Departamento de Ciências Empresariais e da Comunicação
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Browsing Departamento de Ciências Empresariais e da Comunicação by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- O abandono escolar na educação de jovens e adultos: “uma visão dos alunos”Publication . Oliveira, Núbia de Jesus Sousa; Coelho, FátimaA EJA – Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino do Brasil, em que o aluno pode cursar o ensino fundamental e médio, com idade superior a adequada para a maioria dos alunos. O EJA, possibilita que os alunos estudem por etapa, inclusive, com a junção de duas séries a serem cursadas no mesmo ano, terminando o aluno, o Ensino Fundamental em 4 anos, e, o ensino médio em 1 ano e 6 meses. Todavia, é muito comum no Brasil, nessa modalidade de ensino, a evasão escolar, que é abandonar durante o ano letivo a escola. No início do ano o aluno efetua sua matrícula e também suas atividades escolares, no entanto, embrenha-se na fuga do estabelecimento de ensino, o que chega a acontecer por um ou vários motivos. A evasão se identifica como um ato evasivo, de forma que, consiste no processo, de escapar, evadir ou fugir dos compromissos. O termo evasão caracteriza o fenômeno da fuga, no caso do ensino, entende-se a evasão pelo abandono escolar no decorrer do período letivo ou, pela não matrícula, sendo este caracterizado como abandono do curso, vez que interrompe com o vinculo estabelecido, entre aluno e escola, pois a não renovação do compromisso de continuar na instituição escolar; entende-se por esta situação por evasão, e é vista como abandono sem intenção de voltar. O objetivo geral do estudo é analisar os fatores que contribuem para a evasão dos alunos do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos do garimpo do Creporizão no município de Itaituba, no Estado do Pará. A metodologia de pesquisa foi do tipo bibliográfica e de campo, esta última inclui entrevista com 4 alunos do EJA noturno, matriculados na Escola do Creporizão, município de Itaituba/Pá. Constatou-se que são muitos os motivos que levam os alunos a abandonarem seus estudos na localidade pesquisada, mas que tem um motivo comum a todos eles. Constatou-se também, que tanto governo e escola, necessitam repensar o ensino dessa modalidade, e, adequá-lo as necessidades dos alunos que se matriculam no EJA.
- A aceitabilidade de um projeto alternativo para uma aprendizagem criativa, cooperativa e sustentávelPublication . Gouveia, Ana Isabel Rodrigues Paquete Carvalho Esmeraldo de; Coelho, FátimaNeste trabalho faz-se uma breve reflexão sobre o desfasamento do ensino atual, face às exigências de um mundo onde a mudança acelerada e a necessidade de readaptação pessoal e social são uma constante. Desta análise, resulta a pertinência da implementação de um novo paradigma educacional fundamentado nos conhecimentos trazidos pelas neurociências, pela pedagogia e pelos modelos alternativos de sucesso. Assim, desenhou-se com base em três linhas estruturantes, a criatividade, a cooperação e a sustentabilidade, uma proposta de um projeto alternativo a implementar na Região Autónoma da Madeira (RAM). Foi definido como objetivo geral deste estudo verificar a aceitabilidade de um projeto que promova uma aprendizagem criativa, cooperativa e sustentável. Para atingir o objetivo geral proposto, bem como os objetivos específicos definidos, foram selecionados 2 instrumentos, o questionário fechado, aplicado a um universo constituído por 112 docentes, 27 alunos, 15 elementos de direção/órgão de gestão de escola, 12 encarregados de educação, 15 não docentes, 6 dirigentes educativos e 2 entrevistas semiestruturadas, dirigidas à Vereadora da Educação da Câmara Municipal do Funchal (CMF) e ao Secretário Regional da Educação (SRE) da RAM. Concluiu-se que a aceitabilidade do projeto é apoiada pela maioria da Comunidade Educativa como comprovam os dados resultantes da análise dos instrumentos. Nos inquéritos respondem “Sim, muito”, no que diz respeito à importância da aprendizagem criativa, 70%; em relação à aprendizagem cooperativa como metodologia de trabalho, numa percentagem igual ou superior aos 60%; sobre a importância de incluir no currículo problemas do quotidiano, os grupos ultrapassaram os 65%; relativamente ao projeto em proposta, sobre a abordagem criativa e a importância atribuída ao trabalho cooperativo, numa percentagem igual ou superior aos 60% ; sobre o reconhecimento da promoção da sustentabilidade, 50% e mostram interesse em participar, 80%. Nas entrevistas são confirmadas as condições ideais, a mais-valia e a exequibilidade de um projeto educativo alternativo baseado nas três linhas propostas. Assim, respondida positivamente a pergunta que está na base deste estudo, apresenta-se uma proposta.
