FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado
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- 30 anos de reportagem na imprensa escrita do Porto: o caso do Jornal de Notícias, o Primeiro de Janeiro e o Comércio do Porto (1974/2004)Publication . Machado, Liliana Joaquina Mesquita; Sousa, Jorge PedroCom o avanço do Webjornalismo discute-se o futuro da Imprensa e dos géneros jornalísticos a ela anexados. A reportagem assume-se como um género que exige a investigação e uma dose de criatividade escrita, de modo a tornar-se apelativa, havendo uma aproximação à literatura, sem perder, no entanto, o cariz informativo e fiel aos factos. Para conhecer o futuro da imprensa escrita é necessário conhecer o seu passado, o passado da reportagem (género que nasce no seio da imprensa). Para compreender a reportagem na imprensa escrita desenvolveu-se um estudo quantitativo e qualitativo de 30 anos de reportagens nos jornais Jornal de otícias, O Primeiro de Janeiro e O Comércio do Porto (1974/2004). As reportagens seleccionadas para o estudo têm um cariz político-social, tendo em conta o panorama histórico de Portugal a partir do 25 de Abril de 1974. Com este estudo foi possível analisar a evolução da reportagem ao longo do período em estudo no Jornal de otícias, O Primeiro de Janeiro e O Comércio do Porto, relativamente ao tipo de reportagens, ao espaço ocupado dentro das páginas dos jornais e o seu enquadramento em relação aos restantes géneros jornalísticos. With the development of Webjournalism we can start thinking about the future of the press and the journalistic types related to it. The report defines itself as a genus that requires research and a dose of creative writing in order to become attractive, with an approach to literature, without losing, however, its informative nature and staying faithful to the facts. To know the future of the press, you need to know its past, the report’s past (genus that comes with the press). To understand the story of the press, a quantitative and qualitative study of 30 years of reporting was developed in the Jornal de otícias, O Primeiro de Janeiro and O Comércio do Porto (1974/2004). The stories selected for this study have a political and social nature, taking into account the historical background of Portugal from April 25th, 1974. This study was able to examine the development of reporting in Jornal de otícias, O Primeiro de Janeiro and O Comércio do Porto, during the period under study, concerning the type of reports, the space occupied within the pages of the newspapers and how it fitted within other journalistic types.
- O abandono escolar na educação de jovens e adultos: “uma visão dos alunos”Publication . Oliveira, Núbia de Jesus Sousa; Coelho, FátimaA EJA – Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino do Brasil, em que o aluno pode cursar o ensino fundamental e médio, com idade superior a adequada para a maioria dos alunos. O EJA, possibilita que os alunos estudem por etapa, inclusive, com a junção de duas séries a serem cursadas no mesmo ano, terminando o aluno, o Ensino Fundamental em 4 anos, e, o ensino médio em 1 ano e 6 meses. Todavia, é muito comum no Brasil, nessa modalidade de ensino, a evasão escolar, que é abandonar durante o ano letivo a escola. No início do ano o aluno efetua sua matrícula e também suas atividades escolares, no entanto, embrenha-se na fuga do estabelecimento de ensino, o que chega a acontecer por um ou vários motivos. A evasão se identifica como um ato evasivo, de forma que, consiste no processo, de escapar, evadir ou fugir dos compromissos. O termo evasão caracteriza o fenômeno da fuga, no caso do ensino, entende-se a evasão pelo abandono escolar no decorrer do período letivo ou, pela não matrícula, sendo este caracterizado como abandono do curso, vez que interrompe com o vinculo estabelecido, entre aluno e escola, pois a não renovação do compromisso de continuar na instituição escolar; entende-se por esta situação por evasão, e é vista como abandono sem intenção de voltar. O objetivo geral do estudo é analisar os fatores que contribuem para a evasão dos alunos do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos do garimpo do Creporizão no município de Itaituba, no Estado do Pará. A metodologia de pesquisa foi do tipo bibliográfica e de campo, esta última inclui entrevista com 4 alunos do EJA noturno, matriculados na Escola do Creporizão, município de Itaituba/Pá. Constatou-se que são muitos os motivos que levam os alunos a abandonarem seus estudos na localidade pesquisada, mas que tem um motivo comum a todos eles. Constatou-se também, que tanto governo e escola, necessitam repensar o ensino dessa modalidade, e, adequá-lo as necessidades dos alunos que se matriculam no EJA.
