Percorrer por data de Publicação, começado por "2016"
A mostrar 1 - 10 de 640
Resultados por página
Opções de ordenação
- Optimisation and validation of a HS-SPME–GC–IT/MS method for analysis of carbonyl volatile compounds as biomarkers in human urine: application in a pilot study to discriminate individuals with smoking habitsPublication . Calejo, Isabel; Moreira, Nathalie; Araújo, Ana Margarida; Carvalho, Márcia; Bastos, Maria de Lourdes; Guedes de Pinho, PaulaA new and simple analytical approach consisting of an automated headspace solid-phase microextraction (HS-SPME) sampler coupled to gas chromatography-ion trap/mass spectrometry detection (GC-IT/MS) with a prior derivatization step with O-(2,3,4,5,6-pentafluorobenzyl)hydroxylamine hydrochloride (PFBHA) was developed to detect volatile carbonyl metabolites with low molecular weights in human urine. A central composite design (CCD) was used to optimise the PFBHA concentration and extraction conditions that affect the efficiency of the SPME procedure. With a sample volume of 1 mL, optimal conditions were achieved by adding 300 mg/L of PFBHA and allowing the sample to equilibrate for 6 min at 62°C and then extracting the samples for 51 min at the same temperature, using a divinylbenzene/polydimethylsiloxane (DVB/PDMS) fibre. The method allowed the simultaneous identification and quantification of 44 carbonyl compounds consisting of aldehydes, dialdehydes, heterocyclic aldehydes and ketones. The method was validated with regards to the linearity, inter- and intra-day precision and accuracy. The detection limits ranged from 0.009 to 0.942 ng/mL, except for 4-hydroxy-2-nonenal (15 ng/mL), and the quantification limits varied from 0.029 to 1.66 ng/mL, except for butanal (2.78 ng/mL), 2-butanone (2.67 ng/mL), 4-heptanone (3.14 ng/mL) and 4-hydroxy-2-nonenal (50.0 ng/mL). The method accuracy was satisfactory, with recoveries ranging from 90 to 107%. The proof of applicability of the methodology was performed in a pilot target analysis of urine samples obtained from 18 healthy smokers and 18 healthy non-smokers (control group). Chemometric supervised analysis was performed using the volatile patterns acquired for these samples and clearly showed the potential of the volatile carbonyl profiles to discriminate urine from smoker and non-smoker subjects. 5-Methyl-2-furfural (p<0.0001), 2-methylpropanal, nonanal and 2-methylbutanal (p<0.05) were identified as potentially useful biomarkers to identify smoking habits.
- O serviço de apoio domiciliário na Santa Casa da Misericórdia de GondomarPublication . Jesus, Adélia Cecília Fernandes de; Seabra, DanielO presente relatório insere-se no âmbito do estágio curricular da Licenciatura de Serviço Social da Universidade Fernando Pessoa (doravante, UFP). O estágio decorre na Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Vera Cruz de Gondomar, mais precisamente no Serviço de Apoio Domiciliário (doravante, SAD) e tem como objetivo fornecer uma perspetiva crítica acerca do seu funcionamento e esboçar uma proposta de reestruturação desta resposta social. A escolha do tema de estágio prende-se com o facto de a estagiária intervir diretamente neste contexto profissional. Surgiu também da necessidade de obtenção de conhecimentos especializados que levantou o véu para a reflexão da práxis diária do funcionamento desta resposta social e da forma como esta vai de encontro às necessidades dos seus clientes. O presente relatório encontra-se organizado em três partes. No capítulo I é feito o enquadramento teórico onde nos iremos debruçar em temáticas como o envelhecimento; a solidão e o isolamento social; o serviço de apoio domiciliário na vida da pessoa idosa e a ética no serviço social e no envelhecimento. No capítulo II procede-se à caracterização sumária do concelho de Gondomar, à caracterização da Instituição e, mais pormenorizadamente, do Serviço de Apoio Domiciliário. No capítulo III, realiza-se uma abordagem avaliativa do SAD e tecem-se algumas considerações para um possível projeto de reestruturação desta resposta social. Em última análise pretende-se que este trabalho constitua um ponto de partida para a implementação de uma resposta alargada e diversificada, podendo esta contar com uma maior e melhor rede de técnicos, colaboradores e serviços diários em cada domicílio, sem que, para isso, tenha de recorrer a outras respostas, nomeadamente, à institucionalização da pessoa idosa. É, segundo este mote, que esta reflexão se orienta: a promoção para a efetiva implementação de um leque diversificado de serviços em conformidade com as necessidades básicas de cada cliente, adequando cada vez mais o serviço prestado (ou a prestar) ao cliente e não ter de ser o cliente a adequar o seu horário, as suas rotinas, a sua individualidade ao serviço de que necessita
