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FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

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  • Arquétipos culturais e a influência da liderança: analisando a relação entre líderes e a cultura organizacional
    Publication . Zaranza, Daniely Avelar Pereira; Trigo, Miguel; Gaio, Sofia
    A dissertação, intitulada “Arquétipos Culturais e a Influência da Liderança: Analisando a Relação entre Líderes e a Cultura Organizacional,” tem como objetivo central analisar a relação entre os arquétipos culturais presentes em um hospital de grande porte, conforme o modelo de Carolyn Taylor, e os estilos de liderança adotados nesse ambiente, segundo os modelos de Kurt Lewin, à luz das teorias de cultura organizacional de Edgar Schein (Schein, 2009). A pesquisa busca explorar a diversidade das tipologias culturais e investigar como os estilos de liderança impactam a formação, a consolidação da cultura organizacional e o desempenho institucional. A pesquisa será dividida em quatro seções: 1. Identificação dos arquétipos culturais mais relevantes no hospital; 2. Avaliação dos estilos de liderança percebidos pelos colaboradores, classificados como autocráticos, democráticos e liberais; 3. Análise da interação entre os arquétipos culturais e os estilos de liderança, com o intuito de identificar correlações significativas; 4. Discussão sobre as implicações dessas interações para a eficácia organizacional e a experiência de colaboradores e pacientes. Os resultados indicam uma predominância da cultura focada no cliente, com 40% de representatividade, e revelam correlações significativas entre estilos de liderança democráticos e liberais com os níveis de cultura organizacional propostos por Schein, especialmente em relação aos níveis de valores e crenças. Identificou-se um desalinhamento percebido pelos colaboradores entre a cultura organizacional proposta e a prática efetiva das lideranças. Esta dissertação visa proporcionar uma compreensão aprofundada do contexto das culturas organizacionais em ambientes hospitalares, evidenciando como as tipologias culturais e os estilos de liderança influenciam o desempenho e a eficácia das instituições de saúde.
  • A comunicação de marcas de streetwear no Instagram: conteúdos, formatos e envolvimento
    Publication . Ferreira, Pedro Miguel Monteiro; Cardoso, Paulo Ribeiro
    A presente dissertação analisa a forma como as marcas de streetwear com ligação à cultura skater constroem a sua comunicação na rede social Instagram, privilegiando a estética visual, o tipo de conteúdo, as mensagens transmitidas e os níveis de interação com os seguidores. Numa era em que as redes sociais são ferramentas centrais na construção da identidade das marcas, especialmente no segmento da moda urbana, este estudo procura compreender como o Instagram é utilizado para reforçar o posicionamento das marcas e criar uma ligação com os consumidores. A investigação seguiu uma abordagem metodológica assente na análise de conteúdo de 120 publicações provenientes de seis marcas de referência no universo skatewear: Vans, Nike SB, Stüssy, Element, Dickies e Carhartt WIP. Cada publicação foi codificada com base numa grelha analítica que considerou categorias como tipologia de conteúdo, mensagem principal, formato, presença de texto e envolvimento (engagement). Os resultados mostram que, embora todas as marcas apresentem uma forte componente promocional centrada no produto, existem diferenças significativas no tipo de discurso utilizado, variando entre abordagens mais funcionais, emocionais ou corporativas. A comunicação visual revelou-se determinante na construção de um estilo coerente e alinhado com os valores da cultura skater, nomeadamente a autenticidade, a liberdade criativa e a resistência à norma. Este estudo contribui para o aprofundamento do conhecimento sobre comunicação de marca no contexto digital, oferecendo pistas relevantes para estratégias de marketing visual e gestão de identidade no setor da moda urbana.
  • ESG em perspectiva: desafios e impactos da sustentabilidade em empresas de capital aberto do Brasil e de Portugal
    Publication . Cruz, Maria Paula Figueiredo; Salazar, Ana
    Esta dissertação tem como objetivo analisar a incorporação dos critérios ESG (ambientais, sociais e de governança) pelas dez maiores empresas de capital aberto do Brasil e de Portugal, no período de 2021 a 2023. A pesquisa adota uma abordagem comparativa, utilizando métodos qualitativos e quantitativos para avaliar os níveis de adesão, os principais desafios enfrentados e os benefícios percebidos pelas empresas em termos de reputação e desempenho organizacional. A partir da análise de relatórios corporativos, indicadores de sustentabilidade e dados públicos, foram identificadas semelhanças e diferenças nos contextos regulatórios, culturais e estratégicos entre os dois países. Os resultados revelam que a governança corporativa exerce papel central na efetividade das práticas ESG, e que a adoção consistente desses critérios está associada a impactos positivos para as partes interessadas e para o valor de mercado das empresas analisadas.
