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- O papel do Serviço de Polícia Municipal da Maia na prevenção de crimes rodoviáriosPublication . Rodrigues, Alice Maria Jesus; Pimentão, CristinaAs estatísticas sobre os crimes rodoviários mostram que estes têm vindo a aumentar, significativamente, nos últimos 10 anos. Contudo, pouco se tem avançado sobre a sua prevenção, quer a nível nacional, quer a nível local. Perante esta realidade, o presente trabalho centra-se nos crimes rodoviários, no Concelho da Maia. Utiliza-se métodos de investigação qualitativa e quantitativa, com recurso ao focus group e ao inquérito por questionário. O objetivo da investigação é perceber quais as representações sociais, dos munícipes da Maia, relativamente ao Serviço da Polícia Municipal da Maia na execução das suas funções e na prevenção dos crimes rodoviários. Espera-se que os resultados obtidos vão de encontro com a literatura e que permitam desconstruir crenças relativamente às funções e competências do Serviço de Polícia Municipal da Maia na prevenção dos crimes rodoviários.
- Tecnologia laser em medicina dentária: frenectomia em focoPublication . Vieira, Joana Isabel Monteiro de Paiva; Silveira, AugustaO freio é uma estrutura anatómica oral classificada em freio labial (médio maxilar ou mandibular, lateral maxilar ou mandibular) ou lingual que se pode tornar num problema quando a sua inserção cria impedimentos estruturais e dificuldades a vários níveis. Um freio labial anormal pode causar algumas anomalias ou problemas, tais como um diastema interincisal, problemas protéticos, doença periodontal relacionada com a retenção de alimentos, dificuldades na higiene oral e na mobilidade labial. Nas crianças deve-se tomar especial atenção ao diastema interincisivo que na maioria dos casos é autocorrigido depois da erupção dos caninos maxilares. O termo anquiloglossia é utilizado para definir uma situação clínica em de um freio lingual anormalmente curto ou uma língua fusionada no soalho da boca, que vulgarmente é designada de língua-presa. Esta condição tem uma maior incidência em recém-nascidos e parece afectar a amamentação. A anquiloglossia pode causar impedimentos na fala, na manutenção da higiene oral, problemas de comportamento potenciando a geração de constrangimento social durante a infância e adolescência. Uma das técnicas utilizadas para a remoção do freio é a frenectomia clássica, sendo percursora de todas as outras técnicas. A utilização do laser em cirurgia de tecidos moles tem demonstrado resultados muito favoráveis e de grande aceitação, pela eficácia, poder de incisão, ablação e boas respostas clínicas, sendo também utilizado na remoção do freio labial. Vários estudos demonstraram que este método oferece um pós-operatório sem dor nem edema, redução do uso de anestesia e eliminação do uso de suturas. O tipo de laser a utilizar é definido pelo género de tecido que vai sofrer a intervenção. Neste contexto é pertinente a aquisição do conhecimento da oferta de lasers presentes no mercado e participar num processo de aprendizagem em relação às suas características, funcionamento, interação sobre os tecidos biológicos alvo, assim como os parâmetros de segurança inerentes à utilização do mesmo. O interesse nesta temática surge principalmente pela forte possibilidade de interacção futura com o laser e pela descoberta de novas tecnologias, em especial o laser pelo seu vasto leque de aplicações e inúmeras vantagens que tem trazido à Medicina Dentária. The frenum is an anatomic structure which can be classified as labial frenum (midline upper/lower lip or lateral) and lingual. The presence of a frenum can create an issue when its insertion causes some prosthetic, periodontal, hygienic and mobility problems or a midline diastema. Maxillay midline diastema should be carefully evaluated in children. A spontaneous closure is normally seen with the eruption of the permanent canines. Ankyloglossia, or tongue-tie, is the result of a short, tight, lingual frenum causing difficulty in speech articulation due to limitation in tongue movement. The incidence ranges in newborns from 1.72% to 10.7% and it seems to affect breastfeeding. Ankyloglossia can cause speech, hygienic, behavioural and emotional problems during childhood. The classic frenectomy is one of the techniques used to remove the frenum and the evolution of the following procedures was based on the first method. The laser brings positive results and acceptance in the soft tissue surgery: it’s effective, has great power of incision, ablation and good clinical response, so it is frequently used in frenectomy. Some research showed that this method is painless, prevents postoperative swelling, the use of suture and reduces the use of anaesthetic. The type of laser to use is defined by the kind of tissue that will be submitted to surgery. So, it is important to have in mind every kind of lasers existing in the market and be aware of their characteristics, operation method, interaction with the target tissues and safety parameters. The interest in new technologies in odontology inspired the research and lead the review to laser technology, not only because of the variety of applications and advantages that laser offers to odontology, but also due to the future perspective of working with laser.
