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FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

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  • The impact of social networks on brand awareness
    Publication . Gaspar, Morgane Carla; Salazar, Ana
    This thesis focuses on the influence of social networks on brand awareness. Through a detailed analysis of interactions between social network users and brands, the study aims to explain how these platforms shape consumer perception and enhance brand visibility. Key objectives include assessing usage patterns of the most common social networks, understanding which communication channels consumers prefer, and measuring usage rates across various platforms. Additionally, the study investigates where consumers primarily encounter or seek advertising and information. By examining the relative importance of social networks compared to other means of communication, the research explores usage variations according to sociodemographic factors, with particular attention to brand image analysis. The methodology employs a mixed-methods approach, combining quantitative and qualitative methods and follows a descriptive design, through an online questionnaire that collected data using a nonprobabilistic convenience sampling technique. The main conclusions point out to the significant role of social networks in transforming consumer-brand interactions and the necessity for brands to engage authentically with their audiences. The findings highlight that high-quality visual content and influencer partnerships are essential for enhancing brand visibility, while transparency in communication fosters trust and loyalty among consumers. Overall, this research emphasizes the need for brands to adopt comprehensive strategies that align with the evolving digital landscape to effectively build and maintain brand awareness. The findings aim to provide valuable insights for marketing professionals and brand strategists, contributing to both practical applications and the academic understanding of the complex relationship between social networks and brand awareness.
  • Planeamento estratégico: o uso da ferramenta de “Balanced Scorecard” nas empresas de contabilidade de Fortaleza / CE (Brasil)
    Publication . Carvalho, Francisco Hudson Ferreira de; Silva, Amândio
    A partir de um ambiente de ininterruptas mudanças no qual as organizações estão inseridas, com o crescimento das imposições de ordem administrativa, tributária, contábil, financeiras etc., passa a ser imperativa a necessária a adesão a procedimentos e instrumentos que tornem viável o aprimoramento de métodos e potencialização de apurações e as empresas contábeis, a fim de dar resposta a seus clientes empresariais, bem como aos órgãos fiscais, estão sujeitos a essa condição. Dentro nesse cenário, os instrumentos de planeamento estratégico, em especial o Balanced ScoreCard (BSC), despontam como uma arma de peso para que as empresa contábeis confrontem tamanhos obstáculos. Por essa razão, o presente trabalho busca investigar esse assunto, consideravelmente importante, na perspectiva de compreender de que forma o emprego de tais instrumentos e indicadores serão capazes de orientar, mais adequadamente, a empresa contábil em direção a um avanço ou desenvolvimento sustentado e de longo prazo, discutindo a implantação do Balanced ScoreCard (BSC) nas empresas contábeis, chamando a atenção para sua confiabilidade na qualidade de ferramenta estratégica para o controle e monitoramento do desempenho institucional. O BSC é um conjunto de medição e gestão que confere às organizações a capacidade de transformar suas táticas ou planeamento em objetivos definidos e concretos, além de observar a evolução rumo a esses objetivos. Importante destacar que o fato de que as empresas contábeis exercem uma função singular, atuando como facilitadoras nos relacionamentos entre as organizações e os órgãos tributários, mercado financeiro, agentes trabalhistas, instituições bancárias entre outros. Evidencia-se a relevância das pesquisas e aperfeiçoamento de ferramentas capazes de oferecer suporte as organizações contábeis no alcance de tais objetivos fortalecendo, adicionalmente, o valor do trabalho em tela.
  • A motivação na escola de formação de professores INE Maristas: aplicação da escala Multi-Moti
    Publication . Sachambula, Angélica Maria Taty Baiúa; Bandeira, Fernando
    Este trabalho investiga a Motivação na escola de Formação de Professores INE Marista (Luanda), fundada em 1958 pela Congregação dos Irmãos Marista da Igreja Católica. Para o fazer usou-se a escala Multi-Factorial de Motivação no Trabalho (Multi-Moti), cujas quatro dimensões: Organização do Trabalho; Motivação para o Desempenho; Motivos de Realização e Poder; Envolvimento, são compostas por 7 questões, avaliadas numa escala Likert (0 a 5). A análise dos dados permitiu concluir pela prevalência da opinião negativa e pela existência 50% associações estatisticamente significativas entre as dimensões e factores, contudo revelaram-se associações predominantemente fracas.