  • A importância das políticas públicas, ecossistemas empreendedores e instituições de ensino superior na atração de empresas e criação de emprego apelativo: um estudo sobre a região de Viseu
    Publication . Nisa, Gonçalo da Costa; Trigo, Miguel; Gaio, Sofia
    Esta dissertação tem como objetivo analisar a importância das políticas públicas, ecossistemas empreendedores e instituições de ensino superior na atração de empresas e criação de emprego apelativo na região de Viseu. O estudo procura entender como essas variáveis contribuem para o desenvolvimento regional e a fixação de empresas e talentos na área. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa adotou uma metodologia mista, incluindo entrevistas semiestruturadas com figuras-chave, como o Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, o Diretor da Softinsa e a Vereadora do Urbanismo e Desenvolvimento Económico de Viseu. Além disso, foi aplicado um questionário aos alunos das instituições de ensino superior da região para avaliar as suas perceções sobre o papel dessas instituições na atração de empresas e na atratividade do mercado de trabalho local. Os resultados das entrevistas evidenciaram o papel essencial das políticas públicas e das parcerias entre universidades e empresas na criação de um ecossistema empresarial forte. Em Viseu, políticas como a disponibilização de terrenos industriais e incentivos fiscais têm sido cruciais para atrair empresas e promover o desenvolvimento económico. Por outro lado, 71,7% dos estudantes concordam que as instituições de ensino superior desempenham um papel importante na fixação de empresas, sublinhando a relevância das universidades e politécnicos na formação de talentos e no apoio à inovação empresarial. A discussão dos resultados sugere que a descentralização empresarial, quando aliada a um ecossistema empreendedor forte e a apoio institucional, pode impulsionar significativamente o desenvolvimento regional. A pesquisa também revelou a importância das políticas públicas que criam condições favoráveis para empresas e trabalhadores, destacando fatores como a qualidade de vida e a formação académica na retenção de mão de obra qualificada. Conclui-se, portanto, que as políticas públicas, ecossistemas empreendedores e instituições de ensino superior desempenham papéis cruciais na atração de empresas e criação de emprego apelativo na região de Viseu. O sucesso dessas iniciativas depende de uma colaboração contínua entre o poder público, o setor privado e as instituições de ensino. Recomenda-se a manutenção e expansão de programas que promovam a inovação, a cooperação e o desenvolvimento sustentável da região.
  • The impact of social networks on brand awareness
    Publication . Gaspar, Morgane Carla; Salazar, Ana
    This thesis focuses on the influence of social networks on brand awareness. Through a detailed analysis of interactions between social network users and brands, the study aims to explain how these platforms shape consumer perception and enhance brand visibility. Key objectives include assessing usage patterns of the most common social networks, understanding which communication channels consumers prefer, and measuring usage rates across various platforms. Additionally, the study investigates where consumers primarily encounter or seek advertising and information. By examining the relative importance of social networks compared to other means of communication, the research explores usage variations according to sociodemographic factors, with particular attention to brand image analysis. The methodology employs a mixed-methods approach, combining quantitative and qualitative methods and follows a descriptive design, through an online questionnaire that collected data using a nonprobabilistic convenience sampling technique. The main conclusions point out to the significant role of social networks in transforming consumer-brand interactions and the necessity for brands to engage authentically with their audiences. The findings highlight that high-quality visual content and influencer partnerships are essential for enhancing brand visibility, while transparency in communication fosters trust and loyalty among consumers. Overall, this research emphasizes the need for brands to adopt comprehensive strategies that align with the evolving digital landscape to effectively build and maintain brand awareness. The findings aim to provide valuable insights for marketing professionals and brand strategists, contributing to both practical applications and the academic understanding of the complex relationship between social networks and brand awareness.