- Administração das escolas: órgão de gestão unipessoal ou colegial?Publication . Marques, Hermínio Alexandre Ribeiro da Cunha; Alves, Maria da Piedade Gonçalves LopesO presente estudo centra-se na temática das políticas de administração escolar da escola pública portuguesa, particularmente na problemática da gestão executiva da escola, que poderá ser promovida através de um órgão colegial ou, como se verifica atualmente, através de um órgão unipessoal, tendo como objetivo conhecer a visão dos professores e diretores sobre este assunto. Começamos, na primeira parte desta dissertação, por introduzir conceitos gerais de administração, com enfoque na administração escolar. Num ponto dedicado à teoria das administrações, apresentamos um conjunto de modelos de organização que julgamos serem identificáveis na atual direção e gestão das escolas. Esta análise será ainda conjugada com a revisão teórica da evolução dos modelos de administração escolar, desde os finais da década de 40 do século passado até o atual regime jurídico da autonomia, administração e gestão das escolas, implementado pelo DL n.º 75/2008, na sua redação atual. Neste contexto ainda, damos destaque à Lei de Bases do Sistema Educativo, instruída em 1986, e às garantias dadas pela Constituição da República Portuguesa (CRP), aprovada no dia 25 de abril de 1976. Dada a existência de uma relação intrínseca entre democracia e educação, o nosso estudo alicerça-se no ideário da "gestão democrática da escola", no que tange à participação da comunidade educativa alargada. Numa segunda parte deste trabalho, apresentamos um enquadramento empírico que visa buscar uma resposta para a pergunta colocada inicialmente: Qual o modelo de gestão escolar que melhor se adequa ao sistema educativo português – o unipessoal ou o colegial? Para o efeito, utilizamos o método de pesquisa explicativa, assente na recolha de dados efetuada com base num inquérito por questionário online, destinado a docentes e a diretores. O tratamento estatístico dos dados permitiu-nos chegar a conclusões sobre a importância da colegialidade nos órgãos de administração escolar e à definição de um conjunto de sugestões relacionadas com os limites materiais para a elaboração ou revisão legislativa do regime jurídico da autonomia, administração e gestão das escolas. Como sugestões de futuras investigações, apontámos a questão da descentralização (e não desconcentração) da administração escolar.
