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- Influência do protocolo de treino Pelvicsport dos músculos do pavimento pélvico em mulheres adultasPublication . Cerqueira, Rita Margarida Lage; Viana, Rui; Amaral, LuísaIntrodução: nas últimas décadas têm sido desenvolvidos programas de treino dos músculos do pavimento pélvico (MPP) com o propósito de prevenir e tratar determinadas disfunções do foro uroginecológico que, frequentemente, afetam as mulheres nas atividades da vida diária. Objetivo: avaliar os efeitos do protocolo de treino PelvicSport dos MPP em mulheres adultas. Métodos: onze mulheres adultas, com uma idade média de 29,45±1,79 anos foram distribuídas aleatoriamente em grupo experimental (GE) (n=6), que realizou o protocolo de treino PelvicSport dos MPP, durante oito semanas, e em grupo de controlo (GC) (n=5), que não realizou qualquer tipo de intervenção durante o mesmo período. Ambos os grupos foram avaliados, antes do início do estudo e oito semanas depois, relativamente à capacidade de contração voluntária dos MPP por palpação vaginal através do teste Oxford Grading Scale modificado e Manometria; à quantificação de perda de urina pelo Pad-test; às variáveis psicológicas pelo King’s Health Questionnaire e pela escala de autoeficácia de Broome para os exercícios dos MPP; e às variáveis sociodemográficas e antropométricas. Resultados: constatou-se que o GE aumentou a capacidade de contração voluntária máxima e a pressão de repouso vaginal (p=0,042; p=0,043, respetivamente). Na reavaliação do Oxford Grading Scale Modificado foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre o GC e o GE (p=0,049). Conclusão: o protocolo de treino PelvicSport dos MPP revela efeitos positivos referentes ao aumento da capacidade de contração voluntária máxima dos MPP em mulheres adultas. Sugere-se a realização de estudos randomizados controlados em mulheres adultas que utilizem o mesmo protocolo, de forma a obter maiores evidências da efetividade do treino PelvicSport dos MPP.
- A aceitabilidade de um projeto alternativo para uma aprendizagem criativa, cooperativa e sustentávelPublication . Gouveia, Ana Isabel Rodrigues Paquete Carvalho Esmeraldo de; Coelho, FátimaNeste trabalho faz-se uma breve reflexão sobre o desfasamento do ensino atual, face às exigências de um mundo onde a mudança acelerada e a necessidade de readaptação pessoal e social são uma constante. Desta análise, resulta a pertinência da implementação de um novo paradigma educacional fundamentado nos conhecimentos trazidos pelas neurociências, pela pedagogia e pelos modelos alternativos de sucesso. Assim, desenhou-se com base em três linhas estruturantes, a criatividade, a cooperação e a sustentabilidade, uma proposta de um projeto alternativo a implementar na Região Autónoma da Madeira (RAM). Foi definido como objetivo geral deste estudo verificar a aceitabilidade de um projeto que promova uma aprendizagem criativa, cooperativa e sustentável. Para atingir o objetivo geral proposto, bem como os objetivos específicos definidos, foram selecionados 2 instrumentos, o questionário fechado, aplicado a um universo constituído por 112 docentes, 27 alunos, 15 elementos de direção/órgão de gestão de escola, 12 encarregados de educação, 15 não docentes, 6 dirigentes educativos e 2 entrevistas semiestruturadas, dirigidas à Vereadora da Educação da Câmara Municipal do Funchal (CMF) e ao Secretário Regional da Educação (SRE) da RAM. Concluiu-se que a aceitabilidade do projeto é apoiada pela maioria da Comunidade Educativa como comprovam os dados resultantes da análise dos instrumentos. Nos inquéritos respondem “Sim, muito”, no que diz respeito à importância da aprendizagem criativa, 70%; em relação à aprendizagem cooperativa como metodologia de trabalho, numa percentagem igual ou superior aos 60%; sobre a importância de incluir no currículo problemas do quotidiano, os grupos ultrapassaram os 65%; relativamente ao projeto em proposta, sobre a abordagem criativa e a importância atribuída ao trabalho cooperativo, numa percentagem igual ou superior aos 60% ; sobre o reconhecimento da promoção da sustentabilidade, 50% e mostram interesse em participar, 80%. Nas entrevistas são confirmadas as condições ideais, a mais-valia e a exequibilidade de um projeto educativo alternativo baseado nas três linhas propostas. Assim, respondida positivamente a pergunta que está na base deste estudo, apresenta-se uma proposta.
