FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado
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- A origem da obra de publicidadePublication . Moutinho, Ana Cláudia Rebolho Viale; Tunhas, Paulo
- Cooperação empresarial: o caso AerosolesPublication . Leite, Eduardo Manuel de Almeida; Gomes, João; Ferreira, LuísA arquitectura económica mundial alterou-se substancialmente nas duas últimas décadas, sendo actualmente caracterizada pela mudança, desmaterialização e globalização. Neste quadro, as empresas deparam-se com crescentes dificuldades de adaptação que afectam o seu comportamento e fazem ressaltar a necessidade de cooperação. Cooperar significa instituir relações privilegiadas entre empresas na procura conjunta de inovações que possam contribuir para alcançar um objectivo comum. O conceito é suficientemente abrangente, podendo ir desde o aprofundamento duma simples relação fornecedor-cliente até ao desenvolvimento de estruturas de mercados baseadas no estabelecimento de redes de empresas. No entanto, os casos mais típicos são as joint ventures, as fusões e aquisições, a subcontratação, o franchising e as licenças de exploração. Tendo por base o tema da cooperação definiu-se como objectivo geral do presente trabalho a análise crítica do paradigma da cooperação empresarial como método de desenvolvimento estratégico, em especial externo, na indústria portuguesa do calçado, através do estudo de um dos grupos mais representativos da referida indústria, o Grupo Aerosoles. No âmbito deste objectivo, desenvolveu-se um estudo do tipo descritivo e com uma estratégia baseada no estudo de caso recorrendo-se à entrevista, suportada por um questionário e à análise de dados secundários, como métodos de recolha de dados, sendo estes últimos obtidos a partir de fontes privadas e públicas. Os resultados do estudo à cooperação empresarial no Grupo Aerosoles revelaram a existência de dois acordos de cooperação celebrados, um entre a What’s What Portugal, Comércio e Desenvolvimento de Calçado S.A. e a Aerogroup International Inc.; e outro entre a Aeroshoes, Distribuidores de Calçado S.A., a Aerogroup International Inc. e o FIEP, Fundo para a Internacionalização das Empresas Portuguesas, SGPS, S.A. Ambos os acordos de cooperação são internacionais, devido à nacionalidade das empresas parceiras (Norte Americanas) e enquadram-se no sector comercial. Conclui-se ainda neste estudo, que a cooperação não se pode dissociar do sucesso do Grupo Aerosoles. The world economic architecture has substantially altered in the last two decades, nowadays being characterized by change, dematerialization and globalization. In this picture, the enterprises come across with increasing difficulties of adaptation that influence their behaviour and makes necessity of cooperation to stand up. To cooperate means to establish preferential relation between the demands in enterprises combined with innovations that can contribute to attain a common aim. The concept is sufficiently all embracing, being able to go from the bottom of a simple relation of supplier-customer till the development of market structures based on the enterprise system establishment. Meanwhile, the typical cases are the joint ventures, the fusions and acquisitions, the sub contraction, the franchising and the licences. Having as basis the cooperation’s theme, we defined as the general objective of the present work, the critical of paradigm of enterprise cooperation as a method of strategic development, in especial external, in portuguese industry of foot-wear through a study of one of the most representative groups of the aforementioned industry, the Aerosoles Group. In the ambit of this objective, it was developed a descriptive type of study and with a strategy based on case study resorting an interview, supported by a questionnaire and from the analyses of secondary data, as gathering data methods, these last ones being obtained from private and public sources. The study results enterprise cooperation on Aerosoles Group, revealed a existence from two honoured cooperation agreements, one between the What’s What Portugal, Comércio e Desenvolvimento de Calçado S.A., and Aerogroup International Inc., and the other between the Aeroshoes, Distribuidores de Calçado S.A., The Aerogroup International Inc. and the FIEP, Fundo para a Internacionalização das Empresas Portuguesas, SGPS, S.A. Both of the cooperation agreements are international, due to the enterprise’s partnership nationality (North Americans) and they put in frame the commercial sector. Yet in this study we can conclude that