- Abordagens do Campo na Literatura Portuguesa no Século XIXPublication . Porto, Maria Inês Falcão; Reis, PedroEste estudo pretende ser uma reflexão em torno do romance rústico, um caminho novo surgido na literatura nos fins do século XIX, mais precisamente, na segunda metade dos anos oitenta, que tinha a pretensão de moralizar, edificar e educar, envolvendo, de modo especial, a vida do campo, na observação exacta do seu modus vivendi, quer a nível social, quer a nível familiar, através da observação exacta do meio que considera parte integrante das personagens, uma vez que a interacção de ambientes e caracteres é indissociável. Neste estudo, tentamos reflectir e tirar ilações que nos pudessem ajudar a compreender o minhoto, como reflexo da paisagem viridente que o cerca, ou o alentejano enquadrado nas planícies monótonas e ardentes, imbuídas da dormente influência árabe. A sucessão de cenários – Minho, Alto Douro, Alentejo – simultaneamente reais e imaginários, cria ambientes que podem ou não revelar as particularidades de alguns dos suportes existenciais do povo, já que a paisagem que não é uma coisa inanimada, mas com alma, actua constantemente com amor ou dor, sobre as ideias ou sentimentos do Homem. Contudo, este “retrato” do mundo rural que começa no Minho e se estende até ao Alentejo, dá-nos a visão ampla de um país que num espaço tão reduzido, oferece numa enorme diversidade de experiências, na identidade simples e sem pose de um povo que ama e trabalha a terra, reza e baila nas romarias, namora junto à fonte e sendo capaz das maiores heroicidades, pode também matar ou trair. Se as representações espaciais das organizações humanas cabem num mapa dividido com linhas e cores, a cartografia das memórias e vivências campestres, retrata-se nas obras do romance rústico. Em suma, esta reflexão procura contribuir para a constatação de que uma comunidade humana, organizada dentro de um espaço geográfico delimitado, é construída por uma sucessão de ideias e sonhos realizados e por realizar que se solidificam numa língua, em paisagens, sítios e gentes, daí que o mundo rural seja uma simbiose de Natureza, Sentimentos, Experiências e Ideias. This study aims to be a reflection on the rural romance, which was a new path that emerged on literature in the late nineteenth century, in the second half of the 1880’s. s. It intended to moralize, to edify and to educate, involving above all, an exact observation of country’s life modus vivendi either socially or at household level surroundings which is considered to be a component of people and environments inextricably linked. We try to follow the authors included in this study rigorously, trying to consider and taking hints how to understand the Minho man, who reflects the green landscape that surrounds him, as well as the Alentejo man, who lives in the hot plains, imbued of an Arab touch. This sequence of real or imaginary sceneries – Minho, Alto Douro, Alentejo – may reveal the singularities of one people’s existencial support of living. The landscape is not lifeless, it has its own soul and interacts constantly either with love or with pain on man feelings or ideas. However, this "portrait" of the countryside that begins in Minho and goes to Alentejo, gives us a wide sight of a country. It is a small geographic area, but it offers us an enormous variety of experiences, whether in its identity, warmth and modest way of living. People love and work the land, pray and dance in festivals and flirt by the fountain. They can do the most heroic acts. On the other hand, they can also kill or betray as well. If the territorial areas of human organizations are contained in a map divided by lines and colours, the memory map drawing and countryside experiences is documented in the rural romance writtings In short, this reflection seeks to contribute to the perception that a human organized community in a geographic restricted area is built by a chain of ideas and dreams only the most of times based on the language, landscapes, places and people. So, a country is a symbiosis of Nature, Feelings, Experiences and Ideas. Cette étude vise à être une réflexion sur le roman rustique, une nouvelle voie qui a émergé dans la littérature de la fin du XIXe siècle, plus précisément, dans la seconde moitié des années quatre-vingt, qui avait pour but de moraliser, d'édifier et d'élever, en impliquant, en particulier la vie de la campagne par l'observation exacte de leur modus vivendi, soit