Cadernos de Estudos Mediáticos (2010 - 2012)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Cadernos de Estudos Mediáticos (2010 - 2012) by Title
Now showing 1 - 10 of 36
Results Per Page
Sort Options
- Uma abordagem do outdoor personalizado no espaço público urbanoPublication . Viana, Fernanda; Mesquita, Francisco; Neves, JorgeA rápida evolução da publicidade exterior em geral, e do Outdoor personalizado em particular, deve-se, por um lado, à introdução no mercado de máquinas de impressão digital de grande formato e, por outro, aos respetivos suportes de impressão em base têxtil (poliéster), revestidos a policloreto de vinilo (PVC), capazes de contemplar dimensões que o suporte papel não permite. O acréscimo de mobilidade das pessoas é também apontado como fator responsável pela maior presença desta tipologia de publicidade no espaço urbano. A localização do Outdoor Personalizado no contexto urbano, caso aflorado nesta reflexão, dá conta da importância destas imagens no espaço. Pela sua dimensão e espetacularidade, pode afirmar-se, sem reservas, que elas marcam indelevelmente as nossas cidades. Deste modo, pretende-se compreender algumas das importantes variáveis que condicionam a sua disposição tendo como cenário a cidade do Porto. Mapeadas as zonas de atividade mais importantes da cidade, foi possível concluir que a Zona Urbana, Escritórios e Serviços foi, entre todas as outras, a que teve uma maior incidência de Outdoors personalizados. The quick growth of Outdoor advertising, especially that of the Customized Billboard, is due both to the existence of digital printing equipment of big format in the market and to printing materials as textile substrates (polyester) coated by polyvinyl chloride (PVC), which tolerate sizes that paper cannot accommodate. Also, the increase of people’s mobility is mentioned as the main reason for the prevalence of this kind of advertisements in the urban space. The location of the Customized Billboard in an urban context, the focus on this study, shows the importance of these images in space. Considering their size and magnificence, we can postulate that they almost influence our cities. Thus, it is our purpose to understand some of the important variables that influence the location of the Customized Billboard, with Oporto as our scenery. After mapping the most important areas of activity in the city, we concluded that the urban space (offices and services) was the area with the highest incidence of customized Outdoors.
- Uma análise dos novos média e a criação de conteúdos como estratégia publicitária para o sucesso das marcasPublication . Cunha, Cláudia Sofia Campos da; Simões, ElsaO presente artigo tem como objectivo analisar os principais factores que contribuíram para o crescente desinvestimento publicitário por parte dos anunciantes nos média tradicionais e estudar a necessidade de integrar os novos média tecnológicos, como o ciberespaço, na estratégia publicitária global das marcas. Examina-se de que forma a criação de conteúdos vem potenciar a afirmação das mesmas no mercado, através de uma breve análise da comunicação de estilos de vida saudáveis por parte dos hipermercados. It is the aim of this article to analyse the main factors that contribute to the current decrease of the clients’ advertising investment in traditional media and to study the need to integrate the new technological media, such as cyberspace, in the overall strategy of the brands. For that purpose, we examine in which forms content creation can contribute to the brands’ positive image in the market by means of a very brief analysis of the healthy lifestyle approach adopted by hypermarkets.
- Apropriação de tecnologia "Web 2.0" no Ensino SuperiorPublication . Simões, Luís; Gouveia, Luis BorgesNeste artigo, defendemos que o conceito de apropriação (tecnológica) é central para se compreender a influência, no Ensino Superior, das tecnologias vulgarmente associadas à chamada “Web 2.0”. Fazemos uma associação entre o conceito de apropriação e a ideia de “affordance” (i.e. a percepção que as pessoas têm acerca das possíveis utilizações de uma ferramenta ou utensílio). À luz destes conceitos, analisamos as características de um subconjunto de ferramentas de Web 2.0 (e.g. Wikis, Blogues), e as potencialidades resultantes, para o Ensino Superior, das dinâmicas específicas do processo de apropriação tecnológica destas ferramentas. The authors defend that the concept of (technological) appropriation is a key term to understand the Web 2.0 tools in Higher Education. They make a strong case from the necessity to relate the concept of appropriation with that of affordance (i.e. the perceived potential utilization of a tool). Based on these concepts, the authors inspect the properties of a sub-set of Web 2.0 tools (e.g. Wikis, Blogs), and they reflect upon the impacts in Higher Education resulting from specific technological appropriation dynamics.
