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Advisor(s)
Abstract(s)
As plataformas digitais (PD) são fundamentais para a exploração dos ecossistemas digitais que suportam a atividade humana. Seja em atividades individuais
ou organizacionais, de valor ou lazer, o uso das PD é, atualmente, quase universal. Elas oferecem alternativas mais cómodas, rápidas e económicas,
com funcionalidades que as tornam muitas vezes a melhor ou mesmo única opção. A inteligência artificial (IA) está a revelar-se como uma
tecnologia competitiva, integrando-se em diversas ferramentas digitais. A IA proporciona automação mais rápida, económica e conveniente, seguindo
o já ocorrido com as PD. Como resultado, é expectável um aumento significativo no uso de ferramentas baseadas em IA. Tanto os utilizadores como
os próprios proprietários das PD investem na adoção de ferramentas IA. Por sua vez, a recente legislação da União Europeia (UE) visa regular as PD
e prevenir seu uso abusivo, garantindo um uso seguro e responsabilizando os prestadores de serviços digitais. A regulamentação das plataformas e
serviços digitais, juntamente com o Regulamento dos Serviços Digitais e o Regulamento dos Mercados Digitais, procura harmonizar antigos e novos
regulamentos. Esta estratégia da UE tem por objetivo a criação de um espaço digital que proteja os direitos fundamentais dos utilizadores dos serviços
digitais. Neste contexto, propõe-se uma discussão sobre o impacto da IA e como as inovações associadas ao seu uso nas PD podem ser afetadas pela
regulação da UE. Da combinação de IA e PD resulta uma transformação significativa na forma como interagimos com a tecnologia, mas também levanta
questões importantes sobre segurança, privacidade e responsabilidade.
Description
Keywords
Inteligência artificial Plataformas digitais Ética Impacto
Pedagogical Context
Citation
Gouveia, L.B., Marques, M.B., Santos, M. (2025). Podem as plataformas digitais serem transformadas pela inteligência artificial?. In Comunicação, Ética e IA: diálogos sobre desafios e perspectivas na era digital (pp. 25-41). CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - Universidade do Minho.
Publisher
CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - Universidade do Minho
