Browsing by Issue Date, starting with "2014-07-16"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- As características criativas dos jogadores brasileiros de futebolPublication . Finardi, Alessandro César; Seabra, DanielA criatividade sempre esteve relacionada a atributos de ordem mitológica, mágica ou considerada como um dom restrito a um pequeno número de privilegiados, com destaque para os gênios e artistas. Este panorama começou a ser mudado a partir da segunda metade do século XX, quando a criatividade passou a ser estudada cientificamente e, consequentemente, passou a ser revelada não mais como um talento natural, mas como um atributo que pode ser aprendido por qualquer pessoa que se disponha e tenha acesso às técnicas para desenvolver o seu potencial criativo. Dentre as pesquisas acerca da criatividade, as características das pessoas consideradas criativas é um tema abordado por um vasto número de especialistas em diferentes campos de atuação. Em virtude de seu aspecto multidisciplinar, a criatividade está inserida, muitas vezes de maneira imperceptível, em todas as atividades humanas, inclusive nos esportes. Conhecido como “País do Futebol”, o Brasil faz juz a este título ao se constatar a presença massiva do esporte coletivo mais popular do mundo na vida e no cotidiano dos brasileiros, quer seja pela prática em si ou pela colossal exposição midiática. Ao se juntar a simplicidade para se obter os recursos necessários para o jogo com a capacidade do povo brasileiro em improvisar a partir de suas necessidades, o futebol alastrou-se pelo país, rompendo o caráter elitista dos seus primórdios. A formação sociocultural brasileira marcada pela intensa miscigenação de índios, europeus e africanos, resultou em elementos para compor a brasilidade expressa por meio da música, dança, carnaval e futebol. Este último, ao se misturar com outros atributos essencialmente brasileiros, desenvolveu características distintas do “futebol-força” praticado pelos europeus, passando a ser considerado “futebol-arte”. Os jogadores brasileiros são mundialmente conhecidos pelo estilo individualista, habilidoso e criativo. O presente estudo procurou conectar a criatividade ao estilo de jogo brasileiro, com o objetivo de identificar as características geralmente atribuídas aos jogadores de futebol brasileiros a partir da percepção de especialistas na modalidade.
- Criatividade e inovação no design de produto: a ressignificação criativa no contexto da marca AlessiPublication . Sansão Junior, Roberto; Cardoso, Paulo Ribeiromercado corporativo busca cada vez mais soluções inovadoras que possibilitem as empresas se diferenciarem. O design de produtos tem-se mostrado uma solução interessante a partir do princípio que permite atribuir novos significados aos objetos, ganhando a atenção do consumidor e gerando resultados financeiros. A proposta desse trabalho é investigar a possibilidade do uso da inovação no design como forma de oferecer novos significados (ressignificar) aos produtos consumidos pela sociedade, a fim de se obter diferencial competitivo quando do lançamento de novos produtos. A investigação utilizou para tal, dois estudos: um Estudo de Caso da marca Alessi, no qual foi possível entender como essa estratégia de inovação foi inserida no contexto da empresa e uma Pesquisa com Especialistas face à marca Alessi e seus produtos, com a qual foi possível conhecer os principais atributos e associações que contribuem para o sucesso da empresa. Como principais conclusões foi possível compreender que a Alessi tem em sua estratégia de negócios a inovação como principal pilar, possui um ambiente interno inovador, criou processo próprio para geração de novas ideias, aliando contribuições externas de designers internacionais, além de se utilizar de técnicas de criatividade e sustentar a marca com uma série de atividades que a consolidam no mercado e a diferenciam de seus concorrentes.