- A sustentabilidade financeira e ambiental de um projeto alternativo de escolaPublication . Branco, Isabel Alexandra Rodrigues de Freitas; Coelho, FátimaNo Relatório Eurydice (2014) apela-se, mais do que nunca, a fazer-se mais com menos, o que expressa a urgência da racionalização dos recursos disponíveis e serve de motivação a uma reflexão sobre o caminho trilhado pela Educação em Portugal e à proposta de um novo modelo sustentável. A Finlândia e Bali são dois exemplos, de qualidade educativa, acompanhada de uma racionalização e rentabilização de recursos. Logo, é possível promover a sustentabilidade do sistema educativo, quer a nível ambiental – educando para a cidadania, quer a nível financeiro – aproveitando os recursos locais. Este estudo tem como objetivo verificar a aceitabilidade de um projeto alternativo de escola na sua vertente de sustentabilidade económica e ambiental. Trata-se de um projeto de cariz misto. Para atingir os objetivos pretendidos, inquiriram-se 208 participantes assim distribuídos: 27 alunos; 15 elementos da Gestão das Escolas; 6 Dirigentes Educativos; 112 docentes; 12 Encarregados de Educação; 15 Não Docentes e 20 elementos extra Comunidade Educativa, através de um questionário fechado, e duas entrevistas semiestruturadas à vereadora da Educação da Câmara Municipal do Funchal e ao Sr. Secretário Regional da Educação da Região Autónoma da Madeira. Conclui-se que a comunidade educativa consultada é recetiva às mudanças que se colocam à escola, mas tem receio em participar ativamente nesta nova organização, com exceção dos encarregados de educação com aprovação de 70%. Os entrevistados estão, também, muito recetivos à mudança mas ressalvam que a formação de professores e dirigentes educativos pode estar desajustada desta era marcada pela sustentabilidade do Planeta. Com base nos dados adquiridos, elaborou-se uma proposta de intervenção com diversas estratégias a implementar, nomeadamente equipas de docentes fixas e multidisciplinares; trabalho cooperativo; transversalidade do currículo (sem disciplinas) incidindo na reciclagem e preocupações ambientais; recurso a parcerias, obtenção de receitas próprias com patrocínios, candidaturas diretas a fundos comunitários e participação ativa dos encarregados de educação no projeto da escola.
- Atitudes dos professores na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas atividades artísticas extraescolaresPublication . Rodrigues, Marília do Carmo Almeida; Coelho, FátimaEntendendo a Escola Inclusiva como promotora do equilíbrio de oportunidades de aprendizagem para todas as crianças e considerando que as instituições de ensino deverão ajustar-se às problemáticas e necessidades das mesmas, pretende-se com este estudo, aferir as atitudes, fragilidades e necessidades dos docentes participantes neste âmbito, verificando de que forma é possível superar as lacunas existentes. Para o efeito, realizou-se uma investigação de cariz Qualitativo. A recolha de dados foi realizada através de dois Focus Group no qual participaram dez docentes (cinco em cada grupo). Estes grupos foram constituídos por professores das áreas da Música, do Teatro e da Dança, que têm ou já tiveram contacto com crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Aos dados obtidos foi realizada uma análise de conteúdo, e conclui-se que os docentes valorizam a inclusão, existindo mais-valias tanto para as crianças com NEE, como para as que não as têm, sendo que as maiores fragilidades surgem com a necessidade de um acompanhamento por um docente formado na área da Educação Especial. É referido ainda pelos participantes como fragilidade, a falta de formação. Esta formação refere-se tanto à inicial como à contínua, através da qual, na sua opinião, obteriam conhecimentos para lidar com as inseguranças e dificuldades. Face a estes resultados propõe-se a realização de uma ação de formação para que os docentes possam adquirir conhecimentos e competências pedagógicas que resultem na mudança de atitudes e de práticas educativas. Deste modo, espera-se que os docentes em causa possam estar mais bem preparados para assumirem um papel determinante na promoção de uma educação inclusiva, ao nível das artes.
- Educadores funcionais prefabricados em classe II divisão 1Publication . Boubaker, Houda; Pinho, Mónica MoradoOs educadores funcionais pré-fabricados permitem não só reabilitar a função como também corrigir más oclusões. O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão sobre o interesse dos educadores funcionais pré-fabricados no tratamento das Classe II divisão 1. Neste contexto foi efetuada uma pesquisa bibliográfica nas seguintes bases de dados: PUBMED, B-ON, Elsevier, Researchgate e Google scholar utilizando como palavras-chave: “má oclusão classe II”, “tratamento classe II”, “aparelho funcional ortodôntico”, “educador”, “aparelho ortodôntico removível”, “aparelho miofuncional”, “educador funcional pré-fabricado”, em diferentes associações com recurso ao marcador boleano AND. Dos artigos encontrados através das bases de dados foram incluídos neste trabalho estudos abordado o tratamento da Classe II divisão 1 na dentição decídua e mista com educadores funcionais prefabricados, não tendo sido imposto qualquer limite temporal ou linguístico. O uso de educadores funcionais pré-fabricados parece ser benéfico nos tratamentos interceptivos em Classe II divisão 1. Contudo, seriam necessários estudos com critérios rigorosos para que a eficácia dos tratamentos com este tipo de dispositivos estivesse assente em adequada evidência científica.
