Departamento de Ciências Empresariais e da Comunicação
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- 10 anos, 10 entrevistasPublication . Nogueira, Ana Gabriela
- 30 anos de reportagem na imprensa escrita do Porto: o caso do Jornal de Notícias, o Primeiro de Janeiro e o Comércio do Porto (1974/2004)Publication . Machado, Liliana Joaquina Mesquita; Sousa, Jorge PedroCom o avanço do Webjornalismo discute-se o futuro da Imprensa e dos géneros jornalísticos a ela anexados. A reportagem assume-se como um género que exige a investigação e uma dose de criatividade escrita, de modo a tornar-se apelativa, havendo uma aproximação à literatura, sem perder, no entanto, o cariz informativo e fiel aos factos. Para conhecer o futuro da imprensa escrita é necessário conhecer o seu passado, o passado da reportagem (género que nasce no seio da imprensa). Para compreender a reportagem na imprensa escrita desenvolveu-se um estudo quantitativo e qualitativo de 30 anos de reportagens nos jornais Jornal de otícias, O Primeiro de Janeiro e O Comércio do Porto (1974/2004). As reportagens seleccionadas para o estudo têm um cariz político-social, tendo em conta o panorama histórico de Portugal a partir do 25 de Abril de 1974. Com este estudo foi possível analisar a evolução da reportagem ao longo do período em estudo no Jornal de otícias, O Primeiro de Janeiro e O Comércio do Porto, relativamente ao tipo de reportagens, ao espaço ocupado dentro das páginas dos jornais e o seu enquadramento em relação aos restantes géneros jornalísticos. With the development of Webjournalism we can start thinking about the future of the press and the journalistic types related to it. The report defines itself as a genus that requires research and a dose of creative writing in order to become attractive, with an approach to literature, without losing, however, its informative nature and staying faithful to the facts. To know the future of the press, you need to know its past, the report’s past (genus that comes with the press). To understand the story of the press, a quantitative and qualitative study of 30 years of reporting was developed in the Jornal de otícias, O Primeiro de Janeiro and O Comércio do Porto (1974/2004). The stories selected for this study have a political and social nature, taking into account the historical background of Portugal from April 25th, 1974. This study was able to examine the development of reporting in Jornal de otícias, O Primeiro de Janeiro and O Comércio do Porto, during the period under study, concerning the type of reports, the space occupied within the pages of the newspapers and how it fitted within other journalistic types.
- O abandono escolar na educação de jovens e adultos: “uma visão dos alunos”Publication . Oliveira, Núbia de Jesus Sousa; Coelho, FátimaA EJA – Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino do Brasil, em que o aluno pode cursar o ensino fundamental e médio, com idade superior a adequada para a maioria dos alunos. O EJA, possibilita que os alunos estudem por etapa, inclusive, com a junção de duas séries a serem cursadas no mesmo ano, terminando o aluno, o Ensino Fundamental em 4 anos, e, o ensino médio em 1 ano e 6 meses. Todavia, é muito comum no Brasil, nessa modalidade de ensino, a evasão escolar, que é abandonar durante o ano letivo a escola. No início do ano o aluno efetua sua matrícula e também suas atividades escolares, no entanto, embrenha-se na fuga do estabelecimento de ensino, o que chega a acontecer por um ou vários motivos. A evasão se identifica como um ato evasivo, de forma que, consiste no processo, de escapar, evadir ou fugir dos compromissos. O termo evasão caracteriza o fenômeno da fuga, no caso do ensino, entende-se a evasão pelo abandono escolar no decorrer do período letivo ou, pela não matrícula, sendo este caracterizado como abandono do curso, vez que interrompe com o vinculo estabelecido, entre aluno e escola, pois a não renovação do compromisso de continuar na instituição escolar; entende-se por esta situação por evasão, e é vista como abandono sem intenção de voltar. O objetivo geral do estudo é analisar os fatores que contribuem para a evasão dos alunos do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos do garimpo do Creporizão no município de Itaituba, no Estado do Pará. A metodologia de pesquisa foi do tipo bibliográfica e de campo, esta última inclui entrevista com 4 alunos do EJA noturno, matriculados na Escola do Creporizão, município de Itaituba/Pá. Constatou-se que são muitos os motivos que levam os alunos a abandonarem seus estudos na localidade pesquisada, mas que tem um motivo comum a todos eles. Constatou-se também, que tanto governo e escola, necessitam repensar o ensino dessa modalidade, e, adequá-lo as necessidades dos alunos que se matriculam no EJA.