- Stevia rebaudiana (Bert.) Bertoni incorporação em uma receita de bolo: benefícios para a saúde e aplicações futurasPublication . Oliveira, Adriana Isabel Miranda de; Ferreira da Vinha, AnaEste trabalho tem como objetivo avaliar o desenvolvimento e aceitação de preparações de diferentes bolos de limão com integração da Stevia como adoçante natural em receitas caseiras destinadas a diabéticos e obesos. Foram realizadas quatro formulações, sendo um bolo controlo (receita tradicional com açúcar), dois bolos com incorporação de folhas de Stevia e um bolo com Stevia em pó. Foram efetuadas análises centesimais das quatro formulações de bolo de limão e, posteriormente procedeu-se a uma análise sensorial dos mesmos, através de um painel de consumidores (não treinados) totalizando 100 indivíduos, onde foram avaliados os atributos sensoriais dos diferentes bolos. Os resultados obtidos mostraram diferenças significativas entre os teores de gordura, cinzas, proteínas e hidratos de carbono (p<0,05) nas quatro formulações. O valor energético mais elevado foi observado no bolo controlo, enquanto o bolo com substituição total de Stevia em folha apresentou o teor mais baixo (309,8 Kcal/100 g e 268,0 Kcal/100 g, respectivamente). Pela análise sensorial, verificou-se que o bolo elaborado com Stevia em pó foi o melhor aceite pelo painel de provadores. No entanto, a introdução das folhas de Stevia mostraram resultados promissores para a sua incorporação na dieta atual.
- Suplementos alimentares termogénicos contendo cafeína: riscos para a saúdePublication . Lopes, Márcia Daniela Moreira; Capela, João Paulo SoaresLinha geral: Aumentar o metabolismo é o objetivo primário da maioria dos suplementos alimentares termogénicos presentes no mercado, a presença da cafeína nestes suplementos tem mostrado promover a lipólise, a oxidação de gordura e com eventual perda de peso. Objetivo: Estudar os suplementos alimentares termogénicos contendo cafeína existentes no mercado português fazendo uma comparação entre os mesmos, bem como dar a conhecer os riscos associados à toma das doses de cafeína que estes contêm. Metodologia: Para a pesquisa científica deste trabalho, usou-se a PubMed, b-on, Science direct e google académico como bases de dados. Para a pesquisa dos suplementos alimentares referidos como termogénicos à venda em Portugal, foi efetuada uma pesquisa em pontos de venda desses produtos incluindo sítios da internet. Resultados: Da análise do conteúdo dos suplementos existentes no mercado português resultou a compilação de 43 suplementos alimentares termogénicos contendo cafeína. A dose mediana de cafeína diária recomendada pelo fabricante é de 250mg, o limite inferior do intervalo de confiança a 95% da mediana correspondeu a 200mg e o limite superior a 400mg. Verificou-se ainda que o valor mínimo de dose diária recomendada corresponde a 64mg, pertencendo ao suplemento “Reduxdren” do produtor “FGM04”, e o valor máximo a 1920mg, no suplemento “Xcess ultra concentrate” da “Xcore”. Relativamente às quantidades presentes por cápsula/dose única, pôde-se verificar que o teor mediano de cafeína é de 100mg, o limite inferior do intervalo de confiança a 95% da mediana é de 66.7mg, e o limite superior a 112.5mg, já o valor mínimo correspondeu a 30mg no suplemento “Cutgenic for men” cujo responsável pela comercialização é a “Bodyraise” e o valor máximo a 480mg no suplemento “Xcess ultra concentrate” da “Xcore”. Conclusão: A cafeína está presente na maioria dos suplementos alimentares termogénicos, pela sua capacidade em promover a excitabilidade do sistema nervoso, (17, 26) e pela sua capacidade em promover a termogénese que ocorre principalmente pela sua aptidão em se ligar aos recetores de adenosina no cérebro, primariamente A1 e A2a, sendo um antagonista (10, 13, 18, 19, 21, 24, 27, 28, 29, 30). Para consumidores habituais de cafeína pensa-se que a dose diária não deve exceder os 400mg, porém neste estudo verificou-se que 11 suplementos excedem este valor, e para consumidores não habituais de cafeína a dose máxima recomendada é de 200mg/dia e constatou-se que 26 dos 43 suplementos excediam esta quantidade (18, 35). A presença de cafeína nos suplementos parece contribuir para a perda de peso, no entanto existem poucos estudos que comprovem a sua segurança, revelando assim que mais pesquisas nesta área são necessárias.