au niveau social, soit au niveau des foyers, en observant la façon exacte qu'il considère comme une partie intégrante des personnages, puisque l'interaction des personnages et des environnements est inextricablement liée. Nous avons essayé de suivre les auteurs inclus dans cette étude, en réfléchissant et en déduisant des leçons qui pourraient nous aider à comprendre le Minho, comme réflexe du paysage verdoyant qui l'entoure, et l’Alentejo encadré dans les plaines monotones et ardentes, imprégnées de la dormeuse influence arabe. Cette succession de scénarios – Minho, Alto Douro, Alentejo – simultanément réaux et imaginaires, crée des «ambiances» qui peuvent révéler ou pas les particularités de quelques-uns des supports existentiels du peuple, puisque le paysage n'est pas une chose inanimée, mais avec une âme, qui agit toujours amoureusement ou douloureusement sur les idées ou les sentiments de l'Homme. Cependant, ce «portrait» de la campagne qui commence au Minho et s’étend jusqu’à l'Alentejo, nous donne une vision d'ensemble d’un pays que dans un espace si petit, offre une grande diversité d'expériences, par l’identité et la façon simple et sans artifice d’un peuple qui aime et travaille la terre, qui prie et danse dans les pèlerinages, qui flirte près de la fontaine et qui, étant capable des plus grands gestes d’héroïsme, peut aussi tuer ou trahir. Si les représentations spatiales des organisations humaines peuvent tenir place dans une carte divisée par des lignes et couleurs, la cartographie des mémoires et des expériences rurales est présente dans les écrits du roman rustique. Enfin, cette réflexion cherche à démontrer qu’une communauté humaine, organisée dans un espace géographique donné, est construite par une succession d'idées et de rêves, accomplis ou non, et qui se solidifie dans une langue, en paysages, endroits et personnes. Donc, la campagne est une symbiose de Nature, de Sentiments, d’Expériences et d’Idées.
- Acções Autónomas de Enfermagem: ganhos em SaúdePublication . Araújo, Nuno Miguel Faria; Martins, Maria ManuelaNos últimos anos, as alterações ocorridas na prestação de serviços de saúde têm afectado os papéis, as expectativas e as práticas dos grupos profissionais, sendo hoje importante potenciar a imagem que demarca a sua acção diferenciada e os seus contributos na obtenção de ganhos em saúde dirigidos à população. A reestruturação das políticas de saúde na obtenção de ganhos deve englobar e nunca prescindir destes contributos para o stock de saúde de cada indivíduo ou população. Este estudo tem como finalidade compreender alguns dos contributos dos cuidados de enfermagem na obtenção de ganhos em saúde para a população e saber se na evidência destes contributos é possível influenciar a lógica estratégica da gestão nas organizações de saúde. A natureza triangulada de métodos para a concretização do estudo fez com que dirigíssemos seis entrevistas a peritos, sobre as quais decorreu uma análise de conteúdos seguida de uma colheita de dados pós internamento a 113 processos de doentes com três momentos de análise: um no dia da admissão o segundo no dia médio de internamento e o último no dia da alta. A análise teve por base uma grelha de observação de acordo com as variáveis em estudo e a operacionalização das actividades de enfermagem autónomas e interdependentes foi quantificada a partir dos dados do Sistema de Classificação de Doentes por Graus de Dependência de Cuidados de Enfermagem. Seguindo como orientação os objectivos e as questões de investigação concluímos que existe dependência entre as acções autónomas de enfermagem e os diferentes grupos de diagnóstico médico. Os grupos de diagnóstico respiratório e infeccioso apresentam necessidades na dependência em ajuda total em todas as acções autónomas de enfermagem. A acção autónoma onde os grupos de diagnóstico apresentam maiores níveis dependência é a higiene, e a que por grupo de diagnóstico são mais independentes é a alimentação. Podemos concluir também que a dependência nas acções autónomas de enfermagem varia pouco ao longo do internamento sendo que as horas de cuidados de enfermagem são o factor que mais influencia os custos globais por doente. Encontramos neste estudo evidencia para algumas políticas de saúde com a indicação de alguns dados que podem suportar medidas de gestão de recursos, na medida das necessidades da população, bem como uma nítida necessidade de dar continuidade nos cuidados de enfermagem após o internamento.
