FCT (GTRS) - Publicações
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- A study on the usage of mobile devices in collaborative environments vs desktops: An approach based on flow experiencePublication . Abrantes, Steven; Gouveia, Luis BorgesThe teaching method using the computer is an added value, it is certainly very appealing to students and more motivating, stimulating them to interact with different situations and depictions of real life, forcing the student to think creatively and independently new subjects and materials. New technologies have created new spaces of knowledge. Now, besides the school, also the company and place of residence became places of education and learning. The number of people in their homes using the Internet to increase their knowledge is increasing. The combination of a personal atmosphere, together with the ability to manage their time and what to learn, makes the use of courses of e-learning increase. In order to evaluate the use of mobile devices and desktops and the potential of mobile devices in collaborative environments vs desktops, it was performed a experiment involving students of higher education. This study has the main objective to validate if the students that use laptops or desktops are in the flow experience and witch of them are more in the flow experience. This study is based on the flow experience introduced by Csikszentmihalyi (1975). The main purpose of this study is to establish whether the user is feeling the flow experience when using Google Groups when using laptops or desktops. In the context of this study, information has been gathered through a survey, applying the five dimensions of the flow state. The sample used consisted on one hundred and twelve students. At the end of the study, after analyzing the gathered information, it was possible to conclude that students have experienced the flow and that it had a positive effect on their learning experiences both by students using laptops or desktops, but having the students that used the laptops more engaged in the flow experience than the students that used desktops.
- The impact of digital in learning spaces: an analysis on the perspective of teachers in higher educationPublication . Silva, Pedro; Gouveia, Luis BorgesThe generalized use of Communication Networks and Information Technologies is nowadays a global phenomenon. It has multiple impacts on how to teach/learn and on the contexts in which this process takes place (the Learning Environments). These areas include Physical Learning places, Virtual Learning sites, Collaborative Learning Spaces, among others. These proposals provide new scenarios for the teaching/learning process, but their outlines are not well defined yet. A Learning Space requires a complex set of materials and human resources. Further and continued research is significant and justified by the relevance of Higher Education Institutions.The overall objective of the present research is to understand the perceptions of the Professors in their Learning Environments. In this context it has been considered relevant to gather opinions on the needs/priorities, utility, quality and sustainability, as a result of the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching/learning spaces.
- As redes sociais e a Web 2.0 nas Bibliotecas Públicas do Distrito de AveiroPublication . Cardoso, Teresa; Gouveia, Luis BorgesAssistimos atualmente a alterações em todos os domínios, mesmo os mais essenciais, da nossa sociedade. Estas transformações, que se verificam na nossa sociedade, geralmente designada Sociedade da Informação, obrigam a refletir sobre as estratégias aplicadas também pelas Bibliotecas, na difusão das suas coleções e mesmo na prestação dos seus serviços. Em poucos anos, as redes sociais conheceram uma enorme difusão, impondo-se como novo canal de comunicação, uma vez que possibilitam uma interação entre os seus utilizadores, quase em tempo real. Este trabalho apresenta parte de um estudo das redes sociais enquanto instrumento de divulgação e promoção das Bibliotecas públicas no Distrito de Aveiro e pretende averiguar até que ponto estas ferramentas da Web 2.0 são utilizadas e quais os resultados obtidos. Para esta investigação foi enviado um inquérito às diretoras das já mencionadas bibliotecas. A recolha de dados efetuada procura caracterizar as bibliotecas em estudo e verificar qual a sua presença digital, identificando adicionalmente quais as redes sociais que mais utilizam e o tipo de feedback recebido.
- O Digital e a Sociedade em Rede: contribuições para a importância de considerar a questão da (ciber)defesaPublication . Gouveia, Luis Borges; Neves, José CamposA complexidade originada pelo digital e pelo crescente recurso a computadores e redes está a criar um novo espaço de transformação social que, para muitos, é um caraterizador da sociedade em rede. Em consequência, as organizações e os indivíduos têm de considerar novos desafios que envolvem a necessidade de repensar as organizações e os seus modelos de funcionamento. A evolução tecnológica e a cooperação em rede, como aspetos caraterizadores de uma nova ordem organizacional que exige repensar a postura de cooperação com implicações para nações, organizações e mesmo indivíduos. Nesse contexto, o presente artigo propõe uma reflexão sobre o papel da sociedade em rede e da importância de se considerar a sua discussão e o papel do ciberespaço como um novo campo de poder e, em consequência, alertar para as questões de cibersegurança e ciberdefesa como novos espaços de soberania, quer no plano maior da sociedade, mas também ao nível das organizações e dos indivíduos.