- Um globo de luz em Coimbra, em 1162Publication . Amaral, A. E. Maia do
- Avaliação funcional do idoso em contexto de centro de diaPublication . Domingues, Tânia Sofia Esteves; Brandão, TeresaO presente estudo tem como tema avaliação funcional do idoso em contexto de "Centro de Dia" sendo que o objetivo geral do estudo é "avaliar a capacidade funcional do idoso de um Centro de Dia de Paredes de Coura" e os objetivos específicos são: "saber qual o nível de dependência dos idosos nas atividades básicas de vida diária" e "saber qual o nível de dependência dos idosos nas atividades instrumentais de vida diária". Este estudo foi realizado numa amostra de 22 idosos de um Centro de Dia. Para a sua concretização utilizou-se uma abordagem quantitativa, do tipo descritivo simples e transversal. Optou-se como instrumento de colheita de dados pelo questionário aplicado nos dia 5 e 6 de julho. Trata-se maioritariamente de uma amostra sexo feminino (64%), e 36% pertenciam ao sexo masculino, com idade compreendida entre 65-75 anos (55%). Os resultados do estudo demonstram que relativamente às ABVD os idosos são maioritariamente independentes e nas AIVD os idoso são maioritariamente moderadamente dependentes, necessitam de certa ajuda. Palavras-chave: Envelhecimento, idosos, autonomia, dependência/independência e enfermagem.
- A influência de um protocolo de treino pliométrico na força explosiva em jovens atletas de voleibol femininoPublication . Poças, Francisco Alves de Sousa Duarte; Ribeiro, AndreaObjectivo: perceber que modificações um programa de treino pliométrico com a duração de seis semanas, iria criar na força explosiva do membro inferior de atletas femininos de voleibol. Métodos: É um estudo experimental longitudinal, realizado com 24 participantes, distribuídos por dois grupos: controlo e experimental. O grupo experimental realizou um plano de treino pliométrico para os membros inferiores durante 6 semanas. Os efeitos deste treino foram avaliados através da comparação entre os registos de valores de testes (Salto vertical; Salto horizontal) e medições (Adipometria; Peso) antecedentes e precedentes á aplicação do plano de treino pliométrico. Resultados: A execução do protocolo provocou um aumento significativo na potência do salto horizontal (10,4cm (5,97%)) e vertical (3,7cm (1,52%)), entre os momentos de avaliação final e inicial no grupo experimental. Conclusões: A aplicação de um protocolo de treino pliométrico para membro inferior, ao longo de 6 semanas, numa equipa de cadetes e juvenis femininas parece ter potenciado a força explosiva das atletas potenciando o salto e consequentemente melhorando a sua performance.