- Abordagem ambiental na empresa: perspectivas de gestão e contabilidadePublication . Silva, Carla Alexandra Faria; Guimarães, Raul
- Abordagens do Campo na Literatura Portuguesa no Século XIXPublication . Porto, Maria Inês Falcão; Reis, PedroEste estudo pretende ser uma reflexão em torno do romance rústico, um caminho novo surgido na literatura nos fins do século XIX, mais precisamente, na segunda metade dos anos oitenta, que tinha a pretensão de moralizar, edificar e educar, envolvendo, de modo especial, a vida do campo, na observação exacta do seu modus vivendi, quer a nível social, quer a nível familiar, através da observação exacta do meio que considera parte integrante das personagens, uma vez que a interacção de ambientes e caracteres é indissociável. Neste estudo, tentamos reflectir e tirar ilações que nos pudessem ajudar a compreender o minhoto, como reflexo da paisagem viridente que o cerca, ou o alentejano enquadrado nas planícies monótonas e ardentes, imbuídas da dormente influência árabe. A sucessão de cenários – Minho, Alto Douro, Alentejo – simultaneamente reais e imaginários, cria ambientes que podem ou não revelar as particularidades de alguns dos suportes existenciais do povo, já que a paisagem que não é uma coisa inanimada, mas com alma, actua constantemente com amor ou dor, sobre as ideias ou sentimentos do Homem. Contudo, este “retrato” do mundo rural que começa no Minho e se estende até ao Alentejo, dá-nos a visão ampla de um país que num espaço tão reduzido, oferece numa enorme diversidade de experiências, na identidade simples e sem pose de um povo que ama e trabalha a terra, reza e baila nas romarias, namora junto à fonte e sendo capaz das maiores heroicidades, pode também matar ou trair. Se as representações espaciais das organizações humanas cabem num mapa dividido com linhas e cores, a cartografia das memórias e vivências campestres, retrata-se nas obras do romance rústico. Em suma, esta reflexão procura contribuir para a constatação de que uma comunidade humana, organizada dentro de um espaço geográfico delimitado, é construída por uma sucessão de ideias e sonhos realizados e por realizar que se solidificam numa língua, em paisagens, sítios e gentes, daí que o mundo rural seja uma simbiose de Natureza, Sentimentos, Experiências e Ideias. This study aims to be a reflection on the rural romance, which was a new path that emerged on literature in the late nineteenth century, in the second half of the 1880’s. s. It intended to moralize, to edify and to educate, involving above all, an exact observation of country’s life modus vivendi either socially or at household level surroundings which is considered to be a component of people and environments inextricably linked. We try to follow the authors included in this study rigorously, trying to consider and taking hints how to understand the Minho man, who reflects the green landscape that surrounds him, as well as the Alentejo man, who lives in the hot plains, imbued of an Arab touch. This sequence of real or imaginary sceneries – Minho, Alto Douro, Alentejo – may reveal the singularities of one people’s existencial support of living. The landscape is not lifeless, it has its own soul and interacts constantly either with love or with pain on man feelings or ideas. However, this "portrait" of the countryside that begins in Minho and goes to Alentejo, gives us a wide sight of a country. It is a small geographic area, but it offers us an enormous variety of experiences, whether in its identity, warmth and modest way of living. People love and work the land, pray and dance in festivals and flirt by the fountain. They can do the most heroic acts. On the other hand, they can also kill or betray as well. If the territorial areas of human organizations are contained in a map divided by lines and colours, the memory map drawing and countryside experiences is documented in the rural romance writtings In short, this reflection seeks to contribute to the perception that a human organized community in a geographic restricted area is built by a chain of ideas and dreams only the most of times based on the language, landscapes, places and people. So, a country is a symbiosis of Nature, Feelings, Experiences and Ideas. Cette étude vise à être une réflexion sur le roman rustique, une nouvelle voie qui a émergé dans la littérature de la fin du XIXe siècle, plus précisément, dans la seconde moitié des années quatre-vingt, qui avait pour but de moraliser, d'édifier et d'élever, en impliquant, en particulier la vie de