- Escola inclusiva: conceções e práticas de avaliação formativa dos professores do 1.º cicloPublication . Silva, Teresa Maria Teixeira Magalhães da; Ventura, TerezaCriar práticas mais inclusivas é essencial para a construção de uma escola que recebe a diferença como meio valioso para todos (Ainscow et al., 2006; Armstrong et al., 2000). Estudar as mudanças que a formação de professores promove nos sentimentos, atitudes e preocupações face à educação inclusiva é fundamental (Loreman et al., 2007; Sharma et al., 2006). Segundo Correia (2010), a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular implica mudanças ao nível das atitudes e das práticas pedagógicas de todos os intervenientes no processo ensino e aprendizagem, da organização e da gestão na sala de aula e na própria escola enquanto instituição. O mesmo autor refere que “a simples colocação física da criança com necessidades educativas especiais na classe regular não é, de forma alguma garantia de sucesso escolar.” (Correia, 1999, p. 9) A opção pelo tema Escola Inclusiva: Conceções e Práticas de Avaliação Formativa dos professores do 1.º Ciclo, surge com o intuito de poder ajudar os professores a refletir sobre a sua prática e contribuir para uma melhor atuação pedagógica com todos os alunos, na ótica do pressuposto defendido por Sim-Sim (2005, p. 8) que refere “todas as crianças, em qualquer momento da sua vida escolar, podem ter necessidades educativas especiais.” O presente trabalho tem por objetivo o estudo das conceções e práticas de avaliação dos professores do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (professores do Ensino Regular e Ensino Especial) da ilha de S. Miguel, face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas salas de aula. Para esse efeito um grupo de professores do Ensino Regular e de Educação Especial, foi submetido a um inquérito por questionário, com uma série de itens, cujas respostas foram posteriormente analisadas. A análise dos resultados obtidos permite dizer que os professores inquiridos se encontram sensibilizados para as vantagens da escola inclusiva entendendo que o princípio da Inclusão preconiza a escola regular como o meio ideal para estimular habilidades e fomentar competências, promovendo o desenvolvimento social e a autonomia, desde que seja flexível e proporcione as diversas condições necessárias. Em termos práticos privilegiam uma avaliação que siga a par das aprendizagens como é o caso da avaliação formativa que respeita os ritmos de progressão dos alunos e que é servida por instrumentos de registo sistemático, que permitem ao professor uma gestão eficaz dos processos de ensino e fornecem ao aluno o valor da amplitude do seu sucesso. Contudo, consideram que, para a escola inclusiva ter sucesso, é imprescindível investir na formação de professores na área das necessidades educativas especiais a nível da formação contínua. Os participantes neste estudo referem ainda que aplicam pedagogias diferenciadas. Os dados do estudo referem que os professores apresentam atitudes favoráveis face à inclusão de alunos com N.E.E. Estes dados seriam os esperados se se atender a que a grande maioria dos professores que fazem parte deste estudo são do sexo feminino e estudos anteriormente realizados, sugerem que os professores do género feminino assumem atitudes mais favoráveis face à inclusão do que os do sexo masculino (Forlin et al., 2007). Creating more inclusive practices is essential to build a school that receives the difference as a valuable mean for all (Ainscow et al., 2006; Armstrong et al., 2000). Studying the changes that teacher formation leads to feelings, attitudes and concerns about inclusive education is fundamental (Loreman et al., 2007; Sharma et al., 2006). According to Correia (2010), the inclusion of students with special needs educational in regular education implies changes in attitudes and pedagogical practices of those involved in the teaching and learning process, organization and management in the classroom and in the school itself as an institution. The same author claims that “the mere physical placement of the child with special needs in regular classrooms is not in any way guarantee of academic success.” Correia (1999, p. 9) The theme choice