FCHS (DCEC) - (DM) Criatividade e Inovação
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- As características criativas dos jogadores brasileiros de futebolPublication . Finardi, Alessandro César; Seabra, DanielA criatividade sempre esteve relacionada a atributos de ordem mitológica, mágica ou considerada como um dom restrito a um pequeno número de privilegiados, com destaque para os gênios e artistas. Este panorama começou a ser mudado a partir da segunda metade do século XX, quando a criatividade passou a ser estudada cientificamente e, consequentemente, passou a ser revelada não mais como um talento natural, mas como um atributo que pode ser aprendido por qualquer pessoa que se disponha e tenha acesso às técnicas para desenvolver o seu potencial criativo. Dentre as pesquisas acerca da criatividade, as características das pessoas consideradas criativas é um tema abordado por um vasto número de especialistas em diferentes campos de atuação. Em virtude de seu aspecto multidisciplinar, a criatividade está inserida, muitas vezes de maneira imperceptível, em todas as atividades humanas, inclusive nos esportes. Conhecido como “País do Futebol”, o Brasil faz juz a este título ao se constatar a presença massiva do esporte coletivo mais popular do mundo na vida e no cotidiano dos brasileiros, quer seja pela prática em si ou pela colossal exposição midiática. Ao se juntar a simplicidade para se obter os recursos necessários para o jogo com a capacidade do povo brasileiro em improvisar a partir de suas necessidades, o futebol alastrou-se pelo país, rompendo o caráter elitista dos seus primórdios. A formação sociocultural brasileira marcada pela intensa miscigenação de índios, europeus e africanos, resultou em elementos para compor a brasilidade expressa por meio da música, dança, carnaval e futebol. Este último, ao se misturar com outros atributos essencialmente brasileiros, desenvolveu características distintas do “futebol-força” praticado pelos europeus, passando a ser considerado “futebol-arte”. Os jogadores brasileiros são mundialmente conhecidos pelo estilo individualista, habilidoso e criativo. O presente estudo procurou conectar a criatividade ao estilo de jogo brasileiro, com o objetivo de identificar as características geralmente atribuídas aos jogadores de futebol brasileiros a partir da percepção de especialistas na modalidade.
- A gestão da criatividade para o empreendedorismo da inovaçãoPublication . Costa, Adriano; Cardoso, AntónioNão há como construir as capacidades organizacionais essenciais para o futuro sobre uma plataforma do início do século XX. É por esse caminho que o mestrado em Criatividade e Inovação abre as portas para um potencial na área administrativa. Precisamos deixar de pensar como as empresas do início do século passado e alterar as formas de liderança para então inovar e criar novos processos administrativos, voltados para a gestão com uma melhor qualidade empresarial. Assim, vamos gerar mais renda e criar novos líderes. Hoje em dia, não basta apenas que o líder saiba gerenciar uma equipe e os processos de trabalho que existem dentro dela, cada vez mais se torna clara a evidência de que um líder precisa saber se auto gerenciar. Pensando desta forma, nós iremos conseguir desenvolver empresas preparadas para o ser humano. Este trabalho pretende investigar o que se aplica de criatividade e inovação na área gestão e liderança, bem como o comportamento humano e o tratamento dos líderes e subordinados. Uma vez reconhecida essa aplicação da criatividade e do potencial inovador do colaborador, o presente estudo tem como objetivo analisar o modo com que as organizações atuam, buscando um futuro da gestão inovadora. Se pudermos construir empresas que estejam preparadas para as pessoas, e que possibilitem desenvolver o potencial criativo de cada um, seremos inovadores na área administrativa e alavancaremos a possibilidade de sucesso do nosso negócio.
- Arteterapia criativa expressiva liberadoraPublication . Bittencourt, Danielle; Prado, DavidO presente estudo descreve uma análise e diagnóstico intervencionista institucional da psicologia como reflexão e aplicação de um programa de Institucionalização da criatividade em Arteterapia como psicologia social familiar no processo de educação criativa. O objetivo desta investigação é apresentar e institucionalizar um trabalho profissional como CLÍNICA TERAPÊUTICA ARTÍSTICA CRIATIVA. Inicialmente é apresentado o modelo da psicologia analítica de Carl Gustav Jung como embasamento teórico, sendo compartilhado em seguida os processos da criatividade como expressão criadora total, utilizando os Ativadores Criativos do Doutor David de Prado e o processo de Oficina Criativa de Cristina Alessandrini. Para validar os estudos, utiliza-se a criatividade metódica em Arteterapia e os Estágios e Bloqueios Psicossociais da Criatividade. Finalmente, é desenvolvida uma metodologia de análise de casos em Arteterapia Clínica com o uso do modelo de entrevista justificada e das dinâmicas psicoartísticas de diagnostico intervencionista (terapia artística expressiva).
