Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
82.15 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente artigo examina algumas condicionantes da comunicação digital na actualidade
dentro do âmbito do nível de percepção e interpretação. Deste modo, recorre às conclusões
de estudos semióticos de Yuri Lotman e segue a definição de usabilidade como avaliação
heurística de Jakob Nielsen. A metodologia utilizada inclui uma análise de websites
oficiais da New York Academy of Arts e da Yale University School of Art, centrando-se em
fatores que produzem impacto na sua usabilidade e interpretação. As conclusões apontam
para o facto de o processo cognitivo ser decisivo na definição da sua usabilidade. This paper discusses the constraints of present-day digital communication, linking it to
the degree of perception and interpretation. Therefore, it uses the contributions of semioticians
Yuri Lotman and Peirce and follows Jakob Nielsen’s definition of usability as heuristic
evaluation. Methodology includes an analysis of the official websites of the New York
Academy of Arts and the Yale University School of Art, focusing on factors that produce
impact on their usability and interpretation. Conclusions show that the cognitive process
is decisive to define usability.
Description
Keywords
Comunicação Multimédia Perceção Usabilidade Cognição Communication Multimedia Perception Usability Cognition
Citation
Cadernos de Estudos Mediáticos. 9 (2012) 129-142.
Publisher
Edições Universidade Fernando Pessoa