FCHS (DCEC) - (DM) Criatividade e Inovação
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- Análise dos fatores internos e externos capazes de influenciar a liderança em empreendimentos de biotecnologia portugueses: um estudo exploratórioPublication . Landuyt, Ana Carolina Menezes de Brito Xavier; Reis, Pedro; Coutinho, ManuelaEssa dissertação tem como conjuntura a análise do processo de liderança criativa enquanto capaz de influenciar o desempenho dos colaboradores, assim como de ser influenciada por diferentes aspetos e fatores. O estudo das interações entre liderança, criatividade e biotecnologia é recente. Neste sentido, o presente trabalho busca fornecer compreensão teórica, mas também prática, ao considerar a ausência de estudos e conhecimentos empíricos focalizados no contexto da biotecnologia portuguesa. Os resultados atingidos, a partir do uso de uma metodologia inovadora em três empreendimentos do setor, indicam principalmente que a criação de valores criativos, diante da identificação de prováveis pressionadores e facilitadores, assim como de fatores positivos e negativos em um ambiente mais específico de cada empresa, está a ser desfavorecida. É necessário o aprofundamento da perceção sobre a influência dos gaps da biotecnologia diante do processo de liderança. Um marcante caráter exploratório ainda permanece e pesquisas futuras são de considerar. This dissertation presents as conjecture the analysis of the creative leadership process while being capable of influencing the collaborators performance, as well as of being influenced by different aspects and factors. The study of the interactions between leadership, creativity and biotechnology is recent. Taking it into account, this work intends to provide a better theoretical and practical understanding when considering the absence of studies and empiric knowledges focused on the Portuguese biotechnology context. The results reached by the use of an innovative methodology in three different sector enterprises mainly show that the creation of creative values, considering the identification of possible conditions which press or facilitate the leadership process, as well as the presence of positive or negative factors in a specific environment of each company, is being less motivated. It's necessary to have a better perception of the relationship among the biotechnology gaps and the leadership process. A strong exploratory character still remains and future researches should be taking into consideration.
- As terapias expressivas e o barro: veículo de auto-conhecimento, criatividade e expressãoPublication . Bucho, João Luís Saporiti Machado Cruz; Jardim, Maria AntóniaEste trabalho consiste num estudo que tem como principal objectivo descrever como o material barro poderá funcionar como veiculo que promove o desenvolvimento do auto-conhecimento, da criatividade e da expressão no sujeito. A fundamentação teórica assenta em autores e referências no campo da psicologia do desenvolvimento, como Freud, Piaget, Vygotsky, Erikson - no que diz respeito ao desenvolvimento da aprendizagem e da pedagogia nos sujeitos; Bachelard, Winnicott e Vygotsky - em relação à importância da imaginação e do simbólico e como instrumento de observação usado nesta abordagem utilizou-se o Continuum das Terapias Expressivas, ECT, defendido por Kagin e Lusebrink (1978) e as Versões de Sentido, VS (Amatuzzi, 1996). Na elaboração do estudo empírico, foi utilizado um modelo de investigação aplicada ou investigação - acção participativa, efectuada em diversos ateliers e workshops desenvolvidos, com adultos, nos dois últimos anos, dos quais foram descritos apenas dois. Como resultado do estudo foi possível observar as múltiplas potencialidades do barro como elemento objecto facilitador no estimular do pleno desenvolvimento do potencial criativo dos sujeitos, promovendo o conhecimento e ampliando o campo expressivo. Sendo uma investigação qualitativa e de carácter exploratório, esta dissertação apresenta algumas restrições, já que os resultados obtidos não podem ser generalizados, mas permitem retirar conclusões que poderão ser aplicadas à realidade próxima da apresentada neste trabalho. This work involves a study that have as a main subject to describe as the material clay will be able work as a vehicle that promote the development of the autoknowledge, creativity and the expression in the subject. The grounds theory draw heavily on authors and references in the field of the development psychology, as Freud, Piaget, Vygotsky, Erikson - in what it says regarding to development of the learning process and the pedagogy on the subjects; Bachelard, Winnicott e Vygotsky – in relation to the importance of the imagination and the symbolic as a observation instrument used in this approach, we used the Continuum of the Expressive Therapies, ECT, defended by Kagin and Lusebrink (1978) and the Versions of Sense, VS (Amatuzzi, 1996). In the preparation of the empiric study, it was used a diligent investigation model or investigation – participating action, made in several ateliers (studious) and Workshops development with adults in the last two years, which were describes just two. As result of this study, it was possible to observe the multiple potentialities of the clay as enabler in stimulate the full development from the creative potential from the subjects, promoting the knowledge and extend the expressive field. Being a qualitative investigation with exploratory character, this dissertation presents same restrictions, because the results cannot be generalize, but they allow to take conclusions that will be able to be apply to the next reality presented in this work.
