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“Adoção de uma criança com perturbações do neurodesenvolvimento e a sua inclusão na escola”: estudo de caso

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O estudo aqui apresentado pretende encontrar os fatores que dificultam a integração e o sucesso de um aluno adotado com problemas de perturbações do Neurodesenvolvimento (PNd), nomeadamente, Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) e compreender a importância do envolvimento de toda a comunidade educativa no seu desenvolvimento positivo. Os problemas de comportamento da infância e adolescência são uma realidade e desafio constantes para aqueles que no seu dia-a-dia se envolvem num contacto quer direto quer indireto na educação. As escolas assistem cada vez mais à chegada de alunos com diversas problemáticas e diagnósticos, no entanto, as técnicas de intervenção são muitas vezes sentidas como impraticáveis ou ineficazes. Estudos feitos ao longo de vários anos, por investigadores nesta área, demonstram que o desenvolvimento de padrões comportamentais disruptivos depende de uma multiplicidade de fatores, sendo por isso necessário assumir a unicidade de cada indivíduo. Apesar dos incentivos à educação inclusiva, a sua prática ainda é muito controversa. Este Projeto de Investigação insere-se num “estudo de caso” com análise qualitativa e descritiva, de um aluno do género masculino, com idades de dez anos e três meses, que ingressou no 5.º ano de escolaridade, numa escola de ensino regular. O aluno é adotado e tem um diagnóstico de PHDA. Foi utilizada análise documental e não documental. Com base nos dados recolhidos, propõe-se um projeto de intervenção que conduza a uma inclusão eficaz e ao desenvolvimento integral e positivo do aluno.
The study presented here, focused on behavioral problems, aims to understand the factors that limit the integration and success of an adopted student with Neurodevelopmental disorder, specifically, attention-deficit/hyperactivity disorder (ADHD), and understand the importance of the entire educational community involvement, for these student success. The issue of behavioral problems of childhood and adolescence is a challenging reality for those who are involved in educational process. It affects not only families and schools, but also society in general. Schools are constantly witnessing problems and receiving diagnoses but, but in most cases, the intervention techniques are difficult to practice or even ineffective. Despite the incentives to inclusive education, its practice is still very controversial. Studies conducted over several years by researchers, demonstrate that the development of disruptive behavioral patterns depends on a multiplicity of factors, so it is necessary to assume the uniqueness of each individual. This Project study is based on a qualitative and descriptive "case study" of a male student, aged ten and three months, attending the fifth grade. He is adopted, and diagnosed with ADHD. This investigation was based on documentary and non-documentary analysis. Based on the data collected, it is proposed an intervention project that leads to effective inclusion and successful behavioral change. Based on analysis of the results, it is proposed an intervention project that leads to effective inclusion and successful behavioral change.

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Adoção Família Perturbações do Neurodesenvolvimento Educação Inclusão Adoption Family Neurodevelopment Disorders Education Inclusion

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