the cooperation cannot be dissociated from the Aerosoles Group. L’architecture économique du monde a changée substantiellement pendant les deux dernières décades et actuellement elle se caractérise par la changement, la dématérialisation et la globalisation. Dans ce milieu, les entreprises trouvent croissantes difficultés d’adaptation, lesquelles affectent sas conduite et ressautent la nécessité de coopération. Coopérer signifie instituer relations privilégiées entre entreprises dans la recherche conjoint d’innovations, lesquelles puissent contribuer pour atteindre un objectif commun. Le concept est assez suffisant, en passant dès l’approfondir d’une simple relation fournisseur client jusqu’à le développement de structures de marché, s’appuyant dans l’établissement de filets d’entreprises. Entre-temps, les situations plus typiques sont les joint-ventures, les fusions e acquisitions, le sous-traitance, franchising et les licences d’exploration. Prenant le thème de la coopération, on a défini comme objectif général du présent travail l’analyse critique du paradigme de la coopération de l’entreprise comme méthode de développement stratégique, particulièrement externe, dans l’industrie portugaise de chaussure, a travers de l’étude d’un des groups plus représentatifs de la précitée industrie, le Grupo Aerosoles. Dans le contour de cet objectif, nous avons développé un étude du type descriptif et avec une stratégie fondée dans l’étude d’un cas. Nous avons utilisé l’entrevue, supportée par questionnaire, et à l’analyse de dés secondaires, comme méthodes de recueille de dés, ces derniers obtenues à partir de sources privées et publiques. Les résultats de l’étude sur la coopération d’entreprises dans le Grupo Aerosoles ont révèles l’existante de deux accords de coopération célèbres, l’un entre What’s What Portugal, Comércio e Desenvolvimento de Calçado, S.A. et Aerogroup International Inc. ; et l’outre entre Aeroshoes, Distribuidores de Calçado, S.A., Aerogroup International Inc. et FIEP, Fundo para a Internacionalização das Empresas Portuguesas, SGPS, S.A. Les deux accords de coopération sont internationales, dû à la nationalité des entreprises associées (Amérique du Nord) et ils s’encadre dans le secteur commercial. On conclu aussi de cet étude que la coopération ne peux pas être dissociée du succès du Grupo Aerosoles.
- Mercado de semicondutores: Identificação e sistematização das principais variáveis envolvidasPublication . Alarcia Hernanz, AnselmoEste estudo teve como objectivo a identificação e sistematização das variáveis que influenciam o comportamento do mercado de semicondutores e a construção de módulos matemáticos (simulações de comportamentos tipo) que sirvam de base para a criação de um modelo que permita modular este tipo de mercado. A motivação para a realização deste estudo surgiu da necessidade de dispor de uma ferramenta versátil e generalista que permitisse a simulação de cenários de mercado com base em certos pressupostos. O estudo foi essencialmente qualitativo-exploratório, tendo os dados sido obtidos através de entrevistas em profundidade, numa amostra por julgamento e na qual se escolheram sujeitos com experiência mínima e exposição à indústria de semicondutores de 6 anos, ocupando preferencialmente cargos de chefia de topo ou intermédia. Utilizou-se a técnica de mapeamento cognitivo para estruturar as variáveis identificadas, permitindo uma visualização gráfica que evidencia e facilita a percepção das relações entre as mesmas. De acordo com o mapa final obtido, construído com o software Decison Explorer, as variáveis identificadas foram agrupadas em seis conjuntos principais: “conjuntura económica”, “produção sem correspondência imediata no mercado”, “mercado de substituição ou upgrading ineficaz”, “lobbies e mecanismos ilícitos”, “insegurança: guerras e terrorismo” e “falta de concertação mundial”. Todas elas têm um elevado grau de interdependência entre si e vão de encontro à explicação pretendida do comportamento volátil, inconstante e cíclico deste mercado. Para a criação de um modelo com estas variáveis será necessário fazer a atribuição temporal de um (ou mais) comportamentos a cada uma delas, sendo o modelo final a resultante da sobreposição contemporânea das contribuições de cada uma das variáveis seleccionadas. Com base neste pressuposto desenvolveu-se um conjunto de quatro módulos matemáticos com o software Matlab, que dispõem de um interface com o utilizador de modo a introduzir os dados de entrada para gerar os diversos comportamentos tipo para as variáveis e, desta forma, modular o mercado.
