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Advisor(s)
Abstract(s)
A recomendação da União Europeia, de janeiro de 2011, aos estados europeus para que
adotem políticas de prevenção do abandono escolar, que apesar de ter vindo a diminuir,
ainda apresentam, em alguns países como Portugal e Malta, valores muito elevados é,
de uma forma genérica, o ponto de partida do nosso estudo.
Os sucessivos governos têm vindo a promover programas nacionais de combate ao
abandono escolar mas, segundo Grilo (2010), estes programas deveriam ser elaborados
mais ao nível local e em função das exigências da comunidade educativa envolvente. De
acordo com as estatísticas disponíveis, os alunos têm vindo a permanecer mais tempo na
escola, com ofertas educativas que vão ao encontro das suas expetativas e experiências
vivenciadas.
O abandono e absentismo escolares tornaram-se prioridades do atual sistema de ensino.
O presente estudo visa caracterizar a dimensão do abandono escolar e absentismo no
concelho de Ponta Delgada, no período compreendido entre 2010 e 2011. A taxa de
abandono escolar precoce nos Açores tem diminuído, mas é superior à taxa nacional,
que, por sua vez, apesar de também estar a diminuir, é ainda muito superior à taxa
europeia.
A explicação para as elevadas taxas de absentismo e abandono escolar não se encontra
apenas no interior do sistema educativo. Os adolescentes e jovens dificilmente
permanecerão mais tempo na escola se a sociedade em geral não valorizar uma
escolaridade alargada no tempo e inclusiva. A este propósito, o pouco entusiasmo com
que alguns setores da sociedade portuguesa parecem ter acolhido o recente alargamento
da escolaridade obrigatória para 12 anos é sugestivo. Mas isto não dispensa o próprio
sistema educativo de desenvolver, no seu interior, esforços para diminuir o abandono
precoce da escola por parte dos estudantes, agindo preventivamente desde os primeiros
anos de escolaridade.
Neste projeto de investigação pretende-se verificar se existe uma relação entre
absentismo e abandono escolar e a situação socioeconómica e cultural dos seus
progenitores. The recommendation of the European Union, from January 2011, to the European states
for them to adopt political prevention of school dropout, has been decreasing. Yet, in
some countries such as Portugal and Malta, they present very high values, which are our
starting point in this project.
The latest governors have been promoting drop out awareness national programs but,
according to Grilo (2010), these programs should have been elaborated towards the
local and in demand of the evolving community. As stated by the available statistics,
students have been staying longer at school during labour hour because of the class
offer, which suit them individually.
The drop out and the skipping classes became priority number one to the educational
system.
This study will characterise the dimension of the dropouts and missing classes in Ponta
Delgada County, in between 2010 and 2011. The early drop out rate, which, in turn,
while also decreasing, is still well above the European rate.
The explanation for those high dropouts rates does not only remain within the
educational system. Adolescents and young adults hardly stay longer at school because
society does not grant the appropriate importance to broad and inclusive education.
Regarding this aspect, some sectors of Portuguese society have received the recent
extension of compulsory schooling to 12 years with little enthusiasm, which is
suggestive. But this does not relieve to education system to develop, within it, efforts to
reduce school dropout, acting preventively starting from early years of schooling.
In this research we seek to determine whether or not exists a link between school
dropouts and economic status of their families. The relevant question is if school
dropout is directly related to families with very low social, cultural an economic
resources.
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Emocional e da Personalidade
Keywords
Abandono escolar Insucesso Família Recursos económicos Pobreza Absentismo Escola School dropout Failure Family Economic resources Poverty Skipping classes School