la campagne par l'observation exacte de leur modus vivendi, soit au niveau social, soit au niveau des foyers, en observant la façon exacte qu'il considère comme une partie intégrante des personnages, puisque l'interaction des personnages et des environnements est inextricablement liée. Nous avons essayé de suivre les auteurs inclus dans cette étude, en réfléchissant et en déduisant des leçons qui pourraient nous aider à comprendre le Minho, comme réflexe du paysage verdoyant qui l'entoure, et l’Alentejo encadré dans les plaines monotones et ardentes, imprégnées de la dormeuse influence arabe. Cette succession de scénarios – Minho, Alto Douro, Alentejo – simultanément réaux et imaginaires, crée des «ambiances» qui peuvent révéler ou pas les particularités de quelques-uns des supports existentiels du peuple, puisque le paysage n'est pas une chose inanimée, mais avec une âme, qui agit toujours amoureusement ou douloureusement sur les idées ou les sentiments de l'Homme. Cependant, ce «portrait» de la campagne qui commence au Minho et s’étend jusqu’à l'Alentejo, nous donne une vision d'ensemble d’un pays que dans un espace si petit, offre une grande diversité d'expériences, par l’identité et la façon simple et sans artifice d’un peuple qui aime et travaille la terre, qui prie et danse dans les pèlerinages, qui flirte près de la fontaine et qui, étant capable des plus grands gestes d’héroïsme, peut aussi tuer ou trahir. Si les représentations spatiales des organisations humaines peuvent tenir place dans une carte divisée par des lignes et couleurs, la cartographie des mémoires et des expériences rurales est présente dans les écrits du roman rustique. Enfin, cette réflexion cherche à démontrer qu’une communauté humaine, organisée dans un espace géographique donné, est construite par une succession d'idées et de rêves, accomplis ou non, et qui se solidifie dans une langue, en paysages, endroits et personnes. Donc, la campagne est une symbiose de Nature, de Sentiments, d’Expériences et d’Idées.
- Acções Autónomas de Enfermagem: ganhos em SaúdePublication . Araújo, Nuno Miguel Faria; Martins, Maria ManuelaNos últimos anos, as alterações ocorridas na prestação de serviços de saúde têm afectado os papéis, as expectativas e as práticas dos grupos profissionais, sendo hoje importante potenciar a imagem que demarca a sua acção diferenciada e os seus contributos na obtenção de ganhos em saúde dirigidos à população. A reestruturação das políticas de saúde na obtenção de ganhos deve englobar e nunca prescindir destes contributos para o stock de saúde de cada indivíduo ou população. Este estudo tem como finalidade compreender alguns dos contributos dos cuidados de enfermagem na obtenção de ganhos em saúde para a população e saber se na evidência destes contributos é possível influenciar a lógica estratégica da gestão nas organizações de saúde. A natureza triangulada de métodos para a concretização do estudo fez com que dirigíssemos seis entrevistas a peritos, sobre as quais decorreu uma análise de conteúdos seguida de uma colheita de dados pós internamento a 113 processos de doentes com três momentos de análise: um no dia da admissão o segundo no dia médio de internamento e o último no dia da alta. A análise teve por base uma grelha de observação de acordo com as variáveis em estudo e a operacionalização das actividades de enfermagem autónomas e interdependentes foi quantificada a partir dos dados do Sistema de Classificação de Doentes por Graus de Dependência de Cuidados de Enfermagem. Seguindo como orientação os objectivos e as questões de investigação concluímos que existe dependência entre as acções autónomas de enfermagem e os diferentes grupos de diagnóstico médico. Os grupos de diagnóstico respiratório e infeccioso apresentam necessidades na dependência em ajuda total em todas as acções autónomas de enfermagem. A acção autónoma onde os grupos de diagnóstico apresentam maiores níveis dependência é a higiene, e a que por grupo de diagnóstico são mais independentes é a alimentação. Podemos concluir também que a dependência nas acções autónomas de enfermagem varia pouco ao longo do internamento sendo que as horas de cuidados de enfermagem são o factor que mais influencia os custos globais por doente. Encontramos neste estudo evidencia para algumas políticas de saúde com a indicação de alguns dados que podem suportar medidas de gestão de recursos, na medida das necessidades da população, bem como uma nítida necessidade de dar continuidade nos cuidados de enfermagem após o internamento.