- Percepção de estudantes universitários portugueses relativamente à estimulação da criatividade em sala de aulaPublication . Zamana, Felipe Villamarin Garcia; Toldy, Teresa MartinhoO presente trabalho constitui um estudo exploratório que visa abordar o tema da criatividade em contexto educacional. O seu objetivo geral consiste em identificar como estudantes do ensino superior português percebem a estimulação da criatividade em sala de aula. O estudo é constituído por uma primeira parte, teórica, sustentada numa investigação bibliográfica. O estudo empírico baseia-se numa metodologia quantitativa, com recurso a um questionário online, desenvolvido especialmente para esta investigação e aplicado a estudantes do ensino superior português. Os dados sugerem que ainda há lacunas no que se compreende como potencial criativo, uma vez que se observam contradições na percepção de criatividade por parte dos estudantes. Além disso, é importante enfatizar a relação entre o estudante e o contexto educacional, nomeadamente a sala de aula, onde se identificou que o professor exerce grande influência no desenvolvimento criativo.
- Criatividade e inovação nos trabalhos sociais e educativos: a história de vida como elemento de reflexão social, desenvolvimento criador e maior autonomiaPublication . Castro, Maria da Glória Ribeiro de; Barroso, Eduardo PazEste trabalho constituiu-se em um estudo de caso sobre como a criatividade aliada à prática reflexiva pode contribuir para o desenvolvimento individual e social. Cristina Santos da Silva – 43 anos, mulher, brasileira, natural do Rio de Janeiro, moradora da favela Cerro Corá, analfabeta funcional, chefe de família monoparental liderada por ela, mãe de 10 filhos e avó de 10 netos – é a protagonista social escolhida para este estudo de caso por seu papel rizomático e multiplicador no centro de sua família e de sua comunidade. Por meio de uma oficina de criatividade reflexiva, foram implantadas técnicas e ativadores para que a protagonista social, a partir do acesso à sua própria imagem, pudesse refletir sobre o seu processo de vida; e por meio de narrativas, pudesse delinear objetivo e metas na maturação de seu processo e elaboração de sua história de vida. Analisou-se essa experiência em três tempos, em um processo que recorta passado, presente e futuro, registrado no filme documentário “Cristina, mãe de todos eles”, com duração de 30 minutos, que esta dissertação acompanha.
- Criatividade e inovação no design de produto: a ressignificação criativa no contexto da marca AlessiPublication . Sansão Junior, Roberto; Cardoso, Paulo Ribeiromercado corporativo busca cada vez mais soluções inovadoras que possibilitem as empresas se diferenciarem. O design de produtos tem-se mostrado uma solução interessante a partir do princípio que permite atribuir novos significados aos objetos, ganhando a atenção do consumidor e gerando resultados financeiros. A proposta desse trabalho é investigar a possibilidade do uso da inovação no design como forma de oferecer novos significados (ressignificar) aos produtos consumidos pela sociedade, a fim de se obter diferencial competitivo quando do lançamento de novos produtos. A investigação utilizou para tal, dois estudos: um Estudo de Caso da marca Alessi, no qual foi possível entender como essa estratégia de inovação foi inserida no contexto da empresa e uma Pesquisa com Especialistas face à marca Alessi e seus produtos, com a qual foi possível conhecer os principais atributos e associações que contribuem para o sucesso da empresa. Como principais conclusões foi possível compreender que a Alessi tem em sua estratégia de negócios a inovação como principal pilar, possui um ambiente interno inovador, criou processo próprio para geração de novas ideias, aliando contribuições externas de designers internacionais, além de se utilizar de técnicas de criatividade e sustentar a marca com uma série de atividades que a consolidam no mercado e a diferenciam de seus concorrentes.
- O processo criativo em arte: um percurso vivido e uma síntese criadoraPublication . Rogado, Gláucia Aparecida Martelli; Leão, Isabel Vaz Ponce deEsta dissertação de mestrado é uma pesquisa de autoanálise do percurso dos processos criativos e ações técnicas de trabalhos artísticos próprios realizados entre décadas. Para tanto, apresenta-se um recorte dessa produção pictórica, bem como o aprofundamento de uma breve exposição dos trabalhos elaborados. Em constantes experimentações, no plano da imagem bidimensional, são traçadas ideias lineares entre métodos, estética e a criatividade desenvolvida durante a atividade artística, evidenciando os temas propostos, entre forma da imagem visual e o conteúdo do projeto produzidos no decorrer desses anos. Construídos entre o figurativo e o abstrato, instaurados em diferentes suportes, são evidenciados em imagens sequenciais, surgindo narrativas, e outras formas picturais que estão sendo representadas. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2013 e 2014, envolvendo uma parte da produção artística, ou seja, uma seleção de 16 trabalhos artísticos, elaborados em ateliês localizados na cidade de São Paulo e em cidades do interior do Estado.
