Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Comunicação publicitária em tempos de crise: análise discursiva de estratégias de honestidade em duas campanhas 'Estilo de vida'

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
15-27.pdf112.12 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

É objectivo deste artigo analisar duas campanhas multimeios onde o posicionamento de honestidade perante o consumidor se destaca. Trata-se de anúncios de imprensa e televisão de natureza diversa que publicitam produtos diferentes – limpeza e bebidas – mas que coincidem na sua atitude no-nonsense perante o consumo num contexto de fragilidade económica. Nesta análise discursiva pretende-se detectar as estratégias utilizadas para levar a cabo esta abordagem de forma convincente e eficaz em termos de comunicação publicitária. It is the purpose of this article to analyse two multimedia campaigns where an honest approach of the consumer is foregrounded. These campaigns include press ads and television spots for different types of products – a clothes detergent and still drinking water – which present similar no-nonsensical attitudes as to consumption habits within a context of economic frailty. With the analysis undertaken in this article, we aim to reveal the strategies used in these campaigns to accomplish this approach in a convincing and effective form.

Description

Keywords

Estratégias publicitárias Comunicação Crise económica Análise discursiva Advertising strategies Communication Economic crisis Discourse analysis

Citation

Cadernos de Estudos Mediáticos. ISSN 1647-3191. 7 (2010) 15-27.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Edições Universidade Fernando Pessoa

CC License