- “Adoção de uma criança com perturbações do neurodesenvolvimento e a sua inclusão na escola”: estudo de casoPublication . Macedo, Vânia Raquel Sousa; Saavedra, LuísaO estudo aqui apresentado pretende encontrar os fatores que dificultam a integração e o sucesso de um aluno adotado com problemas de perturbações do Neurodesenvolvimento (PNd), nomeadamente, Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) e compreender a importância do envolvimento de toda a comunidade educativa no seu desenvolvimento positivo. Os problemas de comportamento da infância e adolescência são uma realidade e desafio constantes para aqueles que no seu dia-a-dia se envolvem num contacto quer direto quer indireto na educação. As escolas assistem cada vez mais à chegada de alunos com diversas problemáticas e diagnósticos, no entanto, as técnicas de intervenção são muitas vezes sentidas como impraticáveis ou ineficazes. Estudos feitos ao longo de vários anos, por investigadores nesta área, demonstram que o desenvolvimento de padrões comportamentais disruptivos depende de uma multiplicidade de fatores, sendo por isso necessário assumir a unicidade de cada indivíduo. Apesar dos incentivos à educação inclusiva, a sua prática ainda é muito controversa. Este Projeto de Investigação insere-se num “estudo de caso” com análise qualitativa e descritiva, de um aluno do género masculino, com idades de dez anos e três meses, que ingressou no 5.º ano de escolaridade, numa escola de ensino regular. O aluno é adotado e tem um diagnóstico de PHDA. Foi utilizada análise documental e não documental. Com base nos dados recolhidos, propõe-se um projeto de intervenção que conduza a uma inclusão eficaz e ao desenvolvimento integral e positivo do aluno.
- Uma alfabetização que prepare o indivíduo para a compreensão de sua realidadePublication . Costa, Luciene Freitas Moura da; Ventura, TerezaO presente trabalho de projeto tem o propósito social de relevar a importância da apropriação da leitura e da escrita na vida das pessoas, pois possibilita a integração e interação das mesmas na sociedade. Na tentativa de perceber o impacto que a leitura e a escrita teve na vida das alunas egressas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi realizado esse estudo de investigação. A presente pesquisa teve como objetivo geral averiguar como a apropriação social da leitura e da escrita tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida dos jovens e adultos e como objetivos específicos mapear as percepções dos egressos do curso de Jovens e Adultos em relação às mudanças provocadas na sua vida após a participação no referido Programa; analisar a relação entre as metas do Programa e as manifestações linguísticas e sociais dos alfabetizados sobre seu processo de alfabetização. Para tanto, o estudo foi embasado nos pressupostos de uma pesquisa de cariz predominantemente qualitativo, que abarca os estudos de caráter exploratório, que encontra raízes nos estudos “qualitativos” atendendo a natureza e a dinâmica da pesquisa e do seu pesquisador. Esta proposição de investigação direta no lócus, delineada pela análise documental e da pesquisa de campo possibilitou a realização de observações e registros de forma progressiva, o contato direto com os sujeitos e com o espaço físico do Curso bem como a consumação de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos entrevistados foram alfabetizadores e alfabetizandos do Curso de Educação de Jovens e Adulto. Para respaldar essa pesquisa usou-se como referência teóricos que realizam trabalho e estudo sobre o assunto aqui abordado, como: Freire, Soares, Pinto, Gadotti, Tfouni, Ribeiro e outros que trazem uma importante contribuição para a realização dessa pesquisa.
- Análise de cursos e treinamentos in company como intervenções educacionais estratégicasPublication . Fernandes, Karolyne Carvalho Gomes Rodrigues; Pimentão, CristinaO cenário empresarial brasileiro passa por dificuldades de caráter financeiro e político, conduzindo a ideia de que as organizações demandem ainda mais empenho, perseverança no negócio e dedicação para que os resultados obtidos sejam cada vez melhores. Uma estratégia que tem ganhado força no mercado é a de treinamentos e cursos in company, que ocorrem quando uma empresa promove capacitação e desenvolvimento profissional a partir de seus próprios colaboradores especialistas ou da contratação de empresas especializadas para fornecer conhecimento sobre assuntos específicos pontuais. Comumente, estas iniciativas têm curta duração e podem ter diversos objetivos, desde projetos momentâneos até a capacitação a longo prazo de competências individuais dos colaboradores que compõem as organizações. No contexto da Educação, a medida de estudo - a metodologia in company – se relaciona com o caráter pedagógico das organizações, que entendem este tipo de curso e treinamento como uma possibilidade educacional para seus colaboradores. O que se percebe é que a necessidade do mercado é de diferenciação, inovação e criatividade. Várias são as características do indivíduo que se relacionam com a criatividade (Wood Jr, 2002) logo, as empresas que estão se destacando no cenário atual são as que ousam mais, investem não só em ações e projetos, mas também em iniciativas criadas por e para seus próprios colaboradores, que se tornam os grandes co-autores do sucesso das organizações. O presente estudo teve como objetivo perceber os impactos e benefícios da aplicação destes cursos e treinamentos modelo in company não só para a organização que o implementa, mas também para cada colaborador individualmente. Para alcançar este objetivo da forma mais completa possível, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa aplicada a uma empresa fornecedora de cursos in company e outra formato focus group aplicada aos colaboradores que vivenciaram esta experiência, com recurso a consulta de legislação, observações livres, entrevistas presenciais a oito colaboradores da organização Som Livre, com idades entre 25 e 35 anos e, desta forma, responder às questões que estimularam o início desta investigação.
