Repository logo
 

FCT (GTRS) - Publicações

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 29
  • Inteligência Artificial e investigação científica
    Publication . Gouveia, Luis Borges
    A inteligência artificial (IA) está a transformar a investigação científica ao melhorar vários aspetos do processo científico. O impacto notável da IA e a sua capacidade de acelerar a descoberta, simplificar metodologias de investigação e aumentar a produtividade geral da investigação científica, possui um potencial para transformar a investigação moderna. A integração da IA na investigação científica é marcada por aplicações significativas em vários campos, como a saúde, a química ou a descoberta de materiais. Neste contexto, as ferramentas de IA têm sido utilizadas para acelerar os processos de descoberta de medicamentos e reduzir os prazos de investigação. Adicionalmente, as tecnologias de IA estão a ser cada vez mais implementadas em laboratórios autónomos, capazes de realizar experiências e análises sem intervenção humana, demonstrando o potencial para aumentar a eficiência e a inovação nas práticas de investigação. Este artigo propor uma reflexão sobre aplicações e usos da IA, apresentando algumas das questões que estão associadas à sua adoção, nomeadamente as preocupações de natureza ética, as questões de privacidade de dados ou o potencial para diminuir a integridade da investigação. Neste contexto, a colaboração interdisciplinar será vital para garantir que a integração da IA na investigação científica seja tanto inovadora quanto socialmente responsável, promovendo um futuro onde a IA possa contribuir significativamente para os avanços científicos, alinhando-se com os valores humanos.
  • Anais I Seminário Internacional Multidisciplinar de Investigação e Pesquisa
    Publication . Araújo, Paulo Sérgio; Gouveia, Luis Borges
    Os Anais que apresentamos, são resultado do I Seminário Internacional Multidisciplinar de Investigação e Pesquisa (SIMIP ‘24), realizado no dia 29 de junho de 2024, na modalidade online. Este evento tem a finalidade de divulgar os trabalhos realizados ou em andamento, por pesquisadores no âmbito dos seus programas de Doutorado, Mestrado e Graduação, tanto nacionais quanto internacionais e constitui um espaço de interação e troca de experiências para assegurar a sempre crucial troca, discussão e validação de propostas pelos pares.
  • Desafios da segurança da informação: uma reflexão no contexto da ciência da informação
    Publication . Gouveia, Luis Borges
    A informação é um ativo da maior importância no contexto da sociedade atual.O seu processamento, armazenamento e comunicação, constitui parte relevante do valor que as organizações produzem, associado com o valor direto das suas atividades. Deste modo, a garantia de que a informação é integra,que se encontra protegida e, dessa forma, garante os princípios de confidencialidade adequados e, por último, que seja acessível a todos os que na organização necessitam de a obter e com os direitos de uso e exploração adequados para as diferentes formas como podem simplesmente ter o acesso, ou atualizar/alterar ou mesmo descartar a informação. A segurança da informação está assim associada com a salvaguarda destes três pilares que constituem em conjunto a proteção sobre a informação: confidencialidade; integridade e disponibilidade. Num contexto de crescente complexidade e com exigências de conetividade e integração ao nível do digital, os desafios que se colocam são significativos e importa considerar estes, ainda mais no contexto da ciência da informação e de serem asseguradas boas práticas na gestão da informação. É aqui defendido que as pessoas constituem um aspeto central para a segurança da informação, o que sustenta uma abordagem mais social e relacionada com a ciência da informação.
  • ICT and the Classroom: from the transmission to sharing and from performance to interaction
    Publication . Gouveia, Luis Borges
    We have completed the second decade of the new millennium. Furthermore, we have experienced a pandemic and the accelerating eff ect it has had on the use of digital and basic distance learning mechanisms. The changes caused by digital and intensive use of individual mediation forms, such as those made possible by digital devices, have made the tension towards traditional teaching and learning environments even more intense. Thus, the classroom space has become small: insuffi cient for society’s needs, tiny for those who teach, and insignifi cant for those who learn. Digital has brought new forms of time and space that we need to explore and greater urgency in dealing with the group and cooperation between individuals as basic dimensions to prepare for a reality where creativity and innovation are required values. A brief refl ection on the scope and possibility of technologies is proposed here to serve teaching and learning space more aligned with our time’s needs, taking the classroom as a starting point.
  • A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ)
    Publication . Pereira, Regina; Gouveia, Luis Borges; Pimenta Dinis, MA
    oferta escassa nos serviços de saneamento básico, bem como a eliminação inadequada dos resíduos sólidos urbanos (RSU) são, historicamente, impasses que o Brasil enfrenta. O objetivo deste estudo é analisar e avaliar o processo ensino e aprendizagem de educando, em relação à abordagem das condições de oferta de saneamento básico e eliminação, de forma imprópria, dos RSU. O público-alvo é composto por 36 discentes: 21 mulheres e 14 homens matriculados no Curso Técnico de Hospedagem integrado ao Ensino Médio (CTHIEM) do Instituto Federal Fluminense, campus de Cabo Frio (IFF-CF). Utilizou-se como estratégia de ensino, o uso das metodologias ativas (MA), a fim de sensibilizar os participantes sobre os agravos ambientais. Investiu-se em uma abordagem pedagógica baseada em situações-problema, além de aplicar um questionário elaborado com 5 questões objetivas, formulado pelo aplicativo Quizizz, onde os participantes, após a experenciação obtiveram uma média de 93,33% de respostas corretas (DP: ±6,97; EP: ±2,95).
  • ICT and the classroom: from the transmission to sharing and from performance to interaction
    Publication . Gouveia, Luis Borges
    We have completed the second decade of the new millennium. Furthermore, we have experienced a pandemic and the accelerating effect it has had on the use of digital and basic distance learning mechanisms. The changes caused by digital, by the intensive use of individual mediation forms, such as those made possible by digital devices, have made the tension towards traditional teaching and learning environments even more intense. Thus, the classroom space has become small: insufficient for society's needs, tiny for those who teach, and insignificant for those who learn. Digital has brought new forms of time and space that we need to explore and greater urgency in dealing with the group and cooperation between individuals as basic dimensions to prepare for a reality where creativity and innovation are required values. A brief reflection on the scope and possibility of technologies is proposed here to serve teaching and learning space more aligned with our time's needs, taking the classroom as a starting point.
  • Um espaço de transformação, previsivelmente digital – Ensino Superior Pós Covid-19: desafios e mudanças
    Publication . Gouveia, Luis Borges
    Texto em formato de ensaio de 100o palavras sobre o digital, a transformação digital e as instituições de ensino superior