- A aceitabilidade de um projeto alternativo para uma aprendizagem criativa, cooperativa e sustentávelPublication . Gouveia, Ana Isabel Rodrigues Paquete Carvalho Esmeraldo de; Coelho, FátimaNeste trabalho faz-se uma breve reflexão sobre o desfasamento do ensino atual, face às exigências de um mundo onde a mudança acelerada e a necessidade de readaptação pessoal e social são uma constante. Desta análise, resulta a pertinência da implementação de um novo paradigma educacional fundamentado nos conhecimentos trazidos pelas neurociências, pela pedagogia e pelos modelos alternativos de sucesso. Assim, desenhou-se com base em três linhas estruturantes, a criatividade, a cooperação e a sustentabilidade, uma proposta de um projeto alternativo a implementar na Região Autónoma da Madeira (RAM). Foi definido como objetivo geral deste estudo verificar a aceitabilidade de um projeto que promova uma aprendizagem criativa, cooperativa e sustentável. Para atingir o objetivo geral proposto, bem como os objetivos específicos definidos, foram selecionados 2 instrumentos, o questionário fechado, aplicado a um universo constituído por 112 docentes, 27 alunos, 15 elementos de direção/órgão de gestão de escola, 12 encarregados de educação, 15 não docentes, 6 dirigentes educativos e 2 entrevistas semiestruturadas, dirigidas à Vereadora da Educação da Câmara Municipal do Funchal (CMF) e ao Secretário Regional da Educação (SRE) da RAM. Concluiu-se que a aceitabilidade do projeto é apoiada pela maioria da Comunidade Educativa como comprovam os dados resultantes da análise dos instrumentos. Nos inquéritos respondem “Sim, muito”, no que diz respeito à importância da aprendizagem criativa, 70%; em relação à aprendizagem cooperativa como metodologia de trabalho, numa percentagem igual ou superior aos 60%; sobre a importância de incluir no currículo problemas do quotidiano, os grupos ultrapassaram os 65%; relativamente ao projeto em proposta, sobre a abordagem criativa e a importância atribuída ao trabalho cooperativo, numa percentagem igual ou superior aos 60% ; sobre o reconhecimento da promoção da sustentabilidade, 50% e mostram interesse em participar, 80%. Nas entrevistas são confirmadas as condições ideais, a mais-valia e a exequibilidade de um projeto educativo alternativo baseado nas três linhas propostas. Assim, respondida positivamente a pergunta que está na base deste estudo, apresenta-se uma proposta.
- Achegas à construção do pensamento jornalístico portuguêsPublication . Sousa, Jorge PedroA investigação que conduziu à publicação dos dois volumes do livro O Pensamento Jornalístico Português: Das Origens a Abril de 1974 (editado pelos Livros LabCom, em 2010) incidiu apenas sobre os livros sobre jornalismo publicados em Portugal até ao ano da Revolução de Abril. Excluíram-se da pesquisa as publicações sindicais e associativas dos jornalistas, entre outras. Neste livro, elas constituem, pelo contrário, o objeto de estudo. Procurou-se, assim, localizar, recuperar, conectar e enquadrar as contribuições de jornalistas, homens de letras e de outros intelectuais patentes nas publicações sindicais e associativas dos jornalistas portugueses e direcionadas para a reflexão teórica e para a investigação empírica do jornalismo. A investigação, englobada no projeto “Teorização do Jornalismo em Portugal: Das Origens a Abril de 1974”, incidiu sobre o Boletim do Sindicato Nacional dos Jornalistas, sobre o periódico sindical Jornalismo, deste mesmo sindicato; sobre a Gazeta Literária, órgão da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto; sobre a primeira revista científica portuguesa no campo da comunicação, a Informação, Cultura Popular e Turismo; e ainda sobre os boletins do Sindicato dos Profissionais da Imprensa de Lisboa e da Associação de Jornalistas e Escritores Portugueses. Neste livro, em textos autónomos, são apresentados os resultados das investigações sobre cada uma dessas publicações, tendo em vista alcançar o objetivo fundamental do referido projeto – identificar e explicar as linhas de força que estruturaram o Pensamento Jornalístico em Portugal até 25 de Abril de 1974.