- Desenvolvimento de competências criativas em estudantes do ensino superior de animação socioculturalPublication . Silva, Ana Margarida Gaspar da; Jardim, Maria Antónia; Prado, DavidEste trabalho descreve um breve estudo centrado no desenvolvimento das competências criativas na formação superior dos/das animadores/as socioculturais. Tem como objetivo compreender qual a perceção dos/das estudantes, profissionais e docentes de animação sociocultural (ASC) relativamente à importância da criatividade no contexto da ASC e à forma como um curso superior nesta área pode contribuir para o desenvolvimento dessas competências. O enquadramento teórico do tema alicerçou-se nas visões de Ander-Egg, Lopes, Trilla, Ventosa, Quintas e outros autores/as que estudaram a ASC e o perfil de competências do/a animador/a. No que diz respeito ao desenvolvimento da criatividade no contexto escolar e, particularmente, no ensino superior, foram analisados, entre outros, os contributos de Csikzentmihalyi, Jackson, Starko, Gardner e Prado. O estudo exploratório foi desenvolvido seguindo uma metodologia qualitativa, com recurso a entrevistas a animadores profissionais e docentes de ASC, questionários aplicados a estudantes de um curso superior de ASC e a aplicação e avaliação de técnicas de desenvolvimento da criatividade em contexto de sala de aula. O caracter eminentemente qualitativo e exploratório deste trabalho, não permite fazer generalizações dos seus resultados. No entanto, a partir da pesquisa documental efetuada e dos contributos dos/das participantes no estudo, foi possível inferir algumas dimensões importantes no desenvolvimento das competências criativas dos/das estudantes de ASC e sistematizar um conjunto de pistas para o aprofundamento do estudo e das práticas académicas nesta área. This work describes a short study focused on the development of creative competences during the higher education training of social cultural workers. The aim is to understand the perception of students, professional workers and teachers about the importance of creativity in social cultural work (SCW) and about the way in which higher education training can contribute to the development of those competences. The theoretical background was based on the views of Ander-Egg, Lopes, Trilla, Ventosa, Quintas and other authors that have research on the field of SCW and on the competence framework of the social cultural worker. Concerning the development of creativity in formal education, and particularly, in higher education, the authors analyzed were, among others, Csikszentmihalyi, Jackson, Starko, Gardner and Prado. The exploratory study was developed following a qualitative research methodology, based on interviews to professional social cultural workers and teachers, surveys applied to the students of a higher education diploma on SCW and the implementation and evaluation of creativity development techniques in the class room. The eminent qualitative and exploratory character of this work, does not allow generalizations of its results. However, from the theoretical review and from the contributions of the participants in the research, was possible to deduct some important dimensions in the development of creative competences of SCW students and to summarize a set of clues for further development of the research and practice in this field.
- Criatividade, filosofia e emaravilhamento: (Técnicas de criatividade aplicadas a comunidade de investigação em filosofia com crianças)Publication . Brito, Maria do Céu Barroca de; Jardim, Maria Antónia; Prado, David; Castro, Maria GabrielaO projeto de investigação “Criatividade, filosofia e emaravilhamento” foi desenvolvido com um grupo de crianças do ensino pré-primário e duas turmas do 1º ciclo de escolaridade. A investigação decorreu em Comunidades de Investigação Filosófica, através da aplicação da metodologia de Filosofia Para Crianças, de Mathew Lipman. Sendo a matriz deste projeto holística, a dimensão cognitiva integrou a corporalidade e fê-la dialogar dialeticamente com os conceitos de sensibilidade estética (aisthésis) e razão prática (phronésis), através de uma poiésis orientada para o desenvolvimento cognitivo, ético e estético. O recurso às técnicas de criatividade de David Prado Diez, nomeadamente a Analogia Inusual, o Torvelinho de Ideias e o Relaxamento Criativo, permitiu estabelecer o diálogo entre a imaginação, a cinestesia, a criatividade e o discurso argumentativo. A cooperação, a intersubjetividade, a comunicação autêntica, a vivência imagética da beleza, da harmonia e da paz, visaram a formação de um ethos comum e de uma consciência em simbiosinergia com as comunidades bióticas e com o cosmos.