  • Planeamento estratégico: o uso da ferramenta de “Balanced Scorecard” nas empresas de contabilidade de Fortaleza / CE (Brasil)
    Publication . Carvalho, Francisco Hudson Ferreira de; Silva, Amândio
    A partir de um ambiente de ininterruptas mudanças no qual as organizações estão inseridas, com o crescimento das imposições de ordem administrativa, tributária, contábil, financeiras etc., passa a ser imperativa a necessária a adesão a procedimentos e instrumentos que tornem viável o aprimoramento de métodos e potencialização de apurações e as empresas contábeis, a fim de dar resposta a seus clientes empresariais, bem como aos órgãos fiscais, estão sujeitos a essa condição. Dentro nesse cenário, os instrumentos de planeamento estratégico, em especial o Balanced ScoreCard (BSC), despontam como uma arma de peso para que as empresa contábeis confrontem tamanhos obstáculos. Por essa razão, o presente trabalho busca investigar esse assunto, consideravelmente importante, na perspectiva de compreender de que forma o emprego de tais instrumentos e indicadores serão capazes de orientar, mais adequadamente, a empresa contábil em direção a um avanço ou desenvolvimento sustentado e de longo prazo, discutindo a implantação do Balanced ScoreCard (BSC) nas empresas contábeis, chamando a atenção para sua confiabilidade na qualidade de ferramenta estratégica para o controle e monitoramento do desempenho institucional. O BSC é um conjunto de medição e gestão que confere às organizações a capacidade de transformar suas táticas ou planeamento em objetivos definidos e concretos, além de observar a evolução rumo a esses objetivos. Importante destacar que o fato de que as empresas contábeis exercem uma função singular, atuando como facilitadoras nos relacionamentos entre as organizações e os órgãos tributários, mercado financeiro, agentes trabalhistas, instituições bancárias entre outros. Evidencia-se a relevância das pesquisas e aperfeiçoamento de ferramentas capazes de oferecer suporte as organizações contábeis no alcance de tais objetivos fortalecendo, adicionalmente, o valor do trabalho em tela.
  • A motivação na escola de formação de professores INE Maristas: aplicação da escala Multi-Moti
    Publication . Sachambula, Angélica Maria Taty Baiúa; Bandeira, Fernando
    Este trabalho investiga a Motivação na escola de Formação de Professores INE Marista (Luanda), fundada em 1958 pela Congregação dos Irmãos Marista da Igreja Católica. Para o fazer usou-se a escala Multi-Factorial de Motivação no Trabalho (Multi-Moti), cujas quatro dimensões: Organização do Trabalho; Motivação para o Desempenho; Motivos de Realização e Poder; Envolvimento, são compostas por 7 questões, avaliadas numa escala Likert (0 a 5). A análise dos dados permitiu concluir pela prevalência da opinião negativa e pela existência 50% associações estatisticamente significativas entre as dimensões e factores, contudo revelaram-se associações predominantemente fracas.
  • Melhorando a aprendizagem na distorção idade-série
    Publication . Barreto, Josilene Figueira; Saavedra, Luísa
    Este Projeto tem como foco analisar a distorção idade-série nas turmas de Ensino Fundamental especificamente no 6º Ano (sexto ano) na Escola Estadual Antônio Batista Belo de Carvalho. A mesma apresenta um alto quantitativo dessa problemática, tornando assim viável a aplicação de tal projeto para minimizar os entraves que surgem a partir da defasagem escolar, assim como o contexto da reflexão sobre o projeto ensino aprendizagem, atentando tanto para as características do professor como dos alunos, pois ambos são peças chaves para o sucesso escolar. A taxa de distorção idade-série atinge picos no 6º ano do ensino fundamental, e isso ocorre na maioria das vezes pelo excesso de aprovações no período de 1º ao 4º ano, permitindo ao aluno progredir nos estudos com dificuldades de leitura, escrita, interpretação de textos e operações matemáticas simples. As principais causas apontadas em pesquisas são a evasão e o abandono escolar, todavia existem causas primárias que contribuem para estas, e apesar de muitas vezes estarem intimamente ligadas à situação socioeconômica do aluno, isso nem sempre é fator determinante. Uma das principais consequências da distorção idade-série é o baixo desempenho dos alunos em atraso escolar quando comparados aos alunos regulares, o que pode ser evidenciado pelos resultados inferiores aos esperados nas avaliações nacionais do Ensino Fundamental.
