Browsing by Issue Date, starting with "2023-07-27"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Perda precoce de dentes temporários, mantenedores de espaço: quando e como? Revisão narrativaPublication . Bettane, Anais; Pinho, Mónica MoradoA perda precoce de dentes decíduos em arcos decíduos pode levar a problemas morfológicos, funcionais e psicossociais. Os problemas incluem apinhamento, deslocamento da linha média, extrusão e/ou inclinação de dentes, bem como impacção e distúrbios de erupção dos sucessores permanentes, problemas de fala e desenvolvimento de comportamentos pouco saudáveis e diminuição da autoestima. Existem mantenedores de espaço, fixos e removíveis, que são utilizados para prevenir movimentos involuntários de dentes que são opostos e adjacentes ao espaço desdentado, mantendo o espaço existente, dependendo de fatores como número de dentes perdidos, idade, espessura óssea, oclusão. Realizámos uma pesquisa bibliográfica na base de dados PubMed, B-on e GoogleAcadémico, aplicando critérios de exclusão/inclusão para identificar os mantenedores de espaços favoráveis durante a perda precoce dos dentes decíduos. Os objetivos são avaliar o impacto da perda precoce de dentes decíduos na oclusão dentária, identificar os factores de risco associados e avaliar a eficácia dos mantenedores de espaços após a perda precoce.
- Impressão 3D na redução do tempo cirúrgico no autotransplante de terceiros molares: revisão narrativaPublication . Humbert, Paola; Arcanjo, AlexandraA introdução das impressões a três dimensões (3D) na cirurgia dentária permitiu aprimorar diversas técnicas já existentes, entre elas o autotransplante dentário. Com a ajuda da impressão de modelos 3D, vai ser possível analisar e avaliar as estruturas dentárias de maneira a, não só poder fazer um plano de tratamento mais preciso, como também oferecer a capacidade de treinar previamente a cirurgia e reduzir tempos operatórios. Estas características levam também a um melhor pós-operatório do paciente. O autotransplante corresponde ao reposicionamento de um dente, no mesmo indivíduo, de um local para outro. Sendo a mais comumente realizada a dos terceiros molares para o local de um primeiro ou segundo molar. As impressões 3D, vão permitir avaliar previamente à cirurgia quais as modificações que iremos necessitar tanto no dente doador como na loca receptora. O objetivo deste trabalho é determinar de que modo as impressões 3D alteram a cirurgia de autotransplante dentário, reduzindo o tempo cirúrgico, o trauma para o paciente, procurando uma mais eficaz realização do ato e reduzindo o risco de erro nos autotransplantes dos terceiros molares.
- Tratamento ortodôntico de dentes tratados endodonticamente: revisão narrativaPublication . Tesan, Morgane; Pinho, Mónica MoradoObjetivo: Avaliar a probabilidade de reabsorção radicular decorrente do tratamento ortodôntico em dente tratados endodonticamente comparativamente com dentes vitais. Método: Pesquisa bibliográfica no PubMed, utilizando combinações de palavras-chave com o operador booleano AND. Dez artigos foram selecionados após triagem e estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Dois tipos de resultados foram encontrados, não existe uma diferença estatisticamente significativa de reabsorção radicular entre dentes vitais e dentes tratados endodonticamente. Conclusão: Para responder a incidência de reabsorção radicular após o tratamento ortodôntico entre dentes com e sem tratamento endodôntico, os estudos na literatura têm limitações e os resultados são múltiplos. Dentro das limitações impostas na revisão podemos concluir que os dentes vitais parecem mais suscetíveis à reabsorção radicular.
- Estudo sobre o uso de dispositivos avanço mandibular como alternativa ao CPA: revisão narrativaPublication . Busso, Pierre Charles Michel; Sardinha, JoanaA apneia do sono pode causar várias complicações médicas, como hipertensão arterial, risco de diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral, obesidade e depressão /ansiedade. A Síndrome de Apneia e Hipopneia do Sono resulta da diminuição da capacidade ventilatória durante o sono, com ou sem obstrução das vias aéreas. Em 1900 foi inventado o dispositivo de avanço mandibular que na altura foi pouco utilizado. Para o diagnóstico e tratamento é necessária uma equipa multidisciplinar sendo o papel do médico dentista importante na deteção destes distúrbios bem como na confeção de dispositivos de avanço mandibular. O objetivo deste trabalho foi perceber se o uso do dispositivo mandibular pode ser uma alternativa ao Continuous Positive Airway Pressure (CPAP) muitas vezes não tolerado pelos pacientes. Concluiu-se que o CPAP é o tratamento mais eficaz na melhoria do Índice de Apneia-Hipopneia, no entanto, outros resultados clínicos obtidos com os dispositivos de avanço mandibular (DAM) são comparáveis ao CPAP (sintomas, qualidade de vida, pressão arterial).O DAM revelou ser mais eficaz na adesão do paciente ao tratamento.
- Avaliação dos impactos dos produtos turísticos no desenvolvimento sustentável: o caso do Parque das Serras do PortoPublication . Bona, Heloisa Cristina; Salazar, AnaO turismo é uma atividade económica fundamental para fomentar o crescimento e o desenvolvimento do território, além de suscitar a valorização das tradições e cultura local. Ressalta-se que o turismo, como qualquer outra atividade económica, também provoca impactos no território onde ocorre, pelo que cabe perceber e mensurar o alcance que estes possam representar na sustentabilidade. O Parque das Serras do Porto abarca um vasto património natural, com suas serras, vales e rios que abrange, assumindo-se como um importante ativo da região, intitulado como o “Pulmão Verde do Porto”. O território é detentor de vastos recursos naturais, culturais e históricos, tendo potencialidades a nível do turismo, razão pela qual foi escolhido para avaliar os impactos do produto turístico Parque das Serras do Porto no desenvolvimento sustentável das regiões de Gondomar, Paredes e Valongo. Em termos metodológicos, foi seguido um design exploratório através da realização de entrevistas em profundidade a uma amostra não probabilística por julgamento a entidades, e um design descritivo, através da aplicação de um questionário a uma amostra não probabilística por conveniência a habitantes da região. As principais conclusões apontam para: a) os impactos culturais negativos e impactos ambientais positivos explicam 38,9% da importância no desenvolvimento sustentável da região; b) os impactos económicos são mais relevantes para as entidades do que para os habitantes; c) os impactos positivos ambientais e socioculturais apresentam uma importância superior para as entidades comparativamente com os habitantes e d) os impactos negativos ambientais e socioculturais são mais relevantes para os habitantes em comparação com as entidades.