- Aproximação da escola às empresas: contributos para a promoção da empregabilidadePublication . Passos, Artur Manuel Pinto; Sampaio, ManuelaA complexidade das sociedades atuais exige que os indivíduos assumam um papel ativo e produtivo. Perante esta necessidade, torna-se urgente que a escola implemente um conjunto de estratégias e procedimentos, com vista à preparação de quadros técnicos, com formação especializada, adequada às exigências de uma sociedade em mutação e a um mundo empresarial assente na inovação. Assim, cabe à Escola delinear instrumentos de Planeamento Estratégico que visem dar resposta às mudanças estratégicas e promovam o espírito de iniciativa, ajustando-se, deste modo, às necessidades do contexto em que se insere. Diante deste desafio, e com o objetivo de romper com uma lógica de trabalho fragmentado, o projeto aqui apresentado, a desenvolver na Escola Secundária D. Sancho I, em V. N. de Famalicão, propõe a criação de uma estrutura que, de uma forma concertada e monitorizada, permita aos alunos e ex-alunos adquirirem as competências necessárias para a sua inserção, ou reinserção, no mercado de trabalho; permita ainda, a aproximação às empresas e instituições locais, assim como, promova o espírito empreendedor. Tal projeto, a ser implementado ao longo do triénio 2016/2019, visa a criação de um Gabinete de Estágios/Emprego e Empreendedorismo que necessariamente será acompanhado da criação de três núcleos que o constituem, a saber: Núcleo de Aproximação da Escola às Empresas; Núcleo do Observatório do Emprego e Núcleo de Empreendedorismo e Inovação, rentabilizando os recursos humanos e materiais de que a Escola dispõe.
- A arte terapia em crianças com cancro (câncer)Publication . Dinca, Marlene do Carmo Penasso; Saavedra, LuísaA presente dissertação analisa a importância do lúdico na promoção da socialização, do bem estar e da alegria da criança durante o tratamento oncológico. A temática se justifica em detrimento ao sofrimento que muitas crianças passam ao serem diagnosticadas com câncer e tem que buscar tratamento que muitas vezes, não oferecem a complementação pedagógica e lúdica no período em que a criança se encontra no hospital. Como foco da pesquisa, escolheu-se o Hospital São Vicente de Paula em Passo Fundo. Afim de alcançarmos o nosso objetivo primeiro, traçaram-se os objetivos específicos na qual: buscaremos apresentar a estrutura hospitalar e os processos de acolhimento às crianças em tratamento oncológico, as habilidades de autossuficiência para o fortalecimento das práticas positivas frente à doença, a oportunização dos momentos que promovam estados emocionais de alegria e entusiasmo pela vida por meio das atividades lúdicas, que agucem a fantasia e a imaginação, tirando o foco da doença e a promoção de momentos de socialização e descontração entre as crianças, seus familiares e profissionais da casa de apoio. Adotou-se o modelo estudo de caso, com enfoque qualitativo. Utilizou-se na coleta dos dados o guia de entrevistas com perguntas semi-estruturadas que foram aplicadas aos responsáveis pelas crianças e as crianças, além da grelha de observação. A pesquisa foi fundamentada em referenciais teóricos sobre a arteterapia e os resultados foram devidamente tabulados, na qual buscamos identificar de que forma a socialização e a atividade lúdica poderá contribuir com a recuperação de uma criança com cancro (câncer).