- A Qualidade dos Serviços Desportivos e a Satisfação do Consumidor: o caso do TETRA Health ClubPublication . Fonseca, Helena Maria Pereira; Salazar, AnaA elevada proliferação de Health Clubs registada nos últimos anos desencadeou uma forte concorrência que por sua vez incentivou uma crescente e generalizada exigência de mais e melhor qualidade. A literatura tem mostrado que a pesquisa pela qualidade na realização dos serviços tem sido uma constante em qualquer organização. Nesse sentido, o objectivo deste trabalho foi avaliar a qualidade dos serviços prestados e a satisfação do consumidor no TETRA Health Club. A avaliação da qualidade do serviço foi realizada a partir da perspectiva dos modelos SERVQUAL e SERVPERF, mas com algumas adaptações para a linguagem dos serviços prestados pelo TETRA Health Club. Na pesquisa efectuada, as principais conclusões apontam para o seguinte: o modelo SERVPERF é o mais adequado ao sector em questão, uma vez que explica cerca de 60,1% da qualidade do serviço prestado pelo TETRA Health Club, contra 35,3% do SERVQUAL. Os clientes do TETRA Health Club avaliam a qualidade do serviço com base em quatro dimensões, as quais conseguem explicar cerca de 71,5% da variância encontrada. Confirmou-se que a qualidade do serviço do TETRA Health Club não é explicada com base nas cinco dimensões originais propostas pelo modelo SERVQUAL. As dimensões importantes para o cliente do TETRA Health Club são: os Prazos de Resposta e Confiança (61%), o Serviço Personalizado e Prazos de Resposta (8%) e os Tangíveis (6%). Para avaliar a satisfação do consumidor do TETRA Health Club foi aplicado um questionário da satisfação do consumidor. Verifica-se que existe uma relação entre a qualidade geral do serviço e a satisfação do consumidor; cerca de 49,3% quando a qualidade em geral é dependente, no sentido inverso a relação é de 48,7% a satisfação do consumidor como dependente. A satisfação do consumidor depende em 55% da continuação de frequência do TETRA Health Club, no sentido inverso a continuação de frequência do TETRA Health Club depende em 54,9% da satisfação do consumidor. A satisfação do consumidor depende em 65,6% da recomendação dos serviços do TETRA Health Club e na relação inversa a recomendação dos serviços depende em 67% da satisfação do consumidor. A satisfação do consumidor depende em 79,2% da imagem e na relação inversa a imagem do TETRA Health Club depende em 77% da satisfação do consumidor. A localização do TETRA Health Club depende em 47% da satisfação do consumidor e no sentido inverso, a satisfação do consumidor depende em 46,6% da localização.
- A influência da imprensa regional ou local na tomada de decisões. A criação do Concelho da TrofaPublication . Araújo, Joaquim Vilela deA Imprensa Regional ou local tem ou não, influência na tomada de decisões político-administrativas? Esta foi a questão de partida para elaborar a dissertação de Mestrado, que pretende encontra respostas, positivas ou negativas. Numa análise rápida e superficial, que depois se solidifica, a resposta foi, para nós, evidente: influencia. Mas em que sentido? Em beneficio das populações e dos seus problemas quotidiano ou em beneficio dos detentores do Poder Local? Poder-se-á afirmar que há nesta influência um misto daqueles interesses; todavia, se a imprensa local não estiver muito atenta e disponível para os interesses dos seus leitores e conterrâneos, acabará por se descredibilizar e até, perder sentido. Hoje a população leitora de jornais locais, é mais exigente e o produto que se oferece tem que ter, não só, mais qualidade informativa, mas também, obedecer a uma pluralidade que reflicta os seus leitores, assinantes e anunciantes. A Imprensa regional, porque muito próxima dos problemas locais e das pessoas que os sentem, é mais fácil de ser avaliada, o que acaba por se traduzir numa maior responsabilidade. O caso da criação do Concelho da Trofa, pela excepcional característica, uniu muito facilmente, todos os interessados, de forma muito idêntica, ao que sucedeu no país, antes de Abril de 1974. Então, o combate pela democracia uniu tudo: direita, centro e esquerda; a construção da Democracia, foi e é bem diferente. Na Trofa, também, a criação do Concelho uniu tudo e todos, antes de tal facto, depois, as qualidades e os defeitos da imprensa regional, tornaram-se mais patentes e visíveis. São estas variantes que se impõem a uma verdadeira imprensa regional. Hoje, como quase ontem, não temos dúvidas que a imprensa regional influencia e tem poder, mas julgamos também que o