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- Aproximação da escola às empresas: contributos para a promoção da empregabilidadePublication . Passos, Artur Manuel Pinto; Sampaio, ManuelaA complexidade das sociedades atuais exige que os indivíduos assumam um papel ativo e produtivo. Perante esta necessidade, torna-se urgente que a escola implemente um conjunto de estratégias e procedimentos, com vista à preparação de quadros técnicos, com formação especializada, adequada às exigências de uma sociedade em mutação e a um mundo empresarial assente na inovação. Assim, cabe à Escola delinear instrumentos de Planeamento Estratégico que visem dar resposta às mudanças estratégicas e promovam o espírito de iniciativa, ajustando-se, deste modo, às necessidades do contexto em que se insere. Diante deste desafio, e com o objetivo de romper com uma lógica de trabalho fragmentado, o projeto aqui apresentado, a desenvolver na Escola Secundária D. Sancho I, em V. N. de Famalicão, propõe a criação de uma estrutura que, de uma forma concertada e monitorizada, permita aos alunos e ex-alunos adquirirem as competências necessárias para a sua inserção, ou reinserção, no mercado de trabalho; permita ainda, a aproximação às empresas e instituições locais, assim como, promova o espírito empreendedor. Tal projeto, a ser implementado ao longo do triénio 2016/2019, visa a criação de um Gabinete de Estágios/Emprego e Empreendedorismo que necessariamente será acompanhado da criação de três núcleos que o constituem, a saber: Núcleo de Aproximação da Escola às Empresas; Núcleo do Observatório do Emprego e Núcleo de Empreendedorismo e Inovação, rentabilizando os recursos humanos e materiais de que a Escola dispõe.
- Projeto: um computador por aluno - sucesso ou insucesso?Publication . Viana, Fabrícia Roberta; Alves, Maria da Piedade Gonçalves LopesA Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) é considerada, cada vez mais, uma aliada das práticas educativas. O constante avanço das TIC leva a um novo paradigma do processo de ensino/aprendizagem que altera o conceito de sala de aula e que modifica os papéis dos players. O governo brasileiro ciente dessa importância implementou o projeto Um Computador por Aluno (UCA), que tinha como principal objetivo intensificar as TIC nas escolas, por meio da distribuição de computadores aos alunos da rede pública (Decreto Nº6.300, de 12 de dezembro de 2007). Na nossa investigação, pretendemos conhecer o impacto que o referido projeto teve em três escolas, que foram selecionadas para o estudo piloto. Entrevistamos o diretor de cada escola e os professores que permanecem nas escolas desde que o projeto iniciou. Quanto aos aspectos comuns que os docentes das escolas consideram mais importantes acerca do projeto UCA, são: Permitiu alguma inclusão digital e Promoveu a melhoria e a qualidade da educação. Porém, também tivemos respostas menos favoráveis comuns às escolas “Não tem qualquer repercussão no processo de ensino-aprendizagem”, não decorreu como desejado por “Falta de conhecimento dos docentese falta de motivação”, Os aspectos sugeridos pelos docentes para melhorar a integração das TIC podem resumir em três: Boa internet, software atualizado e capacitação dos professores. A análise comparativa dos resultados permite-nos concluir que todos aceitam a integração das TIC na escola – docentes e diretores. Face aos resultados da investigação propomos, para cada escola, o projeto Aprender para ensinar melhor, que é constituído por três cursos de Formação na área da Informática para Professores, Diretores e outros agentes educativos.