Advisor(s)
Abstract(s)
A rápida evolução da publicidade exterior em geral, e do Outdoor personalizado
em particular, deve-se, por um lado, à introdução no mercado de máquinas
de impressão digital de grande formato e, por outro, aos respetivos suportes
de impressão em base têxtil (poliéster), revestidos a policloreto de vinilo (PVC),
capazes de contemplar dimensões que o suporte papel não permite. O acréscimo de mobilidade das pessoas é também apontado como fator responsável pela
maior presença desta tipologia de publicidade no espaço urbano. A localização
do Outdoor Personalizado no contexto urbano, caso aflorado nesta reflexão, dá
conta da importância destas imagens no espaço. Pela sua dimensão e espetacularidade,
pode afirmar-se, sem reservas, que elas marcam indelevelmente as
nossas cidades. Deste modo, pretende-se compreender algumas das importantes
variáveis que condicionam a sua disposição tendo como cenário a cidade do
Porto. Mapeadas as zonas de atividade mais importantes da cidade, foi possível
concluir que a Zona Urbana, Escritórios e Serviços foi, entre todas as outras, a
que teve uma maior incidência de Outdoors personalizados. The quick growth of Outdoor advertising, especially that of the Customized Billboard,
is due both to the existence of digital printing equipment of big format in
the market and to printing materials as textile substrates (polyester) coated by
polyvinyl chloride (PVC), which tolerate sizes that paper cannot accommodate.
Also, the increase of people’s mobility is mentioned as the main reason for the
prevalence of this kind of advertisements in the urban space. The location of the
Customized Billboard in an urban context, the focus on this study, shows the
importance of these images in space. Considering their size and magnificence,
we can postulate that they almost influence our cities. Thus, it is our purpose to
understand some of the important variables that influence the location of the
Customized Billboard, with Oporto as our scenery. After mapping the most important
areas of activity in the city, we concluded that the urban space (offices
and services) was the area with the highest incidence of customized Outdoors.
Description
Keywords
Publicidade exterior Outdoor personalizado Espaço público Paisagem urbana
Citation
Cadernos de Estudos Mediáticos. 9 (2012) 29-39.
Publisher
Edições Universidade Fernando Pessoa