  • Melhorando a aprendizagem na distorção idade-série
    Publication . Barreto, Josilene Figueira; Saavedra, Luísa
    Este Projeto tem como foco analisar a distorção idade-série nas turmas de Ensino Fundamental especificamente no 6º Ano (sexto ano) na Escola Estadual Antônio Batista Belo de Carvalho. A mesma apresenta um alto quantitativo dessa problemática, tornando assim viável a aplicação de tal projeto para minimizar os entraves que surgem a partir da defasagem escolar, assim como o contexto da reflexão sobre o projeto ensino aprendizagem, atentando tanto para as características do professor como dos alunos, pois ambos são peças chaves para o sucesso escolar. A taxa de distorção idade-série atinge picos no 6º ano do ensino fundamental, e isso ocorre na maioria das vezes pelo excesso de aprovações no período de 1º ao 4º ano, permitindo ao aluno progredir nos estudos com dificuldades de leitura, escrita, interpretação de textos e operações matemáticas simples. As principais causas apontadas em pesquisas são a evasão e o abandono escolar, todavia existem causas primárias que contribuem para estas, e apesar de muitas vezes estarem intimamente ligadas à situação socioeconômica do aluno, isso nem sempre é fator determinante. Uma das principais consequências da distorção idade-série é o baixo desempenho dos alunos em atraso escolar quando comparados aos alunos regulares, o que pode ser evidenciado pelos resultados inferiores aos esperados nas avaliações nacionais do Ensino Fundamental.
  • O gestor na valorização dos recursos humanos docentes
    Publication . Ribeiro, Alcilene dos Santos; Almeida, João de
    A gestão é de suma importância para as instituições públicas e privadas. No município de Santarém deixa transparecer, a qualquer análise, resultados preocupantes quanto ao conhecimento efetivo de tal modalidade por parte de alguns gestores. Observam-se vários fatores que convergem para a compreensão da problemática. Dentre esses, consta o fator valorização dos Recursos Humanos Docentes nas organizações de ensino. Como palavra que tem um amplo valor nas teorias que abordam a gestão e suas demais ramificações, como por exemplo, liderança, gestão de pessoas, harmonia na equipe, motivação e organizações na atualidade. Esses conhecimentos têm servido ricamente para um redimensionamento ou para nortear medidas de caráter facilitador do conhecimento de gestão no relacionamento e na aprendizagem e, portanto, da comunidade entres os integrantes das instituições. A pesquisa proposta visa descrever, a partir do contexto teórico atualizado, em que medida há a presença de fatores interativos nas propostas da abordagem da gestão endossado na escola de Santarém onde se realizou o estudo. Sendo essa pesquisa de cunho interdisciplinar, porque envolve o tema gestão, fundamentaram-se teoricamente nas contribuições da gestão, liderança e recursos humanos. O método inclui a análise das propostas alternativas na área da gestão, a conhecer. A gestão com base na liderança, e gestão democrática, a gestão de pessoas e a harmonia na equipe, com a participação de 30 professores questionados. Este trabalho, portanto, voltado ao levantamento das condições da gestão e os recursos humanos das instituições das referidas propostas, tem-se como enfoque a valorização dos agentes envolvidos nas instituições, especificamente aos docentes das instituições de ensino.