- Arteterapia criativa expressiva liberadoraPublication . Bittencourt, Danielle; Prado, DavidO presente estudo descreve uma análise e diagnóstico intervencionista institucional da psicologia como reflexão e aplicação de um programa de Institucionalização da criatividade em Arteterapia como psicologia social familiar no processo de educação criativa. O objetivo desta investigação é apresentar e institucionalizar um trabalho profissional como CLÍNICA TERAPÊUTICA ARTÍSTICA CRIATIVA. Inicialmente é apresentado o modelo da psicologia analítica de Carl Gustav Jung como embasamento teórico, sendo compartilhado em seguida os processos da criatividade como expressão criadora total, utilizando os Ativadores Criativos do Doutor David de Prado e o processo de Oficina Criativa de Cristina Alessandrini. Para validar os estudos, utiliza-se a criatividade metódica em Arteterapia e os Estágios e Bloqueios Psicossociais da Criatividade. Finalmente, é desenvolvida uma metodologia de análise de casos em Arteterapia Clínica com o uso do modelo de entrevista justificada e das dinâmicas psicoartísticas de diagnostico intervencionista (terapia artística expressiva).
- Era uma vez dentro de nós!: as narrativas a serviço da criatividade e do autoconhecimentoPublication . Costa, Maria Elisa Moreira; Estrada, RuiEsta dissertação aborda a correlação das narrativas infantis, criatividade e autoconhecimento. Os principais objetivos centram-se em verificar se o uso das narrativas infantis de contos de fadas ampliam a criatividade e o autoconhecimento; esclarecer se o processo de autoconhecimento, por sua vez, favorece os processos criativos nas atividades profissionais; e demonstrar a possibilidade de uso complementar de ativadores criativos com as narrativas, descobrindo assim, quais os ativadores que melhor se correlacionam aos contos escolhidos. A pesquisa exploratória compõe-se de três etapas: a primeira advém de encontros presenciais ocorridos no ano de 2010, com profissionais ligados à formação e qualificação de jovens em uma Organização não Governamental (ONG) na cidade de São Paulo; a segunda etapa é fruto dos estudos da autora desta dissertação ao longo do ano de 2013; e a terceira etapa, fundamentada em entrevistas semiestruturadas no ano de 2014, com os mesmos participantes dos encontros presenciais ocorridos 30 meses antes. Conclui-se que é possível utilizar as narrativas infantis para ampliar a criatividade e também o autoconhecimento. Em relação à importância das narrativas infantis em particular para a criatividade, a consigna “era uma vez” foi a pista fundamental para esta apuração, por carregar em si mesma infinitas possibilidades para acessar a imaginação. Em relação à importância das narrativas infantis em particular para o autoconhecimento, a demonstração permeia as questões ligadas à estrutura. Ao compreender a sequência das invariantes presentes ao longo de uma narrativa infantil, é possível fazer uma correlação direta com a consciência pessoal em relação às etapas de vida. Foi também possível descobrir que sete ativadores criativos em específico, podem ser utilizados concomitantemente às quatro narrativas de Hans Christian Andersen, de forma bastante benéfica, potencializando seu uso como ferramenta para o autoconhecimento e estimulação da criatividade. Constatou-se, portanto, pelas pesquisas realizadas que profissionais que se aprofundam em seu autoconhecimento tornam-se mais autoconfiantes e, consequentemente, mais criativos.
- A arte mágica potencializando a criatividade e rompendo bloqueios criativosPublication . Sattin, Marcelo Teles; Barroso, Eduardo PazEste trabalho procurou identificar como a arte mágica influencia nos modelos mentais de um ser humano, rompe seus bloqueios criativos e, consequentemente, potencializa a sua criatividade. Almejou também compreender como os modelos mentais de um indivíduo influencia na sua criatividade, investigando a força dos seus modelos mentais em suas características criativas até à sua influência no processo criativo humano. Para isso, foram pesquisadas quatorze pessoas, considerando-se sete mágicos e sete sujeitos não mágicos, com faixa-etária entre 30 e 45 anos, e que possuem a autopercepção de serem pessoas criativas. O processo de investigação foi realizado com um questionário de perguntas fechadas e respostas de múltiplas respostas. As respostas foram comparadas com as discussões realizadas sobre a teoria apresentada pelos diversos autores, objetivando alcançar o propósito desta dissertação. Os resultados indicam que todas as características criativas do ser humano são intensamente influenciadas pelos seus modelos mentais, que impactam significantemente na sua forma de perceber os eventos externos dos quais ele tem contato. Já a mágica não demonstrou significativa influência para a criatividade devido ao seu baixo impacto nos modelos mentais dos sujeitos pesquisados e também pela falibilidade em seus processos de auto-percepção. Faz-se necessário um processo de observação mais intenso e aprofundado visando observar comportamentos criativos dos entrevistados que validem suas percepções sobre eles.
