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- Percepções e atitudes dos consumidores relativamente à atividade das marcas nas redes sociais: uma análise no contexto do sector da higiene pessoal e cosméticaPublication . Santos, Laetitia dos; Cardoso, Paulo RibeiroEsta Dissertação de Mestrado faz uma análise das Perceções e atitudes dos consumidores relativamente à atividade das marcas nas redes sociais no contexto do sector da higiene pessoal e cosmética A globalização dos mercados, a concorrência, a evolução e progresso tecnológico, a digitalização da jornada do cliente e muitos outros fatores, fizeram com que hoje o comportamento do consumidor seja diferente daquele que se verificava há décadas. A ascensão da web 2.0 e o surgimento das redes sociais revolucionou o mercado, provocando importantes mudanças no planeamento de Marketing. Philip Kotler (2017) evoca a revolução do percurso do cliente que agora consiste em passar do conhecimento (eu conheço o produto) para a atração (gosto do produto), para a demanda (estou convencido do produto), para a execução (compro o produto) para finalmente defender (recomendo o produto). Assim, a experiência tradicional do cliente transforma-se ao integrar a ação de pares, familiares e amigos através das redes sociais. As redes sociais permitem uma nova forma de partilhar informações entre as marcas e os consumidores e podem ter uma forte influência na decisão de compra. A comunicação tornou-se bidirecional e interativa, permitindo que os consumidores reajam e comuniquem com as próprias marcas. As redes sociais podem, assim, criar uma comunidade de consumidores que partilhem os mesmos interesses, criando esse diálogo entre os diferentes utilizadores. O objetivo deste estudo é o de analisar as perceções e atitudes dos consumidores face à atividade das marcas da higiene pessoal e cosmética nas redes sociais. O trabalho é constituído por uma parte empírica assim que uma revisão de literatura. O trabalho é apoiado por uma análise a dados recolhidos através da administração de um questionário. Cujo questionário é composto por cinco escalas, adaptadas de estudos precedentes: entretenimento; qualidade percebida, informação, WOM, intenção de compra. Foi administrado um questionário a uma amostra de 64 pessoas, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos.