facto de ser regional ou local, lhe dá características únicas de proximidade e crescente responsabilidade. Na imprensa local, os erros são mais notórios, notados e até sentidos. O presente trabalho reparte-se por uma síntese histórica da imprensa em geral, da imprensa regional e da Trofa, historiando ainda um pouco a tradição municipalista portuguesa, a história do Município da Maia, de Santo Tirso e a criação do Concelho da Trofa. Whether or not the local or regional press have any influence on political administrative decisions made? This was the base question to elaborate the Masters thesis, which aims to find answers, positive or negative. In a fast and superficial analysis, which will later be elaborated upon, the answer was obvious to us: influence. But in what way? To benefit the population and the day-to-day problems or the trustees of local power? We can also confirm that in this influence there is a combination of those interests: however, if the local press is not very aware or interested in the interests of its readers and peers it will end up discrediting itself and cease to make sense. Today the readers of the local newspapers are more demanding and the product, which is offered, has to have, not only, more informative quality but also a plurality, which will reflect its subscribers and advertisers. The regional press, because they are closer to the local problems and the people who experience them, is more easily evaluated and ends up having a larger responsibility. The formation of the Trofa district due to its exceptional characteristics united very easily all those who were interested in forming it, in a way that is identical to what happened before April 1974. Therefore the fight for democracy united all, right, left and center. The building of democracy was and continues to be different. In Trofa, the formation of the district brought together everyone and everything therefore, the qualities and the faults of the regional press became more visible and transparent. It is these variations that impose a true regional press. Today as it were yesterday, we have no doubt that the influence of the regional press has power, but we also believe that the fact of being regional or local, gives unique characteristics of proximity and growing responsibility. In the local press, the errors are more notorious, noted and felt. Today’s work is divided between a combination of the history of the press in general, and of the regional Trofa press, showing a little tradition of the Portuguese municipality, history of the Maia municipality, Santo Tirso and the creation of the Trofa district.
- As transmissões directas de acontecimentos desportivos em televisãoPublication . Taboada, ManuelAs transmissões directas de acontecimentos desportivos tiveram um papel fundamental na história da televisão, na sua génese e desenvolvimento, como impulsionadores das inovações técnicas, onde o surgimento e desenvolvimento das transmissões por satélite possibilitaram a mundialização dos acontecimentos e uma grande eficácia comunicacional, possibilitando a agregação e unificação de grandes audiências. Este facto motivou, ao longo das últimas décadas, a massificação de audiências, com repercussões nos conteúdos generalistas dos canais hertzianos, onde o desporto constitui um género entre muitos outros. O advento dos canais privados e a maximização de audiências como objectivo primordial motivou a escolha da transmissão de acontecimentos desportivos que garantam esses objectivos, privilegiando certas modalidades e marginalizando outras, e desenvolvendo um mercado altamente concorrencial de receitas publicitárias e direitos de transmissão. As novas realidades de difusão digital do sinal de televisão possibilitam a multiplicação dos canais, diversificando as temáticas e tornando possível a segmentação de audiências, confirmando a passagem da televisão de um meio de comunicação eminentemente massificado para outro desmassificado e plural. Ao diversificar a oferta e dirigindo-se a segmentos mais reduzidos de público, estes canais possibilitam a transmissão de modalidades desportivas menos mediáticas, que de outra forma não teriam exposição televisiva. O canal Motors TV é um exemplo de canal temático especializado que privilegia a transmissão directa e promove o acesso de modalidades desportivas que, quer pela sua complexidade de regras, quer pela menor espectacularidade e imediatismo, não apresentam os requisitos exigidos a uma exposição nos canais generalistas, dando-lhes, assim, visibilidade.