- A aceitabilidade de um projeto alternativo para uma aprendizagem criativa, cooperativa e sustentávelPublication . Gouveia, Ana Isabel Rodrigues Paquete Carvalho Esmeraldo de; Coelho, FátimaNeste trabalho faz-se uma breve reflexão sobre o desfasamento do ensino atual, face às exigências de um mundo onde a mudança acelerada e a necessidade de readaptação pessoal e social são uma constante. Desta análise, resulta a pertinência da implementação de um novo paradigma educacional fundamentado nos conhecimentos trazidos pelas neurociências, pela pedagogia e pelos modelos alternativos de sucesso. Assim, desenhou-se com base em três linhas estruturantes, a criatividade, a cooperação e a sustentabilidade, uma proposta de um projeto alternativo a implementar na Região Autónoma da Madeira (RAM). Foi definido como objetivo geral deste estudo verificar a aceitabilidade de um projeto que promova uma aprendizagem criativa, cooperativa e sustentável. Para atingir o objetivo geral proposto, bem como os objetivos específicos definidos, foram selecionados 2 instrumentos, o questionário fechado, aplicado a um universo constituído por 112 docentes, 27 alunos, 15 elementos de direção/órgão de gestão de escola, 12 encarregados de educação, 15 não docentes, 6 dirigentes educativos e 2 entrevistas semiestruturadas, dirigidas à Vereadora da Educação da Câmara Municipal do Funchal (CMF) e ao Secretário Regional da Educação (SRE) da RAM. Concluiu-se que a aceitabilidade do projeto é apoiada pela maioria da Comunidade Educativa como comprovam os dados resultantes da análise dos instrumentos. Nos inquéritos respondem “Sim, muito”, no que diz respeito à importância da aprendizagem criativa, 70%; em relação à aprendizagem cooperativa como metodologia de trabalho, numa percentagem igual ou superior aos 60%; sobre a importância de incluir no currículo problemas do quotidiano, os grupos ultrapassaram os 65%; relativamente ao projeto em proposta, sobre a abordagem criativa e a importância atribuída ao trabalho cooperativo, numa percentagem igual ou superior aos 60% ; sobre o reconhecimento da promoção da sustentabilidade, 50% e mostram interesse em participar, 80%. Nas entrevistas são confirmadas as condições ideais, a mais-valia e a exequibilidade de um projeto educativo alternativo baseado nas três linhas propostas. Assim, respondida positivamente a pergunta que está na base deste estudo, apresenta-se uma proposta.
