto-percepção. Faz-se necessário um processo de observação mais intenso e aprofundado visando observar comportamentos criativos dos entrevistados que validem suas percepções sobre eles.
- Arteterapia criativa expressiva liberadoraPublication . Bittencourt, Danielle; Prado, DavidO presente estudo descreve uma análise e diagnóstico intervencionista institucional da psicologia como reflexão e aplicação de um programa de Institucionalização da criatividade em Arteterapia como psicologia social familiar no processo de educação criativa. O objetivo desta investigação é apresentar e institucionalizar um trabalho profissional como CLÍNICA TERAPÊUTICA ARTÍSTICA CRIATIVA. Inicialmente é apresentado o modelo da psicologia analítica de Carl Gustav Jung como embasamento teórico, sendo compartilhado em seguida os processos da criatividade como expressão criadora total, utilizando os Ativadores Criativos do Doutor David de Prado e o processo de Oficina Criativa de Cristina Alessandrini. Para validar os estudos, utiliza-se a criatividade metódica em Arteterapia e os Estágios e Bloqueios Psicossociais da Criatividade. Finalmente, é desenvolvida uma metodologia de análise de casos em Arteterapia Clínica com o uso do modelo de entrevista justificada e das dinâmicas psicoartísticas de diagnostico intervencionista (terapia artística expressiva).
- As características criativas dos jogadores brasileiros de futebolPublication . Finardi, Alessandro César; Seabra, DanielA criatividade sempre esteve relacionada a atributos de ordem mitológica, mágica ou considerada como um dom restrito a um pequeno número de privilegiados, com destaque para os gênios e artistas. Este panorama começou a ser mudado a partir da segunda metade do século XX, quando a criatividade passou a ser estudada cientificamente e, consequentemente, passou a ser revelada não mais como um talento natural, mas como um atributo que pode ser aprendido por qualquer pessoa que se disponha e tenha acesso às técnicas para desenvolver o seu potencial criativo. Dentre as pesquisas acerca da criatividade, as características das pessoas consideradas criativas é um tema abordado por um vasto número de especialistas em diferentes campos de atuação. Em virtude de seu aspecto multidisciplinar, a criatividade está inserida, muitas vezes de maneira imperceptível, em todas as atividades humanas, inclusive nos esportes. Conhecido como “País do Futebol”, o Brasil faz juz a este título ao se constatar a presença massiva do esporte coletivo mais popular do mundo na vida e no cotidiano dos brasileiros, quer seja pela prática em si ou pela colossal exposição midiática. Ao se juntar a simplicidade para se obter os recursos necessários para o jogo com a capacidade do povo brasileiro em improvisar a partir de suas necessidades, o futebol alastrou-se pelo país, rompendo o caráter elitista dos seus primórdios. A formação sociocultural brasileira marcada pela intensa miscigenação de índios, europeus e africanos, resultou em elementos para compor a brasilidade expressa por meio da música, dança, carnaval e futebol. Este último, ao se misturar com outros atributos essencialmente brasileiros, desenvolveu características distintas do “futebol-força” praticado pelos europeus, passando a ser considerado “futebol-arte”. Os jogadores brasileiros são mundialmente conhecidos pelo estilo individualista, habilidoso e criativo. O presente estudo procurou conectar a criatividade ao estilo de jogo brasileiro, com o objetivo de identificar as características geralmente atribuídas aos jogadores de futebol brasileiros a partir da percepção de especialistas na modalidade.
- Criatividade e inovação em facilities management: serviços e ambientes construídos gerando criatividade e inovaçãoPublication . Gomes, Gustavo Bueno; Gaio, SofiaO presente estudo objetiva analisar a criatividade e inovação aplicados ao gerenciamento de facilities, através de pesquisas bibliográficas e estudos de caso, visando uma abordagem prática da aplicação da criatividade e inovação nos ambientes construídos e nos serviços de facilities. Buscamos verificar a existência de um círculo virtuoso na aplicação da criatividade e inovação à criação e organização desses ambientes e serviços de modo que estes, uma vez criados levando em conta esses princípios, possam também colaborar na disseminação e aplicação da própria criatividade e inovação nas diferentes atividades desenvolvidas na empresa. A metodologia com melhor adequação e eleita para o desenvolvimento do trabalho é a Grounded Theory. Através de revisão bibliográfica, apresentam-se as principais definições, conceitos e abordagens da criatividade e inovação e do gerenciamento de facilities. Nos estudos de caso, através de entrevistas, coletaram-se informações que colaboram com dados sobre os setores e suas inter-relações. As empresas analisadas destacam-se por sua criatividade, inovação e facilities: Serasa Experian, Kimberly Clark, Volvo, Unilever, Caterpillar, 3M e P&G, sendo todas elas empresas listadas no ranking Great Place to Work – critério esse adotado para a delimitação da amostra. Os resultados da investigação reiteram o Facilities Management (FM) como contribuinte nos resultados de criatividade e inovação das empresas, principalmente quando é considerado de uma forma estratégica na organização. Ao mesmo tempo, a investigação identifica que o FM tem essa contribuição limitada, vez que a Criatividade e a Inovação têm seu ponto de partida nos indivíduos, fazendo que sejam as pessoas os actores principais nesse processo, que conta com o apoio do FM.