- As variações do português na Rádio Moçambique e o seu impacte nos falantes da sociedade MoçambicanaPublication . Fernandes, Maria FernandaA comunicação radiofónica afecta as pessoas de uma forma única e particular, tornando a informação instantânea cada vez mais precisa e actual e explorando o ouvinte através do seu único sentido que é a audição. A ausência da imagem e de outros suportes físicos faz com que a Rádio seja o único meio de comunicação que funciona plenamente no escuro. A riqueza das sensações que a Rádio desperta é incomensurável, razão suficiente para que os seus profissionais se preocupem com a atitude em antena. Este trabalho tem por objectivo reflectir sobre diferentes realizações no domínio da sintaxe da Língua Portuguesa consideradas erro pela norma padrão do Português Europeu (PE), que os jornalistas da Antena Nacional da Rádio Moçambique apresentam nos serviços informativos e jornais sonoros e verificar que peso estas realizações têm sobre os falantes da sociedade moçambicana. As questões linguísticas centram-se na norma padrão do Português Europeu e as transformações linguísticas sincronicamente observáveis na Rádio, particularizando a Rádio Moçambique. Deste modo, serão aqui apresentadas as notícias efectuadas a partir das gravações efectuadas aos serviços noticiosos da Rádio Moçambique, para verificar as construções gramaticais que os radiojornalistas moçambicanos realizam ao nível da sintaxe, no período compreendido entre Abril e Maio de 2005, consideradas erradas pela norma europeia do PE, norma que é adoptada como língua oficial em Moçambique e veiculada pelo Ensino, Meios de Comunicação Social, Organismos do Estado e do Governo. Os discursos produzidos pelos jornalistas nos serviços noticiosos incluindo os jornais sonoros serão comparados com produções de notícias feitas por jovens, alunos da Escola Secundária Josina Machel, que aprendem a elaborar este tipo de texto com base na audição de noticiários da Antena Nacional, e adultos, professores primários que se encontram em processo de formação no Instituto do Magistério Primário de Maputo em Moçambique e têm como tarefa ensinar crianças da 1ª a 5ª classe a falar e a escrever a Língua Portuguesa, com o objectivo de verificar que impacte as construções de discurso realizadas pelos jornalistas têm na sociedade moçambicana. The broadcasting touch the people in an only and private way, becoming the instantaneous information more and more complete, precise and current time and exploring the listener through its only sense that is the audition. The absence of the image and of another physical supports does with that to radio is the only middle of communication that works fully in the darkness. The wealth of the sensations that wakes up to radio is incommensurable, enough reason so that its professionals worry about the attitude in antenna. The goal of this work is an approach on different accomplishments in the domain of the syntax of the Portuguese Language considered error for the norm standard of the European Portuguese (PE), that the journalists of the National Antenna of the Mozambique Radio present in the informative services and sonorous periodicals, and to verify that weight these accomplishments have on the speakers of the Mozambican society. The linguistics questions center in the norm standard of the European Portuguese and in the linguistics transformations synchronically you observed in the Radio, distinguishing the Mozambique Radio. So, here the news made from the register of the news services of the Mozambique Radio will be presented, to verify the grammatical constructions that the Mozambican radio journalists carry through to the level of the syntax, in the period understood between April and May of 2005, considered made a mistake for the European norm of the PE, norm that is adoptee as official language in Mozambique and propagated by Teaching, Social Medias, Organisms it Been and it Government. The speeches produced by the journalists in the news services, will be compared with productions of news made by young people, pupils of the Intermediate school Josina Machel, who learn to elaborate this kind of text on the basis of the hearing of reporters of the National Antenna, and adults, primary professors whom if they find in process of formation in the Institute of the Primary Teaching of Maputo, in Mozambique, and have as task to teach to children of 1ª to 5ª classroom to say and to write the Portuguese Language, with the goal of verifying the constructions impact of speech carried through by the journalists have in the Mozambican society.