Inclusive School: Conceções and Practice of Formative Assessment of elementary school teachers, comes with the aim of being able to help teachers to reflect on their practice and to improve the educational performance with their students, from the viewpoint advocated by Sim-Sim (2005, p. 8), which states "all children at some time in their school life, may have special educational needs." The present work aims to study the concept and evaluation practices of teachers from elementary school (regular and special needs education teachers) in the island of S. Miguel, given the inclusion of special needs education students in the classrooms. For this purpose a questionnaire was given to teachers from regular and special needs education teachers, who were submit to a questionnaire survey, with series of items, whose answers were analyzed subsequently. The results analysis allows us to say that the teachers surveyed are aware of the advantages of inclusive school, understanding that the principle of Inclusion advocates the regular school as the ideal aim to boost skills and foster abilities, promoting social development and independence, provided that is flexible and offers the different necessary conditions. In practical terms it honors an evaluation closely to the learning process as is the case of formative assessment that respects the rhythms of students’ progress and is served by systematic recording instruments that allow the teacher an effective management of teaching and provide the student the value of the amplitude of its success. However, considering that, for the success of inclusive school, it is essential to invest in the formation of special needs education teachers, in terms of continuous training. Participants in this study also indicate that they apply differentiated pedagogies. The studies’ results report that teachers have favorable attitudes according to the inclusion of special needs education pupils. These data would be expected if we consider that the vast majority of teachers who have been part of this study are female and previous studies suggest that female teachers assume more favorable attitudes towards the inclusion system than male teachers (Forlin et al., 2007).
- Implicações do abuso sexual na infância sobre o quotidiano do doente psiquiátrico: o olhar do assistente socialPublication . Costa, Nicole Fernandes da; Coutinho, ManuelaNo presente estudo, analisa-se o problema das implicações do abuso sexual na infância sobre o quotidiano do doente psiquiátrico, identificado pelo olhar do serviço social a ele associado. Estuda-se e caracteriza-se a situação de Portugal face ao fenómeno do abuso sexual na infância, bem como os serviços de saúde que na região de Entre Douro e Vouga, prestam apoio às vítimas, o Hospital de Dia de Psiquiatria (HDP) de S. João da Madeira. Tendo em atenção o objetivo do estudo - compreender as implicações do abuso sexual na infância no quotidiano dos doentes psiquiátricos em tratamento no Hospital de Dia de Psiquiatria (HDP) do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, E.P.E (CHEDV) - definiram-se, a partir da literatura, dimensões de análise, procurando identificar tipologias sobre os principais fatores que informam o problema em análise. Paralelamente, a experiência de estágio ajudou à reflexão. Enquanto futura assistente social a autora procurou perceber quais os domínios em que o problema fragiliza a sociabilidade quotidiana. Isto é, de que forma a patologia fragiliza a ligação dos doentes à vida em comunidade, à sociabilidade. Feito um estudo empírico, a partir de 44 situações que acorreram ao HDP, identificaram-se, através de um exercício de estatística descritiva, os indicadores que caracterizam os doentes psiquiátricos, vítimas de abuso sexual na infância. Discutiram-se os seus resultados em torno de quatro eixos: 1) os comportamentos autodestrutivos; 2) a ideação suicida; 3) as vulnerabilidades (desordens de humor, ansiedade e distúrbios de stress pós traumáticos); 4) a incapacidade para manter uma vida profissional estável. Deste estudo resultaram fios condutores para investigações a prosseguir, nomeadamente, por onde passa a construção da intervenção activa do serviço social neste domínio e como experienciam os