- A prática do yoga Sámkhya nas unidades de ensino especializado e estruturado da ilha da MadeiraPublication . Neves, Mónica Jesus Oliveira; Coelho, FátimaCom o presente estudo pretende-se criar um conjunto de metodologias que permitam analisar os resultados da prática do Yoga Sámkhya nas crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) que estão a frequentar as Unidades de Ensino Especializado e Estruturado (UEE/E) integradas nas suas Escolas. Trata-se de um estudo de caso de cariz essencialmente qualitativo, com quinze participantes, que visa compreender quais os benefícios da prática do Yoga Sámkhya em alunos com maiores limitações, nas áreas da psicomotricidade e do conhecimento de si próprio. Os dados foram recolhidos através de grelhas de observação e registo, e de um programa de intervenção. Conclui-se que na área da psicomotricidade, a prática do Yoga melhora o equilíbrio e o tónus muscular. Os praticantes melhoraram na performance com que executaram os exercícios. Os alunos com incapacidades motoras graves, que se deslocam em cadeira de rodas, desenvolveram a sua força e resistência musculares, necessitando para tal, apenas de adaptações nos exercícios de forma a conseguirem executá-los. O estudo da Flexibilidade revelou resultados igualmente positivos. Verificou-se ainda que os alunos que inicialmente tiveram maiores dificuldades nos exercícios da consciência do corpo, foram os que também indicaram ter menor consciência do espaço que os envolvia e da atividade na qual estavam a participar. No que se refere à área do Conhecimento de Si foram avaliadas a evolução nas Competências Pessoais e Sociais, tendo os resultados obtidos revelado que todos os alunos, sem exceção, melhoraram de forma muito significativa, destacando-se: aumento da concentração; melhor gestão das emoções, verificando-se maior controlo perante o surgimento de agitação interna, e havendo maior registo de momentos de serenidade e alegria durante as aulas; melhoria na autoestima; aumento da persistência e dedicação enquanto vivenciavam a aula do Yoga. Para além dos benefícios estudados diretamente, foram observados progressos que ultrapassaram os objetivos iniciais.
- A acupuntura no tratamento das disfunções temporomandibulares muscularesPublication . Ascenção, Mariana da Costa Senra; Barbosa, CláudiaAs disfunções temporomandibulares são um conjunto de condições clínicas, que afetam a articulação temporomandibular, os músculos da mastigação e as estruturas associadas. Como a sua etiologia é multifatorial, são propostas diversas opções terapêuticas não invasivas, sendo a acupuntura uma medida terapêutica a ter em consideração. Com este trabalho pretendeu realizar-se uma revisão narrativa da literatura, de forma a avaliar a eficácia da acupuntura no alívio da dor e limitação dos movimentos associados às disfunções temporomandibulares de origem muscular em comparação com outras técnicas terapêuticas. A acupuntura tem-se mostrado eficaz no controlo de dores orofaciais, especialmente, nas de origem muscular. É uma técnica que promove o alívio e/ou redução da dor, leva à melhoria da dinâmica mandibular e funções orais, bem como, diminui a hiperatividade dos músculos da mastigação.
- “Adoção de uma criança com perturbações do neurodesenvolvimento e a sua inclusão na escola”: estudo de casoPublication . Macedo, Vânia Raquel Sousa; Saavedra, LuísaO estudo aqui apresentado pretende encontrar os fatores que dificultam a integração e o sucesso de um aluno adotado com problemas de perturbações do Neurodesenvolvimento (PNd), nomeadamente, Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) e compreender a importância do envolvimento de toda a comunidade educativa no seu desenvolvimento positivo. Os problemas de comportamento da infância e adolescência são uma realidade e desafio constantes para aqueles que no seu dia-a-dia se envolvem num contacto quer direto quer indireto na educação. As escolas assistem cada vez mais à chegada de alunos com diversas problemáticas e diagnósticos, no entanto, as técnicas de intervenção são muitas vezes sentidas como impraticáveis ou ineficazes. Estudos feitos ao longo de vários anos, por investigadores nesta área, demonstram que o desenvolvimento de padrões comportamentais disruptivos depende de uma multiplicidade de fatores, sendo por isso necessário assumir a unicidade de cada indivíduo. Apesar dos incentivos à educação inclusiva, a sua prática ainda é muito controversa. Este Projeto de Investigação insere-se num “estudo de caso” com análise qualitativa e descritiva, de um aluno do género masculino, com idades de dez anos e três meses, que ingressou no 5.º ano de escolaridade, numa escola de ensino regular. O aluno é adotado e tem um diagnóstico de PHDA. Foi utilizada análise documental e não documental. Com base nos dados recolhidos, propõe-se um projeto de intervenção que conduza a uma inclusão eficaz e ao desenvolvimento integral e positivo do aluno.