- Criatividade e inovação no design de produto: a ressignificação criativa no contexto da marca AlessiPublication . Sansão Junior, Roberto; Cardoso, Paulo Ribeiromercado corporativo busca cada vez mais soluções inovadoras que possibilitem as empresas se diferenciarem. O design de produtos tem-se mostrado uma solução interessante a partir do princípio que permite atribuir novos significados aos objetos, ganhando a atenção do consumidor e gerando resultados financeiros. A proposta desse trabalho é investigar a possibilidade do uso da inovação no design como forma de oferecer novos significados (ressignificar) aos produtos consumidos pela sociedade, a fim de se obter diferencial competitivo quando do lançamento de novos produtos. A investigação utilizou para tal, dois estudos: um Estudo de Caso da marca Alessi, no qual foi possível entender como essa estratégia de inovação foi inserida no contexto da empresa e uma Pesquisa com Especialistas face à marca Alessi e seus produtos, com a qual foi possível conhecer os principais atributos e associações que contribuem para o sucesso da empresa. Como principais conclusões foi possível compreender que a Alessi tem em sua estratégia de negócios a inovação como principal pilar, possui um ambiente interno inovador, criou processo próprio para geração de novas ideias, aliando contribuições externas de designers internacionais, além de se utilizar de técnicas de criatividade e sustentar a marca com uma série de atividades que a consolidam no mercado e a diferenciam de seus concorrentes.
- Criatividade e inovação nos trabalhos sociais e educativos: a história de vida como elemento de reflexão social, desenvolvimento criador e maior autonomiaPublication . Castro, Maria da Glória Ribeiro de; Barroso, Eduardo PazEste trabalho constituiu-se em um estudo de caso sobre como a criatividade aliada à prática reflexiva pode contribuir para o desenvolvimento individual e social. Cristina Santos da Silva – 43 anos, mulher, brasileira, natural do Rio de Janeiro, moradora da favela Cerro Corá, analfabeta funcional, chefe de família monoparental liderada por ela, mãe de 10 filhos e avó de 10 netos – é a protagonista social escolhida para este estudo de caso por seu papel rizomático e multiplicador no centro de sua família e de sua comunidade. Por meio de uma oficina de criatividade reflexiva, foram implantadas técnicas e ativadores para que a protagonista social, a partir do acesso à sua própria imagem, pudesse refletir sobre o seu processo de vida; e por meio de narrativas, pudesse delinear objetivo e metas na maturação de seu processo e elaboração de sua história de vida. Analisou-se essa experiência em três tempos, em um processo que recorta passado, presente e futuro, registrado no filme documentário “Cristina, mãe de todos eles”, com duração de 30 minutos, que esta dissertação acompanha.
- Criatividade, filosofia e emaravilhamento: (Técnicas de criatividade aplicadas a comunidade de investigação em filosofia com crianças)Publication . Brito, Maria do Céu Barroca de; Jardim, Maria Antónia; Prado, David; Castro, Maria GabrielaO projeto de investigação “Criatividade, filosofia e emaravilhamento” foi desenvolvido com um grupo de crianças do ensino pré-primário e duas turmas do 1º ciclo de escolaridade. A investigação decorreu em Comunidades de Investigação Filosófica, através da aplicação da metodologia de Filosofia Para Crianças, de Mathew Lipman. Sendo a matriz deste projeto holística, a dimensão cognitiva integrou a corporalidade e fê-la dialogar dialeticamente com os conceitos de sensibilidade estética (aisthésis) e razão prática (phronésis), através de uma poiésis orientada para o desenvolvimento cognitivo, ético e estético. O recurso às técnicas de criatividade de David Prado Diez, nomeadamente a Analogia Inusual, o Torvelinho de Ideias e o Relaxamento Criativo, permitiu estabelecer o diálogo entre a imaginação, a cinestesia, a criatividade e o discurso argumentativo. A cooperação, a intersubjetividade, a comunicação autêntica, a vivência imagética da beleza, da harmonia e da paz, visaram a formação de um ethos comum e de uma consciência em simbiosinergia com as comunidades bióticas e com o cosmos.