- A transposição da cultura criativa das escolas de samba para o contexto organizacional, por meio da analogia inusualPublication . Lucas, Anderson Pinto; Campelo, ÁlvaroEsta dissertação visa identificar os métodos criativos utilizados pelas escolas de samba para a construção de seus espetáculos, tendo em vista as características peculiares deste tipo de organização, permitindo a busca por referências de suas práticas criativas, desde a concepção até a sua aplicação, o que consiste na entrega do produto final, que é demonstrado para todo o seu público no dia do desfile. Apesar de serem significativamente pesquisadas na antropologia e sociologia, tais organizações não ganharam a devida atenção da administração para um estudo mais aprofundado. Porém vem despertando o interesse de grandes organizações públicas e privadas nas questões que envolvem a criatividade e inovação como forma de utilização dos conceitos e métodos criativos aplicados por essas agremiações, a fim de se tornarem mais competitivas em seu segmento de atuação. Em termos aplicativos, a pesquisa busca referências destes métodos criativos aplicados, por meio de conexões com os ativadores criativos, transpondo-os para o contexto organizacional.
- A gestão da criatividade para o empreendedorismo da inovaçãoPublication . Costa, Adriano; Cardoso, AntónioNão há como construir as capacidades organizacionais essenciais para o futuro sobre uma plataforma do início do século XX. É por esse caminho que o mestrado em Criatividade e Inovação abre as portas para um potencial na área administrativa. Precisamos deixar de pensar como as empresas do início do século passado e alterar as formas de liderança para então inovar e criar novos processos administrativos, voltados para a gestão com uma melhor qualidade empresarial. Assim, vamos gerar mais renda e criar novos líderes. Hoje em dia, não basta apenas que o líder saiba gerenciar uma equipe e os processos de trabalho que existem dentro dela, cada vez mais se torna clara a evidência de que um líder precisa saber se auto gerenciar. Pensando desta forma, nós iremos conseguir desenvolver empresas preparadas para o ser humano. Este trabalho pretende investigar o que se aplica de criatividade e inovação na área gestão e liderança, bem como o comportamento humano e o tratamento dos líderes e subordinados. Uma vez reconhecida essa aplicação da criatividade e do potencial inovador do colaborador, o presente estudo tem como objetivo analisar o modo com que as organizações atuam, buscando um futuro da gestão inovadora. Se pudermos construir empresas que estejam preparadas para as pessoas, e que possibilitem desenvolver o potencial criativo de cada um, seremos inovadores na área administrativa e alavancaremos a possibilidade de sucesso do nosso negócio.
- A internacionalização do ensino superior como processo de inovação institucional: estudo de caso da Fundação Armando Alvares Penteado-FAAPPublication . Oviedo, Lourdes Evangelina Zilberberg; Trigo, Nadine RombertO trabalho a seguir analisa o processo de internacionalização do ensino superior sob a ótica da inovação institucional. Através do estudo de caso da Fundação Armando Alvares Penteado-FAAP, e a partir do conceito de inovação de Rogers (1983) e da teoria da inovação aplicada às instituições de ensino superior, de Levine (1980), identificaremos se o processo de internacionalização é percebido pelas diversas áreas acadêmicas como inovador, quais são seus benefícios e qual é o estágio em que a instituição se encontra. No intuito de contribuir para uma melhor compreensão do fenômeno, parte-se de uma pesquisa bibliográfica que apresenta os conceitos de globalização, o contexto da sociedade global e, principalmente, analisa a internacionalização do ensino superior com suas principais características, tendências, motivações, atores, dimensões, estratégia e estágios. A pesquisa qualitativa completa-se com a triangulação teórica da teoria da criatividade e da inovação aplicadas ao ensino superior e à internacionalização. A percepção das diversas unidades sobre o assunto é apresentada a partir dos resultados das entrevistas semiestruturadas, realizadas com as principais autoridades da instituição objeto da análise.
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