- Uma reflexão sobre o digital e o impacte no trabalhoPublication . Gouveia, Luis BorgesO texto propõe uma reflexão sobre o digital e como este altera o papel do trabalho e quais as suas consequências para o emprego, tendo como ponto de partida a emergência da sociedade em rede. Neste contexto, pode-se considerar a sociedade da informação como um período de transição que estamos a viver. Mesmo assim, a sociedade da informação impõe mudanças na atividade humana, pelas suas três características essenciais: uso intensivo de computadores e redes; incremento da informação digital, como meio principal de troca de informação e a emergência das organizações em rede. Assistimos assim, a uma alteração efetiva das necessidades de trabalho e a uma consequente alteração também do emprego. Além das tradicionais mudanças avançadas pela literatura, presenciamos uma evolução significativa da construção de valor que implica uma organização de trabalho alternativa e mais baseada na colaboração e nas redes. A discussão proposta, avança com uma abordagem estruturada destes conceitos tendo em conta os desafios que se colocam pelo uso intensivo das plataformas digitais e que forçam uma diminuição das necessidades de trabalho humano. O impacte é suficientemente profundo para uma alteração de valor acrescentado, mesmo em atividades criativas. Estas, por sua vez, forçam a uma diminuição da potencial retribuição por esforço realizado e alteram os equilíbrios que estamos habituados a reconhecer nas relações entre trabalho e emprego. O texto defende a necessidade de refletir sobre estas questões.
- MOOC: Qual o papel na reconceptualização da UniverisdadePublication . Leal, João; Gouveia, Luis Borges
- A promoção da infoliteracia como estratégia de autonomia numa biblioteca do ensino superiorPublication . Martins, Olinda; Gouveia, Luis BorgesA literacia da informação no contexto de Bibliotecas do Ensino Superior é entendida, no sentido que lhe foi dado pela Association of College and Research Libraries - ACRL, como um conjunto de competências necessárias para reconhecer a necessidade de informação, tendo a capacidade de localizar, avaliar, e utilizar de forma eficaz os recursos de informação. A biblioteca deve promover um ambiente de aprendizagem com meios impressos e digitais dotando os indivíduos de competências e desenvolvendo aptidões, promovendo a partilha de informação e tornando-os mais autónomos na construção do seu conhecimento. Qual a contribuição das bibliotecas do ensino superior e dos seus profissionais, neste processo? Estarão os bibliotecários a ser reconhecidos como elemento válido no processo de ensino e aprendizagem? Estas questões foram o ponto de partida para uma reflexão que levou à implementação de um plano de infoliteracia numa instituição de ensino superior.
- Gestão da Segurança da InformaçãoPublication . Gouveia, Luis BorgesNo contexto atual, onde o uso de dispositivos e meios digitais é crescente, a importância de gerir a informação, torna-se mais crítica. Nesse contexto, um dos seus aspetos é a segurança da informação que é também sujeita a maiores desafios. O texto propõe uma apresentação dos conceitos associados com a gestão e a identificação dos problemas associados com a segurança da informação e o esforço a realizar para, da melhor forma, lidar com vulnerabilidades e integrar a gestão da segurança da informação nas práticas associadas com a gestão da informação.
- Uma breve introdução ao R: Exploração prática e exercíciosPublication . Gouveia, Luis BorgesO R é uma linguagem de programação e também um software para análise de dados, que conseguem realizar análises estatísticas simples ou complexas. Inclui um conjunto de funções que permitem realizar análise de dados, resumos e exploração de dados, modelos de dados e apresentar os resultados em gráficos de qualidade profissional. O objetivo deste texto é proporcionar uma introdução estruturada ao R, tanto mais que o seu potencial exige um investimento considerável inicial para se perceber o ambiente, a linguagem e a forma como o R trabalha, aliado ao necessário conhecimento de estatística e de como explorar e analisar os dados. O texto está organizado para ser utilizado com o computador, para testar cada um dos exemplos, numa sessão R. Assim, os comandos apresentados devem ser introduzidos e verificada a resposta do R, deve ser entendida a operação. Para confirmar que tudo foi devidamente entendido, devem ser realizados os exercícios propostos.
- Governança Digital com o recurso de uma plataforma para a gestão da informação do Centro de Referência e Apoio a Educação Inclusiva.Publication . Araújo, Paulo; Gouveia, Luis BorgesEste artigo tem a finalidade de apresentar um estudo em andamento, acerca da construção e implantação de uma plataforma digital para a gestão da informação dos estudantes deficientes, atendidos pelo segmento da Educação Especial, nas 70 escolas de Ensino Fundamental da cidade de Betim, Minas Gerais, Brasil. Este texto explicita a possibilidade da construção de uma cultura digital, partindo do pressuposto de que tal ação permitiria a interação, a troca de experiências e a partilha de boas práticas e, com isso, a transformação nas estruturas da gestão com a utilização informada do digital. Esta possibilidade mostra-se realizável, levando em consideração os elementos conceituais que permitem as condições interpretativas para o entendimento da operacionalização do conceito de esfera pública da filosofia política de Habermas (1982, 2002a, 2005a), compreendido nesta nova perspectiva nos moldes do conectivismo, presente na constituição de ciberespaço da cultura digital. Isto permitiria a agilidade na resolução das necessidades relacionadas com a partilha de dados destes estudantes, assim como otimizaria recursos e tempo, garantindo a melhoria na gestão da informação deste importante suporte educacional.
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