- Atitudes e hábitos de consumo de alimentos funcionais: um estudo exploratórioPublication . Oliveira, Hélder da Silva; Cardoso, Paulo RibeiroUm estilo de vida sedentário e pressionado pela tensão do quotidiano tem levado os consumidores a preocuparem-se mais com a saúde e com a alimentação. Como resultado, surgiu no mercado uma nova tipologia de produtos que se baseia, precisamente, numa atitude saudável e de procura do bem-estar. Os alimentos funcionais estão neste grupo e têm tido um crescimento assinalável ao longo da última década. Neste contexto, o presente artigo procura analisar as preocupações que os consumidores têm com a saúde, o seu conhecimento sobre os alimentos funcionais, as crenças sobre a sua eficácia e os hábitos de consumo deste tipo de produtos. A sedentary life style, strained by daily-life tension, has led consumers to become more concerned with health and food. As a result, a new type of products has come into the market. It is based on a healthy attitude in search of well-being. Functional foods belong to this new type of products and have grown considerably in the last decade. Thus, this paper seeks to analyse consumers’ concerns regarding health issues, as well as their knowledge of functional foods, confidence in functional products’ efficacy and related consumer habits.
- Café: consumo regular, dependência e consequências para a saúdePublication . Nunes, Laura M.A cafeína é uma substância que integra a composição de produtos consumidos em todo o mundo, nomeadamente, o café. Entre as consequências desse consumo, contam-se os malefícios e a sua acção sobre o Sistema Nervoso Central. Após apresentar uma breve história do café, este artigo procura expor a multiplicidade de efeitos nefastos da sua ingestão. No entanto, salienta-se também o papel do café que, enquanto bebida e enquanto espaço de convívio, facilita a comunicação e promove a interacção. Caffeine is a psychoactive substance, which takes part in the composition of a large diversity of regularly consumed products all over the world, especially coffee. Coffee consumption has several harmful consequences at various levels, with baneful effects on the Central Nervous System. After presenting a brief history of coffee, this article tries to expose the multiplicity of its harmful effects. We also present coffee as a drink and as a space (coffee-house) which promotes communication and interaction.
- Os catálogos como ferramenta de comunicação com públicos do setor do vestuárioPublication . Teixeira, Sandrina FranciscaO catálogo é um produto de comunicação com presença forte no mundo da moda, reflexo por excelência de cada coleção e imagem de marca. Verifica-se que os critérios objetivos de avaliação dos catálogos não foram ainda alvo de uma análise estruturada e aprofundada, apesar da importância que possuem para as empresas do setor têxtil. Assim, decidiu-se estudar os elementos que definem o nível de qualidade estética e gráfica dos catálogos de vestuário. Analisaram- se catálogos de marcas nacionais e internacionais da indústria da moda cuja qualidade é reconhecida pelos profissionais de design. Como resultado desse estudo foram criados os Modelos Função e Linguagem dos Catálogos Imagem e Função e Linguagem dos Catálogos Produto. Catalogues are communication products with a strong presence in the fashion world and they reflect the excellence of each collection and brand image. The objective criteria for evaluating catalogues have not yet been the subject of a deep and structured analysis, despite the importance they have for companies in the textile sector. We have analyzed national and international brand catalogues in the fashion industry, whose quality is recognized by professional designers. As a result of this study we established a Model of Language Function and Image Catalogs and the Model of Language Function and Products Catalogues.
