Browsing by Issue Date, starting with "2018-06-28"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Desinfeção total de boca em estágio único: revisão sobre os diferentes antimicrobianosPublication . Pedrosa, Elias Lacerda OliveiraDesde sua idealização por Quirynen et al. em 1995, a desinfeção total de boca em estágio único tem sido uma terapia amplamente estudada e modificada. Este trabalho teve como foco principal avaliar os resultados clínicos e microbiológicos apresentados por diferentes antimicrobianos associados a esta terapia. Foi realizada uma revisão na literatura científica na base de dados: PubMed, com o seguinte descritor: One-stage fullmouth disinfection. Os resultados clínicos e microbiológicos dos diferentes antimicrobianos associados a desinfeção total de boca em estágio único foram comparados. Após se avaliar os parâmetros clínicos como profundidade de sondagem, nível clínico de inserção, sangramento à sondagem e índice de placa e também os microbiológicos, concluiu-se que as terapias associadas ao uso de amoxicilina + metronidazol foram as que apresentaram os melhores resultados.
- Uma alfabetização que prepare o indivíduo para a compreensão de sua realidadePublication . Costa, Luciene Freitas Moura da; Ventura, TerezaO presente trabalho de projeto tem o propósito social de relevar a importância da apropriação da leitura e da escrita na vida das pessoas, pois possibilita a integração e interação das mesmas na sociedade. Na tentativa de perceber o impacto que a leitura e a escrita teve na vida das alunas egressas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi realizado esse estudo de investigação. A presente pesquisa teve como objetivo geral averiguar como a apropriação social da leitura e da escrita tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida dos jovens e adultos e como objetivos específicos mapear as percepções dos egressos do curso de Jovens e Adultos em relação às mudanças provocadas na sua vida após a participação no referido Programa; analisar a relação entre as metas do Programa e as manifestações linguísticas e sociais dos alfabetizados sobre seu processo de alfabetização. Para tanto, o estudo foi embasado nos pressupostos de uma pesquisa de cariz predominantemente qualitativo, que abarca os estudos de caráter exploratório, que encontra raízes nos estudos “qualitativos” atendendo a natureza e a dinâmica da pesquisa e do seu pesquisador. Esta proposição de investigação direta no lócus, delineada pela análise documental e da pesquisa de campo possibilitou a realização de observações e registros de forma progressiva, o contato direto com os sujeitos e com o espaço físico do Curso bem como a consumação de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos entrevistados foram alfabetizadores e alfabetizandos do Curso de Educação de Jovens e Adulto. Para respaldar essa pesquisa usou-se como referência teóricos que realizam trabalho e estudo sobre o assunto aqui abordado, como: Freire, Soares, Pinto, Gadotti, Tfouni, Ribeiro e outros que trazem uma importante contribuição para a realização dessa pesquisa.
- PRGF & PRF: luzes e sombras em dois protocolos similares, mas diferentesPublication . Caruana, Andrea; Macedo, José PauloEste trabalho foi realizado com o propósito de descrever dois protocolos de concentrados plaquetários, que representam uma grande inovação na medicina dentária, principalmente na área da cirurgia. O objetivo principal da cirurgia moderna, é o de conseguir ser a menos invasiva possível e de ter um grande sucesso ao nível de cura tecidular; nos últimos anos foram desenvolvidas novas tecnologias para chegar aos objetivos desejados, entre eles, o PRGF e o PRF são umas das mais utilizadas. A utilização destes concentrados plaquetários, através das propriedades imunológicas e biológicas dos seus componentes, mostraram uma grande versatilidade e uma melhoria em termos temporais e qualitativos na formação de novos tecidos. Neste trabalho, são descritos os protocolos e as aplicações clínicas destes concentrados plaquetários, e além disso, são descritas as vantagens, as desvantagens, as diferenças e as evoluções que ocorreram desde um protocolo até ao outro.
- Pericoronarite associada a terceiros molaresPublication . Santos, Marcelo Antonio Bevilacqua dosA pericoronarite é uma das mais comuns condições patológicas associadas ao processo de erupção dos terceiros molares. Tal condição pode acarretar desde uma simples dor e um incômodo local até uma grave infecção caso se dissemine pelos espaços faciais. Diagnóstico precoce, remoção da causa e tratamento adequado são imprescindíveis para o sucesso e prognóstico favorável, sendo de total responsabilidade do profissional encarregado. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão bibliográfica, considerando aspectos gerais como etiologia, sinais e sintomas, aspectos radiográficos, tratamento, prognóstico e diagnóstico diferencial.
- A perspectiva dos professores a respeito dos fatores de risco para o insucesso escolarPublication . Soares, Eliete Belotto; Ventura, TerezaEsta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que, segundo a percepção dos professores contribuem para o insucesso escolar, dentre eles destacando os fatores sociais, fatores emocionais e fatores orgânicos. Para cada fator foram encontrados subfatores que colaboraram no enriquecimento desta pesquisa, nomeadamente para corelacionar com a perspectiva dos professores em relação aos fatores de risco para o insucesso escolar com esse mesmo insucesso. Dentre os principais fatores de risco para o insucesso escolar foram destacados pelos professores os fatores sociais atribuindo a falta de envolvimento da família com a escola, conflitos familiares e baixa qualidades dos cuidados básicos, que apontam como os agentes majoritários desta situação. Desta forma, concluiu-se que as práticas pedagógicas como currículo escolar, avaliação e retenção escolar referenciadas nesta pesquisa não são aspectos que os professores apontem como relevantes promotores de insucesso escolar. Esta situação deu origem à proposta de um projeto de intervenção que se afigura necessário.
- Reflexões sobre a relação crânio-cervico-mandibularPublication . Mellace, Melania; Silva, CarlosO presente trabalho consiste numa revisão da literatura sobre a relação crânio-cérvicó- mandibular, abordando uma variada gama de conceitos essenciais em Ortodontia e imprescindíveis aspetos para a prática clinica diária do Médico Dentista. O objetivo desta revisão bibliográfica narrativa consiste em fazer uma reflexão acerca da relação entre a postura corporal e o sistema estomatognático e perceber de que forma esta relação influencia os tratamentos ortodônticos; e também evidenciar a importância da correta percepção da relação cêntrica de cada paciente uma vez que esta influencia o equilíbrio postural. Este trabalho visa também assinalar a importância da harmonia e de uma relação fisiológica equilibrada do sistema crânio-cérvico-mandibular, que é absolutamente necessária para a execução das complexas funções do aparelho estomatognático e da postura estática e funcional do crânio e da coluna cervical. Quando são alterados os parâmetros fisiológicos das relações músculo-esqueléticas, ficam potenciadas as disfunções e patologias da cavidade oral. Assim, interceptar um desequilíbrio deste nível, necessita de uma intervenção metodológica das relações fisiológicas através de um tratamento adequado, de forma a realizar-se uma correta reabilitação da funcionalidade. A metodologia adoptada para a realização deste trabalho baseia-se na pesquisa de artigos em diversos motores de busca recorrendo às palavras-chave: cephalometry,AGHIF, postures, cranial-cervical-mandibular system. Recorreu-se ainda à leitura de livros de reconhecimento internacional como bibliografia complementar. A literatura mostrou que, apesar de ser um assunto pertinente e discutido, ainda se está longe de existir um consenso entre os diferentes autores. O médico dentista deve dominar todos os conceitos aqui abordados para aplicá-los de acordo com as dificuldades de cada caso na sua rotina profissional e assim ser bem sucedido nos tratamentos que executa. A harmonia e a função são as palavras-chave do sucesso ortodôntico.