Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
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- 10 anos, 10 entrevistasPublication . Nogueira, Ana Gabriela
- 11/09: repercussões ao nível das liberdades cívicas e conceito de segurança nacionalPublication . Peixoto, Beatriz Araújo; Sacau, AnaComo parte dos requisitos para a obtenção do grau de Licenciado do curso de Criminologia cabe-me apresentar o seguinte Projeto de Graduação à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, sob a orientação da Professora Doutora Ana Sacau. O projeto intitulado de “11/09: Repercussões ao nível das liberdades cívicas e conceito de segurança nacional” encontra-se dividido em três grandes capítulos. Um primeiro acerca da Contextualização Teórica do terrorismo, um segundo sobre a Segurança Interna e os Direitos Humanos e, por fim, um terceiro no qual se procederá ao Estudo Empírico. A escolha deste tema recai sobre o facto de o terrorismo ser um fenómeno bastante atual que causa efeitos negativos e drásticos a nível internacional.
- 30 anos de reportagem na imprensa escrita do Porto: o caso do Jornal de Notícias, o Primeiro de Janeiro e o Comércio do Porto (1974/2004)Publication . Machado, Liliana Joaquina Mesquita; Sousa, Jorge PedroCom o avanço do Webjornalismo discute-se o futuro da Imprensa e dos géneros jornalísticos a ela anexados. A reportagem assume-se como um género que exige a investigação e uma dose de criatividade escrita, de modo a tornar-se apelativa, havendo uma aproximação à literatura, sem perder, no entanto, o cariz informativo e fiel aos factos. Para conhecer o futuro da imprensa escrita é necessário conhecer o seu passado, o passado da reportagem (género que nasce no seio da imprensa). Para compreender a reportagem na imprensa escrita desenvolveu-se um estudo quantitativo e qualitativo de 30 anos de reportagens nos jornais Jornal de otícias, O Primeiro de Janeiro e O Comércio do Porto (1974/2004). As reportagens seleccionadas para o estudo têm um cariz político-social, tendo em conta o panorama histórico de Portugal a partir do 25 de Abril de 1974. Com este estudo foi possível analisar a evolução da reportagem ao longo do período em estudo no Jornal de otícias, O Primeiro de Janeiro e O Comércio do Porto, relativamente ao tipo de reportagens, ao espaço ocupado dentro das páginas dos jornais e o seu enquadramento em relação aos restantes géneros jornalísticos. With the development of Webjournalism we can start thinking about the future of the press and the journalistic types related to it. The report defines itself as a genus that requires research and a dose of creative writing in order to become attractive, with an approach to literature, without losing, however, its informative nature and staying faithful to the facts. To know the future of the press, you need to know its past, the report’s past (genus that comes with the press). To understand the story of the press, a quantitative and qualitative study of 30 years of reporting was developed in the Jornal de otícias, O Primeiro de Janeiro and O Comércio do Porto (1974/2004). The stories selected for this study have a political and social nature, taking into account the historical background of Portugal from April 25th, 1974. This study was able to examine the development of reporting in Jornal de otícias, O Primeiro de Janeiro and O Comércio do Porto, during the period under study, concerning the type of reports, the space occupied within the pages of the newspapers and how it fitted within other journalistic types.
- Abandono do tratamento em Psicoterapia: fatores sociodemográficos, institucionais e clínicosPublication . Alves, Sónia; Fonte, Carla; Martins, LibâniaApresenta-se um estudo cujo objetivo é analisar as diferenças em termos das variáveis sociodemográficas, institucionais e clínicas entre os clientes que abandonaram precocemente o processo psicoterapêutico e os que se encontram noutra situação (alta, acompanhamento e encaminhamento). Para tal recorreu-se a uma amostra de conveniência de 68 indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 86 anos (M=40.3; DP=15.16), atendidos na consulta de adultos de uma clínica pedagógica de Psicologia. Os resultados evidenciam que os participantes que abandonaram precocemente o processo psicoterapêutico são significativamente mais jovens; estão todos eles em situação de dívida em termos de pagamento para com a clínica; não apresentam tantos problemas de saúde; têm em média menos tempo de intervenção e têm em média menos sessões do que aqueles que se encontra noutra situação. Estes dados, ao permitirem traçar o “perfil” daqueles que abandonam precocemente a psicoterapia, possibilitam que o profissional possa ter em consideração variáveis sociodemográficas (e.g., idade), institucionais (e.g., tipo de pagamento) e clínicas (e.g., outros problemas de saúde, tempo de intervenção e número de sessões) que podem carecer de atenção clínica adicional.