- Acompanhamento jornalístico da Política em Portugal – realidades e possibilidades: análise da cobertura noticiosa de duas campanhas eleitorais, em 2011, em Portugal, a partir de três jornais diários e duas estações de televisãoPublication . Ferreira, Renato Pinto; Pinto, Ricardo JorgeO acompanhamento jornalístico da Política em Portugal pode ser feito, segundo uma teoria avançada por este nosso trabalho, de forma ‘horizontal’ – quando o enfoque nos media é dado ao combate/confronto entre poucas ideias dos candidatos políticos – ou de forma ‘vertical’ – quando há um maior desenvolvimento das ideias de cada um desses agentes políticos. Segundo a nossa perceção inicial, a cultura anti-classe política reinante em grande parte da população (e talvez nos media também) pode ser causa e/ou efeito de uma maior aposta no acompanhamento ‘horizontal’ no jornalismo feito. Através de investigação empírica realizada a jornais e telejornais das, respectivamente, eleições Presidenciais e Legislativas 2011 em Portugal, obtivemos uma perceção mais precisa da realidade concreta.
- Acordes de Chama: A Presença da Paixão e do Caos em Medeia e NormaPublication . Pereira, Marta Isabel Santos; Leão, Isabel Vaz Ponce de; Tunhas, PauloMedeia percorre um longo caminho. Na verdade, da antiguidade clássica surge frequentemente ao longo dos tempos como tema de produções artísticas. A qualidade com que a escrita de Eurípides a apresenta não é fenómeno alheio. O dramaturgo, possuidor de uma criação formal muito própria, apresenta Medeia como a entende, ou seja, inesquecível devido à sua acção perante as contrariedades. Medeia e Eurípides formam um par perfeitamente sincronizado – as características únicas da personagem como as do seu autor resultaram num trabalho que não ficou imóvel. Mais tarde, a música também toma Medeia. Muda o nome o lugar e o tempo, mas ela está lá. Em Norma, sacerdotisa umbilicalmente ligada à semi-deusa. Tema de outros criadores também incontornáveis, Romani e Bellini, cuja ligação a Eurípides é inegável, Norma sente igualmente o desaparecimento da paixão e o surgimento de uma desordem que a tortura. A forma como reage é totalmente diferente, o que leva a uma reflexão sobre as semelhanças e diferenças entre estas irmãs de destino. O trabalho encontra-se dividido em três capítulos nucleares. Num primeiro momento apresenta uma contextualização histórica relativamente à produção literária clássica, assim como uma consideração sobre o estilo de Eurípides. Em seguida, observa mais vagarosamente a tragédia Medeia, assim como a personagem que lhe dá nome e os principais momentos que nesta surgem. No início do segundo momento estabelece-se uma ligação entre o Classicismo e o Renascimento, no que diz respeito à música e valores que esta transporta. Contextualiza-se a ópera Norma, comenta-se a protagonista assim como o enredo. O terceiro capítulo, para além de mostrar o que junta e separa as protagonistas, dedica-se aos momentos de âgon presentes nas obras. Um fio conductor percorre todo o trabalho: a paz estabelece-se na presença da paixão e o caos tudo arrasa na presença da desarmonia. Medeia e Norma são as guias dessa viagem, tradutoras desses inesquecíveis momentos.