- ?-Actividade: interactividade, reactividade e retroactividade na arte e no design digitaisPublication . Lima, Cláudia Raquel Marques Martins de; Portela, Manuel José de FreitasO século XX foi marcado por uma convergência sem precedentes da técnica e da cultura, que despoletou uma série de novos meios, nomeadamente os meios digitais, e de novos conceitos, alguns deles carecendo ainda de uma definição clarificadora. Um desses conceitos é referido pelo termo “interactivo”, cujo significado parece variar consoante os interesses comerciais e consoante as áreas a que surge associado. Contudo, ficamos com a ideia de que a qualidade interactiva de um produto o vem valorizar, seja na arte, no design ou no marketing. É objecto desta dissertação clarificar o conceito de interactividade, problematizar a sua utilização e tentar compreender em que medida poderá ser associado (ou não) às práticas da arte e do design. O conceito de interactividade é analisado na sua semântica e nos seus usos actuais, designadamente através da sua associação a certas práticas artísticas e à tecnologia digital. São confrontadas diferentes teorias de autores como Eric Bucy, Sheizaf Rafaeli e Claudia Giannetti. A análise revelou que a falta de rigor analítico na conceptualização do termo “interactivo” se prende em grande parte com uma falta de distinção entre o que é interactivo e o que é meramente reactivo. Por isso, considerei pertinente e necessária uma análise do conceito de reactividade, bem como de alguns exemplos que elucidam o que diferencia o “reactivo” do “interactivo”. Só a definição clara e objectiva destes dois conceitos permite avaliar em que medida cada um deles pode actuar no contexto da arte e no contexto do design e determinar a importância do grau de retroactividade atribuído aos produtos, assim como os seus efeitos positivos e negativos. Neste sentido, foi também analisado o papel da interface nos sistemas, realçando a necessidade de um design potenciador de uma relação comunicacional entre máquina e utilizador, bem como o envolvimento ou mesmo imersão deste último no sistema. Le XXe siècle a été marqué par une convergence sans précédents entre la technique et la culture ce qui a engendré une série de nouveaux moyens, notamment les moyens digitaux, et de nouveaux concepts, certains d’entre eux requérant encore une définition clarificatrice. L’un de ces concepts est rapporté par le terme «interactif», dont le sens semble varier selon les intérêts commerciaux et selon les secteurs auxquels il apparaît associé. Néanmoins, nous restons sur l’idée que la qualité interactive d’un produit vient le valoriser, que ce soit dans l’art, le design ou le marketing. L’objet de cette dissertation est de clarifier le concept d’interactivité, de problématiser son utilisation et d’essayer de comprendre dans quelle mesure il pourra être associé (ou pas) aux pratiques de l’art et du design. Le concept d’interactivité est analysé dans sa sémantique et dans ses usages actuels, notamment à travers son association à certaines pratiques artistiques et à la technologie digitale. Les différentes théories des auteurs tels qu’Eric Bucy, Sheizaf Rafaeli et Claudia Giannetti y sont confrontées. L’analyse a révélé que le manque de rigueur analytique dans la conceptualisation du terme «interactif» est lié, en grande partie, au manque de distinction entre ce qui est interactif et ce qui est purement réactif. J’ai donc considéré qu’il était pertinent et nécessaire d’analyser le concept de réactivité, ainsi que quelques exemples qui clarifient ce qui différencie le «réactif» de l’«interactif». Seule la définition claire et objective de ces deux concepts permet d’évaluer dans quelle mesure chacun d’entre eux peut agir dans le contexte de l’art et dans le contexte du design et de déterminer l’importance du degré de rétroactivité attribué aux produits ainsi que ses effets positifs et négatifs. Dans ce sens, le rôle de l’interface dans les systèmes a également été analysé, soulignant la nécessité d’un design qui améliore la relation communicationnelle entre la machine et l’utilisateur ainsi que l’engagement voire même l’immersion de ce dernier dans le système. The 20th century was marked by an unprecedented convergence of technology and culture. This convergence gave rise to a number of new media, namely digital media, and new concepts, some of which have yet to be clearly defined. One of such concepts is “interactive”, which seems to change its meaning depending on commercial interests and the areas it appears in. However, we do perceive that being interactive enhances a product, whether this is in art, in design or in marketing. The objectives of this dissertation are to clarify the concept of interactivity; to classify its usage; to attempt to understand to what extent it can be associated, or not, to the fields of art and of design. The concept of interactivity is analysed semantically and in current usage, namely through its association with certain artistic practices and with digital technology. The theories of writers such as Eric Bucy, Sheizaf Rafaeli and Claudia Giannetti are compared. Analysis has revealed that the lack of analytical accuracy in conceptualizing the term “interactive” is largely due to a lack of distinction between that which is interactive and that which is merely reactive. Therefore, I felt it was pertinent and necessary to analyse the concept of reactivity, as well as looking at some examples that inform the difference between something “reactive” and something “interactive”. It is only through a clear and objective definition of these concepts that we can assess to what extent each of them has a role in the contexts of art and design. It will also help to determine the importance of the retroactivity of a product, along with its positive and negative effects. To that end, the role of the system interface was also analysed. It highlights the need for a design that enhances a communication relationship between machine and user, as well as involving the uses in the system, or even immersing him or her in it.