- Desenvolvimento de competências criativas em estudantes do ensino superior de animação socioculturalPublication . Silva, Ana Margarida Gaspar da; Jardim, Maria Antónia; Prado, DavidEste trabalho descreve um breve estudo centrado no desenvolvimento das competências criativas na formação superior dos/das animadores/as socioculturais. Tem como objetivo compreender qual a perceção dos/das estudantes, profissionais e docentes de animação sociocultural (ASC) relativamente à importância da criatividade no contexto da ASC e à forma como um curso superior nesta área pode contribuir para o desenvolvimento dessas competências. O enquadramento teórico do tema alicerçou-se nas visões de Ander-Egg, Lopes, Trilla, Ventosa, Quintas e outros autores/as que estudaram a ASC e o perfil de competências do/a animador/a. No que diz respeito ao desenvolvimento da criatividade no contexto escolar e, particularmente, no ensino superior, foram analisados, entre outros, os contributos de Csikzentmihalyi, Jackson, Starko, Gardner e Prado. O estudo exploratório foi desenvolvido seguindo uma metodologia qualitativa, com recurso a entrevistas a animadores profissionais e docentes de ASC, questionários aplicados a estudantes de um curso superior de ASC e a aplicação e avaliação de técnicas de desenvolvimento da criatividade em contexto de sala de aula. O caracter eminentemente qualitativo e exploratório deste trabalho, não permite fazer generalizações dos seus resultados. No entanto, a partir da pesquisa documental efetuada e dos contributos dos/das participantes no estudo, foi possível inferir algumas dimensões importantes no desenvolvimento das competências criativas dos/das estudantes de ASC e sistematizar um conjunto de pistas para o aprofundamento do estudo e das práticas académicas nesta área. This work describes a short study focused on the development of creative competences during the higher education training of social cultural workers. The aim is to understand the perception of students, professional workers and teachers about the importance of creativity in social cultural work (SCW) and about the way in which higher education training can contribute to the development of those competences. The theoretical background was based on the views of Ander-Egg, Lopes, Trilla, Ventosa, Quintas and other authors that have research on the field of SCW and on the competence framework of the social cultural worker. Concerning the development of creativity in formal education, and particularly, in higher education, the authors analyzed were, among others, Csikszentmihalyi, Jackson, Starko, Gardner and Prado. The exploratory study was developed following a qualitative research methodology, based on interviews to professional social cultural workers and teachers, surveys applied to the students of a higher education diploma on SCW and the implementation and evaluation of creativity development techniques in the class room. The eminent qualitative and exploratory character of this work, does not allow generalizations of its results. However, from the theoretical review and from the contributions of the participants in the research, was possible to deduct some important dimensions in the development of creative competences of SCW students and to summarize a set of clues for further development of the research and practice in this field.
- O designer que habita em nós: um canto no mundoPublication . Galeazzo, Fabio; Simões, ElsaO objetivo desta pesquisa é verificar como o tema design de interiores se desenvolve como fenômeno localizado na experiência cultural sob a percepção da díade pessoa-ambiente, explorando essa relação de mútuas influências, em que o meio ambiente influencia o sujeito e este influencia o seu entorno. Trata-se de uma investigação de caráter interdisciplinar dentro de um panorama contemporâneo rico e intrincado, que deve considerar a importância da ação humana e como esta ação se reflete no entorno de maneira criativa, transformando o espaço e quem o habita, potencializando, assim, a compreensão de si através de seu espaço como uma forma de comunicação. Como acompanhamento teórico metodológico, este estudo trouxe diversos autores com suas abordagens a respeito do tema, margeando a experiência, o habitar, a transicionalidade e a alma. A investigação apontou que o design de interiores pode ser acatado como uma metodologia a ser utilizada no desenvolvimento da criatividade interior, com o intuito de buscar de uma qualidade de vida que dê suporte ao cotidiano, de modo a proporcionar um habitar mais humano.
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