- Caracterização do perfil lesional em futebolistas juniores da 2ª Divisão Distrital e análise do impacto do programa “FIFA 11+” na performance física e na prevenção de lesõesPublication . Ferreira, Jorge; Amaral, LuísaO Futebol é uma modalidade desportiva que pode proporcionar algum risco lesivo. Provavelmente, um programa de aquecimento completo que desenvolva a força, agilidade e resistência, tal como o “FIFA 11+”, contribuirá para a prevenção de lesões. Objetivo: avaliar o tipo de lesões e a incidência das mesmas numa equipa de futebol de juniores e verificar se o programa “FIFA 11+” é eficaz no aumento da performance física, podendo assim contribuir para a prevenção de lesões no Futebol. Métodos: a amostra foi constituída por 17 atletas e dividida em dois grupos. No grupo de controlo (9 atletas) foi mantido o aquecimento habitual utilizado durante os treinos e no grupo experimental (8 atletas) foi implementado o programa de aquecimento “FIFA 11+”. Este programa foi aplicado 2 vezes por semana durante 6 semanas, e para avaliar a sua eficácia foram realizados 3 testes, Three-step Horizontal Jump, Prone Hold e Illinois Agility Test. Resultados: quanto à caracterização da natureza das lesões, foram referidas lesões no tornozelo e no joelho, tais como lesões tendinosas, ligamentares, contusões e luxações, sendo as lesões ligamentares as mais frequentes. Após a aplicação do programa, verificou-se um aumento significativo na resistência dos músculos do ‘core’ no grupo experimental avaliado através do teste Prone Hold. Nos restantes testes não foram observadas alterações significativas. Conclusão: Pode-se constatar que o programa “FIFA 11+” foi eficaz no que diz respeito à melhoria da resistência da musculatura do “core”.
- A intervenção da fisioterapia no autismo: revisão da literaturaPublication . Gomes, Daniela Maria de Brito; Martins, Maria do RosárioObjetivo: O objetivo desta revisão bibliográfica foi reunir artigos que abordassem as técnicas de fisioterapia utilizadas na intervenção do autismo, a efetividade e o seu contributo para a prática clínica. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa de artigos na base de dados B-on, ScienceDirect e PEDro para artigos de livre acesso, estudos realizados em humanos, artigos randomizados controlados e com as palavras-chave: “autismo”, “fisioterapia”, “exercício terapêutico”, “tratamento”, “physiotherapy”, “physical therapy”, “therapeutic exercise”, “treatment” e “motor control exercise”. Resultados: Foram incluídos neste trabalho 5 artigos com um total de 244 pacientes, com média de 6,6 de classificação metodológica na escala de PEDro. Conclusão: Os estudos incluídos nesta revisão sugerem que a fisioterapia apresenta um papel preponderante no tratamento do Autismo. Da pesquisa efetuada sugere-se a relevância de novas investigações sobre o tratamento desta patologia com aplicação de novas técnicas.
- Ciberstalking: prevalência e estratégias de coping em estudantes do ensino secundárioPublication . Valquaresma, Juliana Filipa Barros; Sani, Ana IsabelO crescente uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem gerado modificações no que respeita ao processo de socialização humana, de tal forma que têm provocado uma mudança nos perfis de risco e de exposição dos sujeitos, facilitando assim a descoberta de informações de forma mais invasiva. Com esta crescente difusão das tecnologias de informação e comunicação, fenómenos como o ciberstalking começam a ter mais expressão e visibilidade social. Esta é uma forma de perseguição inovadora face ao stalking no mundo real, tendo como principal contexto o mundo virtual. A presente investigação pretende conhecer a prevalência do ciberstalking, quais as dinâmicas do fenómeno e quais as estratégias de coping utilizadas pelas vítimas. Os dados foram recolhidos junto de 259 estudantes do ensino secundário, através da divulgação de um questionário online via e-mail. A investigação é composta por um questionário sociodemográfico, pela Escala de Avaliação de ciberstalking (E.A.C.: Spitzberg & Cupach, 1999; traduzido e validado por Carvalho & Matos, 2010) e pela Escala de Coping no Stalking (E.C.S.: Spitzberg, 2011; traduzido e validado por Carrasquinho, Sani & Soeiro, 2014). Da análise estatística efetuada é possível concluir que a taxa de prevalência de ciberstalking é de 68%, quando 25.5% autorrelatou a vitimação. Os comportamentos de ciberstalking mais frequentes são de hiperintimidade. As estratégias de coping mais usadas pelas vítimas de ciberstalking são estratégias que envolvem evitar o contacto ou negar e minimizar os comportamentos do stalker.
