Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desenvolvimento de competências criativas em estudantes do ensino superior de animação sociocultural

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_20556.pdf1.22 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este trabalho descreve um breve estudo centrado no desenvolvimento das competências criativas na formação superior dos/das animadores/as socioculturais. Tem como objetivo compreender qual a perceção dos/das estudantes, profissionais e docentes de animação sociocultural (ASC) relativamente à importância da criatividade no contexto da ASC e à forma como um curso superior nesta área pode contribuir para o desenvolvimento dessas competências. O enquadramento teórico do tema alicerçou-se nas visões de Ander-Egg, Lopes, Trilla, Ventosa, Quintas e outros autores/as que estudaram a ASC e o perfil de competências do/a animador/a. No que diz respeito ao desenvolvimento da criatividade no contexto escolar e, particularmente, no ensino superior, foram analisados, entre outros, os contributos de Csikzentmihalyi, Jackson, Starko, Gardner e Prado. O estudo exploratório foi desenvolvido seguindo uma metodologia qualitativa, com recurso a entrevistas a animadores profissionais e docentes de ASC, questionários aplicados a estudantes de um curso superior de ASC e a aplicação e avaliação de técnicas de desenvolvimento da criatividade em contexto de sala de aula. O caracter eminentemente qualitativo e exploratório deste trabalho, não permite fazer generalizações dos seus resultados. No entanto, a partir da pesquisa documental efetuada e dos contributos dos/das participantes no estudo, foi possível inferir algumas dimensões importantes no desenvolvimento das competências criativas dos/das estudantes de ASC e sistematizar um conjunto de pistas para o aprofundamento do estudo e das práticas académicas nesta área. This work describes a short study focused on the development of creative competences during the higher education training of social cultural workers. The aim is to understand the perception of students, professional workers and teachers about the importance of creativity in social cultural work (SCW) and about the way in which higher education training can contribute to the development of those competences. The theoretical background was based on the views of Ander-Egg, Lopes, Trilla, Ventosa, Quintas and other authors that have research on the field of SCW and on the competence framework of the social cultural worker. Concerning the development of creativity in formal education, and particularly, in higher education, the authors analyzed were, among others, Csikszentmihalyi, Jackson, Starko, Gardner and Prado. The exploratory study was developed following a qualitative research methodology, based on interviews to professional social cultural workers and teachers, surveys applied to the students of a higher education diploma on SCW and the implementation and evaluation of creativity development techniques in the class room. The eminent qualitative and exploratory character of this work, does not allow generalizations of its results. However, from the theoretical review and from the contributions of the participants in the research, was possible to deduct some important dimensions in the development of creative competences of SCW students and to summarize a set of clues for further development of the research and practice in this field.

Description

Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Criatividade e Inovação.

Keywords

Criatividade Educação Animação sociocultural Ensino superior Creativity Education Social cultural work Higher education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License