- A internacionalização do ensino superior como processo de inovação institucional: estudo de caso da Fundação Armando Alvares Penteado-FAAPPublication . Oviedo, Lourdes Evangelina Zilberberg; Trigo, Nadine RombertO trabalho a seguir analisa o processo de internacionalização do ensino superior sob a ótica da inovação institucional. Através do estudo de caso da Fundação Armando Alvares Penteado-FAAP, e a partir do conceito de inovação de Rogers (1983) e da teoria da inovação aplicada às instituições de ensino superior, de Levine (1980), identificaremos se o processo de internacionalização é percebido pelas diversas áreas acadêmicas como inovador, quais são seus benefícios e qual é o estágio em que a instituição se encontra. No intuito de contribuir para uma melhor compreensão do fenômeno, parte-se de uma pesquisa bibliográfica que apresenta os conceitos de globalização, o contexto da sociedade global e, principalmente, analisa a internacionalização do ensino superior com suas principais características, tendências, motivações, atores, dimensões, estratégia e estágios. A pesquisa qualitativa completa-se com a triangulação teórica da teoria da criatividade e da inovação aplicadas ao ensino superior e à internacionalização. A percepção das diversas unidades sobre o assunto é apresentada a partir dos resultados das entrevistas semiestruturadas, realizadas com as principais autoridades da instituição objeto da análise.
- Estudo sobre a criatividade e a liderança: resultados de uma análise qualitativa no estado de São PauloPublication . Alves, Elisabete Aparecida; Cunha, PedroO objetivo geral deste trabalho é procurar identificar e analisar algumas das características de pessoas criativas e qual sua relevância para o papel do líder. O líder tem um papel fundamental para a obtenção de um ambiente organizacional produtivo e contribui para resultados mais eficientes e eficazes (Kouzes e Posner, 2013). Em termos teóricos, começamos por apresentar os conceitos de criatividade, personalidade criativa, métodos criativos, liderança, com base nas teorias contingenciais e o papel do líder na condução das equipes. De igual modo, são debatidas e relacionadas os conceitos de personalidade criativa e a liderança criativa, considerados alguns métodos criativos que o líder utiliza para gerar idéias inovadoras e colocá-las em prática, observando ainda que critérios são utilizados e como são avaliados os processos de inovação. Em termos empíricos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base na aplicação de uma entrevista semiestruturada a cinco pessoas que ocupavam posições de direção e liderança, com o objetivo de verificar especificamente a relação possível entre criatividade nas empresas, características do líder criativo e algumas dimensões sobre o autoconceito do líder criativo. Os resultados provenientes da análise do conteúdo das entrevistas apontam no sentido de confirmar o quanto a cultura das empresas e as características de pessoas criativas no papel de líderes podem contribuir para que as equipes também sejam mais criativas e os resultados mais eficientes e eficazes.
- Inovação de marca: o que sou, o que faço, o que digo e o que posso serPublication . Ramos, Liliane Moreira; Mesquita, FranciscoEm um ambiente mercadológico ultra-competitivo, inserido em uma sociedade marcada pela volatilidade dos valores, pelo empoderamento individual e pela busca por novos significados, a inovação nas organizações continua a se fazer necessária. Porém os desafios para gerar relevância se ampliam: é preciso gerar valor compartilhado e manifestar concretamente os significados compartilhados por uma marca com os diferentes públicos com os quais se relaciona. A inovação é resultado da ação criadora e recebe a influência dos estímulos e dos bloqueadores criativos nas organizações. Com a evolução do conceito de marca, de uma ótica subordinada ao produto no mix de marketing para uma ótica de cultura de marca, que define e rege o campo do valor e significado compartilhados, a inovação de marca passa a ser um desafio central para as empresas. Assim como evoluiu o conceito de marca nas organizações, também se desenvolveram as ferramentas de gestão de identidade de marca: elas ampliaram seu alcance de um contexto em que dirigiam “o que uma marca faz” e “o que uma marca diz” para um contexto em que definem e orientam também “como uma marca atua” e “o que uma marca é”. Sendo também resultado de um processo de criação nas organizações, a inovação de marca recebe a influência de estímulos e bloqueadores criativos, específicos para a realidade deste processo. No âmbito desta investigação, a relação das ferramentas de gestão de identidade de marca com os estímulos e bloqueios criativos do processo de inovação de marca foram analisadas a partir de entrevistas em profundidade semi-estruturadas com executivos de agências de inovação de marca atuantes na cidade de São Paulo. Os resultados indicam que as ferramentas de gestão de identidade de marca podem atuar como potencializadoras de uma inovação mais radical e relevante em conjunto com outros estímulos e desbloqueadores criativos. Influenciam, assim, uma inovação orientada pelo núcleo mais essencial de uma organização, capaz de renovar seu valor de forma autêntica e única.
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