- A Satisfação nos Serviços Hoteleiros: O Caso do Aparthotel Quinta do CresteloPublication . Martinho, Martinha Sofia PiresApesar do turismo na Serra da Estrela ser relativamente recente e em fase de crescimento, tem vindo a assumir uma dimensão importante na economia local em substituição dos sectores tradicionais obsoletos. Pela necessidade de evoluir de forma sustentada e tornar-se competitiva face aos restantes destinos turísticos, a satisfação do cliente constitui cada vez mais, a chave para o sucesso das empresas perante os desafios da sociedade do século XXI. Inserido nesta problemática, encontra-se o tema da presente investigação que teve como principal objectivo analisar a satisfação dos serviços hoteleiros da Quinta do Crestelo não como simples resultado de experiência, mas também como variável de decisão de voltar e de recomendar. Tornando-se necessário quantificar alguns conceitos, aplicaram-se determinados padrões e sistemas de medição para determinar o desempenho da unidade hoteleira satisfazem ou excedem as necessidades dos clientes. A recolha de informação foi efectuada pelo método de inquérito, usando a técnica do questionário para apurar o perfil do cliente, o comportamento de viagem, a satisfação da experiência hoteleira, assim como a intenção de voltar e de recomendar. No tratamento de dados, essencialmente de carácter quantitativo, aplicou-se a análise descritiva, análise de correlações, análise factorial por componentes principais e análise de regressão linear para determinar as características dos clientes, as percepções dos clientes, os atributos críticos, e as relações entre variáveis. Um dos modelos de análise que sustentaram esta investigação foi o SERVQUAL de três colunas adaptado ao contexto do estudo. Outro dos modelos foi o IPA (Análise Importância-Performance), também modificado, de acordo com os objectivos deste estudo, para modelo de Importância-Satisfação como ferramenta útil para definição da estratégia empresarial. Os resultados do estudo indicam que factores que mais satisfação dão aos clientes são as facilidades relativas ás estruturas do aparthotel vocacionadas para o lazer e animação turística, e as relações pessoais nomeadamente ao nível dos funcionários que estão em maior contacto com os clientes, ressaltando a simpatia, atenção, competência. Por último, em relação aos comportamentos pós consumo, comprovou-se a relação entre a satisfação global dos clientes quer com a intenção de voltar, quer com a intenção de recomendar. A intenção de recomendar é mais forte que a de regressar, mas ambas só aumentam intensamente a partir de níveis elevados de satisfação, o que pressupõem que os clientes são cada vez mais exigentes e rigorosos, pois só voltam e/ou fazem recomendações do empreendimento se tiverem obtidos elevados padrões de satisfação. The Serra da Estrela tourism is relatively recent and in growth phase. It has been coming to assume an important dimension in the local economy in place of the old traditional sectors. The need to develop in a sustained way and to become competitive face to the remaining tourist destinies, the customer's satisfaction constitutes more and more, the key for the success of the companies before the challenges of the society of the century XXI. Inserted in this problem, the theme of the present investigation that had as main goal analyze the satisfaction of the hotel services of the resort Quinta do Crestelo, not only the result of tourist experience, but also, the variable of decision of returning, and of recommending. Becoming necessary to quantify some concepts, certain patterns and measurement systems were applied to determine the acting of the hotel unit they satisfy or they exceed the customers' needs. The information it was collected for the inquiry method, using the technique of the questionnaire to select the customer's profile, the trip behavior, the satisfaction of the hotel experience, as well as the intention of returning and of recommending. In the treatment of data, essentially of quantitative approach, the descriptive analysis, analysis of correlations, factorial analysis and analysis of multiple lineal regression to determine the customers' characteristics, the customers' perceptions, the critical attributes, and the relationships among variables. One of the analysis models that sustained this investigation was SERVQUAL with three columns applied to the study contex. Another of the models was IPA (Importance-Performance Analysis), also modified, in agreement with the goals of this study, for model of Importance-satisfaction as useful tool for definition of the managerial strategy. The results of the study indicate that factors that more satisfaction gives to the customers is the facilities and the structure of the aparthotel vocated for the leisure and tourist animation, and the personal relationships at the employees' level that are in larger contact with the customers, pointing out the sympathy, attention, competence. Last, in relation to after consumption behavior, was proven the relationship among the customers' global satisfaction with the intention of returning, as well as, with the intention of recommending. The intention of recommending is stronger than the one of returning, but both only increase intensely starting from high levels of satisfaction, what presupposes that the customers are more and more demanding and rigorous, because they only return and/or they make recommendations of the enterprise if they have obtained high satisfaction patterns.