  • Metodologias de intervenção no ensino profissional em alunos de necessidades educativas especiais
    Publication . Matos, José Alexandre Taveira; Alves, Carlos Teixeira
    Procurou-se com este projeto de investigação-ação relacionar as dimensões da aprendizagem tendo como base a exploração das ideias defendidas por diversas teorias educativas. Esta exploração foi feita interrogando os docentes, como abordam os alunos com Necessidades Educativas Especiais, como realizam uma intervenção ajustada de forma a desenvolver competências nos jovens e a aumentar a motivação para as aprendizagens escolares. A recolha de dados neste projeto foi realizada através de dois questionários com perguntas essencialmente fechadas, aplicadas a professores e alunos. Relativamente ao estudo da prática educativa realizada pelos docentes de diversas áreas disciplinares, apresenta-se neste trabalho o desenvolvimento de uma adaptação Curricular do Ensino Secundário / Profissional, como alternativa à abordagem de conceitos e conteúdos das disciplinas da componente técnica de forma adaptada a alunos com Necessidades Educativas Especiais. Analisaram-se os contributos dos docentes para a inclusão escolar e social dos estudantes nos Cursos Profissionais. Durante a elaboração deste trabalho desenvolveram-se, estudaram-se e promoveram-se interações sociais em cenários de educação formal e especial. Assumiu-se uma abordagem interpretativa, tendo-se desenvolvido um projeto de investigação-ação ao longo de 3 anos letivos. A comunidade educativa construiu um currículo flexível para o curso que os alunos de necessidades educativas especiais e os colegas de turma concluíram. Para eles, este percurso facilitou a inclusão escolar e social, bem como o desenvolvimento de capacidades e competências sociocognitivas e emocionais, que lhes permitiram melhorar a trajetória de participação ao longo da vida. Conclui-se que os alunos consideram a intervenção educativa eficiente, motivadora e útil para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. E valorizam bastante a intervenção e acompanhamento do professor no desenvolvimento de um ambiente enriquecedor em sala de aula. Após a reflexão sobre os dados recolhidos apresenta-se uma proposta de intervenção que consiste na criação de uma sala de aula multifacetada que permita explorar diferentes ambientes de aprendizagem.
  • A escolha de uma escola secundária: fatores que condicionam a tomada de decisão pelas famílias
    Publication . Ribeiro, Pedro Miguel da Costa; Alves, Maria da Piedade Gonçalves Lopes
    A família e a escola são os principais contextos de desenvolvimento humano e a sua interação é determinante para a qualidade do ensino e da aprendizagem. De entre as diversas estratégias educativas, a escolha da escola tem merecido uma grande atenção por parte das famílias. Esta investigação traduz-se num estudo empírico que envolveu Encarregados de Educação de alunos matriculados no décimo ano de escolaridade, nas três escolas secundárias da cidade de Viseu (Alves Martins, Emídio Navarro e Viriato). Através de um inquérito por questionário, aplicado no final do ano letivo 2016-17, foi possível conhecer (i) as fontes de informação a que as famílias recorrem acerca das escolas, para poderem fazer as opções de escolha, (ii) os aspetos que os Encarregados de Educação mais valorizam na seleção da escola, bem como os mais desfavoráveis, (iii) o grau de satisfação das famílias relativamente à qualidade da educação e (iv) as expetativas que têm em termos dos resultados e das competências a atingir pelos educandos no final do ensino secundário. Tendo como principal objetivo compreender as racionalidades que estão na base da seleção da escola por parte dos decisores – normalmente, os Encarregados de Educação – pretendeu-se identificar as causas associadas ao decréscimo do número de alunos na Escola Secundária Viriato e elaborar um projeto de intervenção cuja aplicação possa elevar o grau de satisfação dos Encarregados de Educação relativamente àquele estabelecimento de ensino, tornando-o, também, numa primeira prioridade de escolha para as famílias na sua área de influência. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que os inquiridos usam, principalmente, fontes informais de conhecimento sobre as escolas, como é o caso da sua própria experiência, a opinião de familiares, amigos ou de outros pais. Identificaram-se pontos em comum no processo de seleção da escola, tais como a importância da sua localização e da rede de transportes e as intenções de escolha do grupo de amigos. Já a indisciplina, a falta de cumprimento de regras, o mau ambiente na zona envolvente e a má fama de uma escola são aspetos que podem evitar a escolha da mesma. Um dado que emergiu como significativo foi a possibilidade de existir diferenciação de públicos escolares entre as três escolas secundárias e haver estratégias seletivas de escolha.