- Clicking as perceiving: an analysis of the usability of multimedia applicationsPublication . Gomes, Cristina Caramelo; Rendeiro, MargaridaO presente artigo examina algumas condicionantes da comunicação digital na actualidade dentro do âmbito do nível de percepção e interpretação. Deste modo, recorre às conclusões de estudos semióticos de Yuri Lotman e segue a definição de usabilidade como avaliação heurística de Jakob Nielsen. A metodologia utilizada inclui uma análise de websites oficiais da New York Academy of Arts e da Yale University School of Art, centrando-se em fatores que produzem impacto na sua usabilidade e interpretação. As conclusões apontam para o facto de o processo cognitivo ser decisivo na definição da sua usabilidade. This paper discusses the constraints of present-day digital communication, linking it to the degree of perception and interpretation. Therefore, it uses the contributions of semioticians Yuri Lotman and Peirce and follows Jakob Nielsen’s definition of usability as heuristic evaluation. Methodology includes an analysis of the official websites of the New York Academy of Arts and the Yale University School of Art, focusing on factors that produce impact on their usability and interpretation. Conclusions show that the cognitive process is decisive to define usability.
- Cobertura televisiva da campanha para as legislativas 2011: os textos dos pivots nos telejornais portuguesesPublication . Ferreira, Renato; Pinto, Ricardo JorgeDe que forma se faz Jornalismo Político em Portugal? E de que forma se poderia fazer, melhorando-o? Partindo de uma análise quantitativa aos telejornais dos canais portugueses RTP1 e TVI saídos nos dias de campanha das Legislativas 2011, tentaremos teoricamente esboçar um modelo explicativo de como a Política – neste caso em campanha – é acompanhada pelos média (em particular aqui pelos telejornais), para depois, no decorrer do artigo, esboçarmos um modelo abstrato de hipotético acompanhamento, apresentando soluções concretas para esse efeito. How do we make Political Journalism in Portugal? What can be done to improve it? Departing from a quantitative analysis of the main news programmes in the tv channels RTP1 and TVI that were broadcast during the days of political campaign of the 2011 Legislative Elections in Portugal, we will attempt to draw a theoretical explicative model of how Politics – in this case, political campaigns – is covered by media (in particular by TV news), in order to arrive at an abstract model of possible (and better) coverage, offering concrete solutions to that effect.
- Comunicação publicitária em tempos de crise: análise discursiva de estratégias de honestidade em duas campanhas 'Estilo de vida'Publication . Simões, Elsa; Tuna, SandraÉ objectivo deste artigo analisar duas campanhas multimeios onde o posicionamento de honestidade perante o consumidor se destaca. Trata-se de anúncios de imprensa e televisão de natureza diversa que publicitam produtos diferentes – limpeza e bebidas – mas que coincidem na sua atitude no-nonsense perante o consumo num contexto de fragilidade económica. Nesta análise discursiva pretende-se detectar as estratégias utilizadas para levar a cabo esta abordagem de forma convincente e eficaz em termos de comunicação publicitária. It is the purpose of this article to analyse two multimedia campaigns where an honest approach of the consumer is foregrounded. These campaigns include press ads and television spots for different types of products – a clothes detergent and still drinking water – which present similar no-nonsensical attitudes as to consumption habits within a context of economic frailty. With the analysis undertaken in this article, we aim to reveal the strategies used in these campaigns to accomplish this approach in a convincing and effective form.
- Comunicar com públicos: contributos conceptuais para ancorar e pilotar a formação profissionalPublication . Vinha, Elisabete; Santos, Nelson LimaEste trabalho apresenta alguns dos organizadores conceptuais em que deve ser ancorada a pilotagem da formação profissional, enquanto espaço privilegiado de comunicação com diversos públicos. Assim, são realçados aspetos relacionados com os novos desafios que se colocam à conceção da formação, suas representações e abordagens, com particular destaque para a andragogia, os modos de trabalho pedagógico e a avaliação da formação, a propósito da qual se apresenta, no quadro da análise estratégica, a Matriz SWOT adaptada à Avaliação da Formação. This work presents a conceptual framework supporting professional training management, as a privileged space of communication with different audiences. Therefore, some aspects related to the new challenges for the conception of professional training are emphasized, as well as its representations and approaches, namely andragogy, modes of pedagogic work, and professional training appraisal. Moreover, some considerations and an incursion on a strategic analysis are advanced, towards an innovative proposal of the training process appraisal: the SWOT Analysis adapted to Training Evaluation.