- Activos intangíveis no contexto da avaliação de empresasPublication . Azevedo, Anabela Palmira Fontes; Ribeiro, LuísaJá lá vai o tempo em que saber quanto vale uma empresa era apenas necessário quando se pretendia efectuar uma aquisição ou fusão, que ocorria com uma frequência relativa. Na última década, e um pouco por todo o mundo, tem-se assistido a movimentos de concentração de empresas. Paralelamente, os grandes grupos económicos desenvolvem estratégias de diversificação sectorial e geográfica. Deste modo processo de avaliação de uma empresa é de vital importância neste contexto. Para um conhecimento mais aprofundado desta matéria, é sempre necessário ter presente que as empresas são constituídas por diversos tipos de activos. Em consonância com as actividades que desenvolvem estes activos são divididos e classificados em dois grandes grupos: tangíveis e intangíveis. Este trabalho tem como objectivo o conhecimento de metodologias para mensuração dos activos intangíveis, no âmbito da avaliação da empresa. Demonstra-se nesta investigação que múltiplos intangíveis contribuem e têm um impacto nos resultados das empresas. Foi também concluído que não existe consenso quanto ao método de valorização de activos intangíveis a utilizar.
- Administração das escolas: órgão de gestão unipessoal ou colegial?Publication . Marques, Hermínio Alexandre Ribeiro da Cunha; Alves, Maria da Piedade Gonçalves LopesO presente estudo centra-se na temática das políticas de administração escolar da escola pública portuguesa, particularmente na problemática da gestão executiva da escola, que poderá ser promovida através de um órgão colegial ou, como se verifica atualmente, através de um órgão unipessoal, tendo como objetivo conhecer a visão dos professores e diretores sobre este assunto. Começamos, na primeira parte desta dissertação, por introduzir conceitos gerais de administração, com enfoque na administração escolar. Num ponto dedicado à teoria das administrações, apresentamos um conjunto de modelos de organização que julgamos serem identificáveis na atual direção e gestão das escolas. Esta análise será ainda conjugada com a revisão teórica da evolução dos modelos de administração escolar, desde os finais da década de 40 do século passado até o atual regime jurídico da autonomia, administração e gestão das escolas, implementado pelo DL n.º 75/2008, na sua redação atual. Neste contexto ainda, damos destaque à Lei de Bases do Sistema Educativo, instruída em 1986, e às garantias dadas pela Constituição da República Portuguesa (CRP), aprovada no dia 25 de abril de 1976. Dada a existência de uma relação intrínseca entre democracia e educação, o nosso estudo alicerça-se no ideário da "gestão democrática da escola", no que tange à participação da comunidade educativa alargada. Numa segunda parte deste trabalho, apresentamos um enquadramento empírico que visa buscar uma resposta para a pergunta colocada inicialmente: Qual o modelo de gestão escolar que melhor se adequa ao sistema educativo português – o unipessoal ou o colegial? Para o efeito, utilizamos o método de pesquisa explicativa, assente na recolha de dados efetuada com base num inquérito por questionário online, destinado a docentes e a diretores. O tratamento estatístico dos dados permitiu-nos chegar a conclusões sobre a importância da colegialidade nos órgãos de administração escolar e à definição de um conjunto de sugestões relacionadas com os limites materiais para a elaboração ou revisão legislativa do regime jurídico da autonomia, administração e gestão das escolas. Como sugestões de futuras investigações, apontámos a questão da descentralização (e não desconcentração) da administração escolar.
