Browsing by Issue Date, starting with "2022"
Now showing 1 - 10 of 751
Results Per Page
Sort Options
- Relatório pedagógico da unidade curricular de “Bioestatística e epidemiologia”Publication . Brandão, Maria da Piedade MoreiraRelatório pedagógico da unidade curricular de “Bioestatística e epidemiologia” e as tecnologias de informação e comunicação, o ensino e aprendizagem da bioestatística e epidemiologia nas licenciaturas em Fisioterapia, Terapia da Fala e Imagem Médica e Radioterapia.
- O efeito de programas específicos de atividade física em trabalhadores de escritório com sintomatologia dolorosa: uma revisão de literaturaPublication . Magalhães, Américo Rui Moura; Silva, Isabel MoreiraIntrodução: Trabalho em ambiente de escritório é por muitas vezes sedentário, acarretando diversos problemas ao nível musculoesquelético, tal como a dor. Objetivo: Observar o efeito de programas específicos de atividade física em trabalhadores de escritório com sintomatologia dolorosa. Metodologia: foi realizada uma pesquisa nas bases de dados da Pubmed, PEDro, Science Direct e NICE para identificar estudos randomizados controlados que avaliassem o efeito de programas específicos de atividade física em trabalhadores de escritório com sintomatologia dolorosa. Foi usada a escala PEDro para avaliar a qualidade metodológica dos artigos selecionados, com a estratégia de pesquisa a seguir o fluxograma PRISMA. Resultados: Nesta revisão foram incluídos 7 estudos randomizados controlados, onde participaram 2010 indivíduos. Os estudos apresentaram uma média de 7/10 na escala PEDro. Conclusão: Podemos concluir que os programas específicos de atividade física são uma boa opção para trabalhadores de escritório com sintomatologia dolorosa.
- Autoperceção da imagem corporal, comportamento alimentar e indicadores antropométricos em estudantes universitários: estudo exploratórioPublication . Silva, Flávia Andreia Ferreira; Mendes, Joana; Sousa, Ana SofiaIntrodução: A insatisfação e distorção da própria imagem corporal são condições relativamente frequentes entre jovens adultos, podendo estar associadas a alterações do comportamento alimentar. Frequentar o ensino superior é um período caracterizado por mudanças variadas, com possível impacto na autoperceção da imagem e no comportamento alimentar dos estudantes universitários. Objetivos: Avaliar como a autoperceção e satisfação da imagem corporal de estudantes universitários portugueses se associa a resultados reais de um indicador antropométrico. Explorar a relação entre questões inerentes ao comportamento alimentar e o índice de massa corporal. Metodologia: Recolheram-se dados sociodemográficos e antropométricos. Avaliou-se a perceção e satisfação com a imagem corporal através de uma escala de silhuetas e exploraram-se questões relacionadas ao comportamento alimentar, através da aplicação do Adult Eating Behaviour Questionnaire. Percebeu-se qual o índice de massa corporal percecionado e desejado, comparando-os com o seu valor real. Resultados: Observou-se uma concordância superior a 60%, entre o índice de massa corporal percecionado e desejado, e o real, em ambos os sexos. Entre os estudantes cujas imagens percecionadas e desejadas não coincidiram com as reais, houve uma maior tendência à subestimativa das mesmas. Conclusões: Na maioria dos estudantes universitários, as imagens corporais percecionadas e desejadas coincidiram com a realidade mensurada. Os casos em que tal não se verificou, foram particularmente frequentes entre os estudantes do sexo masculino, e no geral, traduziram uma tendência à subestimativa da realidade. Questões de comportamento alimentar relacionadas a uma ingestão emocional demonstraram maior associação com o índice de massa corporal, particularmente nas mulheres.
- Perceção do consumo e do tráfico de drogas em contexto universitárioPublication . Pereira, Ana Rita Duarte Ribeiro; Nunes, Laura M.O consumo e o tráfico de drogas em meio universitário são uma realidade alarmante enfrentada na atualidade. Apesar da existência de estudos sobre o consumo de drogas pelos estudantes universitários, o tráfico é um tema ainda pouco investigado e analisado cientificamente. Por esta razão tornou-se imprescindível a realização do presente projeto de graduação. O objetivo primordial deste trabalho foi verificar a eventual ocorrência destas práticas no âmbito universitário. Assim, realizou-se uma revisão da literatura sobre este assunto, constatando que existem estudos sobre o consumo entre os alunos universitários de diferentes países, ou seja, é um fenómeno que preocupa a humanidade. Desta forma, seguiu-se a contribuição empírica, baseada em dados esperados e, por fim, uma análise conclusiva.
