Browsing by Issue Date, starting with "2022-04-01"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ)Publication . Pereira, Regina; Gouveia, Luis Borges; Pimenta Dinis, MAoferta escassa nos serviços de saneamento básico, bem como a eliminação inadequada dos resíduos sólidos urbanos (RSU) são, historicamente, impasses que o Brasil enfrenta. O objetivo deste estudo é analisar e avaliar o processo ensino e aprendizagem de educando, em relação à abordagem das condições de oferta de saneamento básico e eliminação, de forma imprópria, dos RSU. O público-alvo é composto por 36 discentes: 21 mulheres e 14 homens matriculados no Curso Técnico de Hospedagem integrado ao Ensino Médio (CTHIEM) do Instituto Federal Fluminense, campus de Cabo Frio (IFF-CF). Utilizou-se como estratégia de ensino, o uso das metodologias ativas (MA), a fim de sensibilizar os participantes sobre os agravos ambientais. Investiu-se em uma abordagem pedagógica baseada em situações-problema, além de aplicar um questionário elaborado com 5 questões objetivas, formulado pelo aplicativo Quizizz, onde os participantes, após a experenciação obtiveram uma média de 93,33% de respostas corretas (DP: ±6,97; EP: ±2,95).
- O impacto das campanhas publicitárias institucionais na luta contra a violência domésticaPublication . Nogueira, Elayne Esmeraldo; Simões, Elsa; Sani, Ana IsabelEsta tese pretendeu demonstrar que a publicidade pode ter um papel importante na consciencialização sobre problemas sociais e, mais especificamente, sobre o fenómeno da violência doméstica. Os objetivos foram verificar a produção das campanhas institucionais na luta contra a violência doméstica em Portugal no período pré-pandemia do Covid-19; analisar o discurso de sete campanhas representativas e avaliar a discussão social promovida; verificar as crenças legitimadoras do fenómeno, as atitudes face ao problema e a relação com mensagens apresentadas nas campanhas; perceber a opinião de pessoas com experiência de violência doméstica sobre o papel da publicidade na prevenção e combate ao fenómeno. Após revisão teórica procedeu-se à realização de uma investigação empírica, com uma metodologia mista, de carácter exploratório, descritivo e correlacional. Recorreu-se ao inquérito, cujos dados foram submetidos a tratamento estatístico, e à análise documental de campanhas e a um grupo focal, aplicando-se, no tratamento dos dados, a análise de discurso e análise temática, respetivamente. Os resultados permitiram concluir que a maior parte das campanhas de luta contra a violência doméstica, em Portugal, são produzidas por dois órgãos governamentais, a GNR (Guarda Nacional Republicana) e a CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género) e pela APAV (Associação de Proteção e Apoio à Vítima), um órgão não-governamental; existem também campanhas produzidas por empresas comerciais e classificadas no âmbito do marketing social; a maioria destas têm como público-alvo as vítimas; as estratégias publicitárias mais encontradas foram a metáfora, a intertextualidade, a música e o humor irónico, embora se detete igualmente a abordagem de choque, com imagens de mulheres feridas; não foi detetada correlação entre as escolhas dos participantes relativamente às campanhas apresentadas e as suas crenças sobre a violência doméstica, existindo, porém, uma associação positiva entre a experiência de vitimação em violência doméstica e as crenças sobre o fenómeno; as pessoas com experiência de vitimação afirmaram a importância das campanhas publicitárias na promoção do debate social. Assim, de acordo com a tese defendida, a publicidade desempenha efetivamente um papel fundamental na consciencialização face ao problema da violência doméstica; no entanto, as campanhas devem ser destinadas à população em geral, não se focando exclusivamente na vítima.