assistentes sociais a sua prática de forma a criarem indicadores de avaliação dos seus resultados. This study analyzes the implications of the childhood sexual abuse problem on the psychiatric patient’s daily routine, as seen by the Social Work. The childhood sexual abuse in Portugal has been studied and catalogued, as well as the support to the victims by the health services in the Entre Douro and Vouga regions, provided by Hospital de Dia de Psiquiatria (HDP) in São João da Madeira. The mainstream of this study – understand the childhood sexual implications on the psychiatric patient´s daily routine treatment at the Hospital de Dia de Psquiatria (HDP) of the Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, E.P.E. (CHEDV) – was directed at the dimension of the analysis, seeking the main types of factor that transmit the problems in cause. At the same time, the experience acquired during my traineeship, helped me to reflect on this social phenomenon. The author, as a future Social Worker, sought to pinpoint and identify where the problem fragilized most the daily sociability. Thus, in what form does this pathology fragilize the connection between the patients and their life in community, sociability. After a thorough study, based on 44 situations that occurred at the HDP, the indicators that characterized the psychiatric patients, victims of childhood sexual abuse, were identified by a descriptive statistic exercise. Due to these results, four points were debated: 1) auto destructive behavior; 2) suicidal tendencies; 3) Vulnerabilities (humour disorders, anxiety and post-traumatic stress disturbances); 4) unable to maintain a stable professional life. This study allows and calls for further investigation, as well as identifying the starting point of the Social Worker´s intervention in this domain. An evaluation indicator of the Social Worker´s experience and practice should be created.
- Os sistemas de informação ao serviço da gestão estratégica: o caso da Delta CafésPublication . Nunes, António Pedro; Gomes, JoãoO presente trabalho “Os Sistemas de Informação ao Serviço da Gestão Estratégica - O caso da Delta Cafés” focaliza-se fundamentalmente na importância que os Sistemas de Informação possuem como ferramenta de auxílio da Gestão Estratégica das empresas. Este estudo foi elaborado tendo em consideração vários aspectos que exercem influência sobre o resultado final da relação do binómio Sistema de Informação e Gestão Estratégica. O trabalho encontrasse dividido em duas partes distintas: Na primeira parte, apresenta-se uma análise teórica sobre a influência de diversas áreas da gestão na correlação entre os Sistemas de Informação e a Gestão Estratégica. A revisão bibliográfica tem início na Evolução da Teoria das Organizações, passa pelos Sistemas de Informação, aborda a Gestão Estratégica e posteriormente debruça-se sobre o Alinhamento Estratégico, finalmente, são expostas as conclusões e implicações para o Estudo de Caso. A segunda parte consiste na aplicação e posterior análise de um questionário, que foi preenchido pelos Directores de Departamento, dos vários departamentos que compõem a Delta Cafés em Portugal. This paper "Information Systems at the Service of Strategic Management - The case of Delta Cafés" focuses primarily on the importance that information systems have as a tool to aid the strategic management of companies. This study was designed taking into account various aspects that influence the final result of the relationship of the binomial Information System and Strategic Management. The study is divided into two distinct parts: The first part presents a theoretical analysis of the influence of various areas of management in the correlation between the Information Systems and Strategic Management. The literature review begins on the Evolution of the Theory of Organizations, passes through the Information Systems, then Strategic Management is analysed, it later focuses is on Strategic Alignment, finally, are exposed the implications and conclusions for the Case Study. The second part consists of the application and subsequent analysis of a questionnaire completed by the Department Directors of the various departments who are part of Delta Cafés in Portugal.