  • O abandono escolar na educação de jovens e adultos: “uma visão dos alunos”
    Publication . Oliveira, Núbia de Jesus Sousa; Coelho, Fátima
    A EJA – Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino do Brasil, em que o aluno pode cursar o ensino fundamental e médio, com idade superior a adequada para a maioria dos alunos. O EJA, possibilita que os alunos estudem por etapa, inclusive, com a junção de duas séries a serem cursadas no mesmo ano, terminando o aluno, o Ensino Fundamental em 4 anos, e, o ensino médio em 1 ano e 6 meses. Todavia, é muito comum no Brasil, nessa modalidade de ensino, a evasão escolar, que é abandonar durante o ano letivo a escola. No início do ano o aluno efetua sua matrícula e também suas atividades escolares, no entanto, embrenha-se na fuga do estabelecimento de ensino, o que chega a acontecer por um ou vários motivos. A evasão se identifica como um ato evasivo, de forma que, consiste no processo, de escapar, evadir ou fugir dos compromissos. O termo evasão caracteriza o fenômeno da fuga, no caso do ensino, entende-se a evasão pelo abandono escolar no decorrer do período letivo ou, pela não matrícula, sendo este caracterizado como abandono do curso, vez que interrompe com o vinculo estabelecido, entre aluno e escola, pois a não renovação do compromisso de continuar na instituição escolar; entende-se por esta situação por evasão, e é vista como abandono sem intenção de voltar. O objetivo geral do estudo é analisar os fatores que contribuem para a evasão dos alunos do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos do garimpo do Creporizão no município de Itaituba, no Estado do Pará. A metodologia de pesquisa foi do tipo bibliográfica e de campo, esta última inclui entrevista com 4 alunos do EJA noturno, matriculados na Escola do Creporizão, município de Itaituba/Pá. Constatou-se que são muitos os motivos que levam os alunos a abandonarem seus estudos na localidade pesquisada, mas que tem um motivo comum a todos eles. Constatou-se também, que tanto governo e escola, necessitam repensar o ensino dessa modalidade, e, adequá-lo as necessidades dos alunos que se matriculam no EJA.
  • Gestão ética hospitalar: um estudo de caso acerca da percepção da relevância da ética como estratégia de decisão organizacional
    Publication . Queiroga, Cristiane Peixoto; Toldy, Teresa Martinho
    A sociedade contemporânea está visivelmente em constante transformação, porém, nas últimas décadas, a velocidade a que essas mudanças ocorreram, de forma consequencial, trouxe ao meio social novos rumos e novas perspectivas, bem como as maiores crises já enfrentadas pela humanidade, sejam elas ambientais, econômicas e/ou sociais. Essas transformações também possibilitam expandir a liberdade de escolha, podendo potencializar as virtudes humanas, mas também os vícios. Dessa forma, a importância da ética se tornou um assunto bastante abordado nas universidades, escolas, casas, hospitais e, inclusive, no ambiente de trabalho. Por isso, ter a ética como norteadora nas tomadas de decisão pode ser um eficaz diferencial estratégico para as organizações. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar os aspetos éticos que envolvem as estratégias de decisão utilizadas na gestão hospitalar de um hospital privado. Para tanto, será feita uma breve elaboração dos aspectos históricos e conceituais que envolvem a ética e a gestão administrativa hospitalar, a partir dos elementos que compõem o sistema organizacional. Ademais, a dissertação abordará como referencial teórico Chiavenato (2016), Alencastro (2016), Cortina (2005) e Srour (2016), autores fundamentais para o tema em questão, sem prejuízo, evidentemente, de outros consultados relevantes para a presente análise. Nesta perspectiva, esta investigação consiste num estudo exploratório de cariz quantitativo, adotando como instrumento de investigação um questionário semiestruturado aplicado ao corpo clínico do hospital.
  • Event applications as a tool to improve event communication: a case study of a French event app start-up
    Publication . Nasri, Stécy; Cardoso, António
    Following the lack of existing studies about the applications development and use in the event industry, this research aims to analyze the use of applications as a tool to improve event communication. The methodology used includes an exploratory method. This research methodology is based on a review of the literature, a semi-structured interview with the CEO of the company and a case study with participant observation of the French startup InventApp which provides event applications. The study demonstrate that the event app use allow to ease the event organization, to improve the event communication but also the interactivity and the participant engagement. All of this, increasing the customer experience but also having a part in the customer digital experience improvement. Event applications could be thus considered as a marketing and event communication tool. The research has the limitation to its application within a single company in France. Furthermore, the point of view adopted is the one of the event organizer and not the event participant one. This research helped to better understand the role that event applications can have in the event industry and particularly in the communication around an event. In addition, this made it possible to understand the perception of market requirements and the characteristics expected of an event application.