- A atitude dos médicos face às técnicas de comunicação usadas pela indústria farmacêutica. A força de vendas como ferramenta de comunicação do marketing farmacêuticoPublication . Afonso, Sónia dos SantosO mercado farmacêutico tem sido alvo de especial atenção, nos últimos anos, particularmente na área da comunicação. No contexto do Marketing Farmacêutico, a divulgação e a promoção de medicamentos sujeitos a receita médica recorre a uma variedade de suportes que envolvem não só a imprensa especializada dirigida à comunidade médica como as literaturas de apoio aos delegados e os brindes promocionais. Esta tese, examinará os meios de comunicação usados pela Indústria Farmacêutica para divulgar e promover os medicamentos sujeitos a receita médica junto do médico. Para isso tentou-se compreender, sistematizar e descrever o processo de comunicação da indústria farmacêutica e analisar a atitude dos médicos face à comunicação, cruzando a sua atitude com a dos profissionais de marketing e vendas dos laboratórios. Numa primeira parte, é apresentada a revisão bibliográfica efectuada sobre a história da indústria farmacêutica em Portugal, características do mercado actual e os diferentes aspectos que envolvem a comunicação farmacêutica, passando pelos seus intervenientes, meios mensagens promocionais utilizadas. Numa segunda parte, é apresentado o trabalho empírico, em que foram efectuadas 12 entrevistas em profundidade a médicos e profissionais de maketing e vendas. O cruzamento dos resultados das entrevistas permitiu analisar a atitude dos médicos face às técnicas de comunicação usadas pela indústria farmacêutica para promover medicamentos sujeitos a receita médica e compreender ambos os lados do processo de comunicação.
- Municípios On-line: a rede como suporte a novas práticas de governação localPublication . Ribeiro, NicolauPode a Internet acrescentar valor e induzir novas práticas na Comunicação Municipal e na Governação Local? Eis a questão de que se partiu para a elaboração desta Dissertação de Mestrado, que tem como pano de fundo a Sociedade da Informação e do Conhecimento e os novos paradigmas que lhe estão associados, bem diferentes dos arquétipos que guiaram as sociedades Industrial e pós-Industrial. E a constatação é que aos Municípios se oferece, hoje, a possibilidade de ocuparem um lugar no ciberespaço e de, tendo-o por referência, adoptarem novos modelos de governação, seja numa perspectiva administrativa, centrada nos serviços, seja no plano democrático, ao nível das interacções entre eleitos e eleitores, cidadãos e autarquia, ou ainda na promoção externa e no marketing do território. É sobre estas vertentes, feitas de fluxos no espaço virtual, que se escreve nas páginas seguintes. O trabalho que se apresenta está dividido em duas grandes áreas: a primeira corresponde aos Capítulos I e II e o seu conteúdo constitui o enquadramento teórico, caracterizando-se, sucintamente, a Era Digital; a segunda desenvolve-se ao longo de três Capítulos e centra-se na Comunicação Municipal e na Governação Local com recurso à Internet e às redes telemáticas. São palavras-chave desta Dissertação: cidadania, governação electrónica, democracia electrónica, literacia digital, acesso, proximidade, inovação, modernização, transparência, eficácia. Can Internet induce new practices and add some value to Municipal Communication and Local Government? This was the issue we took into consideration to write this Mastership Essay regarding the Society of Information and Knowledge and the new patterns that are related to it, very different from the archetypes of the Industrial and Post-industrial societies. And the fact is that Municipalities can at present hold a position in the cyberspace and, having it as a reference, they can adopt new models of governing, either from an administrative perspective, service centred, or on the democratic plan as to the interaction between the elected and the electors, citizens and municipality or still in the external promotion and marketing of the territory. Next pages are about these flux-made matters in virtual space. The present work is divided into two main areas: the first one corresponds to chapters I and II and its content is about theoretical framework and the Digital Era is succinctly characterized; the second develops in three chapters and focuses on Municipal Communication and Local Government with resort to the Internet and to telematics networks. In this essay the key-words are: citizenship, electronic governing, electronic democracy, digital literacy, access, proximity, innovation, modernization, transparency, effectiveness.