- O eu e o nós: perceção do funcionamento familiar por parte de utentes de serviços de psicologia e psiquiatria e dos seus familiaresPublication . Rodrigues, Maria Sofia Nascimento Ribeiro; Alves, SóniaCom este trabalho de investigação pretendemos conhecer as perceções do funcionamento familiar por parte de utentes de serviços de psicologia e psiquiatria e dos seus familiares e perceber de que forma essas perceções se relacionam entre si. A perceção do funcionamento familiar foi estudada em função de variáveis clínicas (ano de início de doença, história familiar de doença psiquiátrica e perturbação emocional), de variáveis sociodemográficas (idade) e pelas dimensões coesão e adaptabilidade familiar. Para a sua concretização, foi administrado um protocolo que contemplava dois instrumentos adaptados à população portuguesa: Inventário de Sintomas Psicopatológicos – BSI (Canavarro, 1999) e a Escala de Avaliação da Coesão e da Adaptabilidade Familiares – FACES-III (Curral et al. 1999); e por um questionário clínico e sociodemográfico concebido especificamente para este estudo. Foi estudada uma amostra não probabilística constituída por 62 participantes todos utentes de serviços de Psicologia e Psiquiatria e os seus familiares, num total de 124 respondentes. Os resultados alcançados revelam a existência de uma correlação estatisticamente significativa e positiva entre a coesão e a adaptabilidade familiar percebida pelos participantes e pelos seus familiares, assim como entre o índice de insatisfação dos participantes e dos seus familiares.
- Efeitos da fisioterapia no linfedema após tratamento do cancro da mama: revisão bibliográficaPublication . Correia, Mafalda Cristina Gonçalves Marques Santiago; Cervaens, MarianaO linfedema secundário surge devido ao défice de equilíbrio das trocas de líquidos linfáticos, como consequência, principalmente da agressão que a mulher sofre com a cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia, após cancro da mama. Assim, o objetivo desta revisão bibliográfica é verificar os benefícios dos diferentes recursos em fisioterapia já estudados na literatura na resolução do linfedema após o tratamento de cancro da mama. Procedeu-se ao levantamento bibliográfico por meio de livros e das bases de dados da B-on: PubMed/Medline, Scielo, EBSCO, Scirus, Springerlink, SciVerse e Elsevier, escritos em português e inglês num período de 2004 a 2011. As técnicas abordadas mais objetivamente foram a terapia descongestiva completa (técnicas combinadas), bandas multicamadas, drenagem linfática manual e manga de compressão. No final desta investigação é possível concluir que a fisioterapia com os seus diversos recursos tem uma intervenção substancial na diminuição do linfedema. São necessários mais estudos de forma a alcançar o tratamento ideal no linfedema.
- Teorias neuropsicológicas: relação com a comunicação e a linguagem no autismoPublication . Pacheco, Ana Filipa; Peixoto, VâniaNeste projecto de graduação são abordadas três grandes teorias neuropsicológicas para explicação do autismo, e a sua relação com as componentes comunicativa e linguística da síndrome: a teoria da mente, a teoria da coerência central e a teoria das funções executivas. O autismo é uma perturbação neurodesenvolvimental invasiva que pressupõe défices na interacção social e na comunicação, e um repertório de comportamentos, actividades e interesses estereotipados, repetitivos e restritos. Ao longo das últimas décadas, as teorias neuropsicológicas foram sendo propostas e investigadas para tentar compreender-se a ligação entre o cérebro e o comportamento no autismo. A teoria da mente propõe uma falha social que leva à incapacidade para a compreensão de aspectos básicos da comunicação, como os estados mentais. A teoria da (fraca) coerência central poderá explicar tanto os pontos fracos como as capacidades extraordinárias apresentadas pelos indivíduos com autismo. A teoria das funções executivas remete para os padrões de comportamento restritos, repetitivos e estereotipados. As três teorias apresentam, indubitavelmente, complementaridades, fornecendo informações valiosas para o entendimento do autismo e das suas características comunicativas e linguísticas. In this graduation project three major neuropsychological theories of autism, and its relation to communication and language in autistic syndrome, are reviewed: theory of mind, central coherence, and executive functions hypothesis. Autism is a pervasive developmental disorder involving deficits in social interaction and communication, and restricted, repetitive, and stereotyped patterns of behavior, activities, and interests. Past decades were important to cognitive theories to be proposed and investigated in an attempt to understand the link between the brain and behavior in autism. Theory of mind deficit hypothesis proposes a social fault that can lead to an inability to understand basic aspects of communication, such as mental states. Weak central coherence hypothesis can account for some of the patterns of weaknesses and strengths in autism. Executive functions hypothesis refers to restricted, repetitive, and stereotyped patterns of behavior. All three, undoubtedly, show complementarities and can provide valuable information to understand autism and its communicative and linguistics features.