- Abandono e absentismo escolar no concelho de Ponta DelgadaPublication . Vasconcelos, Maria de Deus Medeiros Costa; Pinto, Isabel Pereira; Saavedra, LuísaA recomendação da União Europeia, de janeiro de 2011, aos estados europeus para que adotem políticas de prevenção do abandono escolar, que apesar de ter vindo a diminuir, ainda apresentam, em alguns países como Portugal e Malta, valores muito elevados é, de uma forma genérica, o ponto de partida do nosso estudo. Os sucessivos governos têm vindo a promover programas nacionais de combate ao abandono escolar mas, segundo Grilo (2010), estes programas deveriam ser elaborados mais ao nível local e em função das exigências da comunidade educativa envolvente. De acordo com as estatísticas disponíveis, os alunos têm vindo a permanecer mais tempo na escola, com ofertas educativas que vão ao encontro das suas expetativas e experiências vivenciadas. O abandono e absentismo escolares tornaram-se prioridades do atual sistema de ensino. O presente estudo visa caracterizar a dimensão do abandono escolar e absentismo no concelho de Ponta Delgada, no período compreendido entre 2010 e 2011. A taxa de abandono escolar precoce nos Açores tem diminuído, mas é superior à taxa nacional, que, por sua vez, apesar de também estar a diminuir, é ainda muito superior à taxa europeia. A explicação para as elevadas taxas de absentismo e abandono escolar não se encontra apenas no interior do sistema educativo. Os adolescentes e jovens dificilmente permanecerão mais tempo na escola se a sociedade em geral não valorizar uma escolaridade alargada no tempo e inclusiva. A este propósito, o pouco entusiasmo com que alguns setores da sociedade portuguesa parecem ter acolhido o recente alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos é sugestivo. Mas isto não dispensa o próprio sistema educativo de desenvolver, no seu interior, esforços para diminuir o abandono precoce da escola por parte dos estudantes, agindo preventivamente desde os primeiros anos de escolaridade. Neste projeto de investigação pretende-se verificar se existe uma relação entre absentismo e abandono escolar e a situação socioeconómica e cultural dos seus progenitores. The recommendation of the European Union, from January 2011, to the European states for them to adopt political prevention of school dropout, has been decreasing. Yet, in some countries such as Portugal and Malta, they present very high values, which are our starting point in this project. The latest governors have been promoting drop out awareness national programs but, according to Grilo (2010), these programs should have been elaborated towards the local and in demand of the evolving community. As stated by the available statistics, students have been staying longer at school during labour hour because of the class offer, which suit them individually. The drop out and the skipping classes became priority number one to the educational system. This study will characterise the dimension of the dropouts and missing classes in Ponta Delgada County, in between 2010 and 2011. The early drop out rate, which, in turn, while also decreasing, is still well above the European rate. The explanation for those high dropouts rates does not only remain within the educational system. Adolescents and young adults hardly stay longer at school because society does not grant the appropriate importance to broad and inclusive education. Regarding this aspect, some sectors of Portuguese society have received the recent extension of compulsory schooling to 12 years with little enthusiasm, which is suggestive. But this does not relieve to education system to develop, within it, efforts to reduce school dropout, acting preventively starting from early years of schooling. In this research we seek to determine whether or not exists a link between school dropouts and economic status of their families. The relevant question is if school dropout is directly related to families with very low social, cultural an economic resources.
- O abandono escolar na educação de jovens e adultos: “uma visão dos alunos”Publication . Oliveira, Núbia de Jesus Sousa; Coelho, FátimaA EJA – Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino do Brasil, em que o aluno pode cursar o ensino fundamental e médio, com idade superior a adequada para a maioria dos alunos. O EJA, possibilita que os alunos estudem por etapa, inclusive, com a junção de duas séries a serem cursadas no mesmo ano, terminando o aluno, o Ensino Fundamental em 4 anos, e, o ensino médio em 1 ano e 6 meses. Todavia, é muito comum no Brasil, nessa modalidade de ensino, a evasão escolar, que é abandonar durante o ano letivo a escola. No início do ano o aluno efetua sua matrícula e também suas atividades escolares, no entanto, embrenha-se na fuga do estabelecimento de ensino, o que chega a acontecer por um ou vários motivos. A evasão se identifica como um ato evasivo, de forma que, consiste no processo, de escapar, evadir ou fugir dos compromissos. O termo evasão caracteriza o fenômeno da fuga, no caso do ensino, entende-se a evasão pelo abandono escolar no decorrer do período letivo ou, pela não matrícula, sendo este caracterizado como abandono do curso, vez que interrompe com o vinculo estabelecido, entre aluno e escola, pois a não renovação do compromisso de continuar na instituição escolar; entende-se por esta situação por evasão, e é vista como abandono sem intenção de voltar. O objetivo geral do estudo é analisar os fatores que contribuem para a evasão dos alunos do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos do garimpo do Creporizão no município de Itaituba, no Estado do Pará. A metodologia de pesquisa foi do tipo bibliográfica e de campo, esta última inclui entrevista com 4 alunos do EJA noturno, matriculados na Escola do Creporizão, município de Itaituba/Pá. Constatou-se que são muitos os motivos que levam os alunos a abandonarem seus estudos na localidade pesquisada, mas que tem um motivo comum a todos eles. Constatou-se também, que tanto governo e escola, necessitam repensar o ensino dessa modalidade, e, adequá-lo as necessidades dos alunos que se matriculam no EJA.
