Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo, defendemos que o conceito de apropriação (tecnológica) é central para se compreender a influência, no Ensino Superior, das tecnologias vulgarmente associadas à chamada “Web 2.0”. Fazemos uma associação entre o conceito de apropriação e a ideia de “affordance” (i.e. a percepção que as pessoas têm acerca das possíveis utilizações de uma ferramenta ou utensílio). À luz destes conceitos, analisamos as características de um subconjunto de ferramentas de Web 2.0 (e.g. Wikis, Blogues), e as potencialidades resultantes, para o Ensino Superior, das dinâmicas específicas do processo de apropriação tecnológica destas ferramentas. The authors defend that the concept of (technological) appropriation is a key term to understand the Web 2.0 tools in Higher Education. They make a strong case from the necessity to relate the concept of appropriation with that of affordance (i.e. the perceived potential utilization of a tool). Based on these concepts, the authors inspect the properties of a sub-set of Web 2.0 tools (e.g. Wikis, Blogs), and they reflect upon the impacts in Higher Education resulting from specific technological appropriation dynamics.
Description
Keywords
Apropriação Affordance Web 2.0 Ensino Superior Appropriation Higher Education
Citation
Cadernos de Estudos Mediáticos. ISSN 1647-3191. 8 (2011) 65-74.
Publisher
Edições Universidade Fernando Pessoa