- Sustentabilidade e entropia na geração textual variacional: PoemAds – sob o signo da devoraçãoPublication . Torres, RuiDescrição e contextualização teórica de um conjunto de poemas digitais realizados com o apoio do motor textual Poemário, seguindo procedimentos combinatórios e generativos. Este trabalho de literatura electrónica foi programado a partir da conjugação de vários slogans publicitários, constituindo dessa forma uma plagiotropia e uma devoração da publicidade actual. O léxico que alimenta estes processos foi tratado e seleccionado a partir de aproximadamente 10.000 anúncios publicitários e propagandísticos em língua portuguesa.
- Um olhar sobre os conflitos: gestão de conflitos nas Escolas do 1.º e 2.º ciclos da EBI de Ribeira GrandePublication . Sousa, Maria Rosa Lopes Miranda de; Pinto, Isabel PereiraA presente investigação tem como tema “Um Olhar Sobre os Conflitos”. Tem origem na preocupação de muitos alunos apresentarem poucas competências sociais, demonstrando comportamentos conflituosos e até mesmo desviantes, nos estabelecimentos de ensino que frequentam. Diariamente, a comunicação social informa-nos dos conflitos que ocorrem entre alunos, entre alunos e auxiliares, entre alunos e professores, no nosso país. Desta forma torna-se pertinente investigar a realidade da Unidade Orgânica em que trabalho, Escola Básica Integrada de Ribeira Grande, tendo como objetivos o reconhecimento da ocorrência de conflitos; quem os gere; identificar as formas de intervenção perante os conflitos; se os alunos mais conflituosos têm insucesso escolar; verificar a correlação entre ambiente familiar e o comportamento conflituoso dos alunos. Para operacionalizar estes objetivos, serão aplicados dois tipos de inquéritos por questionário. Um aos docentes do primeiro e segundo ciclos do ensino básico e outro aos encarregados de educação/pais da Escola Básica Integrada de Ribeira Grande, com o propósito de conhecer a realidade e a ocorrência dos conflitos bem como as formas de gestão destes conflitos. Para se avançar com o desenvolvimento empírico deste trabalho, será selecionada a abordagem quantitativa, que serão tratados na base de dados “SPSS – Statistical Package for the Social Sciences”. Após um estudo exaustivo da bibliografia podemos concluir que são muitos os autores que definem o conceito de conflito, apontam a sua origem e causas, as suas tipologias e dão vários contributos, em forma de estratégias, para a sua resolução. The following research is themed "A Look on Conflicts." It originates from the concern that many students have few social skills, demonstrating conflicting behaviors and even deviant, in the schools they attend. On a daily basis, the media informs us of conflicts that arise amongst students, between students and assistants, and between students and teachers. Thus it is pertinent to investigate the reality of the Organic Unit where I work, Escola Básica Integrada de Ribeira Grande, with the objectives to recognize the occurrence of conflicts, and who runs them, to identify ways to intervene before conflicts; if more students have conflicting school failure and verify the correlation between family environment and confrontational behavior of the student. To reach these goals, two questionnaire surveys will be applied: one to primary school teachers (including teachers who teach students from 1st to 4th grade and teachers who teach 5th and 6th grade students) and other to parents/guardians of Escola Básica Integrada de Ribeira Grande students, in order to know the reality and the occurrence of conflicts and the ways of managing these conflicts. To go forward with the development of this empirical work, the approach will be a mixed selection, quantitative and qualitative, with triangulation of results. After an exhaustive review of the literature we can conclude that there are many authors that define the concept of conflicts, they point to their origin and causes, types and provide several contributions in the form of strategies for its resolution.