- “Adoção de uma criança com perturbações do neurodesenvolvimento e a sua inclusão na escola”: estudo de casoPublication . Macedo, Vânia Raquel Sousa; Saavedra, LuísaO estudo aqui apresentado pretende encontrar os fatores que dificultam a integração e o sucesso de um aluno adotado com problemas de perturbações do Neurodesenvolvimento (PNd), nomeadamente, Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) e compreender a importância do envolvimento de toda a comunidade educativa no seu desenvolvimento positivo. Os problemas de comportamento da infância e adolescência são uma realidade e desafio constantes para aqueles que no seu dia-a-dia se envolvem num contacto quer direto quer indireto na educação. As escolas assistem cada vez mais à chegada de alunos com diversas problemáticas e diagnósticos, no entanto, as técnicas de intervenção são muitas vezes sentidas como impraticáveis ou ineficazes. Estudos feitos ao longo de vários anos, por investigadores nesta área, demonstram que o desenvolvimento de padrões comportamentais disruptivos depende de uma multiplicidade de fatores, sendo por isso necessário assumir a unicidade de cada indivíduo. Apesar dos incentivos à educação inclusiva, a sua prática ainda é muito controversa. Este Projeto de Investigação insere-se num “estudo de caso” com análise qualitativa e descritiva, de um aluno do género masculino, com idades de dez anos e três meses, que ingressou no 5.º ano de escolaridade, numa escola de ensino regular. O aluno é adotado e tem um diagnóstico de PHDA. Foi utilizada análise documental e não documental. Com base nos dados recolhidos, propõe-se um projeto de intervenção que conduza a uma inclusão eficaz e ao desenvolvimento integral e positivo do aluno.
- As agências de assessoria de imprensa e os desafios da era digital: uma análise qualitativa da realidade brasileiraPublication . Oliveira, Tiago Reis de; Cardoso, Paulo RibeiroEste trabalho discorre sobre algumas possíveis mudanças pelas quais passam ou deverão passar as agências de assessoria de imprensa frente aos desafios da comunicação digital, a partir do ponto de vista dos profissionais das empresas de assessoria de imprensa, dos clientes e dos especialistas - aqui representados por jornalistas, assessores de imprensa e pesquisadores ou professores do setor de comunicação, cujas atividades se relacionam direta ou indiretamente a esse mercado. O presente estudo visa promover uma discussão a respeito dessas mudanças no presente e no futuro das assessorias, a partir do ponto de vista dos entrevistados. Não é intenção do estudo estabelecer hipóteses ou firmar teorias a respeito do assunto abordado, mas ao contrário, permitir um olhar apurado sobre algumas questões atuais e inevitáveis, como o crescimento da internet, o uso de suas ferramentas no setor de comunicação e as possíveis consequências desse processo no decorrer da prática profissional do assessor de imprensa. Tem como objetivo principal o entendimento do novo contexto digital - ainda cheio de inseguranças e incertezas - para o mercado das agências de assessoria de imprensa, sob a ótica dos profissionais das agências de assessoria, clientes e especialistas. Apresenta, ainda, como objetivos secundários, identificar possíveis mudanças no perfil ideal, desejado e contratado dos assessores de imprensa pelas empresas e nas relações estabelecidas entre estas e seus clientes, sob o ponto de vista dos agentes entrevistados.