- Competências de comunicação na formação pré-graduada de estudantes de fisioterapia: análise comparativa documentalPublication . Almeida Santos, Leonor; Meneses, Rute; Couto, GermanoA elevada importância das competências de comunicação clínica/em saúde nas profissões de saúde, requer que o seu ensino seja introduzido ainda na aprendizagem pré-graduada. Para verificar se os programas/planos de estudo do curso de fisioterapia dos estabelecimentos de ensino superior português evidenciam o ensino de competências de comunicação clínica/em saúde e identificar unidades curriculares que o façam de uma forma exclusiva ou inclusiva, caracterizando tal ensino, procedeu-se a um estudo de Análise Comparativa Documental. Pesquisa efetuada entre final de dezembro/2020 e início de março/2021, inicialmente para identificação dos ciclos de estudo com acreditação dos seus planos curriculares e conteúdos programáticos das unidades curriculares que evidenciam o ensino de competências de comunicação clínica/em saúde. Levantamento de documentos/dados, disponíveis publicamente nos sites oficiais das instituições de ensino superior e Diário da República eletrónico, com posterior reforço de informação complementar, enviada via email, pelas coordenações dos cursos. Foram identificados 20 ciclos de estudo em fisioterapia, registados na Direção-Geral do Ensino Superior e acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Oito apresentavam unidade curricular específica/exclusiva no ensino de competências de comunicação clínica/em saúde, nove apresentavam o seu ensino de forma integrada noutras unidades curriculares e outros três não apresentavam o seu ensino de modo formal em nenhuma unidade curricular. Constatou-se ainda uma disparidade em relação ao número de horas, às componentes, ao semestre/ano, ao número de ECTS (European Credit Transfer System), e mesmo em relação ao nome atribuído à unidade curricular.
- Efetividade do exercício nórdico na prevenção de lesões dos isquiotibiais em futebolistas amadores e profissionais: uma revisão bibliográficaPublication . Bessa, Nuno Miguel Silva; Magalhães, AndréIntrodução: As lesões nos isquiotibiais (IT) são das mais frequentes no futebol e podem estar associadas com défices de condicionamento muscular. O exercício nórdico (EN) é um exercício efetivo no fortalecimento dos IT e utilizado com frequência em futebolistas. Objetivo: Avaliar efetividade do EN na prevenção de lesões dos IT em atletas de futebol amador e profissionais. Metodologia: Pesquisa computadorizada nas bases de dados PubMed, Web of Science, PEDro, Cochrane. Os critérios de elegibilidade foram: i, estudos randomizados controlados (RCTs); ii. estudos que avaliaram a efetividade do EN na prevenção de lesões nos IT; iii. estudos realizados em futebolistas amadores e profissionais; iv. artigos publicados em português e em inglês. Resultados: Foram incluídos 5 estudos para análise, num total de 1849 participantes e 100 equipas do sexo masculino, com idades entre os 15 aos 40 anos. 3 estudos foram realizados em atletas amadores e 2 em atletas profissionais. Os protocolos de intervenção com o EN variaram entre os 3 meses a 4 anos. A taxa lesiva variou entre 0,7% e 62,5% nos grupos de intervenção com EN e grupos de controlo. Conclusão: O EN parece ser efetivo na prevenção de lesões em futebolistas, particularmente nos atletas amadores. Este tipo de exercício parece também estar associada a uma diminuição da severidade das lesões e tempo de retorno à competição mais rápido.
- Chapter 3 - General aspects of multifunctional nanosystemPublication . Lúcio, Marlene; Real Oliveira, Maria Elisabete; Lopes, Carla Martins
- Predicting frequent and feared crime typologies: individual and social/environmental variables, and incivilitiesPublication . Caridade, Sónia; Magalhães, Mariana; Azevedo, Vanessa; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Maia, Rui Leandro; Estrada, Rui; Sani, Ana Isabel; Nunes, Laura M.The lack of organisation in urban spaces plays a decisive role in the level of integration, communication and social bonds of the residents, impacting the citizens’ feelings of trust and security. Different personal variables and contextual characteristics have been associated with the fear of crime (FOC). The main objective of this study is to analyse how individual and social/environmental variables, and incivilities, predict crime against people and property, crime that has either happened or is feared to happen. Five hundred and fifty-four residents (M = 43.82; SD = 18.38) in the Historic Centre of Porto (HCP), Portugal, answered 61 items of the Diagnosis of Local Security (DLS) Questionnaire. The results of this study show that in the most frequent crime category, 72% of occurrences represent crime against property. In the feared crime category, there is a preponderance of crime against people (61%). Age of the respondents predicted the most frequent and feared crime, while sex predicted the most feared crime only. Social/environmental variables, as well as incivilities, also predict the frequent and feared crime in two typologies, i.e., crime against people and crime against property. Practical implications to reduce FOC and areas for further investigation are discussed.
- Responsabilidade criminal de pessoas coletivasPublication . Costa, José Pedro Leite; Ramalho, Joaquim
- O efeito do reforço muscular no tratamento da tendinopatia da coifa dos rotadores: revisão sistemáticaPublication . Sampaio, João Carlos Bacelos; Ventura, NunoObjetivo: verificar o efeito do reforço muscular no tratamento da tendinopatia da coifa dos rotadores. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa computorizada nas bases de dados PubMed/Medline, Physiotherapy Evidence Database (PEDro), Web of Science, e no motor de busca Google academico, com o objetivo de encontrar artigos que que se referiam ao efeito do reforço muscular no tratamento da tendinopatia da coifa dos rotadores em atletas. Resultados: Foi obtido um total de 96 artigos, resultantes das pesquisas nas 3 bases de dados Web of science (3), PubMed/Medline (70) e Physiotherapy Evidence Database (PEDro)(19) e no motor de busca Google académico (4). Após serem excluidos os artigos duplicados e aplicar os critérios de elegibilidade obtiveram-se 6 artigos randomizados controlados, tendo sido estes submetidos a qualidade metodológica segundo a escala de PEDro. Conclusão: o fortalecimento muscular é imprescindível no tratamento da TCR, devido aos seu efeitos positivos na sintomatologia, amplitude de movimento, força e função do ombro, quando efetuado com um volume e diversidade de exercícios adequada.