- Atitudes dos professores na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas atividades artísticas extraescolaresPublication . Rodrigues, Marília do Carmo Almeida; Coelho, FátimaEntendendo a Escola Inclusiva como promotora do equilíbrio de oportunidades de aprendizagem para todas as crianças e considerando que as instituições de ensino deverão ajustar-se às problemáticas e necessidades das mesmas, pretende-se com este estudo, aferir as atitudes, fragilidades e necessidades dos docentes participantes neste âmbito, verificando de que forma é possível superar as lacunas existentes. Para o efeito, realizou-se uma investigação de cariz Qualitativo. A recolha de dados foi realizada através de dois Focus Group no qual participaram dez docentes (cinco em cada grupo). Estes grupos foram constituídos por professores das áreas da Música, do Teatro e da Dança, que têm ou já tiveram contacto com crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Aos dados obtidos foi realizada uma análise de conteúdo, e conclui-se que os docentes valorizam a inclusão, existindo mais-valias tanto para as crianças com NEE, como para as que não as têm, sendo que as maiores fragilidades surgem com a necessidade de um acompanhamento por um docente formado na área da Educação Especial. É referido ainda pelos participantes como fragilidade, a falta de formação. Esta formação refere-se tanto à inicial como à contínua, através da qual, na sua opinião, obteriam conhecimentos para lidar com as inseguranças e dificuldades. Face a estes resultados propõe-se a realização de uma ação de formação para que os docentes possam adquirir conhecimentos e competências pedagógicas que resultem na mudança de atitudes e de práticas educativas. Deste modo, espera-se que os docentes em causa possam estar mais bem preparados para assumirem um papel determinante na promoção de uma educação inclusiva, ao nível das artes.
- Autonomia na construção do conhecimento perspectivas pela educação à distânciaPublication . Maciel, Ernane Ferreira; Reis, PedroEste estudo teve o objetivo de investigar as dificuldades dos alunos relacionadas à falta de autonomia para conduzir seus estudos e construir aprendizagens significativas. O objeto da pesquisa consistiu na identificação de características das manifestações dos alunos, diante do percurso de aprendizagem da modalidade educacional semipresencial, em um curso de mestrado. Foram aplicados dois questionários que levantaram dados sobre a organização para estudar, os obstáculos nos momentos de estudo à distância, as características pessoais e os sentimentos dos alunos nos momentos em que se encontravam distantes dos professores, dos colegas e do orientador. A amostra foi submetida à investigação por meio do método da Análise Sociológica do Discurso, e os resultados mostraram sentimentos de angústia, ansiedade, insegurança, que de alguma maneira prejudicaram o desempenho, mas também houve sentimentos de esforço, dedicação e disciplina, que levaram à conclusão dos estudos. A análise das estratégias metodológicas que visem o desenvolvimento da autonomia baseou-se em quatro teóricos do conhecimento filosófico, social, cognitivo e pedagógico: Spinoza, Marx, Vygotsky e Paulo Freire. Observou-se como a influência da história sociocultural e política pode ser determinante do estilo de aprendizagem dos alunos. Além disso, apontou a necessidade de uma educação básica capaz de produzir concepções que contribuam para a transformação social, pois o ensino focado somente nas necessidades do mercado de trabalho não proporciona reflexões que venham a somar no desenvolvimento do que é autônomo e significativo para o indivíduo. Os resultados sugerem que a autonomia para o estudo produz novos modi operandi dos alunos na educação básica, em cursos de graduação e pós-graduação.