- Abandono escolar precoce: políticas públicas de educação para a prevenção e combatePublication . Novo, Gonçalo Pinto do Pilar Eira; Caridade, SóniaO presente estudo designado “Abandono Escolar Precoce: políticas públicas de educação para a prevenção e combate” aborda a problemática do Abandono Escolar Precoce em Portugal numa ótica de prevenção e combate do processo e de redução da taxa de abandono escolar precoce através das políticas educativas criadas para facilitar e promover tal redução. Através de metodologias qualitativas e quantitativas, nomeadamente com o apoio da análise documental das políticas públicas educativas existentes e com a análise estatística de informação disponibilizada na web das taxas de abandono escolar precoce ocorridas num período compreendido entre 2000-2018, pretendemos compreender de que forma as medidas e as estratégias aplicadas estão a contribuir para a redução do abandono escolar precoce e em que ponto de situação Portugal se situa face às diretrizes da União Europeia em âmbito de redução da taxa de abandono escolar precoce para 10.6%. Neste estudo estão em campo de análise os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), o Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), a Estratégia Europa 2020, Programa Operacional Capital Humano (POCH) e o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE).
- Abordagem ambiental na empresa: perspectivas de gestão e contabilidadePublication . Silva, Carla Alexandra Faria; Guimarães, Raul
- Abordagem criminológica do casamento de conveniênciaPublication . Sampaio, Rui Pedro; Fernández-Pacheco Alises, GloriaO presente estudo destina-se à análise dos designados “casamentos de conveniência” numa perspectiva criminológica. Este é um tema que assume, cada vez mais, um papel de particular relevo em Portugal, bem como, em países onde se verifica uma forte imigração. Assume, contudo, um inegável interesse na evolução deste fenómeno, a análise da Lei de imigração (lei nº 23/2007,de 4 de Julho), como também, o que se entende por casamento de conveniência, quais as motivações para a sua pática, os seus indícios, assim como, o modus operandi dos agentes, na tentativa de construir um perfil criminal inerente à prática delituosa. Deste modo, este trabalho pretende, essencialmente, uma breve compreensão dos “casamentos de conveniência”, não dispensando, para um maior aprofundamento do tema, a consulta da bibliografia referenciada.
- Abordagens contemporâneas de Violência e CrimePublication . Caridade, Sónia; Sani, Ana Isabel; Nunes, Laura M.; Estrada, Rui; Viana, FernandaA temática da violência e do crime, nas suas mais diversas manifestações e abordagens, tem motivado o desenvolvimento de várias pesquisas científicas e manuais de referência no nosso país e os quais se têm revelado profícuos para sumariar o estado do conhecimento e, consequentemente, apoiar e sustentar os esforços preventivos e interventivos neste domínio. Dando continuidade aquela que tem sido a estratégia de trabalho do grupo de investigadores do Observatório Permanente Violência e Crime (http://opvcufp.com/), a presente obra visa compilar/sistematizar algum do conhecimento produzido em torno de três grandes vetores - nas áreas da vitimação, violência e crime, procurando integrar fundamentalmente abordagens contemporâneas nestes domínios. Neste sentido, foram estabelecidas três grandes secções, nas quais se procura cruzar a violência e o crime com a vitimação (Parte I), com as questões de género (Parte II) e o sistema de justiça (Parte III), acolhendo um total de 12 capítulos, distribuídos equitativamente pelas três secções da obra. Nesta obra contamos com contributos de alguns investigadores do OPVC, mas também de diferentes especialistas nacionais e internacionais que se têm destacado na área de atuação com vítimas de violência e de crime.