  • O gestor na valorização dos recursos humanos docentes
    Publication . Ribeiro, Alcilene dos Santos; Almeida, João de
    A gestão é de suma importância para as instituições públicas e privadas. No município de Santarém deixa transparecer, a qualquer análise, resultados preocupantes quanto ao conhecimento efetivo de tal modalidade por parte de alguns gestores. Observam-se vários fatores que convergem para a compreensão da problemática. Dentre esses, consta o fator valorização dos Recursos Humanos Docentes nas organizações de ensino. Como palavra que tem um amplo valor nas teorias que abordam a gestão e suas demais ramificações, como por exemplo, liderança, gestão de pessoas, harmonia na equipe, motivação e organizações na atualidade. Esses conhecimentos têm servido ricamente para um redimensionamento ou para nortear medidas de caráter facilitador do conhecimento de gestão no relacionamento e na aprendizagem e, portanto, da comunidade entres os integrantes das instituições. A pesquisa proposta visa descrever, a partir do contexto teórico atualizado, em que medida há a presença de fatores interativos nas propostas da abordagem da gestão endossado na escola de Santarém onde se realizou o estudo. Sendo essa pesquisa de cunho interdisciplinar, porque envolve o tema gestão, fundamentaram-se teoricamente nas contribuições da gestão, liderança e recursos humanos. O método inclui a análise das propostas alternativas na área da gestão, a conhecer. A gestão com base na liderança, e gestão democrática, a gestão de pessoas e a harmonia na equipe, com a participação de 30 professores questionados. Este trabalho, portanto, voltado ao levantamento das condições da gestão e os recursos humanos das instituições das referidas propostas, tem-se como enfoque a valorização dos agentes envolvidos nas instituições, especificamente aos docentes das instituições de ensino.
  • Metodologias de intervenção no ensino profissional em alunos de necessidades educativas especiais
    Publication . Matos, José Alexandre Taveira; Alves, Carlos Teixeira
    Procurou-se com este projeto de investigação-ação relacionar as dimensões da aprendizagem tendo como base a exploração das ideias defendidas por diversas teorias educativas. Esta exploração foi feita interrogando os docentes, como abordam os alunos com Necessidades Educativas Especiais, como realizam uma intervenção ajustada de forma a desenvolver competências nos jovens e a aumentar a motivação para as aprendizagens escolares. A recolha de dados neste projeto foi realizada através de dois questionários com perguntas essencialmente fechadas, aplicadas a professores e alunos. Relativamente ao estudo da prática educativa realizada pelos docentes de diversas áreas disciplinares, apresenta-se neste trabalho o desenvolvimento de uma adaptação Curricular do Ensino Secundário / Profissional, como alternativa à abordagem de conceitos e conteúdos das disciplinas da componente técnica de forma adaptada a alunos com Necessidades Educativas Especiais. Analisaram-se os contributos dos docentes para a inclusão escolar e social dos estudantes nos Cursos Profissionais. Durante a elaboração deste trabalho desenvolveram-se, estudaram-se e promoveram-se interações sociais em cenários de educação formal e especial. Assumiu-se uma abordagem interpretativa, tendo-se desenvolvido um projeto de investigação-ação ao longo de 3 anos letivos. A comunidade educativa construiu um currículo flexível para o curso que os alunos de necessidades educativas especiais e os colegas de turma concluíram. Para eles, este percurso facilitou a inclusão escolar e social, bem como o desenvolvimento de capacidades e competências sociocognitivas e emocionais, que lhes permitiram melhorar a trajetória de participação ao longo da vida. Conclui-se que os alunos consideram a intervenção educativa eficiente, motivadora e útil para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. E valorizam bastante a intervenção e acompanhamento do professor no desenvolvimento de um ambiente enriquecedor em sala de aula. Após a reflexão sobre os dados recolhidos apresenta-se uma proposta de intervenção que consiste na criação de uma sala de aula multifacetada que permita explorar